Baixe em PDF
Baixe em PDF
O congelamento de verrugas através do nitrogênio líquido é uma alternativa para pessoas cansadas de sofrer com essas desconfortáveis protuberâncias. As verrugas são "alimentadas" por vasos sanguíneos que, ao serem danificados pelo congelamento, vão fazer com que a verruga "morra" e caia. Os médicos dermatologistas utilizarão nitrogênio líquido (uma substância extremamente fria), que não deve ser utilizada em casa, já que pode haver dor e dano no tecido da pele se o nitrogênio não for aplicado corretamente. [1] X Fonte de pesquisa Para tratamento caseiro, compre um kit de tratamento – que é de venda livre – e utilize-o para eliminar a verruga.
Passos
-
Entenda como realizar o processo. Os kits de venda livre possuem éter dimetílico e propano para congelar o tecido em volta da protuberância. Saiba que a verruga não cairá instantaneamente após o tratamento; provavelmente, será preciso realizar várias aplicações por três ou quatro semanas até que a protuberância desapareça.
- As verrugas são causadas por um vírus que faz com que as células da pele cresçam de forma anormal. [2] X Fonte de pesquisa Congelar a verruga elimina o vírus.
-
Identifique o tipo de verruga. Alguns tipos de verrugas podem responder melhor ao congelamento do que outras. Note que se o indivíduo possuir verrugas na região genital, o tratamento caseiro não deve ser feito . Elas são causadas por um vírus que o médico precisa tratar. [3] X Fonte Confiável FamilyDoctor.org Ir à fonte Outros tipos de verrugas são: [4] X Fonte de pesquisa
- Verrugas comuns: são protuberâncias pequenas ásperas e rígidas, que são normalmente marrons ou cinzas. Geralmente, aparecem nos dedos, nas mãos, nos joelhos e cotovelos.
- Verrugas plantares: estão localizadas na parte inferior do pé e deixam o andar extremamente desconfortável.
- Verrugas planas: surgem em grupos no rosto, nos braços, mãos e joelhos e possuem coloração rosa, amarela e marrom. São minúsculas e mais maciais, com a parte superior plana.
-
Saiba quando é necessário marcar uma consulta no dermatologista. Se o tratamento caseiro não funcionar, as verrugas aumentarem de tamanho e causarem dor, é necessário ir ao dermatologista. Peça para o médico realizar o diagnóstico, determinando se a protuberância é realmente uma verruga (principalmente ao surgir no rosto ou órgão genital), se o sistema imunológico estiver enfraquecido e se houver possibilidade da pessoa ter diabetes, quando a verruga surge no pé. Os dermatologistas provavelmente conseguirão diagnosticá-la apenas através de uma biópsia, que pode ser feita pela remoção de uma pequena parte do tecido da protuberância. Dessa forma, o médico poderá estudar o vírus que causa a verruga. [5] X Fonte Confiável American Academy of Dermatology Ir à fonte
- Entenda que o vírus causador de verrugas pode retornar. As protuberâncias podem reaparecer no mesmo ou em outro local. Se estiver com dificuldades em erradicar verrugas recorrentes, vá rapidamente ao médico. [6] X Fonte Confiável American Academy of Dermatology Ir à fonte
Publicidade
-
Prepare a região da verruga com os suprimentos do kit. Enxágue cuidadosamente o local com a protuberância e também as próprias mãos. A maioria dos kits de venda livre vem com uma pequena vasilha com criogênio ou compostos muito frios. Além disso, ele deve possuir um frasco para realizar a aplicação. Os tratamentos não demoram muito, logo, verifique se todos os suprimentos estão à mão.
- Sempre leia e siga as instruções da bula do kit.
-
Monte o kit do spray. Pegue o frasco para realizar a aplicação e coloque a vasilha dentro dele. Deixe-o sobre uma superfície dura. A alavanca deve ser colocada na parte de cima do frasco.
- Cuidado para não segurar o spray perto do rosto. O composto é muito gelado, logo, tome cuidado para não o borrifar acidentalmente no rosto.
-
Pressione o conteúdo da vasilha. A garrafa de spray deve ser deixada na mesa e ser segura com uma mão. Com a outra, pressione a alavanca até ouvir um som agudo, parecido com um assobio. Continue pressionando-a por mais dois ou três segundos. Assim, a parte que aplica o produto ficará preenchida de criogênio. Retire a alavanca e espere 30 segundos.
- Observe a ponta do frasco; ele estará saturado com um gás de aparência gélida. O odor do éter também pode surgir.
-
Passe cuidadosamente o composto sobre a verruga. Pressione levemente a alavanca de aplicação contra a verruga; a maioria dos kits possui recomendação de aplicação por no máximo 20 segundos, dependendo do tamanho da saliência. Remova-o de cima da verruga, sem tocá-la. Jogue o frasco fora e lave as mãos.
- Se a verruga estiver sobre um dedo da mão ou do pé, mexa-o lentamente durante a aplicação. Provavelmente, a pessoa sentirá dores, coceiras ou sensação de picadas.
Publicidade
-
O tratamento com nitrogênio líquido deve ser realizado apenas sob supervisão médica. Esse método não deve ser feito em casa, já que a aplicação incorreta pode causar danos no tecido da pele. Utilize outro tratamento se desejar retirar a verruga em casa.
- Não é recomendada a aplicação de nitrogênio líquido em crianças pequenas, devido à dor e ao desconforto que o tratamento causa.
- Esse composto deve ser administrado com muito cuidado para evitar danos em nervos e a neuropatia.
- Nunca aplique nitrogênio líquido ao rosto. Utilize-o com muito cuidado sobre a pele negra e pigmentada para evitar descoloração.
-
Congele a verruga. O médico derramará uma pequena quantidade de nitrogênio em um copo de poliestireno para que ele continue limpo e higiênico, principalmente se mais de um paciente for utilizá-lo. Depois, ele mergulhará um cotonete na substância e a esfregará sobre a protuberância, diretamente sobre o centro dela e aplicando uma leve pressão. O procedimento será repetido até que uma parte dela fique congelada e de coloração branca. Gradualmente, o médico fará uma pressão mais firme até que toda a verruga fique congelada.
- A pomada EMLA pode ser utilizada para diminuir a dor e o desconforto.
- O tecido congelado ficará endurecido e, ao tocar na verruga pelos lados, será possível senti-lo entre os dedos.
-
Deixe a verruga "em repouso". Ela ficará branca, mas a cor normal voltará rapidamente. Caso ache que ela não está suficientemente congelada, repita a aplicação. A pessoa poderá sentir pontadas de dor pelo gelo.
- Muita dor é sinal de que uma região saudável da pele foi danificada pelo nitrogênio líquido.
Publicidade
-
Aplique bandagens e curativos. Não é obrigatório cobrir a verruga tratada com um curativo se ela não causar desconforto. Porém, para uma verruga plantar, por exemplo, será necessário utilizar um curativo especial, que amorteça e proteja adequadamente o local tratado, permitindo que o indivíduo não sinta dores e nem incômodos ao andar.
- A maioria dos curativos para verrugas plantares é circular, com amortecedores parecidos com pequenas almofadas nas bordas. O centro do curativo não possui nada para não pressionar a verruga, deixando o andar bem mais confortável.
-
Não toque na verruga. Uma bolha (com ou sem sangue) poderá surgir algumas horas após o congelamento da saliência, além da sensação de queimação e um aspecto de irritação na verruga. A cicatrização demora, na maioria dos casos, de quatro a sete semanas. Não estoure a bolha ou tire casquinhas da pele. Isso pode expor o tecido ao vírus, incentivando novamente o crescimento da verruga.
-
Realize o tratamento outra vez se necessário. Pode ser preciso reaplicar o composto sobre a verruga se, aparentemente, ela não diminuir de tamanho. Espere de duas a três semanas e repita a aplicação através do kit vendido em farmácias. Caso tenha realizado o tratamento através de nitrogênio líquido, marque mais uma consulta com o dermatologista para uma reavaliação – ele determinará se é preciso realizar um procedimento extra.
- Em certos casos, as verrugas podem ser de difícil remoção. O médico pode até adotar métodos alternativos em uma só aplicação para facilitar a retirada.
- Como os compostos do kit não deixam a verruga tão gélida quanto o nitrogênio líquido administrado pelos médicos, vários tratamentos podem ser necessários antes que a verruga caia. [7] X Fonte Confiável Consumer Reports Ir à fonte
Publicidade
Dicas
- O congelamento da verruga é apenas uma das maneiras de remoção. Existem vários outros métodos, com a utilização de ácido salicílico, imiquimode, do próprio nitrogênio líquido, do 5-fluorouracil e também dos ácidos bi e tricloroacéticos.
Publicidade
Avisos
- Algumas verrugas são cancerígenas ou podem indicar um problema oculto e mais grave, que requer tratamento adicional, algo possivelmente fundamental para salvar a vida do indivíduo. As diferenças são sutis, logo, apenas um dermatologista profissional poderá percebê-las.
- O procedimento funciona melhor em verrugas pequenas, do tamanho de uma ervilha (cerca de 4 mm) ou menores. A princípio, as protuberâncias maiores também podem ser submetidas ao tratamento de nitrogênio, mas apenas através do congelamento parcial de uma das bordas. Após cerca de duas semanas (com a pele já cicatrizada), a segunda aplicação pode ser realizada. Em hipótese alguma o congelamento deve ser feito em áreas maiores do que por volta de 4 mm, já que isso causa o surgimento de uma bolha grande e muito dolorida que pode até acarretar uma infecção.
- Nunca tente congelar uma verruga utilizando cubos de gelo. Eles não são frios o suficiente para isso. [8] X Fonte Confiável American Academy of Dermatology Ir à fonte
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.tedpella.com/cryo-supplies_html/HandlingLiquidNitrogen.htm
- ↑ http://www.askdrsears.com/topics/health-concerns/skin-care/warts
- ↑ http://familydoctor.org/en/diseases-conditions/warts/treatment.html
- ↑ http://kidshealth.org/parent/infections/skin/wart.html#
- ↑ https://www.aad.org/dermatology-a-to-z/diseases-and-treatments/u---w/warts/diganosis-treatment
- ↑ https://www.aad.org/dermatology-a-to-z/diseases-and-treatments/u---w/warts/diganosis-treatment
- ↑ http://www.consumerreports.org/cro/news/2010/09/give-warts-the-big-freeze/index.htm
- ↑ https://www.aad.org/dermatology-a-to-z/for-kids/about-skin/warts/how-to-get-rid-of-warts
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 94 225 vezes.
Publicidade