Baixe em PDF
Baixe em PDF
Nesse artigo, você aprenderá a conectar cabos HDMI [1] X Fonte de pesquisa . em computadores, consoles e muitos outros aparelhos à sua televisão. Com ele, é muito mais simples obter uma ótima qualidade de áudio e vídeo sem precisar ligar cabos diferenciados pela cor ou usar vários conectores, já que um único fio fornecerá o sinal de ambos.
Passos
-
Encontre as entradas HDMI, que são finas e largas, com a base levemente cônica. Nem todos os computadores têm entradas HDMI, mas a grande maioria dos novos tem uma ou duas, localizadas na lateral dos notebooks ou na traseira dos desktops.
- Se o seu computador desktop não tiver uma entrada HDMI, pode ser necessário instalar uma nova placa de vídeo.
- Usuários que possuem máquinas sem entradas HDMI, mas com outras saídas (como DVI ou DisplayPort) podem adquirir um adaptador, que permitirá a conexão HDMI. Ao converter DVI para HDMI, será preciso adquirir um cabo separado para o áudio, já que a tecnologia DVI não possui suporte ao sinal de áudio.
- Em computadores sem nenhuma entrada de vídeo, será preciso comprar um adaptador HDMI para USB.
-
Conecte uma ponta do cabo HDMI ao computador; geralmente, a parte fina e comprida do cabo ficará virada para cima.
-
Ligue a outra ponta à TV, que deverá encaixar na entrada HDMI na parte traseira (às vezes, as entradas estarão em um das laterais do televisor).
- Caso a televisão esteja ligada, o computador vai detectá-la automaticamente e alternará a exibição do monitor para ela.
-
Mude para a entrada HDMI usando controle remoto da TV. Se o aparelho possuir apenas um conector HDMI, basta mudar o “input” para o número correspondente; do contrário, é preciso verificar qual é o número da entrada HDMI da TV na qual o computador está conectado.
- A entrada HDMI na TV deverá ter um número ao lado; sintonize-a pela opção “input” ou “source”, no controle remoto.
- O menu “input” será mostrado ao pressionar o botão; use as teclas de seta do controle remoto para sintonizar a entrada correspondente (HDMI 2, se o computador estiver ligado à entrada 2 na TV).
-
Veja as opções de exibição do computador. Geralmente, apenas a tela da TV será utilizada como saída de vídeo, mas também é possível utilizá-la junto ao monitor (a televisão como extensão do monitor do PC, ou duplicar para que o mesmo conteúdo seja exibido em ambas as telas). Escolha o modo que melhor funciona para você no menu de exibição da sua máquina.
- Windows : entre no menu Iniciar , clique em Configurações (ícone de uma engrenagem), Sistema e em Tela .
- Mac : entre no Menu Apple , clique em Preferências do Sistema e em Monitores .
Publicidade
-
Encontre as entradas HDMI (elas são finas e largas, com a base levemente cônica) em todos os dispositivos. Caso tenha um receptor com entradas HDMI suficientes, e a TV tenha ao menos um conector do tipo, será possível ligar todos os aparelhos para obter a melhor qualidade possível do home theater.
- A grande maioria dos novos receptores tem diversas entradas HDMI, que permitem que você conecte todos os seus dispositivos com capacidade HDMI, bem como uma saída HDMI para a televisão.
- Em aparelhos com apenas uma entrada disponível, compre um divisor de sinal HDMI para aumentar a quantidade de conectores.
-
Verifique qual versão de HDMI é suportada pela sua televisão. Ela precisa ter capacidade de rodar ao menos a versão HDMI 1.4 ARC (“Audio Return Channel” ou Canal de Retorno de Áudio) para que consiga enviar sinal de áudio ao receptor, que o redireciona o som para os alto-falantes do home theater. Grande parte dos televisores fabricados após 2009 possuem suporte à versão 1.4 e superiores.
- Se não for o caso da sua HDTV, você precisará de um cabo de áudio separado para fazer a conexão dela ao receptor (um cabo óptico digital, por exemplo).
- Para assistir televisão através de um conversor de TV a cabo através do receptor, não se preocupe com a capacidade em reproduzir ARC, já que o áudio virá do decodificador e chegará ao receptor. [2] X Fonte de pesquisa
-
Conecte os aparelhos às entradas do receptor via HDMI. Reprodutores de DVD ou BluRay e consoles de videogame são alguns dos muitos exemplos; caso não tenha muitas entradas, use os cabos HDMI para aparelhos mais novos, já que eles maximizarão a qualidade de áudio e vídeo.
- Por exemplo: se o receptor tem apenas duas entradas HDMI, e você possui um decodificador de TV a cabo (com canais em alta definição), um PlayStation 4 e um Xbox, use fios HDMI para a TV a cabo e o PS4, e cabos componentes para o Wii. Os dois primeiros se beneficiarão muito mais da alta qualidade de áudio e vídeo fornecida pela tecnologia HDMI do que o Xbox.
- Como os conectores HDMI são ligados de apenas uma maneira (com a parte extensa para cima e a cônica para baixo), não force a entrada ao contrário.
-
Conecte o aparelho receptor à televisão. Uma das pontas do cabo HDMI deve ser ligada à entrada do dispositivo, e a outra à TV, permitindo que a imagem de todos os aparelhos conectados a ele sejam exibidas nela.
-
Com o receptor, alterne entre as entradas. Como todos os aparelhos passam por ele, basta sintonizar a televisão na entrada HDMI em que ele está ligado, mudando as entradas apenas através do controle do receptor.
- Com todas as conexões feitas por HDMI, o som dos dispositivos deverá passar pelos alto-falantes conectados ao receptor.
- A maioria dos aparelhos se configura automaticamente quando detecta a conexão HDMI; alguns, no entanto, eles precisarão de pequenos ajustes.
-
Conecte os dispositivos diretamente à TV. Os usuários que não forem montar um home theater ainda podem ligar os eletrônicos diretamente à televisão e controlar as entradas através do controle remoto. É muito raro que as HDTVs atuais tenham menos do que duas entradas HDMI.
- Caso tenha mais aparelhos com capacidade HDMI do que entradas no televisor, compre um divisor do sinal HDMI para aumentar a quantidade de conectores que suportam essa tecnologia.
-
Habilite a propriedade HDMI-CEC, caso queira. A opção permite que o controle remoto da TV seja utilizado para controlar outros eletrônicos com HDMI; para habilitá-la, acesse o menu de configurações do televisor.
- Essa propriedade é chamada de forma diferente de acordo com cada empresa: é “Anynet+” na Samsung, “Aquo Link” na Sharp, “Regza Link” em televisores Toshiba, “SimpLink” na LG e muitos outros nomes. Leia o manual da sua TV para obter mais informações.
Publicidade
-
Encontre a saída HDMI na parte traseira do console, que é fina e larga, com a base levemente cônica. Alguns dos videogames que possuem suporte à tecnologia HDMI são: Xbox 360s (todas as versões, com exceção da primeira), PlayStation 3, PlayStation 4, Wii U, Nintendo Switch e Xbox One. O Wii não possui entrada HDMI.
- Se não houver entrada HDMI na parte traseira do aparelho, ele não possui suporte à tecnologia HDMI;
- Consoles mais antigos, como o PlayStation 2 e o primeiro Xbox, não possuem conectores HDMI.
-
Ligue uma ponta do cabo no console. Normalmente, a entrada estará na parte traseira do aparelho, mas verifique também no lado esquerdo ou direito.
-
Pegue a outra ponta e conecte na TV. As entradas devem estar na traseira do televisor, mas alguns modelos já apresentam saídas nas laterais.
- Anote o número da entrada HDMI.
-
Pegue o controle remoto da TV e sintonize na entrada correta. Caso ela tenha apenas um conector HDMI, basta escolhê-lo; do contrário, pressione o botão “input” (ou “source”) e selecione de acordo com o número da entrada HDMI.
- O conector terá um número ao lado, indicando o que deve ser sintonizado ao pressionar “input”;
- Após pressionar “input”, use as setas do controle remoto para navegar entre as entradas (HDMI 1, HDMI 2, e assim por diante);
- Se ainda não conseguir encontrar o “input” certo, ligue o console e alterne pelas entradas até que a tela do videogame apareça.
-
Caso seja necessário, mude a conexão padrão do console. A maioria dos aparelhos detecta automaticamente o cabo HDMI e configura automaticamente as melhores preferências; ainda assim, é melhor entras nas opções de vídeo do console e mudar a conexão para “HDMI”, se isso já não houver sido feito. A configuração automática não ocorre quando vários tipos de cabos estão ligados.
- Quando apenas a conexão HDMI estiver ativa, o videogame vai selecioná-la automaticamente.
- Às vezes, um rápido processo de configuração será exibido ao ligar o console a um cabo HDMI pela primeira vez.
Publicidade
Dicas
- Os cabos HDMI podem ser ligados como um cabo USB: de apenas um lado (vire ao contrário a entrada, se não estiver encaixando), mas qualquer uma das pontas pode ser utilizada na conexão.
- Ao comprar um cabo HDMI, sempre adquira um de tamanho maior que acha que precisará. Dessa forma, você terá um pouco mais de espaço para reorganizar seus equipamentos, evitando que o conector sofra pressão e corra risco de quebrar.
- Para conectar um cabo HDMI a outro, é necessário ter um adaptador “Fêmea-Fêmea”. Como o sinal é digital, não se preocupe em comprar um conector caro, nem com a extensão dos cabos, desde que ela seja menor do que 7,5 m.
- Cabos maiores do que 7,5 m exigem que um amplificador de sinal para obter uma qualidade de vídeo otimizada.
Publicidade
Avisos
- Não torça, puxe ou prenda o cabo; ele pode apresentar mau funcionamento.
- Os cabos HDMI bons são relativamente baratos. Não gaste R$ 100 em um cabo HDMI banhado a ouro se um normal, de R$ 10, oferecerá exatamente o mesmo resultado.
Publicidade
Referências
Publicidade