Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ao contrário do que se pensa, muitas pessoas precisam ganhar peso. A perda de apetite e peso é causada por uma série de motivos, como doenças, determinadas situações socioeconômicas e certos medicamentos. A melhor solução é simplesmente comer mais para recuperar o peso e mantê-lo dentro do ideal, o que parece uma tarefa fácil, mas não é – principalmente se você estiver sofrendo de inapetência. Por sorte, existem truques que podem ajudá-lo a aumentar o apetite e comer mais sem precisar de Biotônico Fontoura.
Passos
-
Inspire-se em alguém que realmente gosta de comida. Amigos, parentes, colegas de trabalho, qualquer um que goste de passar horas apreciando e preparando ingredientes na cozinha. Pense naquela amiga nutricionista ou aquela que faz bolos incríveis, etc.
-
Consuma mais calorias. Para engordar, o corpo precisa de mais calorias do que gasta diariamente. Assim como para emagrecer, vá devagar para ganhar peso com saúde e segurança. [1] X Fonte de pesquisa
- Especialistas recomendam comer entre 250 e 500 calorias a mais por dia para ganhar entre 250 g e 500 g por semana. [2] X Fonte de pesquisa
- Esses valores também dependem de alguns fatores, como sua altura, idade, gênero, quadro de saúde e quantos quilos abaixo do peso você está. Converse com um médico ou um nutricionista para saber em números reais quanto precisa engordar.
- Prefira os alimentos calóricos aos que contêm menos calorias, mas são consumidos em maior quantidade. Por exemplo, 500 g de castanhas têm entre 160 e 190 calorias [3] X Fonte de pesquisa e um pretzel, 100 calorias. Fique com as castanhas.
-
Consuma calorias saudáveis. Mesmo que a ideia seja engordar, isso não quer dizer que seja com alimentos potencialmente prejudiciais à saúde. Você precisa de nutrientes para manter o corpo funcionando: não adianta se entupir de açúcar e sódio. [4] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Os alimentos com calorias vazias não são saudáveis, não têm os nutrientes de que você precisa e podem fazer mal se consumidos em excesso. [5] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Não exagere na quantidade de doces e salgadinhos, frituras e carnes processadas.
- Comer um pouco desses alimentos de vez em quando não tem problema, eles são gostosos e isso faz bem. No entanto, consumi-los massivamente com o propósito de engordar pode deixá-lo doente por falta de nutrientes.
-
Consuma mais gorduras saudáveis. A gordura tem mais calorias por grama do que as proteínas e carboidratos, o que certamente será ótimo para aumentar seu peso e sua saúde. [6] X Fonte de pesquisa
- Alguns alimentos ricos em gorduras saudáveis são as leguminosas, sementes, abacate, azeite, azeitonas e peixes gordurosos.
- Além de aumentarem seu peso, esses ingredientes são ótimos para manter o coração funcionando. [7] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
-
Consuma bastante proteína. Ela é um nutriente essencial em qualquer dieta, ainda mais se manter o peso está difícil.
- Ao emagrecer, é possível que um pouco da massa muscular seja perdida também. As proteínas são vitais para o desenvolvimento da massa muscular e contribuem para um metabolismo saudável. [8] X Fonte Confiável USDA Center for Nutrition Policy and Promotion Ir à fonte
- O recomendado é consumir em torno de 85 g e 100 g de proteínas magras por refeição para manter o peso e o organismo funcionando. [9] X Fonte Confiável USDA Center for Nutrition Policy and Promotion Ir à fonte
- Procure alimentos que tenham proteínas magras e algum teor de gordura como iogurtes integrais, ovos, peixes gordurosos e aves.
- Fique longe de frituras, carnes gordurosas e processadas. Elas trazem mais riscos do que benefícios à saúde e as calorias a mais que têm não compensam.
- A proteína aumenta a sensação de saciedade. [10] X Fonte de pesquisa Desse modo, se a sua intenção é comer mais comida e não somente aumentar as calorias, as proteínas podem atrapalhar um pouco, pois você sentirá menos fome.
-
Coma grãos integrais. Eles não são exatamente calóricos, mas são essenciais para uma alimentação equilibrada e, portanto, para a saúde.
- Coma-os em grãos, que consistem na casca, gérmen e endosperma.
- Eles também têm calorias benéficas, fibras e são ótimos para a saúde.
- Consuma cevada, quinoa, arroz integral, aveia e pães e massas integrais.
- Misture os grãos integrais a alimentos altos em calorias, como adicionar azeite ao arroz integral ou uma colherada de mel ao cereal.
-
Consuma frutas e legumes. Esses grupos não são conhecidos por serem calóricos, mas têm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para a saúde.
- Recomenda-se consumir entre cinco e nove porções de frutas e vegetais diariamente, mas você pode comer menos para aumentar o consumo de alimentos mais calóricos. [11] X Fonte Confiável USDA Center for Nutrition Policy and Promotion Ir à fonte [12] X Fonte Confiável USDA Center for Nutrition Policy and Promotion Ir à fonte
- Uma porção é equivalente a a uma xícara de legumes ou duas xícaras de verduras. [13] X Fonte Confiável USDA Center for Nutrition Policy and Promotion Ir à fonte No caso das frutas, meia xícara delas picadas ou um pedaço pequeno de fruta como porção está de bom tamanho. [14] X Fonte Confiável USDA Center for Nutrition Policy and Promotion Ir à fonte
- Assim como os outros alimentos, frutas e legumes podem ser combinados a ingredientes mais calóricos, como adicionar azeite aos legumes cozidos no vapor, molhos gordurosos para a salada e mel ou geleia para as frutas.
-
Coma o tempo todo. Outra maneira eficaz de ganhar peso é fazer lanches e refeições frequentemente. Isso também pode aumentar seu apetite. [15] X Fonte de pesquisa
- Se você sente pouco ou nenhum apetite, melhor ainda. É mais fácil comer pouco, várias vezes ao dia do que fazer refeições enormes.
- Faça dois ou três lanches ao longo do dia, além das refeições principais.
- Dentre elas, no mínimo três devem conter proteínas, amido, vegetais e gorduras saudáveis para otimizar a absorção de nutrientes pelo corpo ao longo do dia.
- Há evidências de que, ao contrário do que se pensa, comer mais vezes por dia não acelera o metabolismo. [16] X Fonte de pesquisa [17] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
-
Quando não puder comer nada, beba algo. Caso não tenha o menor apetite para comer mais, consiga mais calorias através de bebidas altamente calóricas. [18] X Fonte Confiável University of Rochester Medical Center Ir à fonte
- Essas bebidas devem ter calorias e nutrientes e não calorias vazias, como sucos de frutas industrializados e refrigerantes.
- Tome vitaminas de frutas. Inclua iogurte integral, leite e mel.
- Uma boa dica é misturar uma colher de café de gérmen de trigo, linhaça ou chia à vitamina.
-
Fique longe dos alimentos que causam gases. Eles são pesados e podem fazer com que você não consiga comer mais. [19] X Fonte Confiável University of Rochester Medical Center Ir à fonte
- Exemplos são brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, ameixas e feijão.
- Quando comê-los, repare em como se sente cheio e empanturrado. Eles dificultam ter apetite, pois farão com que você se sinta satisfeito mais rápido.
Publicidade
-
Saia para caminhar antes das refeições. Se não tem sentido vontade de comer, tente sair para caminhar um pouco antes.
- Atividades físicas leves podem abrir o apetite e dar mais fome na hora de comer.
- Não precisa ser uma longa ou intensa caminhada. Só 15 minutos em passo mediano bastam.
-
Não beba nada antes ou durante as refeições. Beber líquidos 30 minutos antes ou enquanto come pode fazer com que você perca a fome. [20] X Fonte Confiável University of Rochester Medical Center Ir à fonte
- Seu estômago ficará mais cheio e dilatado com o líquido, o que passará a mensagem de saciedade para o cérebro, causando uma queda do apetite.
- Comer e beber ao mesmo tempo fará com que seu estômago seja dividido entre sólidos e líquidos, reduzindo drasticamente a fome.
-
Escolha comidas reconfortantes. Se você não é fã de comida, prepare ou compre suas comidas favoritas.
- Muitas comidinhas reconfortantes são gordurosas e calóricas (mas nem sempre). Deleite-se com elas para agradar seu paladar e aumentar as calorias em seu corpo.
- Tente receitas novas. Quando estiver cansado dos mesmos pratos diários, procure receitas novas na internet e inspire-se.
- Procure algo que você tem sentido vontade de comer e fazer. Mesmo que não seja para algo realmente saudável, isso certamente ajudará a consumir mais calorias.
Publicidade
-
Faça menos exercícios aeróbicos. Os exercícios aeróbicos queimam mais calorias, potencializando a perda de peso.
- É claro que eles são indicados para manter a saúde do coração, mas prefira as atividades menos intensas, que não queimem tantas calorias.
- Prefira opções como caminhar, andar de bicicleta e ioga.
- Você não deve se abster de fazer exercícios, só preferir aeróbicos mais leves.
-
Cuide do estresse. Ele é frequentemente relacionado ao ganho de peso, mas muitas pessoas perdem o apetite e acabam emagrecendo também. [21] X Fonte de pesquisa
- Tente controlar o estresse através de técnicas de relaxamento.
- Algumas atividades sugeridas são escutar música, caminhar, conversar ou escrever em um diário.
- Caso o estresse esteja afetando seu apetite e peso diretamente, procurar um terapeuta comportamental pode ser de grande ajuda.
-
Tome vitaminas. Se você realmente sofre com a falta de apetite e está desnutrido, tomar suplementos vitamínicos ajuda. Comece o dia com as vitaminas, minerais e óleos necessários para manter a integridade do corpo. [22] X Fonte de pesquisa
- Esses suplementos não devem substituir a alimentação, mas são úteis para manter ao menos o básico das necessidades diárias de nutrientes.
- Tome um que seja apropriado para sua faixa etária. Eles são específicos para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.mckinley.illinois.edu/handouts/gaining_weight.htm
- ↑ http://www.mckinley.illinois.edu/handouts/gaining_weight.htm
- ↑ http://www.aarp.org/food/diet-nutrition/info-05-2013/healthy-high-calorie-foods.html
- ↑ http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/underweight/faq-20058429
- ↑ http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/underweight/faq-20058429
- ↑ http://www.mckinley.illinois.edu/handouts/gaining_weight.htm
- ↑ http://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/omega-3-fatty-acids-fish-oil-alpha-linolenic-acid/background/hrb-20059372
- ↑ http://www.choosemyplate.gov/protein-foods
- ↑ http://www.choosemyplate.gov/protein-foods
- ↑ http://ajcn.nutrition.org/content/87/5/1558S.long
- ↑ http://www.choosemyplate.gov/vegetables
- ↑ http://www.choosemyplate.gov/fruits
- ↑ http://www.choosemyplate.gov/vegetables
- ↑ http://www.choosemyplate.gov/fruits
- ↑ http://www.mckinley.illinois.edu/handouts/gaining_weight.htm
- ↑ http://articles.chicagotribune.com/2012-06-06/health/sc-health-0606-nibbling-20120606_1_meals-metabolism-studies-show
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19943985
- ↑ https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?ContentTypeID=34&ContentID=18346-1
- ↑ https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?ContentTypeID=34&ContentID=18346-1
- ↑ https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?ContentTypeID=34&ContentID=18346-1
- ↑ http://www.calmclinic.com/anxiety/weight-loss
- ↑ http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/vitamins/
Publicidade