PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Nesse artigo, você aprenderá a conectar cabos HDMI [1] . em computadores, consoles e muitos outros aparelhos à sua televisão. Com ele, é muito mais simples obter uma ótima qualidade de áudio e vídeo sem precisar ligar cabos diferenciados pela cor ou usar vários conectores, já que um único fio fornecerá o sinal de ambos.

Método 1
Método 1 de 3:

Conectando um computador à TV

PDF download Baixe em PDF
  1. Nem todos os computadores têm entradas HDMI, mas a grande maioria dos novos tem uma ou duas, localizadas na lateral dos notebooks ou na traseira dos desktops.
    • Se o seu computador desktop não tiver uma entrada HDMI, pode ser necessário instalar uma nova placa de vídeo.
    • Usuários que possuem máquinas sem entradas HDMI, mas com outras saídas (como DVI ou DisplayPort) podem adquirir um adaptador, que permitirá a conexão HDMI. Ao converter DVI para HDMI, será preciso adquirir um cabo separado para o áudio, já que a tecnologia DVI não possui suporte ao sinal de áudio.
    • Em computadores sem nenhuma entrada de vídeo, será preciso comprar um adaptador HDMI para USB.
  2. Ligue a outra ponta à TV, que deverá encaixar na entrada HDMI na parte traseira (às vezes, as entradas estarão em um das laterais do televisor).
    • Caso a televisão esteja ligada, o computador vai detectá-la automaticamente e alternará a exibição do monitor para ela.
  3. Se o aparelho possuir apenas um conector HDMI, basta mudar o “input” para o número correspondente; do contrário, é preciso verificar qual é o número da entrada HDMI da TV na qual o computador está conectado.
    • A entrada HDMI na TV deverá ter um número ao lado; sintonize-a pela opção “input” ou “source”, no controle remoto.
    • O menu “input” será mostrado ao pressionar o botão; use as teclas de seta do controle remoto para sintonizar a entrada correspondente (HDMI 2, se o computador estiver ligado à entrada 2 na TV).
  4. Geralmente, apenas a tela da TV será utilizada como saída de vídeo, mas também é possível utilizá-la junto ao monitor (a televisão como extensão do monitor do PC, ou duplicar para que o mesmo conteúdo seja exibido em ambas as telas). Escolha o modo que melhor funciona para você no menu de exibição da sua máquina.
    • Windows : entre no menu Iniciar , clique em Configurações (ícone de uma engrenagem), Sistema e em Tela .
    • Mac : entre no Menu Apple , clique em Preferências do Sistema e em Monitores .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conectando um home theater

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso tenha um receptor com entradas HDMI suficientes, e a TV tenha ao menos um conector do tipo, será possível ligar todos os aparelhos para obter a melhor qualidade possível do home theater.
    • A grande maioria dos novos receptores tem diversas entradas HDMI, que permitem que você conecte todos os seus dispositivos com capacidade HDMI, bem como uma saída HDMI para a televisão.
    • Em aparelhos com apenas uma entrada disponível, compre um divisor de sinal HDMI para aumentar a quantidade de conectores.
  2. Ela precisa ter capacidade de rodar ao menos a versão HDMI 1.4 ARC (“Audio Return Channel” ou Canal de Retorno de Áudio) para que consiga enviar sinal de áudio ao receptor, que o redireciona o som para os alto-falantes do home theater. Grande parte dos televisores fabricados após 2009 possuem suporte à versão 1.4 e superiores.
    • Se não for o caso da sua HDTV, você precisará de um cabo de áudio separado para fazer a conexão dela ao receptor (um cabo óptico digital, por exemplo).
    • Para assistir televisão através de um conversor de TV a cabo através do receptor, não se preocupe com a capacidade em reproduzir ARC, já que o áudio virá do decodificador e chegará ao receptor. [2]
  3. Reprodutores de DVD ou BluRay e consoles de videogame são alguns dos muitos exemplos; caso não tenha muitas entradas, use os cabos HDMI para aparelhos mais novos, já que eles maximizarão a qualidade de áudio e vídeo.
    • Por exemplo: se o receptor tem apenas duas entradas HDMI, e você possui um decodificador de TV a cabo (com canais em alta definição), um PlayStation 4 e um Xbox, use fios HDMI para a TV a cabo e o PS4, e cabos componentes para o Wii. Os dois primeiros se beneficiarão muito mais da alta qualidade de áudio e vídeo fornecida pela tecnologia HDMI do que o Xbox.
    • Como os conectores HDMI são ligados de apenas uma maneira (com a parte extensa para cima e a cônica para baixo), não force a entrada ao contrário.
  4. Uma das pontas do cabo HDMI deve ser ligada à entrada do dispositivo, e a outra à TV, permitindo que a imagem de todos os aparelhos conectados a ele sejam exibidas nela.
  5. Como todos os aparelhos passam por ele, basta sintonizar a televisão na entrada HDMI em que ele está ligado, mudando as entradas apenas através do controle do receptor.
    • Com todas as conexões feitas por HDMI, o som dos dispositivos deverá passar pelos alto-falantes conectados ao receptor.
    • A maioria dos aparelhos se configura automaticamente quando detecta a conexão HDMI; alguns, no entanto, eles precisarão de pequenos ajustes.
  6. Os usuários que não forem montar um home theater ainda podem ligar os eletrônicos diretamente à televisão e controlar as entradas através do controle remoto. É muito raro que as HDTVs atuais tenham menos do que duas entradas HDMI.
    • Caso tenha mais aparelhos com capacidade HDMI do que entradas no televisor, compre um divisor do sinal HDMI para aumentar a quantidade de conectores que suportam essa tecnologia.
  7. A opção permite que o controle remoto da TV seja utilizado para controlar outros eletrônicos com HDMI; para habilitá-la, acesse o menu de configurações do televisor.
    • Essa propriedade é chamada de forma diferente de acordo com cada empresa: é “Anynet+” na Samsung, “Aquo Link” na Sharp, “Regza Link” em televisores Toshiba, “SimpLink” na LG e muitos outros nomes. Leia o manual da sua TV para obter mais informações.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Ligando um videogame à TV

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns dos videogames que possuem suporte à tecnologia HDMI são: Xbox 360s (todas as versões, com exceção da primeira), PlayStation 3, PlayStation 4, Wii U, Nintendo Switch e Xbox One. O Wii não possui entrada HDMI.
    • Se não houver entrada HDMI na parte traseira do aparelho, ele não possui suporte à tecnologia HDMI;
    • Consoles mais antigos, como o PlayStation 2 e o primeiro Xbox, não possuem conectores HDMI.
  2. Normalmente, a entrada estará na parte traseira do aparelho, mas verifique também no lado esquerdo ou direito.
  3. As entradas devem estar na traseira do televisor, mas alguns modelos já apresentam saídas nas laterais.
    • Anote o número da entrada HDMI.
  4. Caso ela tenha apenas um conector HDMI, basta escolhê-lo; do contrário, pressione o botão “input” (ou “source”) e selecione de acordo com o número da entrada HDMI.
    • O conector terá um número ao lado, indicando o que deve ser sintonizado ao pressionar “input”;
    • Após pressionar “input”, use as setas do controle remoto para navegar entre as entradas (HDMI 1, HDMI 2, e assim por diante);
    • Se ainda não conseguir encontrar o “input” certo, ligue o console e alterne pelas entradas até que a tela do videogame apareça.
  5. A maioria dos aparelhos detecta automaticamente o cabo HDMI e configura automaticamente as melhores preferências; ainda assim, é melhor entras nas opções de vídeo do console e mudar a conexão para “HDMI”, se isso já não houver sido feito. A configuração automática não ocorre quando vários tipos de cabos estão ligados.
    • Quando apenas a conexão HDMI estiver ativa, o videogame vai selecioná-la automaticamente.
    • Às vezes, um rápido processo de configuração será exibido ao ligar o console a um cabo HDMI pela primeira vez.
    Publicidade

Dicas

  • Os cabos HDMI podem ser ligados como um cabo USB: de apenas um lado (vire ao contrário a entrada, se não estiver encaixando), mas qualquer uma das pontas pode ser utilizada na conexão.
  • Ao comprar um cabo HDMI, sempre adquira um de tamanho maior que acha que precisará. Dessa forma, você terá um pouco mais de espaço para reorganizar seus equipamentos, evitando que o conector sofra pressão e corra risco de quebrar.
  • Para conectar um cabo HDMI a outro, é necessário ter um adaptador “Fêmea-Fêmea”. Como o sinal é digital, não se preocupe em comprar um conector caro, nem com a extensão dos cabos, desde que ela seja menor do que 7,5 m.
    • Cabos maiores do que 7,5 m exigem que um amplificador de sinal para obter uma qualidade de vídeo otimizada.
Publicidade

Avisos

  • Não torça, puxe ou prenda o cabo; ele pode apresentar mau funcionamento.
  • Os cabos HDMI bons são relativamente baratos. Não gaste R$ 100 em um cabo HDMI banhado a ouro se um normal, de R$ 10, oferecerá exatamente o mesmo resultado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 143 484 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade