Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo vai ensiná-lo a habilitar o DHCP ( Dynamic Host Configuration Protocol , Protocolo de Configuração Dinâmica de Host) no seu roteador. A função do DHCP é designar automaticamente um endereço de IP específico para cada dispositivo que estiver conectado à rede do roteador, como forma de evitar que dois dispositivos compartilhem do mesmo IP e gerem erros de conexão.
Passos
Windows
-
Veja se o computador está conectado à internet . Caso não esteja, você não conseguirá visualizar o endereço do roteador.
- Caso a conexão sem fio não funcione, configure uma conexão com fio .
-
Vá em Iniciar . É o ícone do Windows que fica canto inferior esquerdo da tela.
-
Clique em Configurações . Ao entrar no menu Iniciar, você também encontrará as Configurações no canto inferior esquerdo da tela.
-
Clique em Rede e Internet. É o ícone em formato de globo.
-
Clique em Exibir as propriedades da rede . Role a página para baixo e você verá essa opção.
-
Procure o número do gateway padrão. Esse é o endereço do roteador e você vai usá-lo para acessar as configurações do roteador. É nessas configurações que você poderá mexer com o DHCP.Publicidade
Mac
-
Veja se o computador está conectado à internet . Caso não esteja, você não conseguirá visualizar o endereço do roteador.
- Caso a conexão sem fio não funcione, configure uma conexão com fio .
-
Abra o menu Apple . Clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela.
-
Vá em Preferências do Sistema . Geralmente, é a terceira ou quarta opção no topo do menu.
-
Clique em Rede . É o ícone em formato de globo.
-
Vá em Avançado . A opção está no canto inferior direito da página.
-
Clique na aba TCP/IP . Geralmente, é a segunda aba da janela.
-
Veja o número que está na inscrição "Roteador:". Esse é o endereço do roteador e você vai usá-lo para acessar as configurações do roteador. É nessas configurações que você poderá mexer com o DHCP.Publicidade
-
Abra um navegador e digite o endereço do roteador. Você entrará na página do roteador.
-
Entre com o login e senha do roteador se a página requisitar. Alguns roteadores estão protegidos por um nome de usuário e uma senha. Caso não tenha colocado nenhuma senha, você pode encontrá-la no manual do roteador.
- Há também a opção de procurar o login e senha padrão na internet digitando nas buscas o nome ou o número do modelo do roteador.
- Caso tenha colocada uma senha e você a esqueceu, resete o roteador para as configurações de fábrica.
-
Entre nas configurações do roteador. Cada roteador tem sua própria página de configuração, mas você eventualmente encontrará as ditas configurações.
-
Encontre a seção destinada ao DHCP. Você normalmente a encontra na seção “Configurações de Rede” ou um nome similar que o seu roteador utilize. Caso não encontre o DHCP ali, procure-o nas configurações “Avançadas”, “Ajustes” ou configurações de “Rede Local”.
-
Habilite o DHCP. Clique na opção Habilitar , mas alguns casos trarão a opção Desabilitado selecionada. Neste caso, clique em Desabilitado e selecione a opção Habilitado no menu.
- É possível que o roteador tenha a opção de alterar a quantidade de dispositivos que podem usar o roteador. Tenha cuidado ao fazer essas alterações, pois dar permissão a poucos dispositivos poderá resultar em vários erros de conexão para um ou mais dispositivos.
-
Salve as suas alterações. Clique em Salvar ou Aplicar para salvar suas configurações. Dependendo do roteador, será necessário reiniciá-lo para que as mudanças sejam aplicadas.Publicidade
Dicas
- O melhor caminho ainda é seguir o manual de configuração do roteador para alterar as configurações, uma vez que todos os roteadores têm diferenças de um para o outro.
Publicidade
Avisos
- É importante que você tenha acesso físico ao roteador para o caso de ter que resetá-lo manualmente para as configurações de fábrica.
- Jamais habilite o DHCP em uma rede desprotegida (sem uma senha).
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 166 824 vezes.
Publicidade