PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As sardas são pontos da pele que apresentam mais pigmento do que o comum. Algumas pessoas têm sardas apenas no nariz e nas bochechas, enquanto outras são cobertas da cabeça aos pés. Trata-se de uma questão hereditária: se você já tem uma pele propensa ao surgimento de sardas, basta tomar um pouco de sol para destacá-las um pouco mais. Se não tiver sardas naturalmente, é possível criar falsas com tratamentos cosméticos.

Método 1
Método 1 de 4:

Obtendo as sardas naturalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso sua linha genética não tenha sardas, pode ser impossível desenvolvê-las naturalmente. Apesar de não serem exclusivas de quem tem pele clara e cabelo ruivo, as sardas são mais comuns nessas pessoas. Quem tem cabelos e olhos claros tem boas chances também, mas isso não significa que seja impossível ter sardas com um cabelo escuro.
    • Para determinar a presença de sardas na linha genética, observe seus parentes próximos. Caso irmãos, pais e avós tenham sardas, suas chances de sucesso são grandes. Mesmo assim, parentes dos quais não se tenha uma descendência direta também podem compartilhar traços genéticos com você.
  2. Trata-se de um traço hereditário causado pela distribuição irregular de pigmentação da pele. Uma sarda surge quando há uma grande concentração de melanina sob um único ponto da pele. [1]
    • As sardas naturais são, na maior parte dos casos, pequenas e inofensivas. O tipo que você procura são as sardas que costumam aparecer nas áreas mais expostas do corpo, como o rosto, e apresentam as mais diversas cores. Marrom, preto, amarelo e vermelho são tons comuns.
    • As sardas também podem surgir por conta de queimaduras de sol. Elas normalmente são maiores e apresentam formas irregulares. Enquanto as sardas comuns desaparecem após um tempo sem exposição ao sol, as sardas de queimadura não desaparecem.
  3. As sardas ficam visíveis por conta da exposição à luz UV. Se já tem sardas naturais, passar um tempo sob a luz do sol pode destacá-las mais. Tome cuidado para nunca ficar tempo demais sob o sol ou você pode se queimar. Passe um protetor solar com FPS entre 20 e 30 para bronzear a pele sem correr riscos.
    • Quanto os raios UV tocam a epiderme (a camada externa da pele), ela engrossa um pouco, promovendo a produção de mais pigmento no organismo. Como resultado, as sardas escurecem, ficando mais visíveis.
    • Se prefere evitar o sol, experimente um bronzeamento artificial. Sempre siga as recomendações do salão de bronzeamento quanto ao tempo que passa na câmara artificial, pois o excesso de bronzeamento pode causar câncer.
  4. A exposição excessiva aos raios UV pode apresentar riscos de câncer de pele. Por mais que os raios de sol sejam os melhores amigos das sardas, eles também apresentam efeitos colaterais nocivos, portanto, limite o tempo que passa ao ar livre sem proteção.
    • Evite tomar sol ao meio-dia. O sol estará em intensidade total entre 13h00m e 16h00m.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Desenhando sardas com delineador

PDF download Baixe em PDF
  1. Como as sardas costumam ter mais de uma cor, você precisará de dois tons de marrom próximos de sua pele, um claro e um escuro. Quem tem pele fria e amarelada pode ficar melhor com um delineador bronze, enquanto quem tem pele quente e avermelhada pode combinar mais com um delineador marrom burgundy . Na dúvida, utilize um tom marrom acinzentado e um tom um pouco mais escuro.
    • O marrom acinzentado é uma opção que deve funcionar para a maioria dos tons de pele.
    • Se não sabe qual a melhor opção para criar sardas naturais, compare os delineadores com a cor de suas sobrancelhas. O tom claro deve ser dois tons mais escuro do que a sobrancelha. O tom escuro deve ser um tom mais escuro do que o claro.
  2. Com o lápis, faça pontos pequenos e irregulares sobre o nariz e a parte superior das bochechas. Tome cuidado para não exagerar, pois o excesso de sardas pode parecer falso.
    • Crie pontos com tamanhos e posições irregulares. As sardas devem ter aproximadamente o tamanho da cabeça de um alfinete, mas algumas devem ser menores do que as outras. Experimente criar sardas assimétricas e espalhadas pelo rosto.
  3. [2] As sardas naturais normalmente surgem em mais de um tom, pois elas costumam escurecer com o tempo. Use o tom escuro para criar algumas sardas.
    • Pinte as sardas na frente de um espelho para não exagerar e nem sobrepor as sardas.
    • A segunda camada deve ter menos sardas do que a primeira.
  4. Para criar um visual mais natural, é preciso suavizar um pouco as marcas do delineador. Dê leves batidinhas com as pontas dos dedos ou um pedaço de algodão sobre as sardas. Se preferir, utilize um pincel de sombra de olho — limpo, obviamente — para suavizar as marcas.
  5. O pó é opcional, mas ajudará bastante a manter a maquiagem firme por mais tempo, além de deixar a pele mais brilhosa e saudável. Se preferir, use um spray fixador de maquiagem.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Criando um visual bronzeado

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um pincel de maquiagem grande para aplicar o pó [3] . Não é preciso aplicar o pó sobre o rosto inteiro, pois fazê-lo pode acabar criando um visual bronzeado falso.
    • Com o bronzeador, você consegue criar uma base mais escura na pele para a aplicação das sardas falsas. Como as sardas naturais surgem por conta da exposição do sol, faz sentido ter uma pele bronzeada, não?
    • Use um bronzeador matte para criar uma aparência mais natural. Os pós com brilho podem acabar criando um bronzeado mais falso.
  2. No geral, escolha um lápis dois tons mais claro do que o tom que usaria para pintar as sobrancelhas. O lápis é mais seco do que os delineadores e não fica tão escuro, o que é essencial para conseguir o visual adequado. Desenhe alguns pontos pequenos e espalhados. Lembre-se de apontar o lápis antes de começar! Crie alguns pontos leves espalhados pelo nariz e pela parte superior das bochechas, onde aplicou o bronzeador.
    • Evite delineadores líquidos ou em gel. Porque são mais secos, os lápis criarão sardas que não mudarão de cor ao secar.
    • Desenhe as sardas próximas umas das outras na região do nariz e debaixo dos olhos. Comece a espalhá-las mais conforme segue para baixo.
    • Crie sardas pequenas, mas com tamanhos diferentes. Elas devem variar um pouco de tamanho e nunca devem parecer seguir um padrão ou uma simetria.
    • Passe o lápis em sardas que você já tem para destacá-las.
  3. Confira o visual no espelho e aproveite para preencher os espaços que não pareçam naturais. Se necessário, dê leves batidinhas nas sardas com as pontas dos dedos ou uma bolinha de algodão para suavizá-las.
  4. Para criar sardas mais dramáticas, esqueça a base! Caso tenha usado um lápis escuro demais e deseje disfarçar um pouco as sardas, aplique um pouco de base na pele.
    • Não use uma base líquida, ou você acabará apagando as sardas falsas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Fazendo uma tatuagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Também conhecido como maquiagem definitiva, o procedimento é realizado com uma agulha elétrica que deposita pigmentos na derme. [4] A tatuagem normalmente é utilizada para se criar a aparência fixa de sobrancelhas, delineadores ou batons, mas o uso para a criação de sardas tem se tornado cada vez mais popular.
    • Uma agulha oca e vibrante perfurará a camada superior da pele e liberará uma gota de pigmento.
    • Por mais que seja possível remover as tatuagens cosméticas, o procedimento é difícil e a pele pode não ficar como o desejado.
  2. Para reduzir o risco de efeitos colaterais indesejados, procure um profissional que realmente saiba o que está fazendo e siga os procedimentos sanitários necessários.
    • Confira as credenciais do tatuador. Só faça uma tatuagem com um profissional treinado e licenciado.
    • Converse com o profissional e veja se ele tem recomendações de cirurgiões plásticos ou clientes anteriores. Se possível, procure fotos de antes e depois de tatuagens de sardas.
  3. O profissional pode ter algumas sugestões, mas para que você obtenha o resultado desejado, é preciso escolher bem o que quer. Se possível, leve algumas fotos para demonstrar o tipo de sarda que deseja.
    • O tatuador pode ajudá-la a determinar o melhor tom para as sardas.
    • Discuta também o posicionamento das sardas.
  4. Na hora certa, agende uma sessão de tatuagem e aproveite. Antes do procedimento, o profissional deve fazer um esboço da área a ser tatuada utilizando uma caneta cirúrgica esterilizada. Um gel anestésico deve ser colocado na área para entorpecê-la. Durante o procedimento, é normal sentir um pouco de dor.
    • O processo pode levar de 30 minutos a uma hora, do preparo ao fim.
    • O profissional deve utilizar luvas descartáveis e equipamento esterilizado.
  5. É preciso reduzir o inchaço no local com compressas frias e aplicar uma pomada antibiótica para reduzir as chances de uma infecção. [5] Siga as instruções do profissional para cuidar adequadamente do local durante a recuperação.
    • A tatuagem parecerá mais escura do que o normal logo após a sessão. Não se preocupe, pois o tom correto surgirá após algumas semanas.
    • Caso a área fique inchada, dolorida ou vermelha após alguns dias, é possível que você esteja com uma infecção ou uma reação alérgica. Procure o profissional ou um médico.
    Publicidade

Avisos

  • Não passe muito tempo no sol sem proteção. A exposição excessiva aos raios UV pode causar problemas de pele, incluindo o aumento do risco de câncer.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Delineador ou lápis de sobrancelha marrom.
  • Pó bronzeador.
  • Pó translúcido ou spray fixador de maquiagem.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 249 050 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade