PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O sinal de Wi-Fi fica mais fraco em algumas partes da sua casa ou do escritório? Ou seu objetivo é conectar mais dispositivos à internet de uma vez? Se você tem um segundo roteador com suporte a WDS, dá para "conectá-lo" ao primeiro para expandir o alcance da rede . Esse processo já foi mais comum no passado (em partes devido à popularização de sistemas de Wi-Fi em mesh), mas ainda pode ser uma boa estratégia para melhorar o acesso em espaços maiores. Leia este artigo para aprender a fazer a conexão!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Antes de você começar

PDF download Baixe em PDF
  1. O modo bridge é um recurso que permite conectar dois roteadores sem fio para expandir o alcance de uma rede. Se o aparelho que você quer adicionar à rede (o que não está conectado diretamente à internet) não tem suporte a esse modo, não vai ser possível usá-lo para estender o Wi-Fi. [1]
    • Tente encontrar algo como "modo bridge", "WDS" ou algo do tipo no manual do roteador e veja se ele tem essa função.
  2. O roteador principal ou primário é aquele que fica diretamente conectado à internet. Caso você tenha um aparelho que junta o modem e o roteador (como o que a operadora de internet forneceu), é ele que precisa ser o dispositivo principal.
  3. No geral, você vai precisar de um cabo Ethernet que vá de um roteador para o outro, mesmo se o modo de conexão criar um novo ponto de acesso sem fio. Alguns roteadores sem fio têm suporte ao modo sem o cabo, mas isso só costuma acontecer quando os dois são do mesmo modelo ou fabricante.
    • Use um cabo Ethernet que não passe de 100 m. Isso pode acabar afetando a qualidade da rede.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Configurando o roteador principal ou primário

PDF download Baixe em PDF
  1. O roteador principal é aquele que você recebeu da operadora de internet (se for o caso) ou o que fica ligado diretamente ao modem. Faça o seguinte para conectar o aparelho à rede:
    • Se você tem um roteador e modem combinados em um dispositivo: conecte o aparelho à tomada de rede na parede usando o cabo coaxial ou de rede que veio com ele; depois, ative-o.
    • Se o modem e o roteador são dispositivos separados: conecte o modem à tomada de rede na parede usando o cabo coaxial ou de rede que veio com ele; depois, insira um cabo Ethernet na entrada WAN (ou INTERNET) do roteador e conecte a outra ponta ao modem .
  2. É melhor usar um cabo Ethernet durante a configuração, ainda que seu roteador principal tenha Wi-Fi. Lembre-se de que o roteador principal é aquele que você recebeu da operadora de internet (se for o caso) ou o que fica diretamente ligado ao modem.
    • Você tem que conectar uma das pontas do cabo Ethernet às entradas LAN do roteador (que costumam ser indicadas por letras ou números) e a outra à entrada Ethernet do computador.
  3. Abra um navegador de internet, como o Chrome ou o Safari, e digite o endereço IP do seu roteador na barra de endereço — como se fosse um site comum. No geral, o endereço IP é 10.0.0.1 ou 192.168.1.1 , mas tudo depende do aparelho. Faça o seguinte para descobrir essa informação:
    • No Windows:
      • Abra o Iniciar e clique em Configurações .
      • Clique em Rede e Internet .
      • No painel da direita, clique em Exibir propriedades de hardware e conexão .
      • Encontre o endereço IP ao lado de "Gateway Padrão".
    • No macOS:
      • Clique no menu Apple e selecione Preferências do Sistema... . [2]
      • Clique no ícone Rede .
      • Clique na sua conexão Ethernet no painel da esquerda.
      • Clique no botão Avançado... no rodapé da janela.
      • Clique na aba TCP/IP e encontre o endereço IP ao lado de "Roteador".
  4. Se você não souber ao certo o nome de usuário ou a senha do administrador do roteador, leia o manual do aparelho ou veja se ele tem algum adesivo com essas informações. Também dá para fazer uma busca na internet pelo modelo do roteador e as palavras-chave "senha padrão administrador".
  5. O DHCP é o protocolo que atribui endereços IP a dispositivos que se conectam à rede Wi-Fi. Por exemplo: se o endereço IP do seu roteador é 192.168.1.1 , ele decerto vai atribuir endereços IP aleatoriamente em um intervalo de endereços que começa com 192.168.1.2 e termina com 192.168.1.254 . Encontre as configurações de DHCP no roteador (que podem estar em uma seção chamada "LAN setup" ou algo do tipo) e ative o protocolo.
  6. Você vai ter que ajustar alguns detalhes do roteador secundário até eles ficarem compatíveis com o que está no primário. Assim, vai ser possível acessar qualquer um deles usando a mesma senha de Wi-Fi, bem como conectar o segundo aparelho ao primeiro por uma rede sem fio (se houver suporte, no caso). [3]
    • Encontre a área Wireless ou Wi-Fi Security do site de administrador do roteador.
    • Anote o SSID (que também pode aparecer como Network Name) e a senha.
    • Anote o valor de "Security Mode", "Network Mode " ou "Encryption Mode".
    • Anote a frequência, como 5 ou 2.4 GHz.
    • Acesse a seção LAN ou Network do roteador e anote o endereço IP de internet (IPV4) e a máscara de sub-rede.
    • Anote o endereço MAC para inseri-lo no roteador secundário. Você pode pular este processo se seu roteador é da marca TP-Link ou Linksys.
  7. Caso você não tenha feito nenhuma mudança, não precisa salvar nada. Caso tenha feito, clique na opção Save e desconecte o cabo Ethernet do computador. Pronto: agora você já pode configurar o novo roteador!
    • É uma boa ideia desligar o roteador principal por um tempo para evitar que o computador se conecte a ele via Wi-Fi por acidente quando você tentar configurar o roteador secundário. [4]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Configurando o modo bridge no roteador secundário

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de se desconectar do roteador primário, você precisa conectar o aparelho que vai servir de ponte ao computador para fazer a configuração. Faça o seguinte:
    • Conecte uma ponta do mesmo cabo Ethernet de antes à entrada Ethernet do computador e a outra a uma das entradas LAN ou numeradas do segundo roteador.
    • Coloque o roteador na tomada e ligue-o.
  2. Você vai passar pelo mesmo processo que fez com o roteador primário: encontre o endereço IP (que talvez seja o mesmo) e acesse a página usando o nome de usuário e a senha padrão.
  3. Os passos e a terminologia variam de acordo com o modelo do roteador, mas no geral é preciso acessar a seção "Connection Type" ou "Network Mode" e escolher Bridge Mode , Bridged , WDS ou Repeater no menu. Se necessário, leia o manual do usuário para descobrir a localização exata. [5]
    • Em modelos TP-Link, você vai ter que acessar Advanced > System Tools > System Parameters e clicar em Enable WDS Bridging . [6]
    • Em modelos Netgear, acesse Advanced > Advanced Setup > Router/AP/Bridge/Repeating Mode e selecione Enable Wireless Repeating Function . Em seguida, selecione Wireless Repeater .
  4. Depois de ativar o modo bridge, você vai ter que fornecer alguns detalhes ao roteador secundário para ele saber se comunicar com o primário. Os passos exatos variam um pouco de acordo com o modelo.
    • Em modelos TP-Link, você pode clicar em Survey , selecionar o SSID do roteador primário e clicar em Choose . Em seguida, insira a senha do Wi-Fi do aparelho principal (se necessário) e clique em Save para reunir os detalhes do roteador automaticamente.
    • Na maioria dos outros roteadores, você vai ter que especificar o gateway padrão, que é o endereço IP usado para acessar o roteador primário.
    • Você também deve ter que inserir a máscara de sub-rede, que precisa ser igual ao roteador principal.
    • Se o sistema pedir um endereço IP, insira qualquer endereço que esteja no mesmo intervalo que o roteador primário. Por exemplo: se o endereço IP do roteador principal é 192.168.0.1 e a máscara de sub-rede é 255.255.255.0, você pode usar como endereço de IP do roteador qualquer valor entre 192.168.0.2 e 192.168.0.254.
    • Se seus roteadores têm suporte a conexões sem fio, talvez você consiga vincular o segundo aparelho ao primeiro sem o cabo Ethernet. Os resultados vão ser melhores do que com esse cabo, mas você vai ter que inserir os detalhes do outro roteador nas configurações do Bridge Mode. Informe o SSID (nome da rede), a senha , o modo de segurança, o canal e a frequência de Wi-Fi (como 5 GHz) do roteador original.
    • Na maioria dos roteadores , ativar o modo bridge desativa o servidor do DHCP no roteador secundário — o que é bom. Se isso não acontecer, encontre as configurações do DHCP no segundo aparelho e faça a desativação manualmente.
  5. Se você pretende permitir que dispositivos se conectem ao roteador secundário via Wi-Fi, vai precisar de um SSID um pouco diferente do aparelho principal. Ele pode até ser parecido, desde que inclua pelo menos um descritor. Configure o modo de segurança e a senha do Wi-Fi de acordo com o primeiro roteador.
    • Por exemplo: se o nome do seu roteador primário é Netgear2021, você pode nomear o secundário como Netgear2021-quarto se ele fica em um quarto.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Acessando a internet

PDF download Baixe em PDF
  1. Agora que você terminou a configuração, é hora de colocar os roteadores no lugar certo. Lembre-se de que é melhor usar um cabo Ethernet que não tenha mais de 100 m (a menos que os roteadores tenham suporte a WDS). Se você tiver um roteador Wi-Fi compatível e que tenha suporte ao modo bridge sem fio, minimize as obstruções físicas, como paredes de tijolos e objetos de metal, para otimizar o sinal.
    • Veja se o roteador primário está conectado ao modem (se eles são separados). Uma ponta do cabo Ethernet tem que ficar conectada à entrada WAN ou Internet do roteador principal, enquanto a outra se conecta ao modem ou à tomada de rede na parede.
    • Você pode passar o cabo Ethernet pela parede se o roteador estiver em outro cômodo da casa.
  2. Conecte uma ponta do cabo Ethernet a uma das entradas LAN (Ethernet) do roteador primário e a outra a qualquer entrada LAN disponível no aparelho secundário.
  3. Você pode fazer isso desconectando o cabo de energia de cada roteador por alguns segundos e, em seguida, reconectando os dois. Eles vão voltar a funcionar dentro de cerca de um minuto, agora ambos acessíveis e conectados à internet.
    • Se você precisar se conectar ao site de administrador do roteador secundário, informe o novo endereço IP dele na barra de endereço do seu navegador de internet. A partir de agora, o endereço IP anterior só vai funcionar com o roteador primário.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 501 268 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade