PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A sensação de ser ignorado por alguém não é nada agradável, seja um amigo, um irmão ou um companheiro. Embora você possa se sentir tentado a falar com a pessoa, o mais prudente é deixar quieto, pelo menos por enquanto. Siga sua vida normalmente, dando o tempo que for preciso para o outro processar o que está sentindo. A boa notícia é que ele provavelmente não vai ignorá-lo para sempre, e, tão logo a situação esteja mais tranquila, tente conversar pessoalmente para resolver o problema e arranjar uma solução que seja boa para os dois lados.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Dando espaço

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo da situação, o motivo de alguém ignorar você pode ser bem óbvio. Uma briga séria com sua esposa, por exemplo, é uma justifica mais do que plausível para ela não querer olhar para sua cara no momento. Por outro lado, se você não tiver ideia da razão de estar sendo desprezado, reflita e tente se lembrar se fez algo que pudesse ocasionar isso.
    • Uma fofoca sobre um amigo que você julgava ser uma coisa boba pode ter chegado aos ouvidos dele, daí o motivo de ele estar ignorando você.
    • Deixar uma pessoa de fora de alguma atividade ou não retornar as ligações também podem deixar alguém bastante chateado.

    Dica: em alguns casos, pode ser que você não tenha feito nada para merecer o desdém alheio. Caso tenha algum interesse romântico pela pessoa, esqueça e siga em frente. Você merece alguém que saiba tratá-lo bem!

  2. Independentemente do motivo do desprezo, é muito chato quando alguém fica em cima fazendo perguntas ou buscando atenção. Evite enviar várias mensagens, telefonar repetidamente ou ficar perguntando o que está acontecendo. Dê um tempo até a pessoa absorver o que está sentindo e tomar a iniciativa de procurá-lo. [1]
    • Uma única mensagem ou ligação é até aceitável, mas uma enxurrada de mensagens dizendo “Por que você está me ignorando?”, “O que eu fiz de errado?” ou “Por favor, fale comigo!”, além de deixar a pessoa de saco cheio, ainda vai fazer você parecer completamente desesperado.
    • É normal querer resolver tudo de imediato, mas tenha a consciência de que você não tem como controlar ninguém. O melhor, então, é simplesmente dar tempo ao tempo.
  3. Tentar descobrir a razão de estar sendo ignorado por alguém, ou ficar obcecado por esse fato, consome bastante tempo e energia. Além de não ser uma coisa produtiva, você vai se sentir cada vez mais desgastado por ficar remoendo a questão. Siga sua vida normalmente, fazendo as atividades que sempre fez e se dedicando ao trabalho ou à escola. [2]
    • Aproveite seu tempo livre para fazer coisas que curte, seja pescar, cozinhar, jogar bola, escrever poemas, nadar ou costurar!
  4. É chato ser escanteado por alguém de quem você gosta, mas certamente essa não é a única companhia que você tem no mundo. Saia com outros amigos e outros membros da família, ou aproveite para conhecer pessoas e construir novas amizades. [3]
    • É essencial que você procure atender suas necessidades emocionais, principalmente se estiver lidando com uma relação importante para você.
  5. Você já passou por uma situação semelhante a essa antes? Se da primeira vez você encheu a pessoa de bajulação e tudo que recebeu foi o silêncio, talvez ela esteja esperando que você faça a mesma coisa novamente. [4]
    • Essa é uma das razões para você não ficar no pé mais uma vez mendigando atenção — a pessoa pode estar fazendo isso só porque sabe que você vai correr atrás dela. E se você sempre acabar fazendo o que ela quer, essas atitudes vão se tornar um ciclo vicioso e uma maneira nada saudável de lidar com problemas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Conversando pessoalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você realmente se importa e deseja resolver o conflito com seu amigo, vocês precisam conversar. Falar pessoalmente é muito melhor do que mandar mensagens de texto ou conversar por telefone, porque você vai ver a expressão facial dele e avaliar se ele está sendo sincero. [5]
    • Telefone ou mande uma mensagem de texto para combinar o dia. Diga algo como “Sei que você está com raiva e acho que precisamos resolver as coisas. Podemos nos encontrar às 10:00 no sábado para um café?”.
    • Escolha um local de encontro neutro.

    Dica: existe a possibilidade de a pessoa não responder sua mensagem ou declinar o convite. Em qualquer um desses cenários, não há nada que você possa fazer. Se estiver disposto a retomar o assunto no futuro, deixe a proposta para a conversa em aberto.

  2. Vá direto ao ponto e pergunte a razão de estar levando um gelo. Mesmo que você tenha uma ideia do motivo, peça uma explicação para entender o ponto de vista do outro. Com todas as cartas na mesa fica muito mais fácil buscar uma solução.
  3. Preste atenção ao que a pessoa tem a dizer. Evite assumir uma postura defensiva ou ficar pensando em em algo para rebater enquanto ela fala. Não é uma posição fácil, principalmente se ela estiver acusando você de alguma coisa ou achar que você está errado. Tente ouvir calmamente todos os argumentos e ler nas entrelinhas para entender o outro lado da moeda. [6]
    • Use uma linguagem corporal receptiva, mantendo o contato visual e acenando em concordância para mostrar que está atento.
    • Não tenha medo de fazer perguntas se algo não estiver claro e nem de repetir o que foi dito para ter certeza de que compreendeu.
  4. Peça desculpas se estiver errado. Qualquer atitude sua que possa ter causado dor ao outro, assuma a responsabilidade, coloque seu ego de lado e peça desculpas com sinceridade. Validar os sentimentos do seu amigo vai ajudar a restaurar a relação de vocês. [7]
    • “Sinto muito por não ter convidado você para sair, Jennifer. Agora entendo o quanto isso a deixou triste” é o tipo de coisa que você pode dizer para se desculpar.
  5. Depois que a pessoa colocar todos os sentimentos para fora, é sua vez de explicar o que aconteceu e como foi afetado por esse conflito. Mostre seu ponto de vista sem culpar ninguém, falando sempre em primeira pessoa para expor suas emoções. E não se esqueça de dizer como se sentiu ao ser ignorado. [8]
    • Você pode dizer, por exemplo, “Fiquei extremamente triste e ansioso quando você parou de falar comigo. Valorizo muito nossa amizade e espero que possamos resolver tudo”.
  6. Nessa altura do campeonato, você provavelmente já tem uma ideia se a relação pode ser restaurada ou não. Em alguns casos, um pedido sincero de desculpas já basta. Em outros, é preciso tempo e dedicação para resolver o problema. [9]
    • As duas partes podem oferecer soluções e se comprometer em fazer dar certo.
    • É fácil fazer promessas, mas nem sempre é fácil cumpri-las. Veja se está realmente disposto a fazer o que for preciso para reestabelecer a relação.
  7. Observe se a pessoa está desprezando você apenas para conseguir que você faça algo que ela quer. Isso é manipulação — um sinal claro de um relacionamento nocivo. Ao perceber esse tipo de comportamento no seu amigo, o melhor a fazer é cortá-lo da sua vida. [10]
    • Da mesma forma, se ao analisar todo o cenário você perceber que não vale a pena resgatar esse tipo de relação, esqueça e faça o que for melhor para você.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 107 762 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade