Baixe em PDF Baixe em PDF

Cólicas, inchaço e cansaço? Sintomas que surgem durante a menstruação não são “brincadeira” e podem impactar seu comportamento e seu desempenho no trabalho. Você pode se perguntar, então, se poderá avisar que está mal e não poderá realizar suas funções? A situação de cada mulher é diferente, logo, este artigo vai ajudá-la a determinar qual a melhor decisão. Continue lendo para saber se poderá, legalmente, se afastar do emprego devido às dores e manifestações ligadas à menstruação.

Método 1
Método 1 de 4:

O que posso falar ao chefe?

Baixe em PDF
  1. Seja breve para mostrar que precisa descansar. É uma mensagem que não explicita que você se ausentará devido à essa passagem normal do ciclo reprodutivo da mulher, mas ao menos você avisará ao chefe que não está apta a desempenhar suas funções. [1]
    • “Estou com muitas dores e gostaria de tirar o dia de hoje para me recuperar.”
    • “Acordei com uma enxaqueca e não me sinto bem. Acho que é melhor eu não trabalhar hoje para que amanhã esteja 100%, no escritório.”
  2. Uma explicação breve pode ajudar se você quiser trabalhar de casa. Às vezes, o melhor é deitar-se, colocar uma compressa quente no abdômen e realizar as tarefas do conforto de seu lar, se for possível, então avise o chefe — caso se sinta à vontade — que precisa de uma “folguinha”.
    • “Minha médica falou que eu tenho que descansar nos dias em que os sintomas da menstruação são mais pesados. Será que eu posso fazer home office, hoje?”
    • “Meu fluxo menstrual é complicado, então acho que terei que me afastar, por hoje. Até marquei uma consulta com minha ginecologista, mas às 11hs já estarei em casa e poderei fazer o projeto do meu note normalmente.”
  3. Essa mensagem vai explicar tudo e demonstra urgência, ou seja, é perfeita para quando você não quiser detalhar que está mal devido à menorreia.
    • “Não estou me sentindo bem e já marquei uma consulta com um médico. Mas pode deixar, amanhã, vou chegar mais cedo para fazer as tarefas de hoje.”
    • “Não poderei ir à reunião à tarde. Vou ao médico porque estou enjoada, acho que é devido àquele período que nós mulheres temos todo mês. Mas amanhã eu vou me inteirar de tudo que for decidido na conferência.”
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Dicas para avisar ao chefe que está se sentindo mal e com dores devido à menstruação

Baixe em PDF
  1. Não há necessidade de dar muitos (ou todos) os detalhes ao supervisor; um parágrafo curto e simples, dizendo que não poderá ir ao trabalho, é o suficiente. Fale, em uma ou duas frases, que está debilitada. [2]
  2. Isso mostrará ao chefe que você está sendo sincera e que realmente mal. Há muita gente que não se sente bem em faltar ao trabalho, então, exponha isso em sua mensagem. Veja os exemplos: [3]
    • “Eu sinto muito, mesmo, pela inconveniência.”
    • “Peço desculpas por não ir à reunião, mas deixe que, quando eu voltar, farei todos os relatórios que havia pedido.”
  3. Como os sintomas da menstruação podem fazer com que você fique alguns dias afastada, planeje-se de antemão. Diga ao chefe que vai compensar as horas fora do escritório ou que já combinou que trocará os turnos com um colega de emprego. É uma maneira de mostrar sua proatividade, eficiência e confiabilidade. [4]
    • Configure seu e-mail para responder automaticamente com uma mensagem de que você está fora do escritório, mas que retornará em breve.
    • Diga que vai compensar os dias que faltou ao longo da semana ou que fará turnos extras.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

É possível se ausentar do trabalho devido à menstruação?

Baixe em PDF
  1. No Brasil, não há nenhum tipo de lei que garanta direitos às mulheres devido às manifestações que o fluxo menstrual traz. Um Projeto de Lei para garantir o direito à licença de três dias para moças com sintomas fortes decorrentes da menorreia foi proposto em 2019, mas rejeitado em 2021. [5] Será preciso conversar com seus superiores e explicar que sofre com cólicas, inchaço, cansaço e dores pelo corpo durante o ciclo menstrual, [6] já que são todas razões válidas para faltar ao trabalho. Atualmente, há outro Projeto de Lei em tramitação, que prevê afastamento de três dias para mulheres com sintomas graves associados a esse processo natural do corpo feminino.
    • Deixe bem claro que a sua saúde está sempre acima de tudo; se considera que não conseguirá desempenhar adequadamente suas funções, diga que precisará ficar em casa e descansar.
  2. Devido a isso, há trabalhadoras que preferem não dizer aos superiores que a falta ao emprego ocorreu por esse motivo. Você deve analisar a situação em que se encontra e apenas divulgar informações sobre sua saúde caso sinta que continuará segura na empresa.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

O quanto preciso contar a meu chefe?

Baixe em PDF
  1. Algumas moças se sentem à vontade em deixar bem claro por que se afastaram, enquanto outras preferem não divulgar a razão. Em uma pesquisa, 33 mil mulheres cisgênero foram perguntadas se comunicaram aos chefes que faltaram ao trabalho devido ao fluxo menstrual; apenas 20% disseram que sim. [7] Todas elas possuíam um motivo válido para falar o porquê ou não, assim como você.
    • O mais importante é sempre fazer o que é melhor para você.
    • Não há problema nenhum não se sentir à vontade para dizer ao chefe que não pôde desempenhar suas funções devido aos problemas que acompanham a menorreia.
    • Se você conversa abertamente com ele sobre as dores e consequências que sofre durante a menstruação, ótimo, também!
  2. Dependendo de quanto tempo e o motivo que você se ausentará, você precisará trazer documentos para a empresa e comprovar que você estava incapacitada de realizar suas funções. [8] Do contrário, pode haver desconto no salário ou até brechas para a perda do emprego.
    • Lembre-se de que você não é obrigada a fornecer detalhes sobre a enfermidade, diagnósticos ou remédios utilizados durante o período ausente devido à menstruação. [9]
    • Caso você vá ao médico, não se esqueça de pedir um atestado ao fim do atendimento. É uma maneira de provar que realmente consultou um especialista no dia do afastamento.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 10 404 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade