PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo mundo fica de saco cheio dos colegas de trabalhos de vez em quando, o que é normal. Se, por outro lado, você trabalha com uma pessoa incompetente, que coloca em risco a segurança dos outros trabalhadores ou que prejudica a moral do ambiente de trabalho, talvez seja hora de tomar alguma atitude. Abaixo, você encontrará dicas sobre como lidar com essa situação desagradável.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo agir

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Descubra se você tem um motivo legítimo para causar a demissão da pessoa. O fato de não gostar de alguém não é motivo para tentar tirá-lo do emprego. Lembre-se de que, mesmo que não se deem bem, a pessoa ainda precisa de dinheiro para cuidar da própria família. Pense bem se gostaria mesmo de ser responsável de tirar isso da vida de alguém. Você tem bons motivos para tentar demiti-la caso a pessoa esteja fazendo alguma das seguintes coisas:
    • Atrapalhando sua capacidade de trabalhar.
    • Atrapalhando a capacidade de outra pessoa de trabalhar.
    • Prejudicando a empresa chegando atrasado ou não trabalhando direito.
    • Criando um ambiente contraproducente ou hostil.
    • Tenha assediado verbal, física ou sexualmente alguém.
  2. Os seus pontos serão melhor recebidos caso você tenha o apoio de outros profissionais da empresa. Converse com os colegas de trabalho e veja se alguém tem um pensamento parecido com o seu.
    • Seja diplomático. Não espalhe boatos e nem tente convencer ninguém a odiar o seu colega de trabalho. O ideal é fazer perguntas ou comentários como "Ei, o que você acha do Jonas?", "É interessante ouvir o Lucas conversando com os clientes no telefone." Ou "Você viu que horas o Marcos chegou?".
    • Caso alguém concorde com você, pergunte se a pessoa estaria disposta a fazer uma reclamação formal.
  3. Preste atenção nos comportamentos do seu colega de trabalho e registre os incidentes para ter evidências substanciais na hora de fazer a reclamação formal.
    • Mantenha um registro de datas, horários e descrições detalhadas dos incidentes para que seu argumento pareça ainda mais válido e ajude o supervisor a tomar uma decisão. Se vocês trabalham no mesmo horário e local, vai ser mais fácil ficar de olho nele.
    • Tente separar infrações menores de problemas sérios que afetam todo o ambiente de trabalho. Não limpar a cafeteira não é um bom motivo para uma demissão, ao passo que chegar bêbado no trabalho é um bom motivo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Reclamando formalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Use o bom senso para descobrir com quem falar sobre a situação e, se possível, se encontre pessoalmente com a pessoa.
    • Leve suas anotações e chame os outros colegas de trabalho que queiram formalizar a reclamação.
    • Peça que a reclamação seja feita de modo anônimo. Assim, a outra pessoa não o verá como um inimigo e não tentará uma retaliação.
    • Não faça a reclamação por e-mail, pois ela pode ser ignorada e não é considerada tão formal. Além disso, você deixará rastros do que fez, o que não é uma boa ideia.
  2. Pense em tudo o que gostaria de expor e pratique na frente de um espelho. Caso esteja descontrolado e nervoso, seu chefe vai achar que a reclamação é pessoal e descabida. Ao falar de modo calmo e em bom tom, você deixará claro que está pensando no bem da empresa.
    • Reforce os pontos positivos da pessoa: "Eu gosto do João. Ele é engraçado e tem bom coração, mas estou um pouco preocupado".
    • Obviamente, não peça para demitirem a pessoa. Caso seu superior pergunte o que você acredita que deve ser feito, sinta-se livre para dizer o que pensa, mas lembre-se de que a decisão não é sua.
  3. Feita a reclamação, não há muito mais para fazer. Não é mais preciso ficar de olho no outro e nem fazer mais comentários. Foque no seu trabalho e na sua vida e deixe que os superiores resolvam o que fazer com seu colega de trabalho. Caso ele o incomode, ignore-o.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando meios indiretos

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de recorrer à sabotagem, experimente fazer com que um colega incompetente crie problemas por conta própria.
    • Se a pessoa costuma chegar tarde no trabalho, chame-a para sair à noite durante a semana. Em seguida, marque uma reunião na manhã seguinte com seu supervisor, dizendo que o colega estará presente. Chegue cedo, pronto para o trabalho, e finja surpresa quando o outro não chegar para a reunião.
    • Caso seu colega costume falar palavrões na frente dos clientes, convide seu avô religioso e os amigos da igreja para ir até a loja durante o expediente. Deixe que eles reclamem para o gerente sobre o profissional.
  2. Se quer se livrar de alguém, agora é hora de agir como se estivesse no seriado "The Office". Obviamente, seja cuidadoso com as brincadeiras, ou você pode acabar sendo o demitido da vez.
    • Compre produtos adultos e inapropriados e mande entregar no endereço do trabalho, usando o nome do seu colega.
    • Logue no computador dele e envie e-mails impróprios para seu chefe.
    • Abra uma página de pornografia no computador dele quando o micro estiver vago. Depois, mande uma mensagem para seu chefe, chamando-o para se encontrarem no escritório antes que o seu colega tenha a chance de fechar a janela.
  3. Por mais que sua ideia seja se livrar do colega de trabalho, não é preciso prejudicá-lo. Se sabe de alguma vaga disponível que seja adequada para ele, indique-o para ela. Outra opção seria reclamar do serviço a ponto de fazer ele perceber que quer outra coisa da vida.
    Publicidade

Dicas

  • Se não se dá bem com alguém, peça para mudar de escritório ou de mesa. Só recorra às tentativas de demissão em último caso. Sempre que possível, tente evitar a pessoa e deixar que ela trabalhe normalmente.
Publicidade

Avisos

  • Se foi ameaçado ou assediado, denuncie o seu colega de trabalho para o supervisor. Qualquer situação que gere desconforto pode ser caracterizada como assédio.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 693 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade