PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É importante verificar regularmente o nível de eletrólitos (pois não é água) da sua bateria por dois motivos: primeiro porque ele evapora naturalmente, e segundo porque uma pequena quantidade sofre eletrólise e se transforma em hidrogênio e oxigênio toda vez que você carrega o dispositivo. Aprender como checar e substituir a água da bateria do seu carro com segurança é um aspecto importante para a manutenção dele. Comece com o Passo 1 abaixo para obter instruções detalhadas de como examinar os níveis de água da bateria do veículo, protegendo-o e a você mesmo.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Limpando a bateria e abrindo as portas

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Na maioria dos carros, você só precisa abrir o capô para acessá-la.
    • Algumas baterias ficam mais abaixo no compartimento do motor, atrás do para-choque frontal e na frente das rodas dianteiras. Elas às vezes são acessadas por baixo e precisam ser removidas para passarem por manutenção.
    • A maioria das baterias da BMW e da Mercedes Benz, além de algumas outras, está localizada no porta-malas, escondida em um compartimento isolado.
    • Elas também podem estar abaixo do assento traseiro, como em alguns Cadillacs.
  2. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Antes de verificar os níveis de água, limpe a sujeira e os detritos de cima da bateria e dos terminais dela. É importante fazê-lo para que nenhum material estranho entre nas células do dispositivo quando elas forem abertas, e também porque uma superfície limpa ajuda a parar ou a tornar mais lenta a corrosão dos metais próximos.
    • Para fazer a limpeza geral da sujeira da estrada e de pequenas corrosões, use um limpa-vidros com amônia. Passe o produto em um pano, não na bateria em si , e remova a sujeira. Pode-se usar toalhas de papel, desde que sejam substituídas antes de se desmancharem.
    • A corrosão mais grave pode ser limpa com uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Novamente, umedeça o pano, não a bateria, com a solução. Às vezes, será necessário repetir o processo várias vezes. Depois, limpe com um pano embebido em limpa-vidros para remover o bicarbonato, pois o resíduo dele no exterior do dispositivo vai acelerar a futura corrosão dos terminais e dos metais próximos.
    • Não se apresse: mantenha as tampas nas portas da bateria durante esse estágio. Não deixe que os fluidos de limpeza caiam dentro do dispositivo por meio dessas portas.
    • Nota: se você preferir, pode remover a bateria do carro antes de limpar e fazer a manutenção dela e reinstalá-la depois, o que pode ser mais seguro, especialmente se o dispositivo estiver em um local estranho. No entanto, retirá-la vai reiniciar alguns ou todos os eletrônicos do carro, como o relógio, as pré-definições das estações de rádio e outros. Se a bateria puder passar por manutenção sem sair do carro, você economizará bastante tempo.
    • Também é possível retirar os terminais da bateria e mergulhá-los em uma xícara de água bem quente. Ela derreterá a corrosão, deixando a superfície limpa. Os terminais deverão estar bem secos antes de serem recolocados no dispositivo.
  3. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Acima da bateria, há duas tampas de plástico semirretangulares usadas para fechar cada porta da bateria. Elas podem ser removidas fazendo uma alavanca com uma espátula ou uma chave de fenda. Caso a tampa não se solte na hora, tente levantá-la a partir de vários pontos ao redor dela.
    • Algumas baterias têm seis tampas redondas individuais. Elas podem ser removidas ao serem giradas no sentido anti-horário e então levantadas.
    • Se a bateria for rotulada como "sem manutenção", ela não foi feita para ser aberta. Os fabricantes advertem que não se deve adicionar água a esses dispositivos; eles devem ser substituídos se pararem de funcionar direito.
  4. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Remover as tampas das portas pode revelar mais sujeira na superfície da bateria. Continue limpando com um pano embebido em limpa-vidros.
    • Não use bicarbonato de sódio para essa limpeza. Prefira uma pequena quantidade de limpa-vidros e tome muito cuidado para evitar que qualquer coisa, como o produto de limpeza, a sujeira, pedaços de papel-toalha etc. entrem nas portas.
    • Não se sinta tentado a pular esse passo: manter a parte superior da bateria limpa reduzirá a corrosão futura. Esse é um aspecto importante da manutenção que preserva a integridade dos conectores.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Avaliando os níveis de fluido existentes

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Observando cada porta, você poderá ver o nível do eletrólito de cada uma. Cada célula deverá estar coberta por uma quantidade igual de fluido.
    • Se esse não for o caso, talvez as células tenham sido preenchidas em excesso anteriormente. O problema pode ser corrigido com o preenchimento adequado mais tarde, quando o nível sobressalente baixar após o uso normal.
    • Se os níveis de fluido estiverem claramente desiguais, também é possível que a bateria esteja vazando um pouco ou tenha uma rachadura. Nesse caso, ela precisa ser substituída. Se não houver um vazamento óbvio, preencha o dispositivo até o máximo que for seguro usando apenas água destilada e verifique novamente após algumas semanas para ver se os níveis permanecem uniformes.
  2. O eletrólito está muito baixo se alguma parte das placas estiver exposta ao ar. Caso elas não estejam totalmente cobertas com o líquido, a bateria não pode operar em sua capacidade total.
    • Expor as placas ao ar estraga a área exposta em questão de dias.
    • Caso o eletrólito só esteja cerca de 1 cm abaixo do topo das placas, adicionar água suficiente apenas para cobri-las pode voltar a bateria para as condições de uso, porém com uma capacidade um tanto reduzida. Caso contrário, você precisará considerar a substituição da bateria. As instruções para adicionar água estão na Parte 3 desse artigo.
    • A sobrecarga pode deixar os níveis do eletrólito baixos. Portanto, se esse for o caso, você deve verificar o alternador.
  3. O nível de fluidos normal é de cerca de 1 cm acima dos topos das placas ou de mais ou menos 3 mm abaixo das partes inferiores dos tubos de enchimento, que se estendem a partir das aberturas das portas.
    • Nesse caso, pode ser que não valha a pena encher a bateria neste momento. Recoloque as tampas nas portas e inspecione novamente em três meses.
  4. O maior nível seguro toca a parte de baixo dos tubos de enchimento.
    • A maioria dos tubos de enchimento tem um par de entradas na lateral, em algum ponto perto da parte de baixo deles. Assim, o menisco (a pequena quantidade de fluido que se inclina perto da borda do tubo) terá um formato distinto de olho se o líquido estiver tocando o tubo de enchimento, enquanto não haverá menisco se o eletrólito estiver abaixo do fundo do tubo.
    • O menisco com formato de olho foi feito para sinalizar quando se deve parar de encher. Pode ser necessário usar uma lanterna para verificar o nível do fluido e a presença ou ausência do menisco com clareza.
  5. Você deve sempre seguir os conselhos do fabricante ou do vendedor se eles entrarem em conflito com as informações fornecidas nesse artigo.
    • Saiba também que as baterias para carros de golfe, máquinas para limpeza de pisos e níquel-cádmio podem exigir outros níveis de eletrólitos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Ajustando os níveis de fluido

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Ela pode ser comprada em lojas de artigos químicos. Se os níveis de eletrólitos nas células estiverem baixos, ou seja, se as placas estiverem expostas, preencha só para cobri-las. Em seguida, use um carregador para recarregar a bateria ou dirija por alguns dias normalmente. Se a bateria estiver totalmente carregada, preencha apenas até o maior nível seguro, ou seja, até tocar as partes inferiores dos tubos de enchimento.
    • Utilize um funil limpo, um squeeze , uma seringa grande de culinária ou outros para garantir o controle do fluxo e a precisão do nível final ao preencher cada porta. Tome muito cuidado para evitar que a sujeira ou os produtos de limpeza entrem nas células.
    • A água de torneira, de poço, filtrada ou outra que não seja a destilada adicionará minerais e produtos químicos como o cloro, além de outros contaminantes que diminuirão a vida útil da bateria. [1]
  2. Se você estiver adicionando água por um desses motivos, é melhor encher apenas o suficiente para cobrir as placas ou deixá-las como estão, se o nível estiver normal.
    • Quando uma bateria fraca ou sem carga for carregada, os níveis de eletrólitos subirão, e portanto você deverá dar espaço para esse processo ocorrer. Ele não acontece em um dispositivo completamente carregado.
    • Os níveis de eletrólitos também podem subir se a bateria esquentar.
  3. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Veja se todas as áreas estão limpas e então coloque as tampas das portas de volta na bateria.
    • Se você tiver enchido demais a bateria por acidente, mas não houver transbordamento para a superfície dela, o melhor a fazer é parar de encher e deixar do jeito que está. Se houver transbordamento, lembre-se de que ele é ácido e não deixe que entre em contato com sua pele ou suas roupas.
    • Limpe usando um trapo ou toalhas de papel. Não permita que eles fiquem encharcados o bastante para pingar em outras partes do carro. Enxágue o pano usando um regador e não deixe que a água entre em contato com suas mãos.
    • Depois de terminar, jogue o trapo úmido ou as toalhas de papel no lixo comum. Despeje a água em um ralo, tomando cuidado para não respingá-la. Não é bom que o resíduo ácido caia sobre outras coisas. Finalmente, limpe qualquer item que tenha entrado em contato com o líquido usando um pano umedecido com limpa-vidros.
    • Inspecione a bateria cheia demais toda semana durante um mês para ver se há mais transbordamento, e limpe-o como descrito acima se for necessário.
    • O ácido sulfúrico que a bateria perde em transbordamentos acidentais provavelmente é insignificante para a operação do dispositivo. É melhor não tentar adicionar ácido para repor o que foi perdido, pois o excesso dele diminui mais a vida útil da bateria do que a falta.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Tomando medidas de segurança adequadas

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    O eletrólito da bateria contém ácido sulfúrico, portanto é extremamente importante que nada desse líquido entre em contato com seus olhos, pois ele pode causar danos ou até cegueira. [2]
    • As lentes de contato não oferecem nenhuma proteção e podem piorar a situação no caso de um acidente. Já os óculos comuns não protegem o suficiente por causa da falta de cobertura lateral.
    • Portanto, é essencial usar óculos de segurança, que podem ser comprados na maioria das lojas de ferragens.
  2. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Escolha um tipo que possa suportar o ácido sulfúrico por pelo menos alguns minutos. Esses itens podem ser encontrados nas lojas de ferragens.
    • As luvas de látex e vinil não suportam o ácido por muito tempo. Se for usá-las, troque-as imediatamente ao notar um respingo nelas. Com o tempo, o eletrólito passará pela luva e queimará sua pele.
    • As luvas de neoprene oferecem proteção por uma hora ou mais, porém são mais difíceis de encontrar em lojas comuns. O nitrilo não é igual ao neoprene. As luvas desse material oferecem menos proteção ao ácido sulfúrico do que o látex e não devem ser usadas.
  3. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Vista roupas velhas com mangas longas, calças compridas e sapatos fechados para cobrir o máximo possível dela. Se o eletrólito respingar nas suas roupas, o tecido vai se deteriorar em uma semana ou duas e ficará esburacado, portanto use peças velhas que possa jogar fora.
  4. Watermark wikiHow to Conferir o Nível de Água da Bateria
    Se o líquido respingar em você, lave o local imediatamente com água corrente e sabão.
    • Se você sentir uma sensação de formigamento ou queimação em alguma parte da pele, pode ter deixado cair um pouco do eletrólito em si mesmo. Só uma gota já pode causar uma queimadura.
    • Pode ser que você não veja nenhuma vermelhidão ou ferida até que seja tarde demais, portanto, se suspeitar de que o líquido caiu no seu corpo, pare um pouco e lave-se imediatamente em vez de esperar para ver.
    • Jogue fora todas as luvas e trapos usados ao terminar. Deixá-los em contato com outros materiais pode causar danos.
    Publicidade

Dicas

  • Se você não souber o que está fazendo, leve o carro a um mecânico. A maioria das lojas de autopeças fará essa manutenção de graça.
  • Deixe todas as áreas limpas e sem detritos ao fazer a manutenção da bateria.
  • Não remova as tampas das portas com o carro em movimento.
  • Proteja os olhos. O ácido da bateria pode cegá-lo e é bastante corrosivo.
  • Use óculos de segurança ao verificar e preencher os níveis de líquido das células.
  • Utilize uma espátula plástica com 2,5 cm de largura para levantar as tampas das portas. Ela pode ser comprada em lojas de ferragens ou que vendem tinta para pintura de paredes. Como alternativa, pode-se usar uma chave de fenda com cabo revestido, mas tome cuidado para não tocar a chave em nenhum outro metal, causando uma faísca que pode atear fogo no gás hidrogênio dentro da bateria.
  • Limpe a bateria. A sujeira acumula umidade e se torna levemente condutora, especialmente se exposta aos vapores ácidos do dispositivo. A corrente que flui pela sujeira sobre as superfícies externas dele promove a corrosão dos metais próximos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Óculos de segurança
  • Luvas: as de neoprene são as melhores. O látex e o vinil servem, e o nitrilo não suporta o ácido de bateria.
  • Toalhas de papel ou trapos
  • Água destilada
  • Um squeeze , uma seringa culinária ou um funil
  • Limpa-vidros com amônia
  • Bicarbonato de sódio (opcional, para o caso de haver muita corrosão nos terminais da bateria)
  • Espátula plástica com 2,5 cm de largura (opcional) para levantar e retirar as tampas das portas, ou uma chave de fenda com cabo revestido


Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 162 727 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade