Baixe em PDF Baixe em PDF

Este artigo vai ensinar você a configurar dois monitores simultâneos no seu computador com Windows, Mac ou Linux Ubuntu. A principal vantagem do processo é estender a tela e poder enxergar mais elementos de uma vez! Leia as dicas abaixo e entenda como tudo funciona.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Conectando o segundo monitor

Baixe em PDF
  1. Hoje, praticamente toda placa-mãe tem suporte a dois ou mais monitores — mas não é o caso com computadores mais antigos. Alguns PCs até conseguem usar pelo menos uma tela a mais, mas ainda têm um limite específico. Faça o seguinte para descobrir qual é o seu:
    • Descubra o nome da sua placa-mãe .
    • Faça uma busca no Google usando o nome da sua placa-mãe.
    • Clique no resultado de pesquisa que traga as características da sua placa-mãe.
    • Tente encontrar algo como "Multi-Display", "Multi-Monitor" ou "Dual Display".
  2. A maioria das placas de vídeo de computadores mais recentes tem pelo menos duas entradas de vídeo, que você pode usar para conectar dois ou mais monitores. No geral, elas ficam na parte de trás da CPU ou do monitor em si — ou em um dos lados, no caso de notebooks, que costumam ter entradas HDMI ou DisplayPort. Se a sua máquina não trouxer uma entrada dedicada para um segundo monitor, veja pelo menos se ela tem uma entrada USB-C/Thunderbolt ou USB 3.0. E fique atento a outros tipos de conexão:
    • VGA: a entrada VGA é azul, tem formato retangular e traz 15 buraquinhos (que servem para prender o cabo). Ela é comum em computadores antigos e mais rara em modelos recentes, mas existem adaptadores de VGA para HDMI e outros tipos de conexão.
    • DVI: a entrada DVI é branca e traz 24 buraquinhos, além de um pino mais longo com quatro buracos à direita. Assim como a VGA, ela inclui alguns orifícios que se encaixam e prendem o cabo e é mais antiga, não sendo encontrada em modelos recentes de computadores e monitores. Por fim, a DVI não tem suporte a altas resoluções, como HD e 4K. Se for preciso, compre um adaptador de DVI para HDMI e outros tipos.
    • HDMI: a entrada HDMI é pequena e fina e tem formato retangular, mas com cantos arredondados. Ela é o padrão em computadores recentes, embora modelos menores de notebooks tenham entrada mini ou micro HDMI. O HDMI tem suporte a resoluções superiores, como 4K, além de HDR ( high dynamic range , no original em inglês). Ademais, o modelo tem algumas versões diferentes: o HDMI 1.4 traz suporte a 4K com 30 fps (quadros por segundo) ou HD (1080p) com 120 fps; o HDMI 2.0 traz suporte a 4K com 60 fps; e o HDMI 2.1 traz suporte até a 10K com 120 fps e resoluções melhores. [1]
    • DisplayPort: a entrada DisplayPort é fina e tem formato retangular, com o canto inferior direito mais inclinado. Alguns notebooks trazem a entrada mini DisplayPort, que só é menor. Esse modelo é mais recente, sendo muito usado em monitores (e não tanto em aparelhos de televisão). O DisplayPort traz suporte às tecnologias FreeSync, da AMD, e G-Sync, da Nvidia. A versão 1.2 traz suporte a 4K com 60 fps; a 1.3 traz suporte a 4K com 120 fps; a 1.4 traz suporte a 8K com 60 fps e HDR; e a 2.0 traz suporte a até 16K com 60 fps. Por fim, a conexão DisplayPort é capaz de suportar vários monitores a partir de uma única entrada.
    • USB-C/Thunderbolt 3: a entrada USB-C é pequena e tem formato retangular, com os cantos arredondados. A Thunderbolt 3 é igual, mas geralmente vem acompanhada do ícone de um raio. A USB 3.0, por sua vez, costuma trazer uma entrada USB Tipo A, que é retangular. Dependendo do caso, você pode precisar de um adaptador de USB para HDMI. A conexão USB-C traz suporte a até 4K com 60 fps, enquanto a Thunderbolt 3 consegue reproduzir resoluções ainda melhores. A desvantagem é que nem todo monitor tem USB-C. Se for o seu caso, compre um adaptador de acordo com a sua necessidade (USB-C para HDMI ou DisplayPort, por exemplo). [2]
  3. O segundo monitor precisa ter pelo menos um dos tipos de conexão listados acima. Se ele for diferente do computador, você vai precisar comprar um adaptador. Por exemplo: se o seu PC tem uma entrada DVI, mas o monitor tem conexão HDMI, compre um adaptador de DVI para HDMI. O mesmo vale para qualquer outro tipo de discordância em relação às entradas e saídas de cabos.
    • Preste muita atenção na hora de escolher o adaptador. Você precisa ter certeza de que o acessório serve para conectar o monitor ao computador. Por exemplo: se o seu PC tem uma entrada mini HDMI, mas o monitor tem conexão HDMI normal, compre um adaptador daquela para esta.
  4. Conecte uma ponta do cabo de vídeo ao computador. Depois, ponha a outra no monitor em si. Se for preciso, use o adaptador em uma delas.
    • Se o seu computador tiver entrada USB-C/Thunderbolt 3, talvez você consiga conectar vários monitores a uma única entrada usando um dock. Só não se esqueça que nem todo notebook (como MacBooks com uma única entrada USB-C/Thunderbolt) tem suporte a vários monitores conectados assim. [3]
  5. Conecte o segundo monitor a uma fonte de energia, seja a tomada mais próxima ou um estabilizador.
  6. Pressione o botão de energia do monitor e espere até receber o sinal da tela principal do computador. A partir de então, você pode fazer a configuração no seu Windows (método 2 deste artigo), Mac (método 3) ou Linux Ubuntu (método 4).
    DICA DE ESPECIALISTA

    Chiara Corsaro

    Especialista em Conserto de Celulares e Computadores
    Chiara Corsaro é Gerente e Técnica Certificada da macVolks, Inc., uma assistência técnica autorizada da Apple localizada em San Francisco. A macVolks, Inc. foi fundada em 1990 e possui qualificação A+ de acordo com a Better usiness Bureau (BBB). É parte da Apple Consultants Network (ACN).
    Chiara Corsaro
    Especialista em Conserto de Celulares e Computadores

    De maneira geral, os passos necessários para fazer a instalação do segundo monitor são relativamente básicos. Basta colocar o equipamento na tomada e esperar a tela principal detectar a presença. Por outro lado, acesse o menu de "Preferências do Sistema" ou "Configurações" do computador se for preciso ajustar algo.

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Configurando as preferências de monitor no Windows

Baixe em PDF
  1. O botão é representado pelo ícone de um monitor e fica no menu de Configurações.
  2. A aba é a primeira que aparece no painel à esquerda do menu do Sistema. [4]
  3. Ela fica no fim da página.
  4. Ela fica logo abaixo de "Vários vídeos" e abre um menu suspenso.
  5. No menu suspenso, clique em uma das seguintes opções (de acordo com as suas preferências): [5]
    • Estender estes vídeos (recomendada): usa o segundo monitor como uma extensão do primeiro.
    • Duplicar estes vídeos : mostra o conteúdo do primeiro monitor no segundo.
    • Mostrar somente em 1 : mostra somente o que aparece no primeiro monitor.
    • Mostrar somente em 2 : mostra somente o que aparece no segundo monitor.
  6. A opção vai aparecer no meio da tela, em uma faixa azul. Se você tiver optado por estender o vídeo, a sua área de trabalho vai se dividir entre os dois monitores.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Configurando as preferências de monitor no Mac

Baixe em PDF
  1. O botão fica quase no topo do menu suspenso Apple .
  2. A opção é representada pelo ícone de um monitor e fica no canto inferior esquerdo da janela de Preferências do Sistema.
  3. Ela fica no topo da janela.
  4. Se você quiser estender a Mesa usando o segundo monitor, desmarque a opção "Espelhar Telas".
    • Por outro lado, deixe a opção "Espelhar Telas" marcada se você quiser replicar o conteúdo nas duas telas.
  5. Se você quiser usar o segundo monitor como primeiro, clique e arraste o retângulo branco de cima do atual para o outro. [6]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Configurando as preferências de monitor no Linux Ubuntu 20.04

Baixe em PDF
  1. O botão fica no canto superior esquerdo da tela e mostra uma barra de pesquisa, que você pode usar para encontrar aplicativos no sistema.
    • Você também pode clicar no ícone da setinha apontando para baixo (⏷), no canto superior direito da tela. Depois, clique no ícone das ferramentas para abrir o menu de Configurações.
  2. O Linux vai mostrar todos os aplicativos e configurações ligados à tela.
    • Se você estiver vendo todo o menu de Configurações, clique no ícone da lupa, no canto superior esquerdo, para abrir a barra de pesquisa.
  3. O botão fica ao lado do ícone do monitor de computador.
    • Se estiver no menu de Configurações, clique em Dispositivos e Telas para acessar essa opção.
  4. Clique e arraste os ícones das telas no painel de acordo com as suas preferências. Cada monitor traz um número no canto superior esquerdo quando o painel está aberto. [7]
  5. O monitor principal é o que contém a barra no topo e a visão geral de "Atividades". Clique no que você quer usar como primeira tela.
  6. Se você precisar ajustar uma dessas opções, clique nelas no menu e faça as alterações de acordo com a sua preferência.
    • Orientação : escolha entre "Paisagem" (horizontal) e "Retrato" (vertical) para a esquerda ou direita. Se você quiser, clique em "Paisagem invertida".
    • Resolução : escolha a melhor resolução para o seu caso. Cabos VGA só têm suporte a imagens em 800 x 600; monitores relativamente antigos têm suporte a HD (1920 x 1080); e modelos mais novos chegam a ou passam de 4K (3840 x 2160).
    • Taxa de atualização : tem a ver com o intervalo em que a imagem se atualiza. A maioria dos monitores consegue suportar 60 Hz (ou seja, 60 fps), ao passo que outros têm suporte a 120 Hz (120 fps) ou mais.
  7. O botão é azul e fica no canto superior direito. Clique nele para aplicar as alterações e confirmar a decisão em até 20 segundos.
  8. Você vai confirmar que quer salvar as alterações na tela.
    • Se você decidir reverter as configurações, clique em Reverter configurações ou espere 20 segundos.
    Publicidade

Dicas

  • Você precisa repetir todo o processo de conexão com cada monitor que quiser usar (desde que o computador tenha suporte a mais).
Publicidade

Avisos

  • Se o segundo monitor tiver uma resolução mais alta que o primeiro (ou vice-versa), você provavelmente vai precisar redefinir a tela de maior qualidade para um nível mais baixo. Do contrário, a placa de vídeo pode acabar apresentando erros.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 004 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade