Baixe em PDF Baixe em PDF

Deixar o Luteranismo Laestadiano — também conhecido como Luteranismo Apostólico ou Laestadianismo — pode ser uma tarefa bem desafiadora. Assim que as pessoas da mesma fé ficarem sabendo que você abandonou a igreja, você receberá mensagens no celular, ligações, cartas e até visitas de amigos e parentes. Eles desejam o seu bem, mas farão o possível para você se sentir culpado e decidir voltar; muitas vezes, quem abandona o Laestadianismo realmente retorna, só para não ter que lidar com os pedidos e os choros constantes de tais indivíduos e se livrar do comportamento manipulativo que adotam.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Desenvolva um sistema de suporte

Baixe em PDF
  1. Caso não tenha com quem falar ou desabafar sobre o turbilhão de sentimentos e das mudanças em sua vida após deixar o Luteranismo Laestadiano, será muito difícil resistir à vontade de retornar.
  2. Conheça pessoas no trabalho, na faculdade, em passeios no parque, em cursos, na academia, enfim, em qualquer lugar.
  3. Pode ser algo simples, como pedir para um colega de trabalho almoçar com você; é muito ruim sentir que está “flutuando” sozinho, no meio do nada.
  4. Eles vão gostar de falar com você.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Decidindo deixar o Luteranismo Laestadiano

Baixe em PDF
  1. Pense bastante e com carinho sobre o que deseja e quais são seus objetivos. Mentalize a sua vida sem limites.
  2. Se for algo fora do âmbito da religião, abandone-a e nunca mais olhe para trás.
  3. Se precisar, procure uma nova família, que não tenha os preconceitos da atual.
  4. Quando o Laestadianismo declara que as pessoas devem viver pela fé, significa que elas devem se submeter às regras da igreja. Não se resume à fé, mas sim à submissão cega.
  5. Encontre um bom terapeuta; isto lhe ajudará em sua decisão e transição, caso opte por deixar a igreja.
  6. Fale de sua decisão para aqueles que precisam saber e depois corra. Corra o mais rápido possível daquele vácuo que está sugando a sua vida, e viva! Respire! Faça isso em seu tempo e da maneira que você deseja.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reconstruindo a sua vida

Baixe em PDF
  1. Quando estiver pronto para fazer as pazes com aqueles que se sentiram “traídos” pela sua decisão, vá em frente. Perceba que os sujeitos que mais o pressionam a voltar são atormentados pela própria consciência e querem deixar a igreja, também.
  2. Conseguir alterar um comportamento que foi ensinado (ou programado) a você, de forma que tenha que repeti-lo a vida toda, pode causar um pouco de agonia e ansiedade. São sentimentos normais, que não tem nada de estranho; alguns interpretam a solidão e a inquietação como um pedido de Deus para voltar ao Laestadianismo, mas não é isso. Fique tranquilo.
  3. Como acabou de realizar uma grande mudança em sua vida, é comum sentir falta das coisas boas da igreja, como os amigos, o sentimento de camaradagem com indivíduos que sabem o que você está passando, e os laços de família que mantinha. Desse modo, passe por esse processo de luto no ritmo que considerar correto, lembrando que todo o conforto e a familiaridade que sente falta vinham acompanhadas dos motivos que o levaram a deixar o Luteranismo Laestadiano. Não há como se livrar deles sem abrir mão dos aspectos bons.
  4. Não se assuste caso digam que você não entende nada de fé — como se não tivesse passado toda a sua vida aprendendo sobre ela — ou que não podem mais confiar em você. É uma situação que ocorre com frequência com aqueles que abandonam suas fés, e se eles não forem tão rígidos com você, já é possível se considerar um sujeito de sorte.
  5. Se puder deixar o Luteranismo Laestadiano e se mudar para outra região, talvez a pressão seja menor. Não haverá indivíduos que o tentarão a voltar para a igreja e nem situações familiares que podem influenciá-lo a voltar.
  6. Pode parecer contraintuitivo, mas tente; leia com atenção e analise-a em relação ao que você aprendeu, em especial que o Luteranismo Laestadiano é a única igreja “certa”. Lembre-se de que a Igreja Evangélica Luterana da Finlândia, que se separou do Laestadianismo em 1973, prega a mesma doutrina, e que todos fora dela são hereges que estão perdidos e vão para o inferno. É um ensinamento que faz com que você não queira questionar ou duvidar do Laestadianismo, ou seja, não conseguirá refletir sobre a religião da melhor forma.
  7. Ouça o que eles têm a dizer sobre a fé e a graça e surpreenda-se. Caso não consiga ir presencialmente a um templo, seja por temer que alguém o veja ou devido ao conflito espiritual, assista aos cultos ou missas pela internet. Você notará que cada religião possui uma perspectiva diferente e você deve encontrar àquela que mais se identifica com suas crenças. Questione; as pessoas estarão dispostas a conversar com você.
  8. Deixe de ir à igreja por um tempo e apenas descanse; se não quiser voltar nunca mais, tudo bem. Nem todos vão querer retornar.
  9. Para começar, é preciso alterar sua maneira de pensar.
    Publicidade

Dicas

  • Se você decidir que quer usar maquiagem, mas não sabe por onde começar, peça ajuda em uma loja de maquiagem ou cosméticos. Os funcionários entendem sobre o assunto e evitaram que você “pese a mão” e fique parecendo um palhaço!
  • Caso queira beber, faça-o na companhia de indivíduos de sua confiança. Comece aos poucos para não passar mal e tenha controle, sabendo qual é a hora de parar e sem ceder à pressão dos outros. Você não tem nada a provar a ninguém.
  • Não tenha pressa em escolher um parceiro se quiser ter uma vida sexual ativa. É igual à decisão de beber apenas com pessoas de confiança, já que o álcool causa alterações em sua tomada de decisões, ou seja, a chance de optar por caminhos errados aumenta. Há aproveitadores que vão tirar vantagem se você não ficar atento e ter cuidado. Faça escolhas sensatas, valorize a si próprio e não permita que o pressionem a manter relações sexuais antes de se sentir pronto.
  • É normal que você demore um pouco para encontrar amigos mais próximos e consiga desenvolver laços com quem não é do Luteranismo Laestadiano, mas a recompensa de formar amizades abertas e sem filtro valerá a pena. Aprender a compartilhar sua história leva um tempinho, mas aqueles que ouvirem a você vão aprender muito com suas experiências e respeitarão sua coragem.
Publicidade

Avisos

  • Se você deixou o Luteranismo Apostólico para fazer alguém feliz, sua decisão foi feita pela razão errada.
  • Pessoas próximas podem reagir de maneiras volátil. O abuso espiritual é sempre inadequado, e abandonar conversas ou situações desconfortáveis é uma decisão cabível.
  • Você vai se sentir ansioso, o que é normal. Aguente firme.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 944 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade