Baixe em PDF Baixe em PDF

Imagine: você está na noitada, tentando se divertir, quando vê alguém que conheceu há pouco tempo — ou um estranho que chama a sua atenção. Independentemente da circunstância (talvez tenha encontrado essa pessoa antes ou visto ela fazer algo diferente, que achou interessante), fica com vontade de ter uma conversa longa para ver aonde as coisas vão. Saber começar e manter um diálogo legal e genuíno com novos amigos pode ajudar qualquer um a desenvolver grandes habilidades sociais. Leia este artigo para descobrir mais!

Método 1
Método 1 de 3:

Dando o pontapé inicial na conversa

Baixe em PDF
  1. Aproxime-se e cumprimente a pessoa em quem está interessado. Fale seu nome e pergunte o dela. Por mais que possa parecer estranho começar uma conversa sem propósito claro, qualquer um gosta de ser abordado de forma amigável. [1]
    • Se estiver em um grupo e quiser falar com uma pessoa específica, não se desespere. Fique tranquilo, ouça e aproveite a companhia dos outros para ficar à vontade com eles.
    • Espere uma chance natural e propícia para se apresentar. Lembre-se de que o silêncio também é uma forma de comunicação. Até em interações sociais, silêncios confortáveis indicam confiança e contentamento, aos quais as pessoas reagem bem.
    • Se estiver em um grupo, pergunte o nome de todas as pessoas que ainda não conhece para mostrar que é simpático. Este é o segredo de mostrar suas habilidades sociais e acessibilidade aos outros.
  2. Cada um tem seus assuntos de preferência, e fazer perguntas sobre eles pode ser uma ótima forma de começar a conversa. Existem inúmeras opções específicas: [2]
    • Pergunte à pessoa o que ela faz para se divertir. Isso é um bom início de conversa e indica que você está curioso para saber o que ela acha interessante e como passa o tempo.
    • Pergunte o que ela faz da vida, sem falar explicitamente de trabalho. Diga algo como "E aí, o que você faz durante o dia?". Isso vai dar à pessoa a oportunidade de responder como bem entender e falar à vontade.
    • Se quiser encontrar um assunto interessante, peça para a pessoa falar sobre algo que tenha mudado sua visão do mundo recentemente.
  3. Evite falar de assuntos como política e religião logo na primeira interação. Além disso, não aborde temas muito íntimos e que envolvam informações pessoais. [3]
    • Mesmo que você e a pessoa tenham opiniões semelhantes em relação a determinado assunto delicado, não é preciso falar dele no momento.
    • Deixe para falar sobre crenças, pontos de vista etc. em conversas mais íntimas no futuro.
  4. Escolha bem seu vocabulário e seja cortês até ter uma noção melhor do senso de humor e de possíveis sensibilidades da pessoa. Siga estas dicas em qualquer interação social: [4]
    • Nunca interrompa a pessoa enquanto ela fala — o que é mais difícil do que parece. Em vez de pensar no que vai dizer a seguir, concentre-se no que está ouvindo agora! Tente fazê-lo com a ajuda de algum exercício de consciência plena. Observe seus pés e perceba como eles permanecem firmes e presentes.
    • Não levante o tom de voz. Embora muitos o façam quando estão empolgados, falar muito alto pode intimidar as pessoas e fazer você parecer exagerado.
    • Seja bem claro quando falar. Não se deixe ser mal interpretado; é muito mais fácil entender o que as pessoas dizem quando elas estão calmas.
    • Lembre-se sempre de que não está disputando espaço com ninguém na conversa; vocês estão dividindo !
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo um diálogo interessante

Baixe em PDF
  1. Se não souber o que dizer ou não tiver entendido algo, peça que ele repita. O mais importante é ser genuíno para mostrar que você está interessado na conversa e na atenção da pessoa. [5]
    • Dê respostas completas. Quando alguém perguntar qual a sua parte favorita de um filme, por exemplo, não diga "Gostei do final!". Seja mais elaborado, com algo como "Minha parte favorita é o fim, quando os vilões são derrotados, mas um sobrevive e se ergue em meio aos companheiros. Gosto de pensar que ele ainda está por aí".
    • Diga o que pensa, não o que acredita que a pessoa queira ouvir. Ninguém sabe o que os outros esperam ou do que gostam. Além disso, muitas pessoas gostam de individualidade, principalmente quando ela é acompanhada de positividade.
  2. Uma das principais habilidades que um bom conversador e amigo é ser um bom ouvinte. Basicamente, preste atenção ao que os outros dizem e dê à pessoa com quem está dialogando tempo e espaço para falar de forma aberta. Assim, você vai poder descobrir mais a respeito dela e ter a oportunidade de pensar bem no que ela diz. [6]
    • Converse com seu amigo olhando nos olhos dele. Não o encare literalmente , mas mantenha contato visual sempre que possível, ainda mais se alguém estiver dizendo algo importante ou interessante.
    • Muitas pessoas esperam sua vez de falar em conversas sem prestar atenção de verdade no que os outros estão dizendo.
    • Concentre seus pensamentos no que a pessoa diz enquanto a ouve. Preste atenção e fique em silêncio por alguns segundos quando ela terminar de falar — para interpretar a mensagem e pensar numa boa resposta.
  3. Não use expressões como "hm", "tipo", "ah é?" etc. [7] Embora não faça mal usá-las de vez em quando, se exagerar, vai parecer que você está distraído ou sem vontade de falar de verdade.
  4. Até as pessoas que achamos que têm opiniões semelhantes às nossas podem ter pontos de vista bem distintos. Essas divergências podem fazer bem à amizade, já que ajudam todos os envolvidos a crescer. [8]
    • Sempre que discordar da opinião de um amigo e quiser se expressar, saiba se explicar. Se optar por falar algo, tenha educação .
    • Se discordar da pessoa em algo insignificante, considere a máxima universal do "deixa para lá".
  5. Terminar o diálogo de forma amigável e educada vai deixar todos contentes e com vontade de trocar mais ideias. Você pode, por exemplo, reafirmar um ponto em que ambos concordaram para concluir. Mesmo que cada um tenha a sua opinião, o segredo do sucesso é a positividade. [9]
    • Faça um comentário inteligente ou perspicaz de que tenha se lembrado.
    • Pergunte quais são os planos do seu amigo para o resto do dia, e deseje sorte a ele. Diga algo como "Bom, eu vou fazer _____ daqui a pouco. Quais os seus compromissos?".
    • Recorra ao humor. Se nada mais der certo, brinque, dizendo que não quer terminar a conversa, e explique que espera poder continuá-la em outro momento. Diga "Foi muito bom falar com você. Eu queria continuar pelo resto do dia, mas tenho que ir".
    • Faça um gesto de despedida amigável, aproveitando a oportunidade para fazer um convite aberto à pessoa para novas conversas, como "Quando podemos nos ver de novo?".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Conversando com novos amigos

Baixe em PDF
  1. Se quiser passar mais tempo na companhia dela, basta planejar! Essa sintonia costuma ser aparente; entretanto, mesmo que não seja, fique à vontade para fazer o convite. [10]
    • Uma das maneiras mais fáceis e seguras de convidar seu novo amigo para um segundo encontro é chamá-lo para um evento em grupo em algum dia próximo.
    • Se planejar ir a um evento específico e puder convidar a pessoa, fale sobre ele e incentive-a a ir também.
  2. Se tiver conhecido alguém legal e tiverem feito planos para se reencontrarem, pense em temas para suas conversas. Para isso, você pode recorrer a algumas estratégias: [11]
    • Pense no que pode ser relevante em relação a seus planos. Se for ver um filme de comédia, por exemplo, assista a alguns vídeos com o mesmo ator ou diretor para poder fazer comentários com a pessoa. No cinema, pergunte qual o tipo favorito de comédia dela.
    • Se for assistir a uma partida de algum esporte com a pessoa, informe-se sobre campeonatos, atletas e afins para poder falar sobre o assunto.
    • Fale sobre eventos importantes que tenham acontecido recentemente, tanto na cidade onde mora como no mundo. Notícias e acontecimentos podem ser um tema interessante, já que as diferenças em opiniões podem levar a interpretações variadas sobre determinadas coisas.
    • Fale sobre novas descobertas no campo da ciência ou sobre viagens (que já fizeram ou gostariam de fazer).
    • Pense em assuntos relacionados à época do ano. Se o carnaval estiver chegando, pergunte se seu amigo está planejando viajar. Nesse caso, fale sobre o destino dele.
    • Se nada mais der certo, fale sobre algo comum: "O que você pretende fazer no futuro próximo?".
  3. Você provavelmente tem bons motivos para gostar das pessoas de quem gosta, como gostar da companhia delas. Entretanto, não importa com quem esteja, esse amigo pode ser bem diferente do que parece — e é por isso que é tão interessante conhecer pessoas novas. [12]
    • Entenda que todo novo amigo que fizer vai moldar sua compreensão das pessoas em geral. Cada indivíduo é único, e é assim que deve ser!
    • Não compare seus amigos novos com os do passado. Pense nos atributos que os tornam especiais e seja grato pelo fato de que essa individualidade contribui com a sua compreensão do mundo.
  4. É muito bom dar continuidade a diálogos com amigos — literal e metaforicamente — quando se está começando uma nova relação.
    • Se achar que vai falar com esse amigo de novo no futuro, memorize os assuntos que já trataram, principalmente as coisas interessantes ou novas que você descobriu. [13]
    • Explore coisas que a pessoa tenha sugerido, como bandas ou artigos específicos, e veja se concorda com elas — e com as observações que seu amigo fez a respeito.
    • Lembre seu amigo da última conversa que tiveram para mostrar que está empolgado por vê-lo outra vez — principalmente se for algo engraçado. Essas lembranças vão fazer ambos gostarem ainda mais da companhia um do outro no futuro.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 978 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade