Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia cinco de junho, é um evento anual que tem o objetivo de aumentar a conscientização mundial sobre a importância das ações de proteção do meio ambiente. Promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), esse evento é o ápice de todas as atividades de proteção ambiental realizadas ao longo do ano, tanto pela UNEP quanto por outras organizações e indivíduos ao redor do mundo. Essa celebração proporciona a todos uma ótima oportunidade de organizar atividades e compartilhar ideias para deixar o mundo mais limpo, verde e bonito.
Passos
-
Acesse a página oficial do evento. Visite o site unenvironment.org para ler histórias e notícias sobre o meio ambiente e saber como participar das atividades promovidas durante esse dia. Infelizmente, o site ainda não conta com uma versão em português, mas você poderá acessá-lo em inglês, espanhol e algumas outras línguas.
- A página também permite o registro de atividades que você, sua escola, empresa ou comunidade estejam organizando para celebrar a data — a principal vantagem de registrar sua atividade é inspirar outros visitantes do site.
-
Descubra qual o tema do evento para este ano. Em 2017, o tema "Conectando pessoas com a natureza" teve o objetivo de incentivar a população a passar mais tempo ao ar livre para admirar a beleza e a magnificência da natureza, além de promover a proteção do meio ambiente.
- Confira também qual será o país anfitrião no ano. Em 2017, por exemplo, o Canadá foi o anfitrião do evento — espere um número ainda maior de atividades se você tiver a sorte de morar no país selecionado para recepcionar a celebração!
-
Veja quais atividades já foram marcadas no seu bairro ou cidade. Você poderá participar de um evento previamente organizado, mas também terá a oportunidade de se inscrever como voluntário do comitê organizador caso encontre uma atividade que ainda esteja nas fases iniciais de planejamento. Visite o site da UNEP ou faça uma pesquisa on-line para encontrar eventos na sua região.
-
Adicione um vídeo ou fotografia ao álbum do site oficial para compartilhar seu local favorito. A página da UNEP planeja criar a maior coleção de fotos e vídeos da natureza do mundo, portanto, faça a sua contribuição para o álbum. Você poderia tirar uma foto do seu lago favorito, filmar uma tempestade de raios ou criar um vídeo em time-lapse das nuvens se movimentando no céu. [1] X Fonte de pesquisa
-
Promova a data nas redes sociais. Use o Facebook, o Twitter, o Instagram e outras plataformas para promover a celebração — compartilhe eventos na sua cidade, publique fatos relacionados ao meio ambiente, adicione fotografias da natureza, ou compartilhe sugestões para uma vida sustentável. Independentemente do que você resolver postar, conte para seus amigos, familiares e seguidores que hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente!Publicidade
-
Colete objetos recicláveis para reduzir a quantidade de lixo. Espalhe cartazes pelo bairro pedindo que os moradores depositem materiais recicláveis na sua casa, ou em algum outro local específico. Depois, leve os materiais recolhidos para um centro de reciclagem — a iniciativa será particularmente útil se você coletar objetos que não se enquadrem na coleta seletiva do bairro, como aparelhos eletrônicos, pilhas e latas de tinta spray. [2] X Fonte de pesquisa
-
Promova um pequeno festival de cinema para gerar conscientização ambiental. Você poderia exibir filmes como "Uma verdade inconveniente", "O dia depois de amanhã", "No mundo de 2020" ou "Erin Brockovich - Uma mulher de talento". Caso haja crianças na plateia, inclua títulos como “WALL-E” ou “FernGully - As Aventuras de Zack e Crysta na Floresta Tropical”. [3] X Fonte de pesquisa
- Avalie a possibilidade de incluir o festival de cinema nas agendas culturais do seu bairro ou cidade. [4] X Fonte de pesquisa
-
Organize uma exibição de artesanato com o tema sustentabilidade. O evento vai alertar os visitantes sobre a importância de saber mais sobre a origem e a fabricação dos produtos que compramos, com o objetivo de reduzirmos ao máximo nossa pegada ecológica. Convide artistas e artesãos locais que produzam obras sustentáveis.
- Por exemplo, você poderia convidar artistas que trabalhem com materiais recicláveis, ou artesãos que tricotem roupas e outros itens com lã ecológica.
-
Promova um sarau de poesias para ouvir a opinião de outras pessoas sobre o meio ambiente. Organize o evento em um café ou livraria para criar uma plataforma na qual todos possam expressar opiniões, preocupações e esperanças relacionadas ao meio ambiente. Esse tipo de evento também poderá conectar diversos amantes da natureza. Escolha poetas ou poemas que versem sobre questões ambientais.
- Você também poderia incluir performances ou leituras dramáticas.
- O poema “Inundações”, de Pablo Neruda, ou trechos da obra-prima Folhas de Relva , escrita por Walt Whitman, são boas opções. [5] X Fonte de pesquisa
-
Planeje um concerto para arrecadar dinheiro para uma organização ambiental. Esse é um meio divertido de reunir muitas pessoas em nome de uma boa causa, portanto, convide alguns músicos locais para tocar ao ar livre em homenagem ao meio ambiente. Você também poderia pesquisar artistas que usem materiais reciclados como instrumentos musicais, ou compositores que versem sobre a natureza ou os problemas ecológicos.
- Se possível, cobre ingressos e doe o valor arrecadado para alguma causa ambiental, como a proteção das espécies ameaçadas de extinção.
- Inclua músicas como "Passaredo", de Chico Buarque, "Xote Ecológico", de Luiz Gonzaga, "Mother Nature's Son", dos Beatles, ou "Waiting on the World to Change", do John Mayer, no repertório da apresentação.
-
Plante árvores para aumentar os níveis de oxigênio na atmosfera. As árvores são muito importantes para o meio ambiente porque transformam o dióxido de carbono em oxigênio, portanto, reúna um grupo de pessoas e organize um plantio coletivo de árvores no seu bairro. Lembre-se de obter permissão da prefeitura se quiser plantar em locais públicos, como parques, ou plante as árvores nos quintais dos participantes.
-
Organize um mutirão de limpeza para deixar seu bairro mais bonito. Convide seus vizinhos para uma grande faxina coletiva — essa é uma ótima atividade para as crianças. Vocês poderiam recolher o lixo da rua, capinar o mato das calçadas e, quem sabe, até mesmo fazer pequenos reparos nas casas da região. [6] X Fonte de pesquisa
-
Organize uma caça ao tesouro para que os participantes se conectem com a natureza. Convide os adultos e crianças da vizinhança para uma caça ao tesouro ao ar livre, e elabore uma lista com todos os itens que deverão ser encontrados, como: uma flor amarela, uma folha bem verde, uma joaninha, uma pena, uma pedra lisa, um folha de grama, uma nuvem bem fofa, etc. Você também poderia oferecer prêmios aos vencedores, como uma sacola ecológica. [7] X Fonte de pesquisa
-
Promova a conscientização ambiental no seu bairro. Posicione-se do lado de fora de uma biblioteca ou supermercado (lembre-se de pedir permissão para a pessoa responsável) e fale com os frequentadores sobre problemas ecológicos, ou distribua folhetos ou kits informativos. Essa poderá ser uma ótima oportunidade de abrir os olhos da comunidade para importantes questões ambientais.Publicidade
-
Cultive um estilo de vida mais ecológico e sustentável . Avalie seu uso de energia elétrica, seus hábitos de consumo, e o quanto você depende de produtos que não sejam ecologicamente sustentáveis; em seguida, crie uma lista com medidas que possam ser tomadas para reduzir esses hábitos e substitui-los por comportamentos mais ecológicos. Determine um prazo para a adoção de todas as medidas, reservando mais tempo para as mudanças mais desafiadoras.
- Por exemplo, talvez você decida que não vai comer carne duas vezes por semana, que apagará as luzes de cômodos vazios, desligará os aparelhos eletrônicos que não estiver usando, e caminhará até o trabalho ou supermercado sempre que possível.
-
Compre produtos sustentáveis, orgânicos ou fair trade (do inglês, "comércio justo"). Consulte os rótulos de origem e fabricação de todos os produtos e faça questão de fazer escolhas mais ecológicas. Descubra se os itens que costuma comprar são certificados como sustentáveis, orgânicos, produzidos localmente, ou fair trade. Os rótulos podem oferecer muitas informações para quem toma o tempo de consultá-los.
- Os produtos ideais são aqueles obtidos de forma sustentável, como móveis que apresentem um selo de madeira certificada ou reflorestada.
- Os produtos de matéria-prima orgânica, como as roupas de algodão orgânico, são muito menos prejudiciais ao meio ambiente do que os itens fabricados com materiais obtidos através de métodos tradicionais de plantio.
- Alimentos e bens de consumo produzidos localmente provocam um menor impacto ambiental porque não precisam viajar por tantos quilômetros para chegar até o consumidor final e, consequentemente, são responsáveis por menos emissões de gases poluentes na atmosfera.
- Os produtos com certificação fair trade são fabricados de forma ética com o intuito de proteger e beneficiar as populações nativas e os recursos naturais das áreas em que são produzidos.
- Caso não consiga encontrar essas informações no rótulo, envie um e-mail ou publique uma mensagem na página do Facebook da empresa, revendedor, ou fabricante responsável pelo produto. As redes sociais são um ótimo meio de chamar a atenção para essa causa porque diversas pessoas lerão a pergunta e esperarão por uma resposta!
-
Use o transporte coletivo para reduzir sua pegada ecológica. Caso você tenha um carro, faça questão de usar os meios de transporte público com mais frequência para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. As caronas são outra ótima opção para combater esse problema, e você também poderia pedalar ou caminhar até seu destino.
-
Participe de um projeto de restauração ou preservação, ou de uma comunidade ecológica. Hoje é um ótimo dia para se inscrever em um desses projetos e conhecer outras pessoas que estejam colocando a mão na massa para cuidar do meio ambiente, em vez de simplesmente falarem ou escreverem sobre o assunto. Trabalhe como voluntário na restauração de um prédio público, ou participe de um grupo de conservação dos recursos hídricos da sua região.
-
Faça uma horta no seu jardim. Caso tenha um jardim ou quintal com espaço disponível, use-o para plantar frutas, verduras, legumes e ervas de uso pessoal — você também poderia plantar flores para atrair abelhas. Cultivar seus próprios alimentos vai reduzir o impacto no meio ambiente, e você poderá colocar as seguintes medidas em prática para tirar proveito máximo do seu jardim:
- Faça um composto orgânico com os restos de comida. Use a compostagem para impulsionar o crescimento do seu jardim.
- Faça uma horta para cultivar legumes e verduras sazonais. As pessoas que têm apenas uma varanda ou canteiro em casa também podem cultivar os próprios alimentos, plantando batatas em um saco ou cultivando brotos na floreira na janela. Você também poderia participar de um projeto de jardinagem comunitária.
- Cultive ervas e especiarias — elas dão mais sabor à comida, deixam o jardim mais bonito, e também têm usos medicinais, cicatrizantes, cosméticos e espirituais. Consulte um livro na biblioteca para aprender mais sobre os diversos usos das ervas e condimentos.
- Construa abrigos e cultive plantas específicas para incentivar a presença de animais amigáveis e benéficos no seu jardim.
- Aprenda a fazer repelentes naturais que previnam insetos e bolor, mas não sejam tóxicos para animais e seres humanos!
-
Recuse, reduza, reuse e recicle. Recuse-se a comprar itens que não sejam sustentáveis, reduza seus hábitos de consumo, reutilize objetos e materiais e recicle todos os produtos possíveis. Todos os objetos vão acabar em algum lugar, portanto, opte por não trazê-los para casa em primeiro lugar ou, se isso não for possível, tome decisões sustentáveis quando um deles não for mais necessário. [8] X Fonte de pesquisa
- Prefira usar objetos emprestados, doados ou compartilhados com outras pessoas, em vez de simplesmente comprar produtos novos. Além disso, doe o item para outra pessoa quando não precisar mais dele.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.worldenvironmentday.global/
- ↑ http://www.conserve-energy-future.com/what-is-world-environment-day.php
- ↑ https://www.mnn.com/green-tech/research-innovations/blogs/top-10-environmental-films-of-all-time
- ↑ https://www.wildandscenicfilmfestival.org/on-tour/host-an-event/
- ↑ http://www.eco-poetry.org/services.html
- ↑ https://unicefkidpower.org/active-ways-celebrate-earth-day-kids/
- ↑ https://unicefkidpower.org/active-ways-celebrate-earth-day-kids/
- ↑ https://unicefkidpower.org/active-ways-celebrate-earth-day-kids/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 38 012 vezes.
Publicidade