Baixe em PDF Baixe em PDF

A criação de ovelhas é uma atividade recompensadora, seja como fonte de renda, como uma fonte de alimento orgânico ou até como um hobby. Porém, seu sucesso exigirá bom planejamento e um gerenciamento sério e constante da fazenda. Este artigo ensinará os passos iniciais para ajudar aqueles que vão começar sua primeira criação de ovelhas. Outros tópicos mais avançados e complexos sobre a criação de ovelhas serão incluídos com o passar do tempo.

  1. Existem muitos motivos para uma criação de ovelhas: extrair renda da venda de lã, couro, carne e leite, ter um hobby rural que gere produtos orgânicos para consumo próprio, controlar a vegetação ou até mesmo ter um bicho de estimação. Algumas pessoas usam a criação de ovelhas até para lidar com a “síndrome do ninho vazio”. Apesar de todas essas opções, é importante entender desde o princípio que você não poderá atingir todos esses objetivos de uma vez só, uma vez que diferentes raças de ovelhas são mais adequadas para cada função e que o pasto, a alimentação e as técnicas de criação variarão de acordo com seus objetivos. A menos que você tenha todo o tempo necessário, uma sólida experiência, recursos adequados e um pasto apropriado, não exagere! [1]
  2. Os custos de começar uma operação de cria de ovelhas incluem o custo das cabeças iniciais, das cercas, toda a alimentação, vacinas, visitas veterinárias e transporte. Além disso, se na sua área há necessidade de estocar alimento e ter um abrigo fechado para a reprodução e a proteção contra o frio, isso deve ser considerado desde o início do projeto.
  3. Escolha uma raça dentro das categorias abaixo que seja adaptada ao clima da região onde você pretende estabelecer sua criação. Lembre-se de que raças europeias nem sempre se adaptam ao clima tropical.
    • Raças de pelo : Merino, Ramboullet, etc. (Obs.: a criação de ovelhas para lã só costuma ser bem-sucedida no sul do Brasil devido ao clima);
    • Raças de carne : North County Cheviot, Southdown, Dorset, Hampshire, Suffolk, Texel etc.
    • Dupla-finalidade (lã e carne) : Columbia, Corriedale, Polypay,Targee, etc.
    • Tripla-finalidade (leite, lã e carne) : principalmente na Europa.
  4. A sua região e a produtividade do seu terreno vão determinar quantas ovelhas sua propriedade pode sustentar. Além disso, se você pretende atingir lucro com a criação, tenha em mente os preços do mercado e o retorno que conseguirá por animal. Em certas regiões, é muito difícil lucrar com um rebanho pequeno de ovelhas. As criações pequenas são particularmente pouco lucrativas em regiões com invernos rigorosos, que requerem proteção e estoques de alimento para os animais por boa parte do ano.
  5. Determine quantas ovelhas podem ser colocadas no seu pasto. Uma base geral de cálculo são 5 ovelhas para cada 4.000 metros quadrados.
  6. Para isso, o pasto deve ser bom e produtivo. Providencie cercas adequadas ao redor dele para impedir fugas e para prevenir ataques de cães (tanto domésticos quanto selvagens) e outros animais. Crie alguma forma simples de abrigo para as ovelhas; os animais adultos são bastante resistentes e não precisam de muito abrigo, desde que sejam da raça adequada para as condições climáticas da sua região.
  7. Sempre compre animais de raça de criadores reconhecidos. Procure por uma associação local ou nacional de criadores de ovelhas para se informar sobre os criadores da sua região. Também vale a pena pesquisar na internet ou até em classificados.
  8. Em um cenário ideal, o criador se responsabilizaria pelo transporte dos animais, mas nem sempre essa é uma opção. Se você precisar recolher as ovelhas, alugue ou compre um reboque adequado para um transporte seguro. Caso precise fazer diversas viagens, cheque a distância entre o criador e seu destino final, pois é possível que você precise organizar um pernoite para você e para os animais.
  9. O segredo para a alimentação das ovelhas está em um pasto de boa qualidade. Pastagens mais pobres devem ser suplementadas com feno, rações e blocos de sal. Quando as ovelhas não puderem pastar, como durante invernos rigorosos com geada ou secas que destroem a grama, você terá de alimentá-las diariamente. Este é um processo longo, portanto, leve esse fator em conta se a fazenda não for sua ocupação integral.
  10. Garanta um fornecimento constante de água. Isso pode ser feito com um bebedouro longo que permita o acesso simultâneo de muitas ovelhas à água. Cheque regulamente a reciclagem diária da água (se você estiver usando uma bomba hidráulica) ou lembre-se de trocar a água manualmente todos os dias. Caso contrário, os animais podem adoecer.
  11. Se o objetivo da sua criação for a produção de lã, exposições ou mesmo ter um animal de estimação, cuidados frequentes com a limpeza garantem uma pelagem saudável e bonita.
  12. Os animais devem ser vermifugados regularmente com um produto adequado para ovelhas. Você também deve fumigar seu rebanho para evitar a proliferação de parasitas e, em algumas áreas, realizar o corte da cauda dos animais para prevenir a proliferação do berne. Converse com um veterinário especializado para decidir quais os procedimentos mais adequados e menos invasivos para proteger seu rebanho de doenças.
    Publicidade

Dicas

  • Tire o máximo de dúvidas com o criador que forneceu seus animais. Tenha sempre o contato dele em mãos, pois você poderá ter dúvidas até mesmo meses após a compra das ovelhas.
  • É necessário ter força física para criar ovelhas. Se não for o seu caso, é importante que alguém na família ou na fazenda tenha força o bastante para virar e imobilizar os animais de barriga para cima. Esse é um procedimento usado para várias atividades, como checar e aparrar os cascos, tosquia, vacinação, parto, etc.
  • Se você deseja reproduzir ovelhas, tenha em mente o tempo que o cuidado com as fêmeas e com os cordeiros vai tomar na época dos nascimentos. É importante manter predadores afastados, e os filhotes e suas mães devem ser mantidos em lugares seguros durante o período de nascimento e aleitamento. Além disso, cordeiros órfãos precisarão ser aleitados à mão.
  • O estrume das ovelhas é um ótimo adubo, pois contém mais nitrogênio, fosforo e potássio do que que o estrume de vacas ou cavalos.
  • Cuide dos cascos das ovelhas para diminuir a dor e o sofrimento do rebanho.
Publicidade

Avisos

  • Compre as ovelhas de um reprodutor certificado.
  • Tenha sempre água fresca à disposição dos animais.
  • Cheque se a criação de ovelhas é permitida na sua área.
  • Cães e raposas são inimigos naturais dos cordeiros. Tome as precauções necessárias antes da época dos nascimentos para manter predadores longe das mães e dos cordeiros.
  • Conheça o preço do feno e veja se ele cabe no seu orçamento.
  • Veja se vai poder cuidar de uma ovelha por um tempo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tosquiadeira
  • Livros de referência
  • Shampoo para ovelhas
  • Escova para ovelhas
  • Um espaço para oferecer complemento alimentar e um bom pasto
  • Forragem
  • Pelo menos uma ovelha

Referências

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 228 810 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade