PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Normalmente, quando se quer usar um HD externo, basta conectá-lo ao computador. Caso esteja usando um micro com sistema Macintosh, é possível que a unidade não apareça no sistema, provavelmente por estar formatada em NTFS, formato padrão do Windows. Quer aprender a usar o seu HD? Continue lendo e siga as dicas abaixo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Conectando o disco

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos discos usa cabos USB, portanto, procure uma porta livre no computador e conecte-o a ela. Normalmente, as portas ficam na lateral do Mac.
    • Algumas unidades específicas para Mac vêm com cabos nos padrões Thunderbolt ou FireWire. Se for o caso, conecte o disco na porta correta ou compre um adaptador.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Jeremy Mercer

    Assistente de Informática
    Jeremy Mercer é administrador e técnico chefe da MacPro-LA em Los Angeles, California. Tem mais de dez anos de experiência no conserto de equipamentos eletrônicos, trabalhando inclusive com lojas especializadas em Mac e PC.
    Jeremy Mercer
    Assistente de Informática

    Você pode escolher um disco rígido externo baseado no preço ou na velocidade. Alguns modelos usam a tecnologia HDD, a qual torna o periférico mais lento e barato, mas com uma grande capacidade de armazenamento. Outra opção é o disco rígido de estado sólido; eles são mais caros, mas são muito mais rápidos. Não se esqueça de comprar os cabos necessários para conectá-lo ao Mac.

  2. Se o HD está formatado e conectado corretamente, ele aparecerá na área de trabalho do Mac como uma unidade com ícone USB ou Thunderbolt.
    • O ícone da unidade pode não aparecer na "Área de Trabalho", apesar de estar conectado corretamente. Procure por ele na janela do "Finder", sob o cabeçalho "Dispositivos".
    • É possível configurar os dispositivos externos para aparecer na "Área de Trabalho" abrindo o menu do "Finder" e clicando em "Preferências". Na janela, marque o campo "Discos Externos". [1]
    • Caso a unidade não apareça na "Área de Trabalho" ou no "Finder", confira o próximo Método.
  3. Dê um clique duplo na unidade dentro da "Área de Trabalho" ou do painel esquerdo do "Finder" para acessar os conteúdos do HD externo. Agora, você pode arrastar e transferir arquivos entre o Mac e o disco.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Formatando o disco

PDF download Baixe em PDF
  1. A maior parte dos HDs externos vem formatada de fábrica para funcionar com computadores Windows, o que limita bastante o funcionamento no Macintosh. Você provavelmente consegue ler o disco, mas é incapaz de escrever nele, certo? Para resolver o problema, formate-o.
    • Na "Área de Trabalho", clique em "Ir" -> "Utilitários" -> "Utilitário de Discos".
    • A formatação apagará todos os dados do HD. Caso esteja lidando com um disco usado e que já tenha arquivos, faça um backup do que não gostaria de perder antes da formatação.
  2. No menu, você verá uma lista das unidades conectadas.
    • Caso o disco não apareça na lista, confira o próximo Método.
    • Atenção, você apagará tudo no disco rígido, e é importante fazer o backup dos arquivos importantes. Caso a unidade esteja no formato de Windows, é possível copiá-los e salvar no Mac antes de formatar.
  3. Esse formato é compatível com os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac OS X), ou seja, é possível transitar entre os sistemas com o disco sem problemas. Diferentemente do FAT tradicional, não há limite prático para o tamanho de arquivos ou volumes, ou seja, qualquer disco pode ser formatado em ExFAT.
    • Caso planeje usar o disco apenas no Mac, selecione "Mac OS Expandido (Registro Cronológico)" para tirar vantagem de todas as opções do Mac, como a Cápsula do Tempo.
  4. O processo é irreversível e apagará todos os dados do HD. O tempo necessário dependerá do tamanho da unidade.
  5. Após a formatação, a unidade aparecerá na "Área de Trabalho" e basta dar um clique duplo nela para acessá-la e usá-la normalmente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Localizando um disco desaparecido

PDF download Baixe em PDF
  1. Confira os cabos, tanto no disco quanto no computador, e veja se há alguma conexão solta. Se for o caso, o HD não vai aparecer no sistema.
  2. Alguns discos externos precisam de uma conexão de força externa. Na falta do cabo, você pode comprar uma saída USB dupla, que nada mais é do que um cabo que se divide ao meio e consome duas portas USB do computador para dar mais energia ao HD. [2]
  3. Muitas vezes, o simples ato de desligar e ligar o sistema pode resolver diversos problemas com o disco rígido. Acesse o menu da Apple e desligue o computador completamente. Assim que ele estiver encerrado, ligue-o novamente e veja se o HD aparece.
  4. É possível que o problema esteja no cabo USB ou na porta do Mac, portanto, faça alguns testes para eliminar hipóteses. [3]
  5. O "Utilitário de Discos" do Mac tem algumas funções de reparo que podem fazer com que seu HD volte à vida.
    • Abra o "Utilitário de Discos" na pasta "Utilitários".
    • Selecione o HD e clique no botão "Primeiros socorros".
    • Clique em "Executar".
    • Deixe o programa corrigir os erros encontrados. Com sorte, vai ser possível voltar a usar o HD novamente. Obviamente, se o sistema encontrou erros, é melhor tomar cuidado e fazer um backup dos arquivos, pois o disco pode estar morrendo.
  6. Todas as unidades de armazenamento uma hora ou outra morrerão. A probabilidade da falha acontecer aumenta bastante com cada ano de uso, e você se surpreenderia com a taxa de falha dos discos novos. Se o HD tem mais de quatro anos e não aparece no sistema, é bem possível que ele esteja morto.
    • Teste em outro computador e veja se ele funciona. Se nada der certo, é melhor comprar um disco novo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 003 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade