Baixe em PDF
Baixe em PDF
O kumquat é uma frutinha que parece uma laranja oval em miniatura. Ela tem um gostinho cítrico amargo e pode ser cruzada com outras frutas do tipo, embora os resultados costumem ser classificados como parte de outro gênero. [1] X Fonte de pesquisa O mais estranho de tudo é que a casca do kumquat é docinha e deliciosa, o que faz com que a fruta tenha um sabor supercomplexo e surpreendente quando comida inteira.
Passos
-
Escolha um kumquat maduro. Os kumquats maduros podem ser desde laranja até amarelados. Logo, passe longe das frutas verdes. A casca deve estar firminha e livre de machucadinhos e rugas. [2] X Fonte de pesquisa
-
Lave e seque a fruta. Independentemente de onde você tenha comprado o kumquat, lave-o em água corrente fria. Como a casca também é comestível, é imprescindível que você remova todos os traços de sujeira e pesticidas. Após a lavagem, seque a fruta com uma toalha de papel.
-
Esfregue o kumquat (opcional). Algumas pessoas dizem que esfregar ou apertar a fruta entre os dedos ajuda a soltar o aroma cítrico e adocicado da casca. [3] X Fonte de pesquisa
-
Remova as sementes (opcional). Os caroços de kumquat não são venenosos, mas têm o mesmo gostinho amargo que os de laranja. Caso tenha um paladar delicado, corte a fruta ao meio e cate as sementes. Você também pode cuspi-las enquanto come a fruta ou até mesmo mastigá-las se não se importar com o gosto.
- Remova também as pontinhas dos cabos.
-
Coma o kumquat. Normalmente, a fruta tem uma casca doce e uma carne azedinha. Mordisque a pontinha do kumquat para sentir o gosto da casca primeiro. Assim que chegar ao suco amargo, você pode ou continuar mordendo a fruta com cuidado ou enfiá-la inteira na boca. Caso não se incomode com o sabor da carne, prepare-se para experimentar uma explosão de sabores única no mundo vegetal.
- Algumas espécies de kumquat são menos amargas do que outras ou têm uma casca mais grossa. Caso não ache o sabor da fruta grande coisa, experimente uma outra variação ou use-a para preparar receitas.
- Aperte a fruta para remover o suco e coma a casca sozinha se não gostar do sabor amargo.
-
Guarde os outros kumquats. A fruta pode ser armazenada por até dois dias em temperatura ambiente ou por duas semanas na geladeira em um recipiente com tampa. [4] X Fonte de pesquisa Você pode tanto saborear o kumquat gelado quanto esperar ele esquentar um pouquinho antes de comê-lo.Publicidade
-
Fatie a fruta e adicione-a a saladas. O sabor intenso do kumquat o torna o par perfeito para verduras amargas ou apimentadas, como a endívia ou a rúcula. Com uma faca afiada, corte a fruta em rodelas fininhas. Jogue fora as sementes e distribua as fatias de kumquat sobre a salada para deixá-la bem colorida.
-
Prepare uma marmelada. A marmelada de kumquat é em mais doce e menos amarga do que as marmeladas comuns. A receita é bem parecida com a normalmente usada no preparo de marmeladas e geleias.
- Como as sementes de kumquat contêm pectina, você pode fervê-las junto com a fruta para deixar a geleia mais grossinha. Porém, coloque-as em um morim antes de levá-las ao fogo para que elas não caiam no pote por engano. [5] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma conserva. Preparar uma conserva leva cerca de três dias, mas o resultado final é incomparável. Dê uma olhada na internet para descobrir receitas que retêm o sabor adocicado do kumquat.
-
Adicione a fruta a pratos de carne. A acidez do kumquat é o complemento perfeito para pratos de frango e cordeiro. Acrescente a fruta à carne 30 minutos antes dela terminar de assar ou cozinhar. [6] X Fonte de pesquisa Os frutos do mar também ficam deliciosos com kumquat. Não é necessário preparar uma marinada. Basta adicionar a fruta ao prato no último minuto, ou como decoração, ou como parte de um delicioso vinagrete.
-
Prepare uma infusão de vodca com kumquat. Lave várias frutinhas e corte-as ao meio. Use, no mínimo, dez kumquats para cada xícara (240 ml) de vodca. [7] X Fonte de pesquisa Cubra as frutas com a bebida e deixe de molho em um local escuro e arejado. Agite a mistura uma vez por dia. Após alguns dias, a vodca ficará com um gostinho bem leve de kumquat. O sabor se tornará mais forte após uma ou duas semanas e ainda mais intenso se você deixar a as frutas em infusão por várias semanas ou meses.
- Caso goste de bebidas doces, adicione açúcar à mistura. Use até ¼ de xícara (25 g) de açúcar para cada xícara (240 ml) de vodca. [8] X Fonte de pesquisa
-
Cozinhe os kumquats. Nos Estados Unidos, a época do kumquat é perto do feriado de Ação de Graças. Logo, os americanos costumam aproveitar a frutinha para dar um tchan no molho de oxicoco típico da data ou para preparar chutneys e sobremesas.
- Fatie uma xícara e meia (360 ml) de kumquat. Jogue fora as sementes e o cabo.
- Em uma panela coberta, ferva as frutas com ¼ de xícara (60 ml) de água até elas amolecerem.
- Adicione um dos seguintes ingredientes:
- 400 g de molho de oxicoco;
- Ou cerejas desidratadas, gengibre ralado, pimenta-do-reino e canela; [9] X Fonte de pesquisa
- Ou ¾ a uma xícara (150 g a 200 g) de açúcar para fazer kumquats cristalizados.
- Cozinhe os ingredientes descobertos por dez a 15 minutos, até o chutney ficar levemente translúcido. Adicione água quando a mistura começar a ficar seca.
-
Congele as cascas para fazer copinhos. Corte alguns kumquats grandes ao meio na horizontal. Com uma colher de chá estreitinha, remova a carne azeda e suculenta e use-a para fazer vitamina, salada de frutas ou sorvete. Em seguida, ponha as cascas vazias em recipientes com tampas e leve-as ao congelador. Use-as para servir sorbet e outras sobremesas.
- Outra opção é deixar a carne nos kumquats. Mergulhe as pontas das frutas cortadas em uma mistura de clara de ovo e mel. Em seguida, mergulhe-as em uma outra mistura de canela e açúcar. Congele e sirva como uma sobremesa gourmet. [10] X Fonte de pesquisa
-
Pronto!
-
Aproveite seu Kumquat.Publicidade
Dicas
- Existem vários tipos de kumquat, cada um com um formato (redondo ou oblongo) e uma cor (amarelo ou laranja). [11] X Fonte de pesquisa As frutas do tipo Meiwa são as mais docinhas, ao passo que as Marumi , as Nagami e as Hong Kong vão ficando progressivamente mais azedas. [12] X Fonte de pesquisa
- A maioria das sementes fica mais perto da parte onde ficava a flor, do lado oposto do cabinho. Abra a fruta por esse lado para remover grande parte dos caroços com uma facada só. [13] X Fonte de pesquisa
- Os kumquats costumam nascer durante o inverno. Caso os encontre em alguma outra época do ano, as frutas provavelmente serão importadas e não terão nem o mesmo frescor, nem a mesma suculência.
Publicidade
Materiais Necessários
- Uma faca (opcional).
- Água para lavar as frutas.
- Um kumquat.
- Açúcar (opcional).
Referências
- ↑ https://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/kumquat.html
- ↑ http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=18828304
- ↑ http://www.nutrition-and-you.com/kumquat-fruit.html
- ↑ http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=18828304
- ↑ http://www.growingagreenerworld.com/kumquat-marmalade-and-canning-tips/
- ↑ http://www.nytimes.com/2006/02/26/magazine/26food.html
- ↑ http://mymansbelly.com/2011/06/17/infused-vodka-recipes-the-kumquat-summer-tease/
- ↑ http://www.withaglass.com/?p=8902
- ↑ http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=18828304
Publicidade