PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Já se perguntou se o seu cachorro está no peso adequado? Manter um peso saudável é muito importante para a saúde e o bem-estar de seu animal de estimação. Como dono, é sua a responsabilidade de monitorar essa característica e de tomar ações quando necessário. Além do simples uso de uma balança, há diversas formas de reconhecer sinais de sobrepeso ou subnutrição animal.

Método 1
Método 1 de 3:

Pesando um cão de pequeno porte

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você consegue levantá-lo sem dificuldades, é possível pesá-lo usando uma balança de banheiro comum e uma subtração simples. Basta pegá-lo em seus braços e segurá-lo bem para que não se mova muito e pule (ou caia) no chão. [1]
    • Segure-o com ambos os braços, próximo ao centro do corpo e como se estivesse pegando o bichinho para dar carinho e afeição.
    • Essa não é uma boa ideia se você tem dificuldades em levantar objetos pesados ou tem restrições de saúde que o proíbem de fazer esse tipo de levantamento.
  2. Ao subir, espere alguns instantes para que ela registre o peso de seu corpo. Olhe para baixo, tome nota do número exibido e anote-o a seguir. Essa é a soma de seu peso total mais o peso de seu cachorrinho. [2]
    • Cuide para segurá-lo com bastante firmeza durante todo o tempo. É importante que ele não caia acidentalmente no caso de ficar se mexendo em seus braços.
  3. Desça-o da balança e suba nela outra vez. Tome nota de seu próprio peso enquanto permanece a sós na balança.
    • Dê para ele uma recompensa por cooperar a fim de incentivá-lo a se comportar ainda mais da próxima vez.
  4. Pegue o peso total (você e o animal de estimação) e subtraia dele o peso individual. A resposta equivalerá ao peso de seu cachorrinho. [3]
    • Se, por exemplo, o peso total (você e o animal de estimação) for igual a 97,5 quilogramas e o seu peso individual for igual a 84,5 quilogramas, basta realizar a seguinte operação: 97,5 - 84,5. A resposta será igual a 13 quilogramas, o peso de seu cachorrinho.
  5. O veterinário poderá informar qual é o "peso ideal" para a raça de seu cachorrinho. Se ele for de raça pura, também é possível compará-lo aos padrões publicados em revistas ou páginas de sociedades animais.
    • Esses padrões também trazem um intervalo típico para machos e fêmeas da raça em questão. Tenha em mente que esses padrões são uma média para "espécimes ideais" e que animais muito altos ou baixos podem não se ver incluídos nessas categorias.
    • Se o seu cachorrinho for uma mistura entre duas raças com peso similar, coloque esse intervalo como objetivo. Se ele for uma mistura entre várias raças, considere os pesos ideais daquela que mais se assemelha ao seu animal de estimação em porte e aparência.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Pesando um cão de grande porte

PDF download Baixe em PDF
  1. Se ele for pesado demais para ser levantado, você ainda pode conseguir usar a balança com um certo preparo. Coloque um recipiente grande e estável sobre ela ou crie o seu próprio usando madeira compensada, espuma rígida ou plástico. Coloque-o de modo a estar apoiado por completo na balança e corte uma janela que possibilite a leitura do visor. Agora, você pode usar uma balança simples para pesar um cão de grande porte. Siga estes passos: [4]
    • Guie o cão para cima da plataforma e coloque-o sentado e imóvel. Anote o peso exibido no visor.
    • Tire-o da plataforma e anote o peso da plataforma isolada.
    • Subtraia o peso da plataforma da primeira medida — esse é o peso de seu cachorro.
  2. Se você não tem uma balança em casa ou não consegue fazê-lo ficar parado sobre a plataforma, leve-o a uma rodoviária. Coloque uma coleira e leve-o a uma estação que realiza viagens de longa distância. Esse tipo de local costuma ter balanças de grande porte para a pesagem de malas, mas vale notar que será preciso convencer os funcionários a permitirem sua utilização.
    • Uma ideia seria trazer um pequeno café ou outro presente simples como sinal de agradecimento pelo favor.
  3. Ligue na recepção ou fale com o técnico na clínica veterinária para perguntar se poderia usar a balança do local. Se encontrar um funcionário atencioso, você talvez consiga até mesmo ir e usá-la sem ter que pagar por uma consulta.
    • Se o veterinário exige que as regras sejam seguidas, você talvez precise marcar uma consulta a fim de finalmente descobrir o peso real de seu cachorro.
  4. Para melhores resultados, peça a um veterinário que o examine e recomende um objetivo. Você pode encontrar recomendações por raça na internet, mas elas nem sempre serão precisas com respeito ao seu animal de estimação — especialmente se for de uma raça mista. [5]
    • Converse com o veterinário sobre o peso e pergunte se teria recomendações de dieta e exercício.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Observando sinais de um peso inadequado

PDF download Baixe em PDF
  1. Hounds , setters e outras raças de caça tendem a ser naturalmente esbeltas. Outras raças podem parecer baixas e fortes mesmo dentro do peso saudável, o que inclui rottweilers , buldogues e labradores. [6]
    • Alguns cães são bastante altos, magros e esguios. Outros são grandes e fortes. A maioria das recomendações quando se trata de monitorar o peso canino se baseiam naqueles cujos corpos se encontram entre esses dois extremos.
    • Você poderá fazer um julgamento mais preciso se souber qual é o formato normal da raça em questão.
  2. Como regra geral, um cão no peso normal não terá costelas à mostra quando estiver em pé, mas algumas podem aparecer ao se encurvar. Se você consegue vê-las enquanto está em pé, pode ser que ele esteja subnutrido. Caso não seja possível vê-las enquanto ele se encurva, pode ser que esteja sofrendo com sobrepeso.
    • Pode ser difícil fazer essa análise com raças peludas ou com formatos incomuns, como buldogues ingleses e whippets .
  3. Ao apalpar a zona torácica gentilmente com os dedos, você deve conseguir senti-las sob a pele — mas apenas de forma leve. Se não for possível discerni-las, esse é um sinal de sobrepeso. Se você consegue senti-las facilmente e há pouca gordura que as cobre, é possível que ele esteja subnutrido. [7]
    • Você também deve sentir o topo do esterno com uma pressão leve.
  4. Fique atrás dele enquanto estiver em pé e observe suas costas. Sua largura deve ficar mais estreita a partir dos ombros e da caixa torácica à medida em que avança para baixo. Você deverá conseguir ver a cintura com facilidade, estando bem estreita antes de chegar nos quadris. [8]
    • Se não é possível ver uma cintura com clareza, o cão está com sobrepeso.
    • Se os ossos do quadril estiverem fortemente visíveis, leve-o ao veterinário. Esse sinal pode indicar problemas de saúde.
  5. Em cães mais jovens (com menos de sete anos para a maioria das raças ou com menos de quatro, no caso das gigantes), o abdome deve ficar "contraído" ligeiramente acima da caixa torácica quando observado lateralmente. A profundidade dessa "contração" dependerá da raça, sendo importante novamente consultar os padrões a ela associados e acessar diversas imagens antes de executar uma avaliação visual. À medida em que os cães envelhecem, seus músculos abdominais se enfraquecem (assim como em seres humanos), resultando em uma "barriguinha" que pode levá-lo a ter dúvidas sobre seu peso. [9]
    • Em geral, quando o cão se deita de lado, a barriga estará alinhada à caixa torácica.
    • Ela ficará normalmente maior após uma refeição.
    Publicidade

Dicas

  • Será muito mais fácil prosseguir se o cachorro conhece e entende os comandos de sentar e ficar. Mostrar uma recompensa pode ajudar, mas apenas se ele reage mantendo-se imóvel e concentrando-se em você em vez de ficar ainda mais empolgado.
  • Você pode pesquisar pelas " planilhas de conformação " associadas à raça de seu animal de estimação. Elas costumam incluir imagens exibindo sinais de cães com sobrepeso ou subnutrição da raça analisada e são padrões utilizados em competições caninas — por conta disso, a maioria das outras informações não terá muita relevância para a saúde.
  • Se o seu cachorro estiver subnutrido, não o force a comer. Apenas deixe o alimento à disposição o tempo todo para que possa se nutrir sempre que desejar. Converse com o veterinário se ele parece não comer o suficiente por conta própria.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 319 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade