PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Não quer comprar roteadores de Wi-Fi Mesh e nem repetidores para melhorar o alcance da rede de internet doméstica? Uma boa opção é instalar um segundo roteador, que precisará ter suporte para WDS (também conhecido como “modo Bridge”, “Repeater mode” ou “modo Repetidor”) para aumentar o alcance do Wi-Fi e conectar-se ao roteador original sem a necessidade de fios. Leia este artigo para saber como incorporar um segundo roteador à sua rede Wi-Fi.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Antes de começar

PDF download Baixe em PDF
  1. Adicionar um segundo roteador sem fio à rede doméstica é menos comum, agora que roteadores de Wi-Fi Mesh (conhecido também como sistema Wi-Fi doméstico completo) estão sendo mais difundidos. A configuração da rede Mesh consiste em um modem wireless principal e vários outros pontos de acesso (roteadores) que são distribuídos pela casa ou escritório. [1] Ao adquirir o sistema Mesh, todo o equipamento funcionará ao mesmo tempo; se você comprar um segundo roteador sem fio para a rede atual, não há garantia de que ele funcionará com o modem principal.
    • Os sistemas do tipo estão na faixa de R$ 300,00 a R$ 1.100, dependendo do número de unidades que você precisará para que o sinal chegue a toda a área desejada. Eles podem ser comprados nas maiores lojas on-line, como Amazon, Extra, Magazine Luiza, entre outras.
    • A maioria dos roteadores Mesh pode ser configurado em minutos com um app para dispositivos móveis, o que facilita muito o processo e a adição do segundo roteador.
    • Outra opção é usar um extensor de sinal, que funciona muito bem para melhorar o sinal do Wi-Fi em espaços maiores.
  2. Caso não queira usar uma rede Mesh, o segundo roteador da rede precisa fazer essa “ponte” com o modem principal. Leia o manual desse segundo roteador e veja se há suporte para WDS, modo Bridge ou “Repeater mode” (modo Repetidor); em caso afirmativo, ele poderá ser usado como segundo ponto de acesso do Wi-Fi na rede.
    • Caso não exista suporte para WDS, ele não pode ser usado para expandir a rede sem a utilização de fios.
  3. Ainda que a rede desejada seja sem fio, será preciso ter esse cabo para configurar os dois roteadores a partir do seu computador.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Configurando o modem principal

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de poder adicionar o segundo roteador à rede, confirme que o principal está on-line — geralmente, será o modem que é instalado pela sua provedora de internet. Algumas podem fazer a instalação principal com dois dispositivos diferentes ou um que funciona como roteador e modem, também.
    • Caso tenha um modem separado do roteador sem fio, conecte um cabo Ethernet a uma entrada dele e outra na porta WAN de um roteador. Ela pode ter a denominação “Internet” como identificação.
    • Se a unidade é modem e roteador ao mesmo tempo, conecte o aparelho à parede usando um cabo Ethernet ou Coaxial de acordo com as instruções da provedora de internet.
  2. Se ele já for usado como ponto de acesso sem fio, você pode fazer isso sem usar cabeamento; do contrário, conecte uma ponta do cabo Ethernet a uma das portas LAN do roteador e a outra à entrada Ethernet do computador.
    • Se o PC não possui esse tipo de porta — que é semelhante à de telefone, apenas um pouco maior —, será preciso usar um adaptador para Ethernet, como aqueles para entradas USB ou Thunderbolt.
  3. Para configurá-lo, é preciso ter seu endereço IP, que pode ser encontrado da seguinte maneira:
    • Windows :
      • Clique no ícone da rede, perto do relógio, na barra de tarefas. Se a conexão for sem fio, ele será em forma de ondas; já a Ethernet é representada pelo símbolo de um computador, e quando não houver internet, um globo.
      • Acesse “Abrir Configurações de Rede e Internet”.
      • Clique em “Exibir Propriedades do Hardware e Conexão”.
      • O endereço IP estará ao lado de “Gateway Padrão”.
    • Mac:
      • Abra o menu “Preferências do Sistema” e clique no ícone “Rede”.
      • Selecione a conexão de internet atual.
      • Escolha “Avançado”.
      • Clique em “TCP/IP”.
      • Anote o endereço IP do roteador ao lado de “Roteador”.
  4. Acesse o site de administrador do roteador. Ele estará localizado no endereço IP que você encontrou no passo anterior; para fazer login, acesse esse endereço IP (como http://192.168.1.1) e entre com o nome de usuário e a senha.
    • Todos os roteadores vêm com senhas predefinidas — às vezes, nem há nome de usuário —, como “admin”, “senha” ou “password”. Veja esta página , que possui uma lista de login de admins comuns.
    • Caso tenha alterado a senha de administrador do roteador e não lembra qual colocou, você pode restaurar as configurações originais do aparelho pressionando o botão “Reset”.
  5. O roteador já deve estar rodando esse tipo de servidor, que assinala endereços IP aos dispositivos da sua rede. Para confirmar, acesse “Configuração de Rede” ou “Configuração de LAN” e procure por uma seção com o menu "DHCP" no título; se o servidor estiver desabilitado, escolha a opção que o ative novamente.
  6. Na hora de adicionar o novo roteador à rede, você precisará de algumas informações do modem principal para que funcione junto ao novo dispositivo:
    • Na seção DHCP das configurações do roteador, encontre as faixas de endereços que são usados pelo servidor. O nome pode variar, como "Starting IP address" (Endereço IP inicial), "DHCP range" (faixa de DHCP) ou “IP Address Range” (Faixa do endereço IP). Anote o primeiro e o último dos endereços mostrados (de “192.168.1.0” a “192.168.1.254”, por exemplo).
    • Acesse as configurações “Wi-Fi” (ou “Wireless”) e escreva o SSID, que é o nome da rede sem fio, e forneça a senha.
    • Anote o “security mode” (Modo de segurança, que deve ser “WPA2-PSK AES”) e a “band frequency” (a frequência de banda, como 2,4GHz ou 5GHz).
    • Escreva também o endereço IP, que deve ser o mesmo que você acessou para abrir o site do administrador, e a máscara de sub-rede (255.255.255.0, por exemplo).
    • Dependendo do roteador secundário, pode ser necessário anotar o endereço MAC dele. Se ele e o modem forem das marcas TP-Link ou Linksys, pule este passo.
  7. Se você fez alguma mudança nele enquanto logado, como ao ativar o servidor DHCP, salve-as primeiro; isso também reiniciará o roteador. Retire o cabo Ethernet ligado ao computador (ou da rede Wi-Fi) para desconectar-se.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Configurando o modo Bridge no segundo roteador

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de ter coletado as informações do principal (o modem), você terá todos os dados necessários para configurar o outro roteador. Para conectá-lo, use um cabo Ethernet, da mesma forma que fez com o modem.
    • Se o computador estiver com o Wi-Fi habilitado, desligue-o agora. É importante não se conectar, por acidente, ao modem enquanto tenta configurar o segundo roteador.
  2. Os passos são os mesmos que foram realizados para logar no primeiro roteador; encontrar o endereço IP, digitá-lo em um navegador de internet e fazer login com a senha padrão do administrador.
  3. Como o segundo roteador será a “ponte” ao modem principal, será preciso ativar o modo Bridge, que deve estar na seção “Advanced” (Avançado) -> “Network type” (Modo rede) ou “Connection type” (Tipo de conexão).
    • O modo Bridge também pode ser chamado de "WDS Bridging", "Wireless Repeater" (Repetidor sem fio) e nomes parecidos.
    • Caso tenha um roteador da Netgear, acesse “Advanced” (Avançado) > “Advanced Setup” (Configurações avançadas) > “Router/AP/Bridge/Repeating Mode” (Modo Roteador/PA/Bridge/Repetidor), escolha “Enable Wireless Repeating Function” (Habilitar função de repetição) e depois “Wireless repeater” (Repetidor sem fio).
    • Se o aparelho for da TP Link, entre em “Advanced” (Avançado) > “System Tools” (Ferramentas do sistema) > “System Parameters” (Parâmetros do sistema) e escolha “Enable WDS Bridging” (Habilitar modo Bridge WDS). [2]
  4. No mesmo local em que você ativou o WDS ou o modo Bridge, deve haver um campo para colocar as informações coletadas do modem primário:
    • Digite o SSID e a senha da rede sem fio do modem para que possa conectá-lo ao roteador.
    • Forneça o endereço IP do modem — você deve ter o anotado anteriormente — no campo "Default Gateway" (Gateway Padrão).
    • Informe um endereço IP a esse roteador na mesma sub-rede. Ele deve ser diferente do endereço IP do modem primário, mas na mesma sub-rede. Dessa forma, se o endereço IP do modem for 192.168.0.1 e a máscara de sub-rede 255.255.255.0, insira 192.168.0.2 como endereço IP do roteador.
    • Se for pedido, digite também o endereço Mac do modem principal.
  5. Após ativar o modo Bridge, será preciso confirmar que o roteador está pronto para aceitar as conexões sem fio.
    • Ao roteador, será preciso dar um SSID (nome de rede) parecido, mas um pouco diferente do SSID do roteador original. Por exemplo: se o modem possui o nome “Meu Wi-Fi” e fica no andar de cima da casa, o que vai ficar embaixo pode ter o nome Meu Wi-Fi Andar de Cima .
    • O roteador deverá ter a mesma senha que o modem e o mesmo método de segurança.
    • Use a mesma banda (frequência) que o roteador original.
  6. Habilitar o modo Bridge deverá ativar automaticamente o servidor DHCP no roteador; apenas confirme que isso foi feito, já que apenas o roteador principal deverá designar endereços IP. Vá até a Configuração de rede ou de LAN (“Network setup” ou “LAN setup”) e veja se há alguma seção com DHCP no título; se estiver ligado, desative.
  7. Se ambos possuírem o botão WPS, como a maioria dos fabricados atualmente, basta pressioná-lo nos dois ao mesmo tempo para estabelecer a conexão sem fio. [3] Do contrário, deve haver uma opção para fazer a ligação nas configurações do modo Bridge.
  8. Assim que as novas preferências forem aplicadas, o roteador vai reiniciar com um novo endereço IP — que você designou a ele —, portanto, se precisar conectá-lo ao site do administrador novamente, utilize esse endereço.
  9. Ele precisará estar ao alcance do modem principal, mas longe o suficiente para expandir adequadamente a cobertura de internet que havia com apenas um dispositivo. [4]
    • Independentemente da frequência ser 2,4 GHz ou 5 GHz, o roteador deve estar, na maioria dos casos, dentro de cerca de 60 m de distância. Quanto mais perto ele estiver do modem primário, melhor será o desempenho da rede sem fio. [5]
    • Paredes, tetos e móveis grandes podem interferir na qualidade da conexão. Se não existir uma maneira de eliminar as barreiras físicas entre o modem e o roteador, deixe-os mais ao alto que puder, como sobre uma estante de livros, por exemplo.
  10. Com o modem principal e um roteador secundário, você pode desconectar dispositivos do primeiro e ligá-los ao segundo para obter melhor sinal.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 582 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade