Baixe em PDF
Baixe em PDF
Originalmente cultivado no Japão e na China, o caqui agora pode ser encontrado no mundo todo. [1] X Fonte de pesquisa Larousse Gastronomique, <i>Persimmon</i>, p. 779, (2009), ISBN 978-0-600-62042-6 Essas frutas são deliciosas quando maduras; mas, quando estão verdes, têm sabor azedo.
Passos
-
Examine o formato. Geralmente o formato é o suficiente para identificar os caquis vendidos no países ocidentais. Mordisque com cuidado se for seu único recurso para identificar o tipo, especialmente no leste asiático, onde há muitas variedades com diversos tipos de formatos.
- A maioria dos caquis doces são achatados e com uma base plana, que é um formato similar ao dos tomates. Alguns têm linhas recuadas suaves do caule à base enquanto outros, são lisos.
- A maioria dos caquis azedos são mais alongados e com uma extremidade pontuda, parecidos com uma bolota grande.
-
Olhe o nome da variedade. No ocidente, os caquis são vendidos sob duas categorias. Os caquis Fuyu' são doces (não azedos), e são consumidos quando estão firmes. Os caquis Hachiya são azedos quando verdes e só podem ser consumidos quando ficam bem moles. [2] X Fonte de pesquisa Algumas lojas no leste asiático terão distinção entre muitos outros tipos:
- Outras variedades doces incluem Jiro, Izu, Hanagosho, Midia, Suruga e Shogatsu, e qualquer variedade terminada em "Maru", "Jiro" ou "Fuyu." [3] X Fonte de pesquisa [4] X Fonte de pesquisa
- Há muitas variedades azedas. Tanenashi, Eureka, Tamopan e Gailey são algumas das mais comuns. [5] X Fonte de pesquisa [6] X Fonte de pesquisa [7] X Fonte de pesquisa Na dúvida, pressuponha que a fruta é azeda.
-
Procure por defeitos ou formatos especiais. Se ainda assim não conseguir determinar a variedade, o formato ou padrão de crescimento da fruta podem dar pistas. Muitos caquis não têm marcas distintivas, mas vale a pena olhar:
- Os caquis americanos são nativos do leste dos Estados Unidos. Eles costumam ser bem pequenos e colhidos de árvores selvagens. Eles são azedos. [8] X Fonte de pesquisa
- Se um caqui tiver quatro lados, ele é azedo.
- Um caqui com anéis concêntricos em torno da parte florada (que parece com folhas) provavelmente é azedo. [9] X Fonte de pesquisa
- Um caqui com rachaduras perto da parte florada geralmente é doce, ou é de outro tipo mas está passado.
-
Considere as variedades especiais. Algumas delas têm características especiais a serem levadas em consideração:
- Os caquis triunfo (também chamados de dióspiros) geralmente têm sabor doce quando vendidos comercialmente, devido a um tratamento especial. [10] X Fonte de pesquisa Quando acabam de sair da árvore, são uma variedade azeda (tome cuidado: em algumas regiões, "todos" os caquis são chamados de dióspiros).
- Algumas variedades são azedas se o interior for sem sementes e de cor clara. Elas se transformam em frutas doces, com sementes e interior escuro quando polinizados. Estas incluem Chocolate, Giombo, Hyakume, Nishimura Wase, Rama Forte e Luiz de Queiroz. [11] X Fonte de pesquisa
- Os caquis Hiratanenashi, comuns no Japão, podem se manter azedos mesmo quando estão moles e maduros. O manuseio correto evita isso, então compre de um comerciante que você confia.
Publicidade
-
Confirme que o caqui é doce. Os caquis doces geralmente têm formato de tomate e são vendidos com nome de Fuyu no ocidente. Se o seu caqui não couber nessa descrição, leia o guia de identificação acima. Se você seguir tais instruções com o tipo errado de caqui, o resultado não será nada saboroso.
-
Coma enquanto ele estiver firme e laranja. Os caquis doces são mais gostosos quando estão firmes e frescos. Um caqui maduro é laranja ou vermelho alaranjado. [12] X Fonte de pesquisa
- Um caqui amarelo é comestível, mas não está completamente maduro. Não coma um caqui verde, que sempre será azedo. [13] X Fonte de pesquisa
- É possível comer um bem maduro com uma colher. O gosto é diferente, mas você pode gostar.
-
Lave o caqui. Esfregue a fruta debaixo de água corrente para lavá-la. A pele é comestível, então lave-a bem.
-
Tire as folhas e fatie. Usando uma faca afiada, corte a parte florada superior e o caule, se houver. Corte o caqui em quatro pedaços ou em fatias, da mesma forma que faria com um tomate.
- A pele é comestível e geralmente é fina. Se preferir tirá-la, mergulhe a fruta inteira na água quente por pouco tempo. Remova com um pegador de macarrão e tire a pele. Esse processo é igual ao deescaldar tomates.
-
Coma cru. Um caqui doce deve estar firme e fresco e com sabor doce. Se houver sementes, retire e descarte.
- Tente colocar suco de limão ou creme de leite e açúcar. [14] X Fonte de pesquisa
- Para mais ideias, veja as receitas abaixo.
Publicidade
-
Coloque caquis doces em saladas. As frutas firmes e frescas ficam ótimas em saladas de frutas e saladas verdes. Coloque-as em saladas de outono que têm nozes, queijo ou romã, ou tente esta receita única: [15] X Fonte de pesquisa
- Torre avelãs descascadas em uma panela seca até que elas liberem seu aroma, o que leva cerca de 12 a 25 minutos. [16] X Fonte de pesquisa
- Corte um funcho de erva-doce em fatias finas.
- Fatie o caqui em quatro pedaços ou em fatias finas. Ponha junto com os avelãs e a erva-doce.
- Cubra com parmesão ralado e vinagre de vinho branco. Coloque sal, se necessário, para balancear a doçura da fruta.
-
Faça um molho doce. Pique caquis doces em pedaços grossos. Coloque os ingredientes comuns de molho, como cebola roxa, coentro e pimentas. [17] X Fonte de pesquisa Se você não prefere nenhum molho em especial, faça o molho como se fosse de tomates, mas usando os caquis.
-
Faça uma geleia . É possível cozinhar os caquis para fazer uma geleia, como com qualquer outra fruta. Para ficar ainda melhor, use as variedades azedas suaves, e prove cada fruta antes de colocá-la na panela. Até mesmo um único caqui azedo demais pode dar um sabor estranho na geleia toda. [18] X Fonte de pesquisa
- Adicione canela, noz-moscada ou raspas de laranja.
- Tire a pele da fruta antes de cozinhar.
-
Coloque frutas maduras em sobremesas. Os caquis maduros moles, sejam doces ou azedos, são perfeitos para sobremesas. Misture o caqui com iogurte, sorvete ou experimente estas opções:
- Faça um purê com a polpa e misture com cream cheese, suco de laranja, mel e sal. [19] X Fonte de pesquisa
- Misture o purê de caqui ou pedaços de caqui em um iogurte sem sabor e bata bem. Congele a mistura e coma como sorvete (é uma sobremesa gostosa e de baixa caloria).
- Use caquis em bolos ou biscoitos. O jeito mais fácil de determinar a quantidade certa é usar uma receita que peça bananas bem maduras e substituí-las por uma quantidade igual de caqui. [20] X Fonte de pesquisa Tente fazer um bolo de banana. O bicarbonato de sódio vai reduzir a acidez e engrossará a polpa, mas ele também reage com o caqui e torna a massa leve e arejada. [21] X Fonte de pesquisa Diminua a quantidade ao meio ou não coloque o bicarbonato se preferir um bolo mais denso.
Publicidade
-
Deixe o caqui azedo amadurecer por completo. Eles geralmente têm formato de bolota e são chamados de "Hachiya", ao menos fora da Ásia. Eles devem ser consumidos quando estão moles, praticamente se desmanchando. [22] X Fonte de pesquisa Larousse Gastronomique, <i>Persimmon</i>, p. 779, (2009), ISBN 978-0-600-62042-6 A pele deve estar lisa e semitranslúcida, com uma cor laranja escura.
- Leia o guia de identificação acima se não tiver certeza sobre qual o tipo dos caquis.
- Se você comer um caqui Hachiya antes que ele esteja completamente maduro, você fará a careta azeda mais feia que já fez na vida, por causa da acidez da fruta. [23] X Fonte de pesquisa [24] X Fonte de pesquisa Se você tiver uma sensação de dormência, não se preocupe, ela é temporária. Beber ou comer outras coisas ajuda a acabar com a sensação.
-
Acelere o amadurecimento. Os caquis azedos amadurecem dentro de sete a 10 dias após a compra, mas algumas vezes podem demorar um mês inteiro. Para acelerar o processo, guarde-os dentro de um saco de papel ou um recipiente hermético. [25] X Fonte de pesquisa Se forem armazenados em um recipiente hermético, podem ficar mofados. Coloque uma maçã, uma pera ou uma banana no saco de papel ou no pote, ou coloque algumas gotas de rum ou outra bebida destilada na parte florada do caqui. [26] X Fonte de pesquisa
- Para amadurecê-los sem deixá-los moles demais, enrole cada fruta em três camadas de filme plástico não poroso (evite os filmes com símbolo de reciclado 4 ou "LDPE"). Leve ao forno na temperatura mínima ou apenas com a luz piloto ligada; não ultrapasse 50 ºC. Deixe por 18 a 24 horas, verificando ocasionalmente. [27] X Fonte de pesquisa
-
Coma a fruta refrigerada usando uma colher. Assim que o caqui ficar mole, coloque-o na geladeira. Quando estiver pronto para consumi-lo, corte a parte superior florada e então fatie de pé. Retire as sementes e o caule central, se houver. Coma o resto com uma colher. [28] X Fonte de pesquisa
- A pele também é comestível, mas consumi-la quando a fruta está madura pode fazer sujeira.
- Algumas pessoas gostam de colocar creme de leite e açúcar, ou um pouco de suco de limão.
-
Use truques para comer caquis verdes; eles ajudam a remover a acidez da fruta que não está madura. Eles podem mudar o gosto e a textura, mas você não vai ter que esperar dias antes de comer o caqui:
- Congele o caqui mole para criar uma textura parecida com sorvete. [29] X Fonte de pesquisa Se preferi-lo quente, descongele no micro-ondas.
- Como alternativa, mergulhe os caquis na água com sal por um minuto.
Publicidade
Dicas
- A temporada de caquis no Brasil é durante o outono.
- Os caquis também podem ser desidratados ou cristalizados.
- O bicarbonato de sódio vai diminuir drasticamente a acidez de um caqui verde. [30] X Fonte de pesquisa Esta é uma boa ideia se os caquis estiverem quase maduros, só para o caso de ter sobrado alguma acidez em alguns pontos.
- Os caquis doces ficarão bons em temperatura ambiente por até 30 dias. [31] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Em casos raros, os caquis contribuem para bezoar ou inchaços que bloqueiam o trato digestivo. Consuma apenas em pequenas quantidades se você tiver problemas digestivos, ou se passou por uma cirurgia bariátrica.
- Existem casos de pessoas que tiveram tontura e vômito ao comer sementes de caqui. [32] X Fonte de pesquisa .Tradicionalmente, As sementes da fruta são torradas e moídas para dar um toque especial em produtos de café. Para garantir sua segurança, experimente apenas em pequenas quantidades e não coma as sementes cruas.
- Nunca dê caqui para animais. A fruta pode causar bloqueio digestivo, e as sementes são especialmente perigosas para cachorros, cavalos e outras espécies. [33] X Fonte de pesquisa [34] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Materiais Necessários
- Tábua e faca
- Tigela para escaldar e água quente se for retirar a pele
- Líquido para a higienização de vegetais
WikiHow Relacionados
- Como fazer salada de frutas
- Como comer nectarina
- Como cortar uma manga
Referências
- ↑ Larousse Gastronomique, Persimmon , p. 779, (2009), ISBN 978-0-600-62042-6
- ↑ http://www.thekitchn.com/farmers-market-report-persimmo-69702
- ↑ http://university.uog.edu/cals/people/PUBS/Persimon/Mg24200.pdf
- ↑ http://articles.latimes.com/2000/nov/08/food/fo-48529
- ↑ http://university.uog.edu/cals/people/PUBS/Persimon/Mg24200.pdf
- ↑ http://articles.latimes.com/2000/nov/08/food/fo-48529
- ↑ http://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/japanese_persimmon.html
- ↑ http://articles.latimes.com/2000/nov/08/food/fo-48529
- ↑ http://university.uog.edu/cals/people/PUBS/Persimon/Mg24200.pdf
- ↑ http://www.specialtyproduce.com/produce/Sharon_Fruit_2577.php
- ↑ http://www.growables.org/information/TropicalFruit/persimmonvarieties.htm
- ↑ http://www.thekitchn.com/whats-the-deal-11-14145
- ↑ http://www.growables.org/information/TropicalFruit/persimmonvarieties.htm
- ↑ http://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/japanese_persimmon.html
- ↑ http://www.theawl.com/2014/11/eat-the-persimmon
- ↑ http://www.mybakingaddiction.com/how-to-toast-nuts-tutorial/
- ↑ http://www.thekitchn.com/whats-the-deal-11-14145
- ↑ http://www.seasonaleating.net/2012/01/preparing-hachiya-persimmons.html
- ↑ http://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/japanese_persimmon.html
- ↑ http://www.eattheweeds.com/persimmons-pure-pucker-power-2/
- ↑ http://www.exploratorium.edu/cooking/icooks/02-05-04.html
- ↑ Larousse Gastronomique, Persimmon , p. 779, (2009), ISBN 978-0-600-62042-6
- ↑ http://www.theoldfoodie.com/2007/10/puckering-up-with-persimmons.html
- ↑ http://www.persimmonpudding.com/harvest/ripeness.html
- ↑ http://redwoodbarn.com/DE_persimmonpucker.htm
- ↑ http://www.ukfoodguide.net/persimmon.htm
- ↑ http://redwoodbarn.com/DE_persimmonpucker.htm
- ↑ http://www.ukfoodguide.net/persimmon.htm
- ↑ http://www.thekitchn.com/farmers-market-report-persimmo-69702
- ↑ http://www.theoldfoodie.com/2007/10/puckering-up-with-persimmons.html
- ↑ http://university.uog.edu/cals/people/PUBS/Persimon/Mg24200.pdf
- ↑ http://www.eattheweeds.com/persimmons-pure-pucker-power-2/
- ↑ http://www.eattheweeds.com/persimmons-pure-pucker-power-2/
- ↑ http://www.mercurynews.com/animal-life/ci_26787326/persimmon-loving-dog-at-risk
Publicidade