Baixe em PDF Baixe em PDF

Descobrir que uma amiga próxima está grávida pode ser difícil de lidar sendo você um adolescente. Você pode ficar preocupado com a saúde e o bem-estar dela, ou com o fato do bebê poder interferir na amizade de vocês. É um momento desafiador para todos ao redor, especialmente para a sua melhor amiga. Como amigo, a melhor coisa a fazer é estar junto quando ela precisar e apoiá-la quando ela estiver para baixo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Lidando com a novidade

Baixe em PDF
  1. Deixe claro que está à disposição para ouvi-la se ela precisar conversar. Contudo, se ela disser que precisa de um tempo sozinha para processar tudo, não a pressione para falar. Dê tempo a ela e lembre-a de que está ali para ela. [1]
    • Diga algo do tipo, “Eu sei que deve estar abalada, mas estou aqui para você e sou todo ouvidos se quiser conversar.”
  2. Se a sua amiga lhe confidenciou que está grávida, não conte a ninguém sem a permissão dela. É decisão dela compartilhar ou não a notícia, e se contar para outras pessoas sobre a gravidez, pode causar problemas para ela.
    • Se está preocupado porque ela não tem buscado ajuda sobre a gravidez, conte a ela como se sente. Você pode dizer, por exemplo, “Eu sei que isso a está afligindo, mas estou preocupado com a sua saúde e seu bem-estar. Eu acho que precisa ir ao médico, não importa o que planeja fazer com a gravidez.”
  3. Ela precisará decidir o que fazer com a gravidez. É decisão dela ficar com o bebê, colocar a criança para adoção ou abortar. Não tente influenciá-la a tomar uma decisão ou outra, apenas pergunte o que pode fazer para ajudá-la. [2]
    • Um exemplo é que ela pode precisar de alguém para levá-la à uma clínica, ajudá-la a encontrar um obstetra, ou escolher uma agência de adoção. Para determinar as necessidades dela, você pode dizer simplesmente algo como, “Estou aqui para você. O que posso fazer para ajudá-la?".
  4. Dar sermão ou conselhos que não foram solicitados não irão ajudá-la. Evite dizer o que acha que ela deveria fazer, o que faria no lugar dela, ou o que pensa ser a melhor solução. A menos que ela peça algum conselho, não dê a sua opinião. [3]
    • Em vez de julgá-la, pergunte como ela está se sentindo. Ela pode estar sentindo enjoos ou pode estar fragilizada por estar mantendo segredo. Deixe que diga como está se sentindo em vez de dizer como ela deve se sentir.
    • Fale para a sua amiga que ainda a ama e nada disso vai mudar a amizade de vocês. Ela deve estar assustada e precisa saber que tudo vai ficar bem. [4]
    • O estresse não é bom para o bebê, por isso ela precisa de apoio para se sentir confiante. Tudo bem falar sobre o bebê se ela for ficar com ele. Se preparar para a chegada de uma criança é emocionante.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Abordando a gravidez

Baixe em PDF
  1. Sua amiga precisará decidir entre a criação do bebê, a adoção ou o aborto. Pode ser difícil tomar uma decisão sem considerar cada opção, por isso se ofereça para ajudá-la a conduzir a pesquisa em cada uma dessas alternativas. [5]
    • Tente iniciar a pesquisa perguntando quais opções ela está levando em consideração. Muita gente tem uma opinião radical sobre coisas como o aborto, e talvez a sua amiga nem esteja pensando nesta opção. Porém, se ela estiver, ajude-a na coleta de informações sobre o assunto.
    • Ajude-a a fazer uma lista de prós e contras sobre cada opção. Por exemplo, um ponto a favor em relação ao aborto é que ela pode evitar ter que contar aos pais, professores e amigos sobre a gravidez. Um contra sobre o aborto, entretanto, é que ela poderá se arrepender no futuro ou ter complicações médicas.
  2. Caso ela decida que quer criar o bebê ou colocá-lo para adoção, ela vai precisar contar aos pais a respeito. Uma forma de apoiá-la neste momento é se oferecendo para estar junto dela quando ela for contar aos pais.
    • Diga algo como, “Eu sei que está preocupada em contar para os seus pais. Se sentiria melhor se eu estivesse lá com você?” Se ela recusar a oferta, não se sinta ofendido, talvez ela prefira falar com os pais sozinha.
    • Tenha um plano B para o caso de os pais dela ficarem chateados e a colocarem para fora de casa. Ela pode ficar na sua casa numa emergência?
    • Pedir conselhos aos seus pais depois que a sua amiga contar aos pais dela pode ser útil também. Pode ser que eles se conheçam e possam ter uma conversa. Ter outro adulto sabendo pode aliviar o estresse do segredo. Contudo, lembre-se de confirmar com a sua amiga primeiro.
  3. Lembre-se de que a decisão de continuar ou pôr um fim à gravidez é dela, não sua ou de mais ninguém. Se ela pedir um conselho, opine, mas não tente fazê-la mudar ideia ou impor suas crenças.
    • Se ela disser que resolveu ficar com o bebê, diga algo como, “Eu sei que deve estar muito assustada agora, mas será uma mãe maravilhosa!”
    • Se ela disser que decidiu colocar o bebê para adoção, diga algo como, “Eu sei que isso deve ser difícil para você, mas você vai dar um presente maravilhoso para algum casal muito sortudo!”
    • Se ela disser que quer pôr um fim à gravidez com um aborto, diga algo como, “Eu sei que essa decisão foi muito difícil, mas eu amo você e farei o que puder para ajudá-la.”
  4. Uma parte em ser amigo é estar junto para coisas boas e ruins. Garotas grávidas são mais suscetíveis a abandonar o colégio, mas ter um amigo para apoiá-la pode ajudá-la a permanecer na escola. [6]
    • Muitas escolas têm programas especiais para pais adolescentes. Se a sua amiga estiver interessada, você pode verificar com o seu orientador se há algum na sua escola.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando de si

Baixe em PDF
  1. Ao mesmo tempo em que é importante ser uma fonte de apoio para a sua amiga grávida, você também precisa manter o foco na escola e nas suas atividades extracurriculares. Pode ser devastador ver as dificuldades da sua amiga, mas você precisa de espaço para ser você mesmo sem ter que lidar com esse problema o tempo todo.
  2. Você pode ficar com raiva dela por ela ter engravidado, com ciúme pelo fato de que vão passar menos tempo juntos quando o bebê chegar, ou estressado por causa do segredo. [7]
    • Você tem todo o direito de se sentir assim, mas lembre-se de que ela pode não ser a melhor pessoa com quem conversar sobre seus sentimentos no momento. Melhor seria falar com algum adulto em quem confia em vez de colocar mais estresse numa situação que já é estressante.
  3. Passar por esse momento difícil com a sua amiga pode causar efeitos negativos em você, por isso considere conversar com um orientador. O orientador é uma pessoa que você pode ter a segurança de que não vai contar a ninguém sobre o segredo da sua amiga, salvo em certas situações.
    • Um orientador pode oferecer conselhos e apoio, mas não pode contar a ninguém sobre o segredo da sua amiga, a menos que ela esteja em perigo, como pensando em se suicidar. Se você contar ao orientador que a sua amiga está pensando em suicídio, ele será obrigado a descobrir se é verdade. Confirmando ser verdade, o orientador precisará reportar a situação ao serviço social.
    • Lembre-se de que conversar com um adulto dará a oportunidade de fazer perguntas e ter mais informações sobre os recursos que poderão ajudar tanto você quanto a sua amiga nesse momento complicado.
  4. Lembre-se: adolescentes que engravidam correm o risco de abandonar o colégio, e isso pode afetar negativamente o seu futuro. Tome como lição a situação da sua amiga e proteja-se. Mesmo que a sua amiga pareça feliz com a gravidez, a vida de um pai ou mãe adolescente não é fácil.
    • Usar camisinha pode prevenir uma gravidez e proteger contra DSTs. Lembre-se, no entanto, de que a abstinência é a única forma 100% segura de se proteger contra uma gravidez na adolescência.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 920 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade