Baixe em PDF
Baixe em PDF
A confiança é um elemento-chave no desenvolvimento de um relacionamento forte e duradouro. Embora seja normal preocupar-se com a confiança em um relacionamento, essas preocupações podem ser muito prejudiciais se forem exageradas ou não tiverem fundamento. Para evitar esse problema, aprenda a confiar na pessoa amada, a reconstruir a confiança após uma traição e a lidar com a desconfiança.
Passos
-
Analise o motivo pela qual você não consegue confiar na pessoa amada. Antes de tomar uma decisão drástica a respeito do relacionamento, é importante analisar as razões pelas quais você não consegue confiar em seu namorado. Se quiser conversar com eles sobre tais preocupações, será preciso conseguir identificar os motivos pelos quais se sente assim.
- Ele fez alguma coisa que a deixou desconfiada? Está evitando você? Alguém fez algum comentário ou sugeriu que ele não seja digno de confiança?
- Existem evidências para apoiar essas preocupações?
-
Não tire conclusões precipitadas. Embora isso possa depender do motivo da desconfiança, é melhor não tirar conclusões precipitadas que poderiam comprometer o futuro do relacionamento. Em vez de reagir às suspeitas, tente analisar a situação de forma calma e racional.
- Existe outra possível explicação para o comportamento dele ou para suas preocupações? Você deve ter certeza de que entende o que está acontecendo e de que conhece bem os fatos.
- Vocês já tiveram esse tipo de problema no passado? Qual foi o resultado?
- Caso tenha um bom amigo que costume ajudá-la a analisar as coisas, peça a opinião dele.
-
Reflita sobre seus relacionamentos anteriores. Antes de chegar à conclusão de que a pessoa amada não é digna de confiança, analise seus relacionamentos anteriores. Se você traiu ou foi traída no passado, é normal sentir medo de confiar no parceiro atual.
- Caso acredite que os problemas dos relacionamentos anteriores estejam afetando sua capacidade de confiar na pessoa amada, deixe-a a par do problema. Seu namorado terá mais chances de compreender a situação e vocês poderão entrar em um acordo sobre como interagir de forma mais eficiente no futuro.
- Se ele não estiver disposto a ser paciente com seus problemas de confiança nem, pelo menos, tentar entendê-los, talvez não mereça sua confiança.
- Caso esteja presa em uma situação emocional na qual você não se sinta capaz de superar os problemas de confiança do passado, este pode ser um bom momento para consultar um conselheiro ou terapeuta que possa ajudá-la seguir em frente com o relacionamento atual.
-
Converse com seu namorado sobre a forma como se sente. Embora possa parecer difícil, a melhor maneira de lidar com a desconfiança é conversar sobre nossas preocupações. Diga como se sente e como enxerga o comportamento da pessoa amada, mas sem fazer acusações, ser negativa ou ficar na defensiva.
- Geralmente, os psicólogos recomendam começar uma conversa com "eu sinto", em vez de uma declaração iniciada em "você". Por exemplo, em vez de acusar a outra pessoa de trair sua confiança, você poderia dizer: "Eu me sinto magoada" ou "Me preocupo porque acho que não temos as mesmas expectativas em relação ao namoro". Concentrar-se nos próprios sentimentos e não nas atitudes dele, pelo menos no início, evitará conflitos e deixará a outra pessoa mais disposta a dialogar. [1] X Fonte de pesquisa [2] X Fonte de pesquisa
- Pense em como se sentiria se alguém a acusasse de não ser digna de confiança, e faça o seu melhor para ouvir com atenção tudo o que ele tiver para dizer.
-
É importante que vocês dois sigam o mesmo padrão. Se deseja confiar na pessoa amada, ela também deverá poder confiar em você. Comporte-se da forma como espera que ela se comporte e esforce-se para ser uma pessoa aberta, honesta e confiável.
- Por exemplo, se não quiser que ele envie mensagens de texto para outras mulheres, não envie mensagens para outros homens.
- Do mesmo modo, não é justo ficar chateada porque ele não telefona se você não cumpre as promessas que faz.
-
Esforce-se para fortalecer o relacionamento. Sentir-se mais próxima da outra pessoa vai ajudá-la a superar a desconfiança, portanto reserve algum tempo para envolver-se em atividades e conversas significativas com seu namorado.
- Planeje atividades nas quais vocês tenham a oportunidade de conversar um com o outro e de trabalhar juntos. Por exemplo, matriculem-se em um curso de culinária ou trabalhem juntos em um projeto de arte. Pratiquem algum esporte, mas joguem no mesmo time. O trabalho em equipe fortalecerá o relacionamento, fará com que vocês se sintam mais próximos e melhorará a comunicação do casal.
-
Reconheça os sinais de problemas de confiança mais sérios. Embora seja normal se preocupar se podemos ou não confiar na pessoa amada, às vezes a desconfiança torna-se desproporcional e dificulta o cultivo de um relacionamento significativo e duradouro. Caso suspeite que esteja sofrendo com problemas mais sérios de confiança, reconhecer alguns sinais de alerta e fazer as seguintes questões para si mesma poderá ajudá-la:
- A desconfiança costuma afetar seus relacionamentos?
- A desconfiança faz com que seja difícil cultivar amizades ou desenvolver intimidade com outras pessoas?
- Seus relacionamentos anteriores foram intensos, dramáticos ou até mesmo violentos?
- Você tem medo de que todas as pessoas ao seu redor sejam desonestas e mentirosas, mesmo sem nenhuma evidência que apoie essa suspeita?
-
Pense na origem dessa desconfiança. Se tiver dificuldades para identificar o motivo pelo qual não consegue confiar na pessoa amada, considere as possíveis origens do problema. Muitas vezes, a desconfiança resulta de experiências e interações da infância. Aqui estão algumas razões comuns pelas quais você pode ter dificuldade para confiar no seu namorado ou em outras pessoas: [3] X Fonte de pesquisa [4] X Fonte de pesquisa
- Pessoas que sofreram maus-tratos, abusos emocionais ou físicos ou algum tipo de rejeição podem ter dificuldade para conseguir confiar nos outros.
- Se você tiver baixa autoestima ou sentir que não é digna de amor e carinho, poderá ter dificuldade para cultivar a confiança dentro de um relacionamento.
- Eventos traumáticos, como a morte de um ente querido, uma doença, ou uma traição podem afetar nossa capacidade de confiar nos outros.
- Alguns tipos de doenças mentais também pode aumentar a ansiedade, causar delírios, ou gerar sentimentos de paranoia que fazem com que seja muito difícil confiar em alguém.
-
Consulte um profissional de saúde mental licenciado. Se estiver enfrentando dificuldades para confiar no seu namorado ou para conversar sobre os problemas de confiança, consulte um especialista em saúde mental. Ele vai ajudá-la a analisar essas preocupações, além de fornecer apoio e o tratamento adequado. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Lembre-se de que, em um relacionamento, ambas as partes precisam confiar uma na outra. A confiança é um sentimento compartilhado por duas pessoas e será muito mais fácil confiar em alguém se você também se comportar de uma forma digna de confiança. [6] X Fonte de pesquisa
- Se espera poder confiar no relacionamento, a outra pessoa deverá ter as mesmas expectativas. Dê o exemplo. Portanto, se você tem medo de que seu namorado flerte com outras mulheres, não flerte com outros homens.
- Uma forma de desenvolver a confiança na relação é tanto você quanto seu parceiro serem confiáveis e cumprirem com as promessas que fizerem. Isso vai mostrá-los que podem contar um com o outro. Por exemplo, se você concordou em fazer alguma coisa juntos ou em ajudá-lo com algo, cumpra a promessa. [7] X Fonte de pesquisa
-
Comprometa-se a confiar em alguém. Embora possa soar simples demais, comprometer-se a confiar na pessoa amada vai ajudá-la a agir da mesma forma. Se ambos estiverem de acordo, isso ajudará a estabelecer as expectativas relacionadas à relação.
-
Pense nos sentimentos do seu namorado. Uma parte importante de aprender a confiar na outra pessoa é imaginar como ela se sente e ter consideração pelos sentimentos dela. Se espera que ele faça isso por você, também deverá fazer disso uma prioridade no relacionamento. [8] X Fonte de pesquisa
- Uma parte importante deste passo é saber ouvir e respeitar os sentimentos e pensamentos da outra pessoa.
- Mesmo que não concorde com o que estiver sendo dito, não menospreze os sentimentos dele nem aja de forma desrespeitosa.
-
Conversem pessoalmente. O desenvolvimento da confiança requer interação e comunicação cara a cara. Embora às vezes seja necessário conversar por telefone, mensagem de texto ou e-mails, é importante passar algum tempo ao lado da pessoa amada. [9] X Fonte de pesquisa
- Isso fortalecerá o vínculo de vocês e aumentará a sensação de segurança dentro do relacionamento.
- É muito mais fácil confiar em alguém quando podemos olhar nos olhos dessa pessoa e nos sentirmos seguros de que ela está falando a verdade.
-
Concordem em não fazer fofocas sobre o relacionamento. Fofocar sobre o relacionamento e compartilhar detalhes íntimos com outras pessoas poderá destruir a confiança. Se ambos concordarem em não violarem tal pacto, será mais fácil confiar em outras áreas do namoro. [10] X Fonte de pesquisa
- Se existe alguma coisa que você não queira compartilhar com outras pessoas, deixe isso claro para seu namorado, para que ele fique a par dos seus desejos e expectativas. Ao mesmo tempo, quando ele compartilhar algo pessoal, tranquilize-o mostrando que manterá segredo.
-
Concordem em admitir os erros e pedir desculpa. Os erros são inevitáveis em um relacionamento, e se vocês dois sempre reconhecerem que erraram e pedirem desculpas sinceras, poderão aprender a confiar um no outro e a sentir mais segurança dentro do relacionamento. [11] X Fonte de pesquisa
- Muitas discussões poderão ser resolvidas mais facilmente se ambos os parceiros estiverem dispostos a reconhecer que fizeram ou disseram algo ofensivo ou inapropriado.
-
Aprenda a perdoar. Guardar rancor em relação a algo que a magoou ou a fez sofrer vai impedi-la de confiar no seu namorado. Se vocês já conversaram tudo o que tinham para conversar a respeito do assunto e ele já ofereceu desculpas sinceras, é preciso deixar isso para trás. [12] X Fonte de pesquisa [13] X Fonte de pesquisa
- Trazer à tona o passado ou as mágoas a cada briga fará com que seja difícil confiar um no outro e dialogar de forma honesta. Se a pessoa amada sentir que você age assim em todas as situações, poderá ter medo de ser sincera ou de comunicar-se abertamente.
-
Reserve tempo para si mesma. Passar algum tempo com a pessoa amada é uma forma importante de cultivar a confiança, mas você também precisa de tempo para si mesma e para a família e os amigos. Um tempo longe do seu namorado vai ajudá-la a confiar nos próprios instintos e poderá até mesmo propiciar novos pontos de vista a respeito da relação. [14] X Fonte de pesquisa
- Se estiver com medo de depositar a confiança na pessoa errada, converse com amigos e familiares sobre essas preocupações. Isso poderá ajudá-la a analisar os sentimentos e a ganhar novas perspectivas sobre a situação, fazendo com que seja mais fácil concluir se a confiança é ou não justificada.
-
Continue trabalhando no desenvolvimento da confiança. Ela não surge da noite para o dia, mas sim requer muito trabalho duro, paciência e comprometimento. [15] X Fonte de pesquisa [16] X Fonte de pesquisa
- Dependendo da natureza do relacionamento e das dificuldades enfrentadas na sua vida, esteja preparada para sentir-se insegura em relação à confiança depositada na pessoa amada. Provavelmente, ela também terá dúvidas semelhantes em relação a um ponto ou outro do namoro. Isso é natural, mas a forma como lidamos com tais dúvidas determinará a força do relacionamento.
Publicidade
-
Converse com seu namorado a respeito da perda da confiança. Independentemente da causa da perda de confiança ou do sentimento de traição, o relacionamento não seguirá em frente se o casal não conseguir conversar sobre o que provocou o problema e sobre a forma como vocês dois estão se sentindo.
- É importante conversar pessoalmente. É difícil conseguir se comunicar de forma aberta e sincera através do telefone, e-mail ou mensagens de texto, já que não é possível olhar nos olhos da outra pessoa e avaliar as expressões e o comportamento dela. [17] X Fonte de pesquisa
- Tente ser o mais sincera possível ao discutir esses assuntos difíceis. Embora no início talvez seja menos doloroso evitar analisar ou reviver uma situação difícil, é provável que as questões desagradáveis relacionadas ao ocorrido reapareçam caso não sejam abordadas de uma vez por todas. [18] X Fonte de pesquisa
- Da forma mais calma quanto for possível, explique o que a outra pessoa fez para trair sua confiança. Em vez de fazer acusações, diga que isso é algo que está pensando ou sentindo. Inicie a conversa com "Estou preocupada..." ou "Estou com medo de que...". Talvez a situação não seja bem o que você esteja imaginando, portanto tome cuidado para não prejudicar o relacionamento. Mesmo que a confiança tenha sido traída, acusar a outra pessoa só vai deixá-la irritada e na defensiva, tornando a conversa ainda mais desagradável.
- Se for muito difícil conversar por conta própria, marque uma consulta com um conselheiro ou terapeuta de casais para que ele possa intermediar a discussão.
-
Busque oportunidades nesta situação difícil. Embora ninguém goste de lidar com uma traição ou com a perda da confiança, pense nas oportunidades que surgem com essa situação. Veja isso como uma oportunidade de fortalecer, solidificar ou reconstruir o relacionamento, abordando quaisquer problemas ocultos.
- Encarar a situação dessa forma poderá ajudá-la a superar a traição e a voltar a confiar em seu namorado.
-
Estabeleça novas regras para o namoro. Se uma traição a fez perder a confiança na pessoa amada, é preciso estabelecer novas regras para esse relacionamento, porque ele não é mais o mesmo e você não deve continuar cometendo os mesmos erros. Definir novos termos colocará o casal na mesma página e alinhará as expectativas.
- Pense nos fatores estressantes que podem ter causado o sentimento de traição ou desconfiança. Por exemplo, se você perdeu a confiança na outra pessoa devido a um problema financeiro, decida como vocês usarão o dinheiro no futuro. Defina regras específicas e comprometa-se a segui-las.
- Se vocês nunca estabeleceram nenhuma condição ou regra para o relacionamento, esse é um ótimo momento para começar. Assim, vocês saberão que têm as mesmas expectativas e entrarão em um acordo sobre quais comportamentos são ou não são apropriados.
-
Seja sensível e compreensiva. Independentemente de quem perdeu a confiança no namoro, vocês dois precisam ter sensibilidade e empatia pelos sentimentos e preocupações do outro. Isso vai ajudá-los a colocar o relacionamento de volta nos trilhos e a melhorar a comunicação do casal.
- Ninguém gosta de conversar com uma pessoa que não tenha sensibilidade pelas nossas emoções ou não tente entender como o parceiro se sente.
-
Aprenda a confiar nos instintos e na intuição. Para conseguir reconstruir a confiança dentro do relacionamento, você deverá aprender a confiar nos próprios instintos, o que poderá ser bastante difícil logo após uma traição. Quanto mais confiar na sua capacidade de saber se alguém é honesto e sincero, mais segura você se sentirá para confiar novamente na pessoa amada. [19] X Fonte de pesquisa [20] X Fonte de pesquisa
- Para adquirir mais consciência sobre os nossos instintos, especialistas sugerem prestar atenção no que o corpo estiver dizendo. Você sente a pele formigar ou uma sensação de desconforto físico? Em caso afirmativo, seus instintos podem estar dizendo para você ficar atenta. [21] X Fonte de pesquisa
- Estudos demonstram que também é importante prestar atenção nas reações iniciais ou na nossa primeira resposta após uma determinada situação. Isso não significa fazer um escândalo sem prova alguma, mas sim considerar o que nossa voz interior estiver dizendo antes de descartá-la de vez. [22] X Fonte de pesquisa
-
Não permita que o medo tome conta do namoro. O medo da traição pode prejudicar seriamente a capacidade de confiar na pessoa amada e de seguir em frente com o relacionamento. Evite deixar que os anseios controlem a relação e a impeçam de ser feliz. [23] X Fonte de pesquisa
- Analise a origem desses medos, de forma crítica. Eles têm algum fundamento real ou baseiam-se somente na sua falta de confiança no relacionamento?
- Converse com seu namorado sobre o que poderia ser feito para evitar que esses anseios tomem o controle da relação. Existe uma forma simples de tranquilizar a si mesma ou ao seu parceiro e garantir que os medos não tenham nenhum fundamento real?
- Quanto mais confiar nos instintos, mais você será capaz de controlar e lidar com os medos.
-
Busque ajuda. Reconstruir a confiança dentro de um relacionamento é um desafio, portanto não se sinta envergonhada ou constrangida demais para pedir ajuda. Um terapeuta de casais, conselheiro matrimonial ou outro profissional de saúde mental licenciado poderá ajudá-los a reconstruir a confiança após uma traição e a seguir em frente com o namoro. [24] X Fonte de pesquisa
- Esses profissionais são treinados para lidar esse tipo de situação, e contar com uma terceira pessoa para mediar a conversa poderá ajudar o casal a restabelecer a confiança na relação.
Publicidade
Dicas
- Esta pessoa não merece sua confiança se a tiver traído em diversas ocasiões.
- Se você espera que seu namorado seja confiável, é importante comportar-se da mesma forma.
- Caso tenha dificuldades para confiar na pessoa amada ou conversar sobre os problemas de confiança, marque uma consulta com um conselheiro ou terapeuta. Um profissional poderá ajudá-lo a explorar as preocupações, facilitando o desenvolvimento da confiança dentro do relacionamento.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/stronger-the-broken-places/201412/the-high-price-you-pay-winning-argument
- ↑ http://www.wellspringcounselingnga.com/client-resources/marriage/23-communicating-with-qiq-statements
- ↑ http://oneshrinksperspective.com/2013/04/16/i-have-trust-issues/
- ↑ http://www.theneurotypical.com/posttraumatic_relationship_syndrome.html
- ↑ http://www.theravive.com/today/post/How-to-Fix-Trust-Issues-in-a-Relationship-0000211.aspx
- ↑ http://elitedaily.com/dating/5-signs-trust-issues/836198/
- ↑ http://www.webmd.com/sex-relationships/guide/7-relationship-problems-how-solve-them?page=4
- ↑ http://www.webmd.com/sex-relationships/guide/7-relationship-problems-how-solve-them?page=4
- ↑ http://www.catherine-morris.com/articles/stronger_relationship.htm
- ↑ http://www.catherine-morris.com/articles/stronger_relationship.htm
- ↑ http://www.catherine-morris.com/articles/stronger_relationship.htm
- ↑ http://www.catherine-morris.com/articles/stronger_relationship.htm
- ↑ http://www.webmd.com/sex-relationships/guide/7-relationship-problems-how-solve-them?page=4
- ↑ http://www.catherine-morris.com/articles/stronger_relationship.htm
- ↑ http://www.catherine-morris.com/articles/stronger_relationship.htm
- ↑ http://www.webmd.com/sex-relationships/guide/7-relationship-problems-how-solve-them?page=4
- ↑ http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.329.9924&rep=rep1&type=pdf
- ↑ http://www.loveisrespect.org/content/building-trust-after-cheating/
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2012/01/14/how-can-you-rebuild-trust-when-your-partner-cheats/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/healing-possibility/201204/trusting-each-other
- ↑ http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2093515/How-trust-instincts-In-business-relationships-dilemmas-listen-inner-voice.html
- ↑ http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2093515/How-trust-instincts-In-business-relationships-dilemmas-listen-inner-voice.html
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2012/01/14/how-can-you-rebuild-trust-when-your-partner-cheats/
- ↑ http://www.theravive.com/today/post/How-to-Fix-Trust-Issues-in-a-Relationship-0000211.aspx
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 165 739 vezes.
Publicidade