Baixe em PDF
Baixe em PDF
O pêssego é uma das frutas mais populares do mundo. Vindos da China, são cultivados desde 1000 AC e as noivas carregavam buquês de flores de pêssego em seus casamentos. [1] X Fonte de pesquisa Os romanos os chamavam de “maçãs persas”, e pessegueiros viajavam até a América do Norte nos navios de Colombo. São deliciosos, simples e fáceis de encontrar. Você pode aprender a escolher os mais maduros e comê-los crus ou cozidos.
Passos
-
Compre pêssegos durante a estação. Os melhores pêssegos são os cultivados em locais próximos e colhidos quando estão bem maduros, quase caindo do pé. Dependendo da origem dos seus pêssegos, a época da estação pode variar. Nos Estados Unidos, costumam ser colhidos nos meses de verão, mas podem ser encontrados em lugares diferentes de abril a outubro. [2] X Fonte de pesquisa A estação da colheita da fruta varia de acordo com a região:
- Flórida: Abril-maio
- Califórnia: Maio-setembro
- Geórgia: Maio-agosto
- Carolina do Sul: Maio-agosto
- Michigan: Julho-setembro
- Nova Jersey: Julho-setembro
- Idaho: Agosto-outubro
- Chile: Novembro-abril
-
Procure pêssegos maduros. É melhor comprá-los maduros e comê-los em dois ou três dias. Pêssegos comprados costumam ser mais verdes, mas amadurecem à sombra e em temperatura ambiente em três a sete dias. Se colocar na geladeira, eles param de amadurecer, então é uma boa ideia coloca-los lá em um saco de papel depois que chegarem ao ponto que você quer.
- Escolha os pêssegos que são mais pesados do que parecem. É um sinal de que a polpa está mais suculenta.
- Não aperte o pêssego para ver se cede. Pêssegos maduros cedem quando você aperta, mas isso machuca a área e faz com que apodreça logo.
- Pêssegos maduros costumam ter um cheiro forte no cabo, mas depende da variedade deles.
-
Aprenda sobre tipos diferentes de pêssegos. Pêssegos vêm sendo cultivados há quase três mil anos, e há literalmente centenas de espécies ao redor do mundo. [3] X Fonte de pesquisa No ocidente, os pêssegos costumam ter a polpa amarela ou alaranjada, enquanto na Ásia, tendem a ser brancos.
- Os melhores pêssegos para comer? A variedade disponível na sua região. Pêssegos produzidos na mesma região da venda costumam ser mais frescos e suculentos, porque podem ser mais frágeis que os que precisam ser transportados por muito tempo.
- O famoso pêssego da Georgia, nos Estados Unidos, é da variedade “Elberta”. Outras variedades comuns no país são o June Lady , Flavorcrest e o Red Top . [4] X Fonte de pesquisa
- Todos os pêssegos são do tipo “caroço solto” ou “caroço aderente”, de acordo com o espaço entre caroço e polpa. Existem algumas variedades híbridas. [5] X Fonte de pesquisa
- Pêssegos moles costumam ter o caroço aderente e ser vendidos para comer. Quando maduros, pêssegos moles são extremamente suculentos, como se a polpa estivesse derretendo. Pêssegos duros ficam bem mais firmes e costumam ser usados em conservas.
-
Guarde os pêssegos adequadamente. Quando comprar pêssegos, retire os cabinhos e os guarde com o lado do cabo para baixo, sobre um tecido bem arejado para que amadureçam. Linho e algodão funcionam muito bem. [6] X Fonte de pesquisa Cubra os frutos com um guardanapo para que continuem amadurecendo. Coloque-os na geladeira, em um saco de papel não muito cheio, ou soltos mesmo, quando a polpa ficar macia e eles soltarem seu cheiro.
- Depois que forem para a geladeira, devem ser consumidos dentro de alguns dias. Eles estragam em menos de uma semana. Nunca guarde-os em sacos plásticos fechados, pois eles apodrecem.
- Se quiser congelar os pêssegos, é comum branqueá-los e depois tirar a casca com uma faca e cortar em pedaços. Guarde em sacos hermeticamente fechados apropriados para congeladores.
Publicidade
-
Lave o pêssego antes de comer. Sempre lave os frutos em água corrente limpa, esfregando gentilmente a casca com as mãos ou uma escovinha de legumes, logo antes de comer ou prepará-los. Isso ajuda a remover sujeira e bactérias, além de resíduos de agrotóxicos.
- Espere para lavar os pêssegos logo antes de comê-los. Molhar os frutos antes de colocar na geladeira pode favorecer o crescimento de bactérias e fazer com que apodreçam mais rápido. [7] X Fonte de pesquisa
- É totalmente normal comer a casca do pêssego, mas você pode descascá-lo com uma faca de legumes caso não goste da textura. Apesar de a casca ter altos níveis de fitonutrientes e fibras, tem uma penugem que não agrada a muita gente. [8] X Fonte de pesquisa
-
Coma o pêssego como uma maçã. A melhor maneira de comer um pêssego maduro? É só se jogar sem medo de sujar o queixo. Você pode comê-lo todo, menos o caroço do centro.
- Experimente cortar o pêssego ao meio, girar a faca em volta do caroço e girar gentilmente as metades para soltá-las uma da outra. Remova o caroço facilmente e coma cada metade sem se preocupar com quebrar um dente.
- Uma das alegrias do pêssego maduro é a textura. No entanto, alguns podem ser um pouco suculentos demais, então cuidado para não manchar a camisa. Use um guardanapo ou papel-toalha para aparar os pingos.
-
Corte em meias-luas. Use uma faca para legumes para fazer cortes do cabo até a ponta do seu pêssego, dando a volta no caroço. Separe as duas metades e corte cada uma em três ou mais fatias, dependendo do tamanho do seu pêssego. Uma ótima maneira de beliscar pêssegos frescos.
- Experimente colocar uma pitada de canela ou açúcar mascavo nas suas fatias de pêssego para variar um pouco. Creme de leite também é uma ótima opção.
- Se seu pêssego estiver muito maduro e for de caroço aderente, pode ser difícil fazer isso. Você pode acabar esmagando a fruta e tendo dificuldades em girar as metades se estiverem muito grudadas.
-
Misture pêssegos picados com iogurte ou cottage. Para dar um pouco de textura e um sabor doce ao seu iogurte, pêssegos frescos são excelentes candidatos. Além das propriedades probióticas do iogurte, você tem uma fruta com alto teor de ferro, potássio, vitaminas A e C, antioxidantes e vários fitonutrientes. [9] X Fonte de pesquisa Além de tudo, é uma delícia.
- Quer deixar melhor ainda? Misture alguns pedaços de pêssego a uma tigela de sorvete de creme. Bom demais.
-
Coloque pêssegos em vitaminas. Vitaminas ficam mais gostosas com um pouco de pêssego descascado, que traz doçura e sabor para a bebida. Para uma vitamina matinal com pêssegos, experimente:
- Misturar partes iguais de pêssego descascado e leite no liquidificador com gelo (duas xícaras de cada rendem uma porção de tamanho bom). Completar com um terço dessa quantidade de suco de laranja, e mel a gosto.
- Outras opções incluem adicionar iogurte, banana, morango, mirtilo, chia, manteiga de amendoim ou aveia. [10] X Fonte de pesquisa
-
Use pêssegos picados como coberturas. Pêssegos picados podem ser adicionados a vários cereais e outras misturas, para um lanchinho doce. Experimente colocar pêssegos sobre:
- Granola ou outro cereal matinal.
- Mingau de aveia.
- Mingau de trigo.
- Curau.
- Musli.
-
Faça um bellini. Uma ótima bebida de verão com pêssego? Algo que Hemingway amava? Sim, por favor. Misturando purê de pêssego e um pouco de limão, você cria uma base doce e refrescante para um drink com champanhe. Experimente misturar no processador:
- Coloque quatro pêssegos sem casca e sem caroço com o suco de um limão e bata até virar uma mistura lisa, depois coloque açúcar ou mel a gosto e mais uma ou duas colheres de suco de limão.
- Despeje um pouco da mistura em uma taça de champanhe e complete com a mesma quantidade de um espumante de qualidade. Um delicioso drink de verão.
Publicidade
-
Faça “Peach Melba”. Pêssegos pochê, purê de framboesas frescas e sorvete de creme. O que mais você precisa saber? Para preparar:
- Em uma panela, aqueça uma xícara de água, uma colher de sopa de suco de limão e mais ou menos uma xícara de açúcar, mexendo para dissolver. Espere ferver bem e adicione quatro pêssegos sem casca e sem caroço, cortados ao meio, cozinhando até ficarem macios. Retire com uma escumadeira.
- Bata três xícaras de framboesas, um quarto de xícara de açúcar de confeiteiro e uma colher de sopa de suco de limão em um processador.
- Deixe os pêssegos esfriarem, coloque-os em uma tigela gelada e cubra com o sorvete e a calda de framboesa.
-
Faça pães, bolos e tortas com qualquer tipo de pêssego. Sejam verdes ou maduros demais, de caroço solto ou aderente, deliciosos ou mais ou menos, pêssegos são sempre uma ótima adição a bolos e tortas. Se tiver muitos pêssegos, use no seu doce assado favorito.
- Faça tortas de pêssego. A torta de pêssego é uma guloseima icônica e deliciosa para o final do verão nos Estados Unidos. Delicada, doce e simples, basta fazer uma boa massa de torta e rechear com os frutos picados.
- Faça “Peach Cobbler”. Ele parece uma torta, mas sem a massa e com uma cobertura doce, crocante e deliciosa que combina muito com sorvete de creme.
-
Faça geleia de pêssego. Se tiver muitos frutos em casa, eles podem ser excelentes candidatos para cozinhar e transformar em geleia. Misture partes iguais de purê de pêssego fresco e açúcar, um pouco de suco de limão e pectina para criar a sua.
- A maior parte das pectinas vendidas vêm com instruções específicas de quantidade a ser usada, dependendo do tipo de fruta. Sempre observe as instruções da embalagem.
- Experimente misturar com xarope de gengibre, fica ótimo para marinar ou grelhar carnes. Também fica muito bom com mirtilo, ameixa ou cereja.
-
Experimente desidratar os pêssegos . Quando seus pêssegos começarem a ficar passados, aprender a secá-los pode ser uma ótima maneira de conservá-los por mais tempo. A melhor forma é cortá-los em meia-lua e usar um desidratador comercial, ou o forno na temperatura mais baixa possível, por bastante tempo. Baixo e devagar.
-
Grelhar fatias de pêssegos com carne assada. Pode parecer estranho, mas pêssegos combinam muito bem com vários tipos de carnes grelhadas. Pêssegos grelhados rapidamente podem acompanhar porco, frango ou carne.
- Corte fatias de pêssego e regue com um pouco de vinagre balsâmico antes de grelhar por três a cinco minutos. Não demora muito.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.thenibble.com/reviews/main/fruits/peach-facts.asp
- ↑ http://www.eatlikenoone.com/when-does-peach-season-begin-and-end.htm
- ↑ http://www.clemson.edu/extension/peach/video_everything_about_peaches/different_kinds_of_peaches.html
- ↑ http://www.wholehealthmd.com/ME2/dirmod.asp?sid=&nm=&type=AWHN_Foods&mod=&mid=&id=A2F17B5B60FF47AEACE2F6B3C457B438&tier=2
- ↑ http://www.wholehealthmd.com/ME2/dirmod.asp?sid=&nm=&type=AWHN_Foods&mod=&mid=&id=A2F17B5B60FF47AEACE2F6B3C457B438&tier=2
- ↑ http://tallcloverfarm.com/74/the-best-way-to-ripen-peaches
- ↑ http://www.ext.colostate.edu/pubs/foodnut/09380.html
- ↑ http://www.ext.colostate.edu/pubs/foodnut/09380.html
- ↑ http://www.gayot.com/lifestyle/health/features/peaches-health-benefits.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 41 748 vezes.
Publicidade