Este artigo foi coescrito por Rebecca Tenzer, MAT, MA, LCSW, CCTP, CGCS, CCATP, CCFP
. Rebecca Tenzer é proprietária e diretora clínica da Astute Counseling Services, uma clínica particular de terapia em Chicago, Illinois. Com mais de 18 anos de experiência educacional e clínica no campo da saúde mental, Rebecca é especialista no tratamento de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, traumas, tristeza, relacionamentos interpessoais e diversos outros problemas. Seu método combina a Terapia Cognitivo-Comportamental, terapia Psicodinâmica, práticas confirmadas por pesquisa e sua experiência no campo da saúde mental. Rebecca é formada em Letras, Sociologia e Antropologia pela DePauw University. É Mestra em Ensino pela Dominican University e Mestra em Assistência Social pela University of Chicago. Rebecca também atuou como parte da AmeriCorps e é Professora de Psicologia no nível superior. Rebecca é treinada em Terapia Cognitivo-Comportamental, é uma Profissional de Tratamento Clínico de Traumas Certificada e é Especialista em Terapia para Combater a Tristeza. Rebecca é membra da Cognitive Behavioral Therapy Society of America e da The National Association of Social Workers.
Este artigo foi visualizado 9 150 vezes.
Quer confortar um amigo ou familiar que está doente, mas está se perguntando como fazer a pessoa se sentir melhor apenas mandando mensagens? Na verdade, até uma mensagem carinhosa e breve pode fazer maravilhas para melhorar o humor e fazer a pessoa em recuperação se sentir apoiada (mesmo a distância). Não importa se é só uma gripe ou ela acabou de receber um diagnóstico mais sério , a nossa lista está repleta de mensagens especiais para fazer quem está doente se sentir melhor. Aprenda aqui a confortar uma pessoa querida que está com a saúde debilitada e, de quebra, deixar o dia dela mais alegre.
Passos
-
Um simples “Oi, como você está!” já melhora o humor de uma pessoa que está doente e trancada em casa (ou no hospital). Seja uma gripe ou algo mais grave, saber que tem gente que se importa é bem reconfortante (especialmente para quem está isolado). Pergunte como a pessoa está ou diga que está torcendo para ela se recuperar para alegrá-la.
- “Olá! Estava pensando em você. Espero que esteja se sentindo melhor!”
- “Melhoras! Estou torcendo para você se recuperar logo.”
- “Como você está se sentindo? Espero que os sintomas passem logo!”
Publicidade
-
É uma mensagem bem batida, mas ótima para quem está com uma doença leve. Mande quando um amigo estiver gripado, com a alergia atacada ou sofrendo com uma enxaqueca para o estimular a se cuidar. Você pode personalizar fazendo uma brincadeira ou usando uma piada interna que só vocês vão entender para que a mensagem soe mais sincera.
- “Preciso que você melhore logo para podermos ir para a praia de novo!”
- “Se cuida! É uma ordem, não uma sugestão 😉”
- “Melhoras! (Não, sério, melhora logo, por favor, porque o expediente sem você está um saco!)”
-
Oferecer ajuda é uma ótima ideia quando uma doença atrapalha a rotina de alguém. Se disponha a fazer favores, levar comida ou pergunte se tem alguma coisa que você possa fazer para que o paciente consiga descansar. É uma boa ideia de mensagem em qualquer situação, seja uma gripe ou uma doença que precise de um tratamento mais longo. [1] X Fonte de pesquisa
- “Não se preocupe com a limpeza da casa, vou mandar uma diarista para você poder descansar!”
- “Estou no mercado. Quer que eu leve alguma coisa para você?”
- “Qualquer coisa que precisar enquanto se recupera, só falar!”
Publicidade
-
Diga que deseja que a pessoa melhore para que vocês possam se encontrar logo. Personalize a mensagem para que ela se enquadre no tipo de relacionamento que vocês têm, como colegas de trabalho, de faculdade ou amigos. É uma boa pedida para amigos, familiares e conhecidos com quem você não tem tanta intimidade.
- “Já, já vamos trocar bilhetes e colar em matemática de novo!”
- “Espero que a gente se esbarre na copa para conversar em breve! ☕”
- “Você tem que melhorar logo para a gente levar os cachorros para brincar no parque!”
-
Uma brincadeira sobre a ausência da pessoa doente pode fazê-la sorrir. Rir é o melhor remédio, afinal de contas! Os risos relaxam os músculos, melhoram o sistema imunológico e liberam endorfinas. [2] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte Mandar uma piadinha é uma ótima opção quando quem está doente é um amigo ou familiar que está com sintomas leves. Já se for um conhecido ou alguém com uma doença mais grave, é melhor falar sério.
- “Esta gripe sua é carma por nunca fazer café de manhã na firma! 😝”
- “Não aguenta, bebe leite! Essa enxaqueca aí é ressaca, seu mentiroso.”
- “Ficou doente só para fugir da reunião geral na quinta, não é, seu pilantra?!”
Publicidade
-
Faça um comentário espirituoso sobre o tempo livre que a pessoa ganhou. É uma opção legal no caso de resfriados ou gripes leves, principalmente se a agenda dela costuma ser uma loucura. Fale em tom de brincadeira, já que quem está doente não costuma ver o período de recuperação como “tempo livre”. Mande:
- “Aproveita para ver a última temporada de Succession para a gente trocar figurinhas quando você voltar! 📺”
- “Aposto que você está dormindo até falar chega 💤”
- “Estou com inveja, você pode praticar o meu hobby preferido: ficar deitado na cama o dia inteiro!”
-
Quem fica doente, muitas vezes, se sente pressionado a voltar para o trabalho, faculdade ou outras obrigações o mais rápido possível. Diga que não é preciso ter pressa e que a pessoa pode tirar o tempo necessário para ficar 100% antes de voltar às atividades do dia a dia. Assim, ela não voltará antes da hora e nem passará gripe para ninguém. Diga, por exemplo:
- “Tire o tempo que precisar para se recuperar, vou cobrir suas reuniões.”
- “Não tenha pressa em entregar os trabalhos. Foque na sua recuperação!”
- “Não precisa se sentir obrigado a ir na festa de aniversário do Davi no final de semana. É melhor você descansar!”
Publicidade
-
Diga que a pessoa que está doente faz falta. É uma coisa legal de dizer, seja um colega, amigo ou só um conhecido com quem conversa às vezes. Seja específico e personalize a mensagem para ir de encontro com o tipo de relação que vocês têm. E lembre-se: um pouco de humor cai bem.
- “Não consigo aguentar mais uma palestra de desenvolvimento sem você fazendo careta toda vez que o palestrante fala bobagem!”
- “A aula de geometria não é a mesma coisa sem você. Comecei até a aprender a matéria, está um saco! 😵”
- “A festa da Júlia foi legal, mas teria sido muito melhor com você lá!”
-
Uma ligação de áudio ou vídeo é uma ótima ideia para alegrar o dia de quem está isolado porque está doente. Mande uma mensagem perguntando se o paciente está livre ou tem energia para fazer uma chamada de vídeo ou voz (até porque vai depender de como ele está se sentindo). Você pode até passar o que aprendeu na aula, resumir reuniões ou fazer alguma atividade que o faça se sentir melhor.
- “Vamos fazer uma chamada de vídeo mais tarde? Adoraria te ver.”
- “Está afim de uma chamada no FaceTime? A gente podia assistir um episódio de Riverdale juntos!”
- “Que tal a gente se falar por telefone hoje à noite? ☎️ Quando estiver tranquilo, me avise.”
Publicidade
-
Às vezes, demonstrar apoio à situação é a melhor coisa para confortar quem está doente. É uma ótima opção quando você não souber direito o que dizer ou quando a doença for mais séria do que uma simples gripe. Diga que sente muito pela situação e que está torcendo para a pessoa se recuperar o mais rápido possível.
- “Acabei de ficar sabendo do seu diagnóstico. Sinto muito que você esteja passando por isso.”
- “Poxa, sinto muito que você esteja mal! Vou mandar energias positivas para que você melhore 🌟”
- “Sinto muito que você ainda esteja doente. Estou torcendo para você melhorar logo!”
-
Quando alguém tem uma doença séria, elogiar a força dela é importante. É muito fácil se sentir derrotado ou sem esperança quando se tem um problema grave de saúde, porque manter o sorriso no rosto se torna um grande desafio. Mostre que admira a perseverança da pessoa! A sua torcida ajuda, mesmo que não pareça.
- “Eu admiro muito o seu otimismo diante de tudo isso.”
- “A forma como você está lidando com seu tratamento é admirável. Eu sei que não conseguiria levar as coisas na esportiva da mesma forma.”
- “Você está sendo tão forte desde que recebeu seu diagnóstico. Saiba que eu admiro muito a sua coragem.”
- Mesmo que sejam elogios, mensagens assim podem pressionar a pessoa que está doente a fingir que não se abalou. Deixe claro que é normal ter dias ruins também!
Publicidade
-
Quem fica doente pode sentir muitas coisas. Frustração, tristeza profunda , raiva ou pessimismo. Diga que ela pode desabafar com você, pedir conselhos ou só falar o que está acontecendo nos últimos dias para se sentir acolhida. Mostre que está ali para o que der e vier.
- “Estou aqui para ouvir sempre que você quiser desabafar!”
- “Qualquer coisa que eu puder fazer para ajudar, pode falar! Meu ombro estará sempre aqui quando precisar!”
- “Se precisar de um conselho, conte comigo! E se só quiser desabafar, também! Sou um ótimo ouvinte.”
-
Se você ou a pessoa que está doente são religiosas, uma mensagem de cunho mais espiritual cairá bem. Diga que está orando pela recuperação dela ou que Deus está cuidando dela a todo momento. Esse tipo de comentário combina mais com doenças graves ou que precisem de acompanhamento médico, mas use seu bom senso (e sua fé) para decidir quando usá-lo.
- “Deus está cuidando de você!”
- “Vou orar todos os dias pela sua recuperação 🙏”
- “Mantenha a sua fé que Deus guiará você pelo caminho da cura.”
Publicidade
-
Quando alguém estiver muito doente, demonstre seu carinho além de seu apoio. Em situações difíceis, seja direto e abra seu coração. Diga ao paciente o quanto ele inspirou você, o quanto aprendeu com ele ou o impacto que ele teve na sua vida. Mantenha o tom positivo para animá-lo. [3] X Fonte de pesquisa
- “Você é o melhor amigo que alguém pode ter. Você me ajudou tanto que eu não consigo nem mensurar. Eu te amo.”
- “Eu não seria quem sou hoje se não tivesse o seu exemplo para seguir. Você é tão forte, inteligente e carinhosa. Estou contigo para o que der e vier. ❤️”
- “Eu não sou bom com palavras, mas quero dizer o quanto você é importante na minha vida. Nunca vou esquecer o quanto você me ajudou nos momentos em que eu estava no fundo do poço. Estou rezando muito para você melhorar o quanto antes.”
Dicas
- Leve em conta a gravidade da doença e o nível de intimidade que você tem com a pessoa quando for escrever sua mensagem. Uma piadinha boba é ótima para um amigo que pegou uma gripe daquelas, mas uma mensagem carinhosa é muito mais apropriada para um colega de trabalho que recebeu um diagnóstico mais sério.
- Via de regra, mantenha as mensagens de “melhoras” curtas. Às vezes, quem está doente não tem energia para ficar mexendo no celular e nem respondendo um baita parágrafo.
WikiHows Relacionados
Referências
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!