Baixe em PDF
Baixe em PDF
O rambutan (rambotã), uma fruta nativa do sudeste asiático, agora é cultivado em climas tropicais em todo o mundo. Seu nome significa “cabelo” em malaio, em referência à crista macia e caída que torna a fruta única. Na Costa Rica, ela é conhecida como mammon chino ou "ventosa chinesa" por causa do modo de comer e sua relação com a lichia, uma fruta de origem chinesa.
Passos
-
Escolha um rambotã maduro. Eles nascem verdes, depois ficam vermelhos, laranjas ou amarelos quando amadurecem. A crista que parece cabelo é verde significa que a fruta acaba de ser colhida, mas depois que ficam pretas, ainda está boa para comer dentro de alguns dias. [1] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma fenda. Segure o rambotã firmemente em uma superfície plana, segurando as duas pontas. Coloque uma faca afiada no meio da fruta, como se fosse cortar na metade. Corte suavemente, separando a casca coriácea e com crista sem furar a fruta. Aumente a fenda dando a volta completa.
- É possível rasgar a casca com a unha do polegar, ou até mesmo morder para fazer uma fenda. A crista é macia e não faz mal, mas a casca não é comestível e tem gosto amargo.
-
Abra o rambotã. A casca cortada deve se soltar facilmente. Tire um dos lados da casca da fruta, como se estivesse abrindo uma tampa com dobradiça. Dentro a fruta se parece com uma uva: oval, um pouco transparente, de cor branca ou amarelo-claro.
-
Aperte para soltar a fruta. Aperte a pele que restou sem fazer força para soltar a parte comestível na mão.
-
Tire a semente. A semente no meio não é comestível crua. Corte a carne sem separar a semente e tente puxar para fora. Alguns rambotãs (da variedade "freestone") têm sementes que deslizam facilmente para sair, enquanto outras ("clingstone") grudam na carne. [2] X Fonte de pesquisa Se tem um rambotã clingstone, deixe as sementes e vá cuspindo ao comer.
-
Coma a fruta. Se tirou as sementes, pode morder tranquilamente. Se ela ainda estiver com as sementes, perceba que elas têm uma cobertura dura que parece papel. Dê mordidinhas na fruta em volta das sementes para evitar mordê-las.
- A maioria dos rambotãs é doce e suculento, mas algumas variedades são ácidas ou um pouco secas. [3] X Fonte de pesquisa
- A maioria dos rambotãs tem sementes amargas, embora algumas possam ser um pouco doces. Poucas pessoas consomem as sementes cruas, pois elas contêm traços de componentes químicos potencialmente tóxicos. [4] X Fonte de pesquisa Consumi-las não é recomendado, especialmente para crianças e animais.
Publicidade
-
Asse as sementes. Em algumas regiões, as sementes são assadas e consumidas, de forma parecida com o preparo de nozes assadas. Mesmo que sejam comestíveis assim, as sementes são um pouco amargas e podem ter propriedades narcóticas suaves. [5] X Fonte de pesquisa É preciso que sejam feitos maiores estudos antes que elas sejam consideradas seguras para o consumo. [6] X Fonte de pesquisa
-
Faça geleia de rambotã. Descasque 500 gramas de rambotãs e dois dentes de alho, fervendo em água até que a carne se separe das sementes. Descarte a cobertura das sementes e coloque as sementes em uma panela com água, cozinhando até que fiquem moles. Cozinhe a carne, as sementes moles e 1½ xícaras (ou 350 g) de açúcar. Fervilhe por 20 minutos ou até que ganhe uma aparência de geleia, tire o alho e coloque em potes de vidro esterilizados. [7] X Fonte de pesquisa Pijpers, Dick, Jac. G. Constant, and Kees Jansen. <i>The Complete Book of Fruit</i>. NY: Gallery Books, 1986.
- Para fazer uma sobremesa rápida, faça uma compota depois de descascar e ferver.
-
Guarde os rambotãs extras na geladeira. Essas frutas só permanecem boas para o consumo por duas semanas no máximo, e geralmente duram apenas alguns dias depois de compradas. Coloque-as na geladeira inteiras e com casca em um saco plástico perfurado para que durem mais. [8] X Fonte de pesquisa
-
Congele os rambotãs para fazer uma sobremesa especial. Congele as frutas inteiras com casca em um saco plástico com fecho. Descasque e coma diretamente do freezer para obter uma sobremesa leitosa e parecida com um doce. [9] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Se for servir para visitas, deixe metade da casca na fruta depois de cortar para servir como apoio decorativo.
- Depois de comprar rambotãs, você pode mantê-los na geladeira por três a cinco dias cobertos com filme plástico, para reduzir a perda de umidade (ou deixá-los sem plástico, caso more em um local com alta umidade). [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Fique atento à existência de vermes nas frutas, que são amarronzados e arenosos e ficam na junção da fruta com o caule.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.rambutan.com/
- ↑ http://www.rambutan.com/
- ↑ https://books.google.com/books?id=Ag-1Fzs0bxMC&printsec=frontcover
- ↑ https://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/rambutan.html
- ↑ https://books.google.com/books?id=Ag-1Fzs0bxMC&printsec=frontcover
- ↑ http://www.foodnavigator.com/Science/Seed-waste-may-be-source-of-new-fats-Study
- ↑ Pijpers, Dick, Jac. G. Constant, and Kees Jansen. The Complete Book of Fruit . NY: Gallery Books, 1986.
- ↑ http://rfcarchives.org.au/Next/Fruits/Rambutan/RambutanPostharvest11-92.htm
- ↑ http://www.theflamingvegan.com/view-post/The-Amazing-Accidental-Discovery-Frozen-Rambutan-Snowballs
Publicidade