PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você pode usar a ferramenta Paths no GIMP para fazer linhas, formas e seleções complexas, retas ou curvas, conectando vários pontos em uma curva de Bézier. Se estiver acostumado com a ferramenta caneta em programas como o Photoshop, Illustrator e o Inkscape, se sentirá em casa usando a ferramenta Paths. Se você nunca usou o GIMP e nem usou a ferramenta caneta em outro software gráfico, não se preocupe! Nós vamos ajudar você a começar! Este guia lhe ensinará como começar a usar a ferramenta Paths no GIMP para desenhar e traçar objetos.

Método 1
Método 1 de 2:

Desenhando com a Paths

PDF download Baixe em PDF
  1. A ferramenta Paths ajuda a fazer um contorno preciso em volta dos objetos, como uma pessoa em uma imagem onde você quer remover o plano de fundo. Você também pode usar a ferramenta para criar formatos e ilustrações. Comece abrindo a imagem (ou criando um novo desenho) no GIMP.
    • Para abrir uma imagem, vá em Arquivo > Abrir… e selecione sua imagem.
    • Para fazer algo novo, vá em Arquivo > Novo , escolha o tamanho da tela e as configurações e clique em OK .
  2. Você também pode executá-la clicando no ícone Paths na barra de ferramentas (é a linha pontilhada com uma caneta, ao lado da ferramenta de texto) ou clicando no menu Ferramentas e selecionando Paths . [1]
    • Quando iniciar a ferramenta Paths, o painel Paths aparecerá no painel esquerdo. Haverá três modos: Design, Editar e Mover. Ela iniciará no modo Design.
  3. Se quiser selecionar um objeto, clique em qualquer lugar na borda do objeto que quer selecionar. Se estiver desenhando, clique no lugar onde quer inserir a primeira linha ou curva.
    • Cada ponto que você colocar será unido ao próximo por um segmento ou linha. As linhas entre os pontos podem ser retas ou curvas.
    • Se estiver selecionando um objeto, o objetivo é colocar pontos em todo o perímetro dele para cercá-lo de segmentos de linha.
  4. Assim que fizer o segundo ponto, verá que ele será conectado ao primeiro por um segmento.
  5. Se precisar que o próximo segmento seja curvo, é fácil curvá-lo para qualquer direção. Mova o mouse para o local onde quer colocar o próximo ponto, depois clique e arraste o cursor para a esquerda (para curvar a linha para a direita) ou para a direita (para curvar para a esquerda).
    • Você pode arrastar a curva em qualquer direção que quiser para enrolá-la em volta de um objeto ou criar uma linha que se curve na direção que preferir. A curva sempre irá para a posição contrária à que for arrastada.
    • Quando você soltar o botão do mouse, terá um novo ponto com uma linha direcional amarela indicando a direção da curva. No final dela, você verá quadrados: eles são chamados de hastes.
    • Você pode mover as hastes para dar uma forma mais precisa à curva. [2] Se preferir, segure a tecla Shift e arraste uma haste para mover a curva de forma simétrica.
  6. Vá colocando mais pontos até desenhar o formato ou o perímetro do objeto que quer selecionar.
    • Dependendo do formato que está desenhando ou da complexidade do objeto que está selecionando, talvez precise criar mais ou menos pontos para selecionar com precisão.
    • Você pode desfazer um ponto que fez errado apertando Ctrl + Z (PC) ou Command + Z (Mac).
    • Enquanto estiver colocando os pontos, verá um pequeno + no canto superior direito do cursor. Ele se altera enquanto você faz outras coisas no desenho. Abaixo haverá uma explicação sobre isso.
  7. Isto cria o último segmento e fecha a forma.
  8. Se quiser usar o desenho como uma seleção, como se quiser extrair, copiar, ajustar ou recolorir a área selecionada de forma separada do restante, terá que selecionar uma área. Clique em Selecionar do Desenho na barra de ferramentas Paths à esquerda.
    • Agora você pode ajustar a seleção usando as opções no menu Selecionar .
  9. Se o objetivo for criar uma ilustração com a ferramenta Paths, use o botão Personalizar Desenho no painel esquerdo para mexer nas linhas que cercam seu desenho:
    • Clique em Personalizar Desenho para abrir a caixa de diálogo. [3]
    • Para usar uma linha personalizável padrão, selecione Personalizar linha e informe uma largura. Você pode clicar no menu Estilo de Linha para escolher outras opções, como tracejado.
    • Para usar uma ferramenta de pintura na linha, como o lápis ou o pincel, selecione Personalizar com ferramenta de pintura , depois escolha a que preferir. A ferramenta Personalizar Desenho usará o tamanho e formato atual da ferramenta que selecionar, então feche a janela e escolha suas preferências antes de aplicar.
    • Se você marcar a caixa ao lado de "Emular dinâmica do pincel", a linha ficará com um visual mais realista, o que é útil se quiser fazer um desenho mais natural. [4]
    • Clique em Personalizar para criar a linha.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Editando um desenho

PDF download Baixe em PDF
  1. No modo de design, você pode clicar e arrastar qualquer ponto para movê-lo. Para movimentar vários pontos de uma vez só, segure a tecla Shift ao clicar em cada um deles e depois arraste qualquer um para mover todos.
    • Se você mudar para o modo Editar , arrastar um ponto curvará o segmento anterior.
    • Tanto o modo Design quanto o Editar permitem que você faça diversas alterações no desenho, mas eles têm recursos diferentes. A diferença mais notável é que no modo Editar você só pode mexer no desenho que já existe. Se quiser fazer alterações em vários desenhos de uma vez só, é preciso usar o modo Design. [5]
  2. Se precisar botar outro ponto, pode fazer isso tanto no modo Editar quanto no Design segurando o Ctrl e clicando em qualquer lugar de um segmento.
  3. Se precisar curvar qualquer segmento entre dois pontos depois de completar um desenho, faça isso facilmente no modo Design. Passe o cursor do mouse sobre o segmento até que o quadrado pequeno ao lado do cursor se transforme em um sinal de adição com setas nas pontas. Clique e arraste o segmento na direção desejada.
    • Se você segurar a tecla Shift enquanto faz isso, fará uma curva simétrica.
  4. Se quiser mudar a direção de uma curva, arraste as hastes de qualquer ponto dela para a direção desejada. Isto funciona nos modos Design e Editar igualmente.
    • Clique em um ponto para exibir as hastes dele.
    • Arraste as hastes para a posição desejada. Segure o Shift para curvar simetricamente.
    • Se quiser remover uma haste, segure Shift + Ctrl ao clicar nela.
  5. Você só pode apagar um segmento no modo Editar, então clique em Editar na barra de ferramentas Paths. Depois, segure o Shift e passe o mouse sobre o segmento que quer apagar. Quando vir um sinal de subtração perto do cursor, clique nele para apagar o segmento.
  6. Se tiver pontos demais no seu desenho, apagar um deles é uma tarefa fácil.
    • No modo Design , selecione um ponto e depois aperte Shift + Ctrl ao clicar no ponto.
    • No modo Editar , selecione o ponto e aperte Shift ao clicar nele.
  7. Reposicionar um ponto é fácil: basta estar no modo Design , clicar e arrastar o ponto desejado para movê-lo.
    • Para mover vários pontos de uma vez só, segure o Shift enquanto clica em cada um, depois clique e arraste a seleção.
  8. Se estava com vontade de testar o modo Mover , chegou a hora. Selecione o modo Mover , clique no desenho e arraste-o para onde quiser.
  9. O botão Preencher Desenho na barra de ferramentas à esquerda tem diversas opções para preencher seu desenho.
    • Para preencher com uma cor, selecione uma clicando no quadrado colorido no canto superior esquerdo do painel esquerdo, acima do Paths, e escolhendo a cor desejada. Depois, é só clicar em Preencher Desenho no painel esquerdo, selecionar Cor Sólida e clicar em Preencher .
    • Para preencher com uma estampa, clique na guia Estampas na área superior direita do GIMP (é a segunda guia no painel à direita). Selecione uma estampa e clique no botão Preencher Desenho no painel esquerdo. Escolha Estampa , e clique em Preencher .
    Publicidade

Dicas

  • Se só quiser fazer uma linha reta, pode usar tanto o pincel quanto o lápis ou o aerógrafo. [6] Selecione o que preferir (e as opções desejadas), mova o cursor do mouse para o lugar onde quer que a linha comece e aperte e segure a tecla Shift . Continue segurando o Shift enquanto movimenta o mouse para onde quer que a linha passe. Clique quando quiser colocá-la na tela.
  • Mesmo que tenha vontade de colocar um monte de pontos no traçado, tente colocar a menor quantidade possível. O excesso de pontos causa linhas irregulares. Você pode reposicionar os pontos e curvar segmentos para se enquadrar melhor nos objetos mais tarde.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 609 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade