Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não quer comprar roteadores de Wi-Fi Mesh e nem repetidores para melhorar o alcance da rede de internet doméstica? Uma boa opção é instalar um segundo roteador, que precisará ter suporte para WDS (também conhecido como “modo Bridge”, “Repeater mode” ou “modo Repetidor”) para aumentar o alcance do Wi-Fi e conectar-se ao roteador original sem a necessidade de fios. Leia este artigo para saber como incorporar um segundo roteador à sua rede Wi-Fi.
Passos
-
Analise a possibilidade de montar um sistema de Wi-Fi em Mesh. Adicionar um segundo roteador sem fio à rede doméstica é menos comum, agora que roteadores de Wi-Fi Mesh (conhecido também como sistema Wi-Fi doméstico completo) estão sendo mais difundidos. A configuração da rede Mesh consiste em um modem wireless principal e vários outros pontos de acesso (roteadores) que são distribuídos pela casa ou escritório. [1] X Fonte de pesquisa Ao adquirir o sistema Mesh, todo o equipamento funcionará ao mesmo tempo; se você comprar um segundo roteador sem fio para a rede atual, não há garantia de que ele funcionará com o modem principal.
- Os sistemas do tipo estão na faixa de R$ 300,00 a R$ 1.100, dependendo do número de unidades que você precisará para que o sinal chegue a toda a área desejada. Eles podem ser comprados nas maiores lojas on-line, como Amazon, Extra, Magazine Luiza, entre outras.
- A maioria dos roteadores Mesh pode ser configurado em minutos com um app para dispositivos móveis, o que facilita muito o processo e a adição do segundo roteador.
- Outra opção é usar um extensor de sinal, que funciona muito bem para melhorar o sinal do Wi-Fi em espaços maiores.
-
Confirme que o segundo roteador possui suporte para o modo Bridge. Caso não queira usar uma rede Mesh, o segundo roteador da rede precisa fazer essa “ponte” com o modem principal. Leia o manual desse segundo roteador e veja se há suporte para WDS, modo Bridge ou “Repeater mode” (modo Repetidor); em caso afirmativo, ele poderá ser usado como segundo ponto de acesso do Wi-Fi na rede.
- Caso não exista suporte para WDS, ele não pode ser usado para expandir a rede sem a utilização de fios.
-
Compre um cabo Ethernet. Ainda que a rede desejada seja sem fio, será preciso ter esse cabo para configurar os dois roteadores a partir do seu computador.Publicidade
-
Conecte o modem principal e estabeleça a conexão à internet. Antes de poder adicionar o segundo roteador à rede, confirme que o principal está on-line — geralmente, será o modem que é instalado pela sua provedora de internet. Algumas podem fazer a instalação principal com dois dispositivos diferentes ou um que funciona como roteador e modem, também.
- Caso tenha um modem separado do roteador sem fio, conecte um cabo Ethernet a uma entrada dele e outra na porta WAN de um roteador. Ela pode ter a denominação “Internet” como identificação.
- Se a unidade é modem e roteador ao mesmo tempo, conecte o aparelho à parede usando um cabo Ethernet ou Coaxial de acordo com as instruções da provedora de internet.
-
Estabeleça a ligação ao roteador com um cabo Ethernet. Se ele já for usado como ponto de acesso sem fio, você pode fazer isso sem usar cabeamento; do contrário, conecte uma ponta do cabo Ethernet a uma das portas LAN do roteador e a outra à entrada Ethernet do computador.
- Se o PC não possui esse tipo de porta — que é semelhante à de telefone, apenas um pouco maior —, será preciso usar um adaptador para Ethernet, como aqueles para entradas USB ou Thunderbolt.
-
Encontre o endereço IP do roteador. Para configurá-lo, é preciso ter seu endereço IP, que pode ser encontrado da seguinte maneira:
- Windows
:
- Clique no ícone da rede, perto do relógio, na barra de tarefas. Se a conexão for sem fio, ele será em forma de ondas; já a Ethernet é representada pelo símbolo de um computador, e quando não houver internet, um globo.
- Acesse “Abrir Configurações de Rede e Internet”.
- Clique em “Exibir Propriedades do Hardware e Conexão”.
- O endereço IP estará ao lado de “Gateway Padrão”.
- Mac:
- Abra o menu “Preferências do Sistema” e clique no ícone “Rede”.
- Selecione a conexão de internet atual.
- Escolha “Avançado”.
- Clique em “TCP/IP”.
- Anote o endereço IP do roteador ao lado de “Roteador”.
- Windows
:
-
Acesse o site de administrador do roteador. Ele estará localizado no endereço IP que você encontrou no passo anterior; para fazer login, acesse esse endereço IP (como http://192.168.1.1) e entre com o nome de usuário e a senha.
- Todos os roteadores vêm com senhas predefinidas — às vezes, nem há nome de usuário —, como “admin”, “senha” ou “password”. Veja esta página , que possui uma lista de login de admins comuns.
- Caso tenha alterado a senha de administrador do roteador e não lembra qual colocou, você pode restaurar as configurações originais do aparelho pressionando o botão “Reset”.
-
Confirme que o servidor DHCP está habilitado. O roteador já deve estar rodando esse tipo de servidor, que assinala endereços IP aos dispositivos da sua rede. Para confirmar, acesse “Configuração de Rede” ou “Configuração de LAN” e procure por uma seção com o menu "DHCP" no título; se o servidor estiver desabilitado, escolha a opção que o ative novamente.
-
Anote todos os dados que precisa do modem. Na hora de adicionar o novo roteador à rede, você precisará de algumas informações do modem principal para que funcione junto ao novo dispositivo:
- Na seção DHCP das configurações do roteador, encontre as faixas de endereços que são usados pelo servidor. O nome pode variar, como "Starting IP address" (Endereço IP inicial), "DHCP range" (faixa de DHCP) ou “IP Address Range” (Faixa do endereço IP). Anote o primeiro e o último dos endereços mostrados (de “192.168.1.0” a “192.168.1.254”, por exemplo).
- Acesse as configurações “Wi-Fi” (ou “Wireless”) e escreva o SSID, que é o nome da rede sem fio, e forneça a senha.
- Anote o “security mode” (Modo de segurança, que deve ser “WPA2-PSK AES”) e a “band frequency” (a frequência de banda, como 2,4GHz ou 5GHz).
- Escreva também o endereço IP, que deve ser o mesmo que você acessou para abrir o site do administrador, e a máscara de sub-rede (255.255.255.0, por exemplo).
- Dependendo do roteador secundário, pode ser necessário anotar o endereço MAC dele. Se ele e o modem forem das marcas TP-Link ou Linksys, pule este passo.
-
Desconecte-se do roteador. Se você fez alguma mudança nele enquanto logado, como ao ativar o servidor DHCP, salve-as primeiro; isso também reiniciará o roteador. Retire o cabo Ethernet ligado ao computador (ou da rede Wi-Fi) para desconectar-se.Publicidade
-
Conecte o computador ao segundo roteador. Depois de ter coletado as informações do principal (o modem), você terá todos os dados necessários para configurar o outro roteador. Para conectá-lo, use um cabo Ethernet, da mesma forma que fez com o modem.
- Se o computador estiver com o Wi-Fi habilitado, desligue-o agora. É importante não se conectar, por acidente, ao modem enquanto tenta configurar o segundo roteador.
-
Acesse o site do administrador no segundo roteador. Os passos são os mesmos que foram realizados para logar no primeiro roteador; encontrar o endereço IP, digitá-lo em um navegador de internet e fazer login com a senha padrão do administrador.
-
Habilite o modo Bridge. Como o segundo roteador será a “ponte” ao modem principal, será preciso ativar o modo Bridge, que deve estar na seção “Advanced” (Avançado) -> “Network type” (Modo rede) ou “Connection type” (Tipo de conexão).
- O modo Bridge também pode ser chamado de "WDS Bridging", "Wireless Repeater" (Repetidor sem fio) e nomes parecidos.
- Caso tenha um roteador da Netgear, acesse “Advanced” (Avançado) > “Advanced Setup” (Configurações avançadas) > “Router/AP/Bridge/Repeating Mode” (Modo Roteador/PA/Bridge/Repetidor), escolha “Enable Wireless Repeating Function” (Habilitar função de repetição) e depois “Wireless repeater” (Repetidor sem fio).
- Se o aparelho for da TP Link, entre em “Advanced” (Avançado) > “System Tools” (Ferramentas do sistema) > “System Parameters” (Parâmetros do sistema) e escolha “Enable WDS Bridging” (Habilitar modo Bridge WDS). [2] X Fonte de pesquisa
-
Digite os dados obtidos do modem principal. No mesmo local em que você ativou o WDS ou o modo Bridge, deve haver um campo para colocar as informações coletadas do modem primário:
- Digite o SSID e a senha da rede sem fio do modem para que possa conectá-lo ao roteador.
- Forneça o endereço IP do modem — você deve ter o anotado anteriormente — no campo "Default Gateway" (Gateway Padrão).
- Informe um endereço IP a esse roteador na mesma sub-rede. Ele deve ser diferente do endereço IP do modem primário, mas na mesma sub-rede. Dessa forma, se o endereço IP do modem for 192.168.0.1 e a máscara de sub-rede 255.255.255.0, insira 192.168.0.2 como endereço IP do roteador.
- Se for pedido, digite também o endereço Mac do modem principal.
-
Configure o Wi-Fi no roteador. Após ativar o modo Bridge, será preciso confirmar que o roteador está pronto para aceitar as conexões sem fio.
- Ao roteador, será preciso dar um SSID (nome de rede) parecido, mas um pouco diferente do SSID do roteador original. Por exemplo: se o modem possui o nome “Meu Wi-Fi” e fica no andar de cima da casa, o que vai ficar embaixo pode ter o nome Meu Wi-Fi Andar de Cima .
- O roteador deverá ter a mesma senha que o modem e o mesmo método de segurança.
- Use a mesma banda (frequência) que o roteador original.
-
Desabilite o servidor DHCP. Habilitar o modo Bridge deverá ativar automaticamente o servidor DHCP no roteador; apenas confirme que isso foi feito, já que apenas o roteador principal deverá designar endereços IP. Vá até a Configuração de rede ou de LAN (“Network setup” ou “LAN setup”) e veja se há alguma seção com DHCP no título; se estiver ligado, desative.
-
Conecte o roteador “ponte” ao principal. Se ambos possuírem o botão WPS, como a maioria dos fabricados atualmente, basta pressioná-lo nos dois ao mesmo tempo para estabelecer a conexão sem fio. [3] X Fonte de pesquisa Do contrário, deve haver uma opção para fazer a ligação nas configurações do modo Bridge.
-
Salve as alterações e desconecte-se do roteador. Assim que as novas preferências forem aplicadas, o roteador vai reiniciar com um novo endereço IP — que você designou a ele —, portanto, se precisar conectá-lo ao site do administrador novamente, utilize esse endereço.
-
Posicione corretamente o roteador. Ele precisará estar ao alcance do modem principal, mas longe o suficiente para expandir adequadamente a cobertura de internet que havia com apenas um dispositivo. [4] X Fonte de pesquisa
- Independentemente da frequência ser 2,4 GHz ou 5 GHz, o roteador deve estar, na maioria dos casos, dentro de cerca de 60 m de distância. Quanto mais perto ele estiver do modem primário, melhor será o desempenho da rede sem fio. [5] X Fonte de pesquisa
- Paredes, tetos e móveis grandes podem interferir na qualidade da conexão. Se não existir uma maneira de eliminar as barreiras físicas entre o modem e o roteador, deixe-os mais ao alto que puder, como sobre uma estante de livros, por exemplo.
-
Conecte computadores, smartphones e tablets ao novo roteador. Com o modem principal e um roteador secundário, você pode desconectar dispositivos do primeiro e ligá-los ao segundo para obter melhor sinal.Publicidade
Referências
- ↑ https://www.linksys.com/whole-home-mesh-wifi.html
- ↑ https://www.tp-link.com/us/support/faq/1555/
- ↑ https://eu.dlink.com/rs/sr/resource-centre/how-to-guides/how-to-extend-your-network-with-a-wireless-bridge
- ↑ https://eu.dlink.com/rs/sr/resource-centre/how-to-guides/how-to-extend-your-network-with-a-wireless-bridge
- ↑ https://www.centurylink.com/home/help/internet/wireless/which-frequency-should-you-use.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 6 582 vezes.
Publicidade