PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existem diversos tipos de queijo que você pode congelar sem nenhum problema. Basta colocar os blocos, as fatias ou o queijo ralado em um recipiente fechado e levar ao congelador por dois a seis meses. Embora o congelamento de queijos molhados ou artesanais não seja recomendado, a maioria dos queijos vendidos em blocos nos supermercados se dão superbem no congelador. A textura vai ficar um pouco mais granulosa, mas o sabor deve permanecer o mesmo, de forma que o ideal é derreter o queijo para usá-lo em um prato ou triturá-lo para servir de cobertura em vez de comer as fatias descongeladas puras.

Método 1
Método 1 de 4:

Preparando os blocos de queijo para o congelamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Evite colocar uma rodela grande de queijo diretamente no congelador. O melhor é cortá-la em blocos menores primeiro. Caso precise congelar uma rodela ou um bloco grande de queijo, corte-o em pedaços de, no máximo, 250 g. Dependendo de como você pretende usar o queijo, você pode até mesmo cortá-lo em bloquinhos menores. [1]
    • Cortar o queijo fará com que os pedaços congelem e descongelem uniformemente.
  2. Watermark wikiHow to Congelar Queijo
    Use plástico-filme, um saquinho do tipo ZipLoc ou uma embalagem plástica fechada a vácuo. Enrole o plástico bem apertado ao redor do queijo e tire o máximo de ar possível do embrulho para evitar queimaduras causadas pelo congelamento. [2] Ponha o queijo embrulhado em um saquinho próprio para congelamento para adicionar uma camada extra de proteção. [3]
    • A embalagem deve ser resistente à umidade. [4]
    • Caso o bloco de queijo já pese 250 g ou menos, deixe-o na embalagem original. Ponha-o em um saquinho próprio para congelamento para adicionar uma camada extra de proteção.
  3. Assim, você saberá que tipo de queijo é aquele e há quanto tempo ele está no congelador. Use uma canetinha permanente para anotar o tipo de queijo, a data em que você o embrulhou e a data de validade do produto. Em seguida, ponha-o em uma parte seca do congelador.
    • Mantenha a porta do congelador fechada para que o queijo congele rapidamente e por completo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Congelando um queijo ralado ou em fatias

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Congelar Queijo
    Caso pretenda usar um bloco de queijo duro no preparo de um prato, corte-o em pedaços menores antes de congelá-lo. Use o ralador ou ponha o queijo no processador de alimentos com a extensão raladora para picá-lo em tirinhas finas. Outra opção é cortar o queijo com uma faca em fatias individuais. [5]
    • Caso tenha comprado o queijo já ralado ou fatiado, você também pode congelá-lo. Veja apenas se ele está na validade e se não tem nenhum sinal de mofo.
  2. Watermark wikiHow to Congelar Queijo
    Caso tenha ralado o queijo em casa, coloque-o em um saquinho do tipo ZipLoc. Já se o tiver comprado ralado no mercado, faça um furinho na embalagem original e esprema-a delicadamente para tirar o ar. Em seguida, feche-a bem apertado. [6]
    • Caso necessário, coloque a embalagem em um segundo saquinho, próprio para congelamento, para barrar a entrada de ar.
  3. Watermark wikiHow to Congelar Queijo
    Para congelar um queijo fatiado, corte um pedaço retangular de papel-manteiga para cada fatia de queijo. Isso vale tanto para queijos vendidos já em fatias quanto para os que você cortar em casa. [7] O papel deve ficar 1,5 cm maior do que as fatias para que você consiga soltá-las com facilidade depois de congeladas. Depois que o papel estiver cortado, faça uma pilha alternando os pedaços de queijo com os de papel-manteiga.
    • Depois que a pilha estiver pronta, embrulhe-a e feche bem, como se ela fosse um bloco de queijo.
    • Quando precisar pegar fatias da pilha, puxe o papel-manteiga para cima para separar a quantidade de pedaços necessária.
  4. Com uma canetinha permanente, anote o tipo de queijo, a data de validade e a data de congelamento na embalagem para saber por quanto tempo você ainda pode comer o queijo. Em seguida, coloque a embalagem em uma parte seca do congelador. Deixe-a lá até a hora de descongelar o queijo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Descongelando o queijo

PDF download Baixe em PDF
  1. Os queijos mais macios, como o gouda, o gruyère e o brie não devem ficar no congelador por mais de dois meses. Já os mais duros e processados podem ser congelados por até seis meses. [8] Dê uma olhada na data que você anotou na embalagem e jogue fora o queijo se já tiverem se passado seis meses do congelamento.
    • Queijos ralados, com buracos (como o queijo suíco) ou com fissuras (como o gorgonzola) correm mais risco de sofrer queimaduras de frio. Dê uma olhada neles de vez em quando para ter certeza de que ainda estão bons.
  2. Watermark wikiHow to Congelar Queijo
    Antes de comer, você precisa fazer com que os cristais de gelo se desmanchem, devolvendo a umidade ao queijo. Deixe o queijo ralado ou fatiado na geladeira por, no mínimo, 24 horas. Já para descongelar fatias grossas e blocos, espere por volta de dois dias para que o queijo volte à consistência original. [9]
    • Tire do congelador apenas a quantidade de queijo que pretender usar nos próximos dias. Caso o queijo esteja ralado, abra o saco e solte ou quebre a quantidade necessária. No caso das fatias, solte-as puxando os pedaços de papel-manteiga. Em seguida, feche novamente o embrulho do queijo e devolva-o ao congelador.
    • Caso tenha congelado um bloco de queijo, você vai precisar descongelá-lo inteiro.
  3. Mesmo que ainda falte tempo para a data de validade, coma o queijo descongelado o mais rápido possível para aproveitá-lo ao máximo. Use-o em pizzas, lasanhas, escondidinhos e outros pratos assados, derreta-o em um hambúrguer ou sobre uma porção de nachos ou jogue-o trituradinho por cima de uma salada para aproveitar o sabor sem ter que lidar com a consistência arenosa causada pelo congelamento. [10] Enfim, coma o queijo da maneira que preferir, mas não se esqueça de que ele não deve passar de alguns dias.
    • Após três dias, jogue fora o queijo descongelado que sobrar. [11]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Escolhendo queijos para congelar

PDF download Baixe em PDF
  1. Os queijos processados encontrados em blocos no mercado, como o cheddar, o provolone, a muçarela seca e o Colby Jack, entre outros, são perfeitos para congelar. Quer tenham sido escolhidos no balcão de frios ou comprados já embalados, os queijos desse tipo podem ser congelados em pequenos blocos, em fatias ou ralados. [12]
    • Essas variedades de queijo tendem a derreter com facilidade. Experimente usá-las para preparar receitas de forno e fogão depois de descongeladas.
  2. Watermark wikiHow to Congelar Queijo
    Antes de congelar um queijo natural duro ou envelhecido, pense bem em por quanto tempo você pretende guardá-lo e como gostaria de consumi-lo. Os queijos envelhecidos, como o pecorino, o asiago, o parmesão e o gorgonzola, podem ser congelados ralados ou em blocos pequenos. [13] Depois de descongelados, eles ficarão mais farelentos, o que os torna perfeitos para usar em receitas ou para jogar por cima dos mais variados pratos.
    • Grande parte dos queijos envelhecidos pode durar até quatro meses na geladeira, de forma que o congelamento pode não ser necessário. [14]
    • Caso pretenda usar um queijo gorgonzola triturado em uma salada, congele-o por seis meses.
  3. Os queijos naturais macios, como o brie, até podem ser congelados, mas costumam ficar com uma consistência aguada e granulosa. Logo, só os congele se pretender derretê-los ou usá-los em alguma receita que vá ao fogo. [15]
    • Guarde o queijo na geladeira se quiser usá-lo como pastinha para bolachas. Assim, ele reterá tanto o sabor quanto a textura.
    • Não há nada de errado em congelar um queijo natural macio para usar em um prato. Afinal, o queijo vai derreter durante o cozimento ou o aquecimento.
  4. Mantenha queijos como o cottage, a ricota e o cream cheese na geladeira e use-os até a data de validade impressa na embalagem. [16] Evite, também, congelar queijos normalmente guardados em água, como a burrata ou a muçarela fresca em bolas. [17]
    • O congelamento vai interferir na textura e no sabor superdelicados do queijo. Dependendo da variedade, pode ser que o queijo fique seco e encaroçado ou aguado e molenga depois de descongelado.
    • Tudo bem congelar esses queijos se você estiver preparando algum prato, como uma lasanha ou um escondidinho.
    • Como o cream cheese já foi assado, você pode congelar um cheesecake sem problemas.
    Publicidade

Dicas

  • Essas dicas se aplicam apenas a queijos industrializados. Para queijos caseiros, faça uma pesquisa para descobrir quais são as melhores formas de armazenamento.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma faca de cortar queijo.
  • Um ralador de queijo.
  • Plástico-filme ou papel-alumínio.
  • Saquinhos do tipo ZipLoc.
  • Saquinhos próprios para congelamento.
  • Uma canetinha permanente.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 84 839 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade