Baixe em PDF
Baixe em PDF
Existem muitas maneiras de se comer aspargos. Você pode servi-los quentes, frios, crus ou cozidos. Eles podem ser usados para preencher um prato principal ou servidos como acompanhamento. Esse ingrediente se mistura bem em sopas, saladas, cozidos e refogados, mas você pode decidir simplesmente servi-lo sozinho! Leia e saiba como escolher, armazenar e servir esse alimento versátil.
Passos
-
Compre os aspargos de um supermercado ou de uma feira. O aspargo fresco é um vegetal de luxo, e o preço dele costuma refletir essa característica. Você pode comprá-lo fresco, congelado ou enlatado. Se for comprar o fresco, procure por talos verdes brilhantes ou tingidos de violeta. Eles devem ser retos, firmes e de tamanho uniforme, com pontas fechadas (não florescendo). O ideal é comprar o aspargo fresco no dia em que você pretende usá-lo. [1] X Fonte de pesquisa
- A espessura dos aspargos vai do grosso ao fino. Algumas pessoas preferem um tipo, mas o tamanho geralmente não é sinal de qualidade ou sabor. Os talos mais grossos estão mais maduros, e os mais finos são mais jovens. Os mais grossos também costumam ter finais mais duros e lenhosos, e a maioria das pessoas os corta antes de cozinhar.
- O aspargo estraga rápido, por isso é importante escolher talos que estejam sob refrigeração ou no gelo. Não compre os que não estiverem sendo mantidos em temperaturas baixas, pois eles podem estragar ainda mais rápido.
-
Saiba quando comprar aspargos frescos. O aspargo é um dos primeiros legumes que entra em temporada no fim do inverno. O mais fresco costuma aparecer nas lojas no fim de agosto, mas o alimento está melhor e mais barato em outubro e novembro. Você pode comer aspargos congelados ou enlatados o ano todo, mas muitos consideram o aspargo fresco uma iguaria. [2] X Fonte de pesquisa
-
Guarde o aspargo na geladeira ou no gelo. Use-o dentro de dois ou três dias após a compra, e de preferência mais cedo. Se precisar preservá-lo por um dia ou dois, a melhor maneira é colocá-lo de pé em uma tigela (ou até mesmo em um copo) de água fria. Você pode amarrar as pontas dos talos em uma toalha de papel úmida e levá-los à geladeira. É possível refrigerá-los em um saco plástico por até três dias.
-
Branqueie os aspargos antes de congelá-los. O branqueamento é um passo importante na hora de preparar legumes e verduras para o congelamento. Escaldar esses alimentos interrompe o trabalho das enzimas que os degradam, o que pode ajudar a preservar o sabor, a textura e a cor. Além disso, o branqueamento antes de congelar também limpa a superfície do alimento, torna a perda de vitaminas mais lenta e deixa o legume mais macio e mais fácil de embalar.
-
Cultive seu próprio aspargo . Você pode cultivá-lo a partir da semente ou plantar as pontas para obter resultados mais rápidos. As plantas maduras fornecem talos toda primavera durante 12 a 25 anos.Publicidade
-
Prepare os aspargos no vapor . Corte as pontas, se os talos forem grossos, lave os aspargos e encha uma panela grande com alguns centímetros de água. Coloque um cesto para cozimento a vapor dentro dela. A água não deve passar pelos furos do cesto; se isso acontecer, tire um pouco do líquido. Coloque os aspargos na panela e deixe ferver. Cozinhe até que fiquem macios ou até que cheguem à textura desejada.
- Sirva os aspargos no vapor, grelhados ou torrados como o primeiro prato do jantar. Eles costumam ser servidos com manteiga recém-derretida ou molho holandês fresco. Coma com o garfo ou com os dedos.
- O aspargo fica mole e úmido quando preparado feito no vapor, e o resultado pode ficar sem gosto. Adicione sal e outros temperos para incrementar o sabor. Tenha em mente que, apesar do aspargo ser muito saudável, acrescentar toneladas de sal e outros temperos pode descompensar o fator saúde.
-
Asse os aspargos em uma churrasqueira ao ar livre. Corte as pontas deles se os talos forem grossos e lave-os. Faça um "barco" com papel-alumínio para colocar os aspargos dentro dele; os lados devem ser altos o suficiente para impedir que o óleo e os legumes caiam. Despeje de uma a duas colheres de sopa de azeite de oliva no "barco" de papel-alumínio e coloque o aspargo por cima. Ponha o "barco" na churrasqueira em fogo médio até que os talos cheguem à textura desejada.
- O aspargo fica mais duro quando é assado, mas ainda retém toda a umidade. A melhor parte é que, quando ele é preparado assim, você não perde os nutrientes!
- Essa é uma das maneiras mais simples e mais saborosas de comer aspargos se você não quiser usá-los em uma receita mais complicada.
-
Grelhe os aspargos . Apare os talos e jogue um pouco de azeite de oliva e tempero neles. Agite-os em uma tigela para misturar. Em seguida, coloque-os em uma grelha quente; o ideal é usar uma superfície estriada, mas uma frigideira de fundo plano também serve. Deixe em fogo médio até que fique enegrecido de um lado (1-2 minutos). Vire e cozinhe do outro lado. Sirva quente.
-
Asse os aspargos no forno . O aspargo desenvolve um sabor rico quando assado, tornando esta uma das maneiras mais populares de se comer o legume. Lave e apare os talos, retire a base dos mais duros com cuidado e seque-os. Coloque em uma assadeira e regue com azeite de oliva, girando cada talo para cobri-lo. Polvilhe sal e pimenta recém-moída e asse a 220 °C por 10 a 15 minutos.
- Você pode misturar os aspargos assados em um risoto ou em um prato de macarrão cremoso. Também pode servi-los como acompanhamento para carnes, peixes e massas.
- Acrescente alguns dentes de alho frescos e um pouco de raspa de limão. Você ainda pode usar manteiga, sal e queijo parmesão ou mussarela.
- Pique os aspargos assados e jogue-os por cima de um macarrão feito no forno. Se quiser, você ainda pode picar pedaços de bacon e jogá-los junto com os aspargos.
-
Salteie os aspargos . Pique-os em pedaços de 5 cm com berinjela e abóbora-menina. Coloque os legumes em uma panela no fogão e deixe cozinhar em fogo médio-baixo. Tempere bem com sal e pimenta. Adicione o molho de tomate e deixe cozinhar em fogo brando por cinco a dez minutos, até que os legumes se incorporem ao molho.
- O aspargo salteado fica ótimo com massas.
Publicidade
-
Branqueie os aspargos . Ferva-os em uma panela de água durante três a cinco minutos, dependendo da espessura deles. Quando os talos estiverem de cor verde brilhante e macios, coloque-os em um "banho de gelo": uma tigela grande cheia até 2/3 com água fria e cubos de gelo. O banho vai "chocar" os aspargos e parar o cozimento. Deixe-os de molho pelo mesmo tempo que levaram para cozinhar e seque-os usando um escorredor ou uma toalha de papel.
- Sirva os aspargos branqueados em saladas ou coma-os como estão, com molho e tempero. Para um prato simples e saboroso, adicione um pouco de sal grosso e um fio de azeite nos aspargos antes de servi-los.
- O branqueamento é uma ótima maneira de se preparar aspargos para o armazenamento, se você pretende comê-los mais tarde. Caso os esteja branqueando com antecedência ou pretenda levá-los para um piquenique, refrigere os talos em um saco plástico forrado com toalhas de papel.
-
Refogue os aspargos . O refogado costuma incluir diversos legumes, e o aspargo não é uma adição muito rara à mistura. Ele pode ser acrescentado a qualquer refogado, desde que combine com os outros ingredientes.
- Se seus filhos forem chatos para comer, o refogado pode ser uma ótima maneira de fazer com que eles comam aspargos. Você pode facilmente misturar um pouco de frango desfiado e pequenos pedaços de legumes, e eles talvez nem percebam os aspargos.
-
Frite o aspargo com bacon . Enrole o bacon ao redor de pedaços de aspargos e coloque-os em uma panela. Use mais óleo do que o que usaria no refogado. Frite por 10 minutos e sirva em um prato. Tome cuidado para não cozinhar o bacon demais ou de menos. Prepare-se para ter trabalho na hora de lavar os pratos, pois eles podem ficar oleosos e bem sujos.
-
Faça uma sopa creme de aspargos . O creme de aspargos é uma entrada ou almoço elegante, e pode ser preparado em 50 minutos. Essa sopa é nutritiva o bastante para ser o prato principal, mas você também pode servi-la como acompanhamento. [3] X Fonte de pesquisa Para quatro pessoas:
- Corte as pontas de 12 aspargos a 1,5 cm do topo e depois corte-as ao meio no sentido do comprimento, se elas forem grossas. Guarde-as para enfeitar a sopa.
- Corte os talos e todo o aspargo restante em pedaços de 1,5 cm.
- Refogue uma cebola grande picada com 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela de 4 litros no fogo médio-baixo. Cozinhe, mexendo, até a cebola amolecer. Adicione os aspargos em pedaços e sal e pimenta a gosto. Refogue os aspargos e a cebola, mexendo por 5 minutos. Acrescente 5 xícaras de caldo e deixe cozinhar em fogo brando, coberto, por 15 a 20 minutos ou até que os aspargos fiquem bem macios.
- Enquanto a sopa cozinha, cozinhe as pontas de aspargos reservadas em água fervente com sal até ficarem tenras, o que deve levar de três a quatro minutos. Depois, escorra.
- Bata a sopa aos poucos no liquidificador até deixá-la cremosa. Passe a sopa cremosa para uma tigela e devolva à panela. Misture crème fraîche (creme fresco) e acrescente mais caldo para afinar até a consistência desejada. Tempere com sal e pimenta. Ferva a sopa e adicione outra colher de sopa de manteiga.
- Coloque 1/4 de colher de chá de suco de limão fresco e enfeite a sopa com as pontas de aspargos. Sirva com um pão quentinho e crocante.
-
Corte os aspargos em cubos e use-os em uma receita com ovos. Corte o aspargo que sobrar em cubos e jogue nos ovos mexidos. Se tiver uma frigideira de ferro fundido, experimente fazer uma frittata de aspargos torrados. Caso tenha uma massa de torta, faça um quiche de aspargos, alho-poró e queijo Gruyère. Experimente ainda um quiche de aspargos sem massa ou uma torta de aspargos e abobrinha.
-
Coma aspargos crus. Pode não parecer saboroso, mas comer aspargos crus é uma maneira rápida e fácil de obter os nutrientes deles. Você pode comê-los de lanche ou colocá-los na salada. Para essa última opção, pique os aspargos e sirva-os crus com alface, espinafre, tomate e qualquer outra coisa que parecer boa. Você ainda pode servir com um vinagrete leve.
-
Acrescente o aspargo a uma vitamina. É só colocar um ou dois talos na sua vitamina de frutas. Você pode batê-los crus na vitamina ou mergulhar os talos de modo que fiquem com uma parte para fora do copo.Publicidade
Dicas
- Corte fora as pontas lenhosas -- você também pode usar um descascador ou uma faca de legumes para descascar os 2,5 cm da base dos talos, se essa parte estiver dura.
- Acrescentar muito tempero ou sal na comida vai afetar gravemente o fator saúde. Pense no que você adicionar.
- Compre de produtores locais, se possível. Dessa forma, você vai obter aspargos mais frescos e não alimentará um sistema que envia esses alimentos pelo mundo.
- Não coloque manteiga demais nos talos. Se você exagerar, a manteiga pode escorrer deles para a mesa ou para suas roupas.
- Tente comer aspargos na época. Quando você os come na época certa do ano, eles costumam estar mais frescos, com menos chance de terem sido enviados de outro lugar, e retêm o aspecto de iguaria sazonal. Isso vale para diversos alimentos, não apenas para aspargos.
Publicidade
Avisos
- O aspargo dará à urina um cheiro forte e distinto horas depois de você comê-lo. Isso é normal, e o cheiro vai desaparecer.
- Saiba que outras pessoas, especialmente aquelas que você não conhece muito bem, podem ter a própria ideia da maneira certa de comer aspargos. Na dúvida, siga o conselho delas para ser gentil.
- Verifique a origem dos aspargos ao comprá-los. Reduza a pegada ecológica dos seus alimentos!
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 29 715 vezes.
Publicidade