Baixe em PDF Baixe em PDF

Neste artigo, você aprenderá como determinar qual disco rígido é o principal (“Master”) e qual é o secundário (“Slave”) em computadores com mais de HD. Para realizar as configurações do disco rígido, a placa-mãe da máquina precisa ter como comportar vários discos e o secundário deverá estar instalado. É mais comum que o sistema operacional esteja instalado no “Master”, enquanto o “Slave” é mais empregado para o backup de arquivos e para armazenar dados.

  1. Antes de determinar qual deles é o "Master" e qual é o "Slave", ambos precisam estar conectados à máquina. O principal é, na maioria das vezes, o que já está “embutido”, enquanto o segundo precisa ser conectado à placa-mãe do computador de forma manual.
  2. O sistema começará a reiniciar.
  3. Ela varia de computador para computador, mas é provável que seja uma das "F" ( F2 , por exemplo), a Delete ou até Esc . O usuário precisa apertar essa tecla antes que a tela de inicialização do sistema apareça.
    • Em alguns computadores, uma mensagem poderá ser mostrada na parte inferior da tela, logo antes da inicialização, dizendo qual a tecla que deve ser pressionada para acessar o “Setup” (ou algo parecido).
    • Você deverá reiniciar o computador se não conseguir apertar a tecla na hora certa.
    • Consulte o manual (físico ou online) para saber qual a tecla que dá acesso a BIOS em seu modelo.
  4. Ao chegar na BIOS, talvez seja necessário colocar uma senha, se houver uma configurada. Insira-a e aperte Enter .
    • Caso não lembre qual ela é, talvez seja possível restaurá-la .
  5. Na parte superior da tela da BIOS, várias guias devem estar listadas; use as teclas de setas para navegar entre elas. Veja as informações exibidas em cada guia até achar uma lista de “Hard Drives”, que são os discos rígidos, incluídos no computador.
  6. É bem provável que seja o primeiro na lista; no entanto, confirme analisando o nome dele.
  7. Com o HD selecionado, aperte a tecla "Configure" ou "Change" ( Enter , na maioria dos computadores); ela estará listada na parte inferior ou lateral da tela. Ao lado do nome do HD, a palavra "Master" aparecerá. [1]
    • Em alguns casos, você deve selecionar “None” (Nenhum), à direita do nome do HD, antes de apertar a tecla "Configure".
    • Você também pode escolher “Auto” (Automático) para que o sistema defina a designação “Master” para ele.
  8. Com as teclas de seta, acesse o HD que foi conectado ao computador.
  9. Assim que “Slave” estiver escrito à direita ou perto do nome do disco, continue.
    • Caso tenha optado por “Auto” no drive “Master”, também será necessário colocar o “Slave” em "Auto".
  10. Deve haver uma tecla designada para “Save” (Salvar) ou “Save and Exit” (Salvar e Sair) na legenda. Ao pressioná-la, você salva as preferências e sai da BIOS.
    • Em alguns casos, o usuário precisa confirmar que deseja salvar as configurações e sair da BIOS.
    Publicidade

Dicas

  • O disco rígido secundário é ótimo para fazer o backup de dados do HD principal. [2]
Publicidade

Avisos

  • Ao fazer o ajuste de componentes internos de um computador, sempre retire a eletricidade estática do corpo antes de tocar em qualquer objeto sensível, como conectores, a placa-mãe ou placa de vídeo, por exemplo.
  • O layout da BIOS de cada computador será diferente um do outro. Talvez seja necessário ler o manual do computador para saber em que local estão tanto o HD principal como o secundário.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 99 516 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade