PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos, pens ou “vapes”, ganham cada vez mais popularidade ante os cigarros tradicionais. Praticamente todos os cigarros eletrônicos possuem uma bateria interna; é ela que aquece o líquido, transformando-o em vapor, ou seja, precisam ser carregadas com frequência para funcionarem. Dependendo do tipo do seu vape, você poderá usar um carregador portátil com um cabo USB ou um carregador externo para conseguir fumar onde estiver.

Método 1
Método 1 de 2:

Carregando a bateria integrada

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa informação pode ser facilmente encontrada no manual do usuário ou de instruções que acompanha o vape. As baterias integradas devem ter uma forma e tudo ou cilindro, que são fixadas ao cartucho ou parte que aquece o e-líquido, enquanto as removíveis ficam armazenadas dentro da pen. [1]
    • A grande maioria das pens usa a bateria do tipo “510-Thread”, que apresenta um design universal e é compatível com diversos cartuchos. [2]
    • A bateria pode ter cores, texto ou marcações para distingui-la do cartucho.
  2. Primeiro, conecte o adaptador em uma tomada, e depois, a ponta maior do cabo USB no adaptador. Termine conectando a outra ponta à entrada correspondente na pen; dependendo do modelo que você possui, pode ser necessário desparafusar a bateria do cartucho para acessar a entrada de carregamento. [3]
    • Sempre use cabo e carregador que acompanham seu vape. Como há alguns que possuem voltagens maiores, o excesso de energia elétrica pode fazer com que o dispositivo superaqueça ou até exploda.
    • Nunca tente carregá-lo com um notebook, celular ou qualquer aparelho que pode ser danificado se houver um curto ou pico de energia.
  3. Pode ser necessário esperar de uma a quatro horas; você saberá que o processo terminou quando a luzinha estiver verde ou começar a piscar de modo constante. Em certos vapes, a luz vai apagar quando a bateria estiver em 100%. [4]
    • Não deixe o cigarro eletrônico perto de objetos inflamáveis, como lençóis, cobertores ou móveis estofados enquanto estiver carregando. É importante diminuir o risco de incêndios devido ao superaquecimento.
    • Assim que a bateria estiver carregada, retire-a da unidade de carregamento e parafuse-a novamente no cartucho para voltar a fumar.

    Dica: Recomenda-se desconectar o carregador assim que o vape estiver pronto para uso, já que esse “sobrecarregamento” pode danificar a bateria e até diminuir a capacidade dela. [5]

  4. Assim que ela estiver quase vazia, uma luz vermelha aparecerá no display de LED; vermelho significa “pare”, então não fume mais até carregar completamente o dispositivo.
    • Tentar usar o vape com a bateria quase descarregada pode causar curtos, inutilizar a bateria e trazer outros defeitos.
    • Se a bateria parece não segurar mais a carga ou acaba muito mais rápido do que o normal, é sinal de que ela precisará ser trocada.
Método 2
Método 2 de 2:

Recarregando pilhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Em pens com pilhas, será preciso retirá-las e carregá-las; procure pela tampa do compartimento na parte inferior ou lateral. Depois, basta pressionar na direção da seta ou puxar a tampa. [6]
    • Alguns vapes são “modificados” para funcionar com pilhas. Geralmente, isso é feito colocando o cartucho em um dispositivo separado e que já possui pilhas. [7]
    • As pens costumam ser carregadas com pilhas 18650. Elas são parecidas com as pilhas AA, porém são maiores.

    Dica: Nem todas as pilhas 18650 são voltadas para uso em vapes; evite danos no carregador ou cigarro eletrônico comprando apenas pilhas do tamanho e formato adequado. [8]

  2. Conecte o carregador na tomada e uma luzinha deverá acender; encaixe as pilhas adequadamente, prestando atenção à ordem dos polos positivo e negativo. Pode ser que você ouça um “clique” para indicar que elas se encaixaram.
    • Caso esteja com dificuldade em encaixar as pilhas no carregador, tente virar ambas (ou uma) ao contrário. Pode ser que estejam orientadas para o lado errado.
    • É importante usar um carregador compatível com a pilha. Forçar o carregamento em um dispositivo inadequado pode estragar a pilha. Consulte o manual do produto para saber exatamente como fazer o carregamento delas.
  3. Este é o tempo médio para o carregamento completo da maioria das pilhas para cigarros eletrônicos. No entanto, saiba que esse tempo pode variar de acordo com a marca, o desgaste e a capacidade delas. O melhor a se fazer é ficar de olho nelas enquanto são carregadas. [9]
    • O lugar para carregar o dispositivo não deve ser muito quente ou frio. O ambiente adequado, para pilhas de baixa voltagem, é aquele com temperatura na faixa de 10 a 30 °C. [10]
    • Se o vape tiver um modo "soft start" e você não estiver com pressa, é uma boa ideia utilizá-lo. Esse tipo de carregador é mais lento e com uma temperatura menor, evitando danos devido ao calor.
  4. Os carregadores mais “tradicionais” vão ficar com uma luzinha verde ou apagarão a luz para indicar que as pilhas estão prontas para uso, enquanto os mais modernos, com tela LCD, indicarão no visor os detalhes mais relevantes, como duração do carregamento, a porcentagem atual e especificações da pilha.
    • No primeiro uso, separe um tempinho para se familiarizar com as várias funções do carregador.
    • Para não sobrecarregar as pilhas, monitore-as para saber quando o processo foi concluído.
  5. Abra a tampa das pilhas novamente e encaixe-as no lugar certo, confirmando se estão orientadas corretamente e com os polos certos, ou o dispositivo pode não funcionar ao ligá-lo.
    • Se a luz do vape estiver piscando logo após carregar, há algum problema de conexão. Tire e recoloque as pilhas, observando se não estão ao contrário ou encaixadas de forma inadequada.
  6. Caso não saiba se elas precisam de uma carga, tire-as e coloque no carregador; se ele tiver um visor LCD, veja a porcentagem que aparece. Você pode aguardar que encham novamente ou tirá-las e recolocá-las no vape.
    • Nos carregadores sem visor LCD, uma luz vai acender para indicar que as pilhas estão carregando. Se possível, espere o carregamento completo e depois recoloque-as no cigarro eletrônico.
  7. Geralmente, pilhas do tipo 18650 devem durar de 300 a 500 ciclos ou de um a dois anos de carregamentos regulares. Se elas parecem demorar mais do que o normal para carregar (mais de quatro horas é mau sinal), é melhor descartá-las e comprar novas. [11]
    • As pilhas 18650 devem ser facilmente encontradas em grandes lojas ou marketplaces, como o Mercado Livre ou Shopee.
    • Leve uma ou duas pilhas extras para onde for. Assim, você sempre terá algumas de reserva ao carregar as outras ou se o vape estiver quase sem carga durante um passeio.
    • Em vez de jogar as pilhas usadas no lixo, leve-as para um centro de reciclagem para que sejam descartadas corretamente. Isso diminui a quantidade de lixo tóxico no ambiente, sem falar no risco de vazamento de ácido corrosivo ao jogá-las fora como de habitual. [12]

Dicas

  • Quando for comprar uma pilha para seu vape, veja qual é o valor MAH (miliampere-hora) dele. Quanto maior o MAH, mais a pilha vai durar entre cada carregamento.
  • Compre um case ou um porta-pilhas para que elas fiquem protegidas quando não estiverem em uso.

Avisos

  • Sempre siga as instruções de carregamento de acordo com a marca e modelo de sua pen. Geralmente, cigarros eletrônicos funcionam com baterias de ion lítio, conhecidas por explodirem se forem carregadas incorretamente.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 180 vezes.

Este artigo foi útil?