PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Nativo do Deserto do Kalahari, o kino também é conhecido como kiwano, chifrudo e pepino-africano. Depois de madura, a fruta tem um gosto que parece uma mistura de pepino com kiwi e banana. Caso tenha uma dessas frutinhas interessantes em casa, leia este artigo para aprender como saboreá-la.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando o kino

PDF download Baixe em PDF
  1. Veja se a casca e os espinhos da fruta estão bem alaranjados e aperte-a para ver se ela está levemente molinha em vez de verde e dura feito pedra. Caso não encontre um kino maduro para vender, espere ele ficar laranja antes de comê-lo.
  2. Embora a casca do kino não seja comestível, é sempre uma boa ideia lavar a fruta antes de cortá-la para que a carne não entre em contato com pesticidas e outros produtos químicos.
  3. Separe uma das metades. Essa é a melhor maneira de cortar a fruta para quem quer saboreá-la por conta própria.
    • Caso queira remover as sementes para usar o kino em uma receita ou uma salada de frutas, pode ser melhor cortar a fruta na vertical. O método usado só depende de você.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Comendo o kino cru

PDF download Baixe em PDF
  1. Aperte a parte de baixo da fruta lenta e firmemente. Cada um dos gominhos esverdeados contém uma semente parecida com a de um pepino. Basta aplicar um pouco de pressão para que eles emerjam até a superfície.
  2. Assim como os caroços de romã , as sementes de kino são perfeitamente comestíveis, embora sejam um pouco sem graça. O que é bom mesmo é a carne doce e esverdeada que fica em volta dos caroços. Coloque um gominho na boca e cuspa fora a semente para separá-la ou encha a boca de caroços e mastigue-os.
    • Caso não goste das sementes, experimente apertar delicadamente um gominho com os incisivos. Chupe-o sem soltá-lo para segurar o caroço no lugar. Tome cuidado, porém, para não apertar demais e impedir a passagem da carne da fruta.
  3. Você também pode usar uma colher para pescar as sementes da fruta e comê-las. O miolo esverdeado corre mais risco de se romper dessa forma, mas o método é bem mais fácil para quem não quer cair de boca na fruta.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando o kino na cozinha

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim como o kiwi, o kino dá um colorido todo especial às saladas de frutas, além de deixar a mistura com um gostinho inusitado. Misture um pouco de kino com banana, manga e melão para fazer uma linda saladinha, perfeita para o verão. [1]
  2. Acabou de grelhar um bife ou uma costeleta de porco? Em vez de servir a carne com queijo ou cogumelos, experimente decorá-la com alguns carocinhos de kino antes de levar à mesa para dar um toque exótico e ácido ao prato. [2]
  3. Passe as sementes de um kino para dentro de uma vasilha e misture com:
    • Um limão em suco.
    • Um dente de alho.
    • Um punhado de coentro fresco picado.
    • Uma cebolinha ou 1/8 de cebola branca.
    • 1/4 de colher de chá de cominho.
    • Adicione um pouco de óleo vegetal. Misture bem e sirva o molho com carnes e vegetais grelhados ou use-o como uma impressionante pastinha para nachos e outros salgadinhos.
  4. Salpique alguns carocinhos dentro de uma taça de champanhe antes de preparar uma mimosa ou substitua o limão por sementes de kino para dar um toque especial a um gim-tônica .
  5. Tire as sementes do kino e coloque-as dentro de um copo. Em seguida, encha o copo com um coquetel gasoso de suco de uva roxa. A bebida deve ocupar entre ¾ do copo e o copo inteiro. Preencha o espaço restante com creme de leite light (opcional). Sirva o drinque em camadas antes de mexê-lo para não estragar o visual.
    Publicidade

Dicas

  • Use um canudo para sugar as sementes ainda envoltas pelos gominhos para fora de uma vasilha.
  • Os kinos costumam ter espaço suficiente entre os espinhos para que você consiga segurá-los sem problemas. Porém, caso acabe se machucando, corte fora os espinhos.
  • Você pode espremer todos os gominhos dentro de uma vasilha de uma vez só e manuseá-los dessa forma, sem precisar encostar na casca.
  • Veja se o kino está frio antes de cozinhá-lo.
  • Desidrate as cascas e use-as como pratinhos, forrando-as delicadamente com papel-toalha. Troque o papel-toalha sempre que ele ficar muito úmido para não juntar mofo.
Publicidade

Avisos

  • Os espinhos não são perigosos, mas podem ser um pouco afiados. Tenha cuidado com eles.
Publicidade

Materiais Necessários

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 656 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade