PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É difícil ser adolescente. Você tem que se preocupar com notas, vida social e todas as mudanças pelas quais passa todos os dias. As garotas sofrem um pouco mais, principalmente quando têm pais superprotetores com expectativas irracionais e que não dão nem um pouco de liberdade. As dicas abaixo podem ajudá-la com pais restritivos demais.

Método 1
Método 1 de 3:

Aprendendo a se comunicar de modo mais eficiente

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Seus pais não mudarão de ideia se você nem ao menos tentar explicar sua posição sobre o assunto. Se acredita que está sendo tratada de modo injusto, prepare-se para apresentar seu caso.
    • Escreva os assuntos que deseja discutir. Quer ir ao baile da escola com suas amigas? Monte uma lista de motivos pelos quais eles deveriam permitir isso. Quer começar a usar maquiagem? Prepare um argumento detalhado explicando o porquê de estar pronta. Se não conseguir pensar em bons motivos, não espere que seus pais a ajudem.
    • Escolha cuidadosamente as palavras que abrirão a discussão. Nunca comece com uma acusação do tipo "Mãe, você nunca me deixa me divertir! As coisas precisam mudar." ou você não chegará a lugar algum. Experimente dizer algo como "Mãe, sei que tem medo de me deixar sair sozinha, mas queria ir ao cinema com minhas amigas na sexta-feira à noite. Posso fazer alguma coisa para conseguir mais liberdade?". Aborde a situação com respeito e humildade para aumentar as chances de seus pais a ouvirem.
  2. [2] Por mais estranho que isso soe, é preciso oferecer um incentivo para que seus pais pensem bem em suas ideias.
    • Há algo que você pode oferecer em troca do afrouxamento das regras da casa? Ofereça-se para aspirar a casa no sábado se puder ir no cinema com amigas na sexta. Pense nas tarefas que seus pais odeiam e se ofereça para realizá-las. É bem possível que haja uma chance de sucesso aí!
    • Prepare-se para negociar punições para caso não cumpra seu lado da barganha. Se combinar um horário para voltar para casa e não cumprir, quais devem ser as repercussões? Se disser que lavará a louça por uma semana e parar no segundo dia, qual sua penalidade? Bole punições possíveis antes de conversar com seus pais para demonstrar ser capaz de se responsabilizar por suas ações.
    • Ofereça um meio-termo. Caso seus pais não permitam que assista o filme às 21h, pergunte se pode ir à sessão das 18h. Se não querem que vá à festa de uma amiga, prometa enviar mensagens de texto a cada 30 minutos. Por mais que isso seja chato, pelo menos você ganhará uma chance de provar-se digna da confiança deles.
    • Tome cuidado para não iniciar a negociação como se vocês fossem iguais. Lembre-se de que não está no controle da situação e de que precisa obedecer as decisões de seus pais. Você não tem poder na conversa, portanto, não pareça arrogante ou exigente.
    • Escolha palavras que comuniquem o tom adequado. Em vez de dizer "Mãe, vou aspirar a casa no sábado de manhã, mas você tem que deixar eu ir ao cinema na sexta à noite", diga "Mãe, queria muito ir ao cinema na sexta à noite. Sei que odeia aspirar a casa, deixaria eu ir se eu prometesse fazer isso no sábado de manhã?". Se puder propor algo que facilite a vida de seus pais, você oferecerá incentivo para que eles pensem bem em sua proposta.
  3. Se quer ser tratada como adulta, comunique-se como uma.
    • Aborde seus pais de modo calmo e compreensivo. Converse quando estiverem relaxados — possivelmente após o jantar —, falando de modo educado. Quando tiver a atenção deles, explique os motivos pelos quais acredita que a estão tratando com limites injustos.
    • Quando explicarem os motivos pelos limites, mantenha o tom cordial e a compostura. Perder a calma apenas fará com que eles acreditem que você não é madura o suficiente para receber mais liberdade. [3]
  4. [4] Caso seus pais tenham colocado muitas restrições em você, é pouco provável que mudem de ideia após uma única conversa. Talvez o máximo que você consiga no momento seja fazê-los refletir sobre o assunto.
    • Lembre-se de que não precisa vencer a discussão para tornar seu ponto ouvido. A ideia no momento é fazer com que seus pais pensem sobre o que está dizendo e fiquem felizes com a abordagem bem pensada e educada, mesmo que não concordem com você.
    • Prepare-se para uma reação exagerada ou negativa. Como está questionando as habilidades paternais deles, seus pais podem ficar nervosos com sua audácia. Caso eles se recusem a negociar ou afrouxar os limites, mantenha a maturidade e a pose para impressioná-los e fazer com que se questionem se estão sendo exagerados.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conquistando a confiança de seus pais

PDF download Baixe em PDF
  1. [5] Os adolescentes amam testar os limites e isso é natural, mas quebrar as regras da casa não convencerá seus pais de que está pronta para mais responsabilidade.
    • Até mesmo as regras bobas e injustas devem ser respeitadas. Se não conseguir segui-las, é provável que elas fiquem ainda mais duras. Demonstre respeito pelas regras e seus pais podem confiar mais liberdade a você.
    • Expresse que sabe que seus pais a amam e só querem o melhor para você. Quando perceberem que valoriza a preocupação deles, você terá mais chances de ser ouvida. Diga algo como: "Sei que só querem a minha segurança, mas acho que conseguimos encontrar um modo de me manter segura e poder sair com minhas amigas. Podemos conversar sobre o assunto"?
  2. [6] Não seja uma adolescente irritada e de cara feia.
    • Seus pais provavelmente não vão querer recompensar comportamentos ruins afrouxando as regras. Seja uma filha agradável e tranquila para aumentar suas chances de sucesso.
    • Não tente vencer seus pais tornando a vida deles um inferno. Você apenas criará ressentimento, não respeito.
    • É natural sentir frustração e raiva de tempos em tempos. Quando isso ocorrer, expresse-se de modo calmo e razoável; evite sair batendo pés ou revirar os olhos. Não faça comentários sarcásticos sobre as regras e nem diga que preferiria que seus pais fossem mais como os de alguma amiga.
  3. Não desista na primeira recusa que ouvir de seus pais. [7] Prepare-se para provar que é capaz de lidar com mais responsabilidade mantendo as regras deles e fortalecendo seus argumentos.
    • Deixe claro que ainda quer que seus pais repensem as regras. Quando eles não permitirem que você faça algo, diga que acatará a decisão deles pois os respeita, mas lembre-os de que ainda acredita merecer mais liberdade e de que está se esforçando para conquistar a confiança deles. Não reclame imediatamente, mas não esconda o que está sentindo.
    • Toque no assunto novamente após algumas semanas. Marque a data no calendário e conte os dias desde a última vez em que discutiu a questão com seus pais. Após seguir bem as regras deles e respeitá-los, você poderá provar que merece mais liberdade.
    • Tenha tato durante as discussões. Em vez de dizer algo como "Fiz um bom trabalho seguindo suas regras, agora é hora de mudá-las", prefira "Sabe, tenho me esforçado para seguir as regras de vocês, mas ainda acho que poderia ter mais liberdade. Há algo que possa fazer para conquistar a confiança de vocês"?
  4. [8] O maior medo de qualquer pai é que seus filhos se coloquem em situações perigosas nas quais não podem protegê-los. Não dê motivos para que eles acreditem que você abusará da confiança deles quando tiver mais liberdade.
    • Passe a vida escondendo coisas deles e eles presumirão que esconderá quais os motivos pelos quais quer mais liberdade. Se der a impressão de que tem uma vida secreta, seus pais ficarão mais ansiosos pensando no que você fará longe deles. Mantenha as linhas de comunicação entre vocês bastante abertas.
    • Obviamente, não há nada de errado em guardar alguns segredos e pensamentos. A ideia apenas é não passar a impressão de que você é outra pessoa longe deles.
  5. [9] Se disser que vai ao shopping depois da aula, não pare na casa de uma amiga sem explicação. Se disser que vai para a casa de uma amiga para estudar, não acabe assistindo Netflix na casa de um namoradinho.
    • Caso não confiem em sua palavra, eles não confiarão em suas promessas. É difícil discutir que merece mais responsabilidade quando você é incapaz de cumprir com o combinado atual.
    • Seja sincera sempre. Mesmo se fizer algo que sabe que os irritará, seus pais ficarão felizes caso você demonstre respeito e reconheça os erros. Mentir e encobrir a mentira apenas fará com que eles suspeitem mais no futuro.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mudando sua visão da situação

PDF download Baixe em PDF
  1. [10] As emoções são muito fortes na adolescência e podem fazer com que você não enxergue a situação corretamente. Por mais difícil que seja acreditar nisso, é possível que seus pais a estejam tratando justamente e com a cautela necessária.
    • Sabe aquele tio ou avô com quem fala sobre tudo? Procure-o para conversar! Na falta de uma pessoa próxima, converse com um psicólogo na escola. Se não gosta da ideia de falar com outros adultos por acreditar que eles possam concordar com seus pais, isso pode indicar que os limites impostos por eles são justos. Se esse é o caso, seja sincera consigo mesma.
  2. Colocar tudo no papel fará com que se sinta melhor sem precisar ofender ninguém ou discutir com seus pais. Você poderá ler o que escreveu após um tempo para ver se estava seguindo bem as regras de seus pais e se comportando de modo maduro.
    • O diário funcionará como um histórico escrito da negociação de vocês. Caso esteja seguindo as regras deles e se comportando bem, você poderá demonstrar que manteve sua palavra através das evidências. O diário a ajudará a provar que é digna de mais confiança.
  3. Tente compreender o que fez com que eles definissem tais regras e o que procuram conseguir com elas. [11]
    • Se tivesse uma filha adolescente, você permitiria que ela fosse a uma festa na casa de uma amiga sem a presença de adultos? Permitiria que uma filha de 14 anos saísse em encontros sem a supervisão de adultos? Seus pais já tiveram sua idade e provavelmente não querem que você cometa os mesmos erros que eles.
    • Caso não encontre motivos para as regras, peça que seus pais os expliquem. Por exemplo: "Sei que querem a minha segurança, mas queria entender por que permitir que eu vá ao cinema na sexta à noite me coloca em uma posição perigosa". Eles podem ter razões que nunca mencionaram ou que você nunca pensou. Talvez a conversa a ajude a controlar os medos deles.
    • Por exemplo, se vai ao filme com um grupo de amigos e seus pais tem medo de pessoas estranhas, diga algo como: "Entendo seu medo, mas estarei com um grupo de amigos em público o tempo inteiro. Se alguém nos ameaçar, chamaremos ajuda e sairemos do lugar".
    • Lembre-se de que seus pais tem motivos para as regras. Por mais que eles pareçam irracionais, a ideia é protegê-la por amá-la. Um dia você os agradecerá por isso!
  4. Um dia você estará por conta própria e poderá fazer suas próprias regras. Mesmo que seus pais criem limitações ridículas, você logo será adulta. Se não tem opção, aguente firme e use a adolescência como oportunidade para aprender mais sobre disciplina e paciência.
    Publicidade

Dicas

  • Caso seus pais aceitem trocar uma tarefa pelo afrouxamento das regras, cumpra o combinado e faça um bom trabalho. Fazer um trabalho porco fará com que eles não estejam dispostos a ajudá-la no futuro.
  • Demonstre gratidão caso seus pais a apoiem. Agradeça-os e reafirme que não os desapontará. Quando fizer algo que era proibido anteriormente, converse com seus pais sobre como foi a experiência e sobre o quão grata está pela oportunidade. Caso acreditem em você e percebam que está aprendendo a cuidar de si mesma, é provável que continuem afrouxando as regras e dando mais liberdade.
  • Aprenda a reconhecer sinais de abuso. Caso seus pais abusem de você, verbal ou fisicamente, como parte da disciplina, você não deve permanecer nesse ambiente nocivo. Pesquise mais sobre as definições de abuso e procure uma delegacia ou o conselho tutelar.
  • Caso sinta depressão ou ansiedade, converse com seus pais para se consultar com um psicólogo. Eles provavelmente a ajudarão a encontrar ajuda. Fazer o pedido pode fazer com que seus pais repensem suas regras.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 738 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade