É natural querer passar a vida toda com a pessoa por quem se está apaixonado, mas a espera pelo pedido de casamento pode ser torturante. Se você quer casar-se, deve ter duas prioridades: construir um relacionamento saudável e robusto o bastante para durar toda uma vida, e fazer sempre o seu melhor, o que fará bem tanto a você quanto ao seu parceiro. Por fim, tente insinuar a ele que você tem pensado em casamento.
Passos
-
Procure alguém cujos valores pessoais sejam compatíveis com os seus. Os valores regem aspectos como a vida familiar, finanças, fé e relacionamentos interpessoais. Quando são partilhados pelo casal, fica mais fácil tomar decisões e construir uma vida em conjunto. [1] X Fonte de pesquisa
- Um relacionamento entre pessoas de valores díspares não é inviável, mas requer mais concessões e esforço da parte de ambas, o que, com o passar do tempo, propicia conflitos.
- Por exemplo, se uma parte deseja levar os filhos à igreja e a outra rejeita qualquer religião organizada, isso pode virar a razão de uma briga no futuro.
-
Conheça, sem pressa, as opiniões dele quanto ao casamento. O casamento é uma grande mudança de vida, e a ansiedade com que você o aguarda não necessariamente é a mesma do seu namorado. Conforme você o conhece melhor, faça-lhe perguntas que ajudem a revelar o que ele pensa da ideia de se casar. Se ele não está pronto para o casamento, você dificilmente poderá fazê-lo mudar de ideia. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso ele discuta relacionamentos passados abertamente, preste atenção a indícios de que ele tenha medo de compromisso. Pessoas que já sofreram decepções amorosas talvez precisem de mais tempo para abrir o coração e acalentar a ideia de casamento.
- Ou ele talvez manifeste opiniões como "casar-se não é nada além de assinar uma folha de papel", também sugestivas de uma aversão ao matrimônio.
-
Sejam sinceros um com o outro. Sem confiar totalmente em você, um homem dificilmente pensará em você como sua esposa. Do mesmo modo, é importante que você tenha um parceiro em quem possa confiar. A confiança mútua conquista-se apenas por meio da sinceridade: não minta para ele e não tolere desonestidade da parte dele. [3] X Fonte de pesquisa
- Se você sente a necessidade de esconder certas coisas do seu namorado, como um almoço com um amigo, pergunte-se a razão de se sentir assim: é porque o seu amigo tem uma queda por você, e o ciúme do seu namorado tem fundamento? Nesse caso, seria melhor evitar ficar sozinha com ele do que mentir. Ou é porque o seu namorado é controlador e tenta isolá-la dos seus antigos amigos? Isso pode indicar que você está num relacionamento abusivo.
-
Em brigas, reconheça a sua parcela de culpa. Desentendimentos acontecem até nos melhores relacionamentos. Quando vocês tiverem uma briga, desculpe-se pelo que você disse ou fez para contribuir para que ela ocorresse. Desse modo, vocês exercitam a capacidade de superar crises em conjunto, dissipando-se quaisquer temores quanto ao casamento. [4] X Fonte de pesquisa
- Durante uma discussão, expresse o que sente sem recorrer a xingamentos, nem se destemperar, e cobre o mesmo do seu namorado.
- Não se deixe convencer de que você tem toda a culpa pelas brigas — quase sempre, desentendimentos são consequências dos erros de ambos.
-
Aprenda a elogiá-lo e tranquilizá-lo. O seu companheiro estará mais propenso a juntar as escovas de dentes se sentir que você é uma presença positiva na vida dele. Relembre-o com frequência de que o ama e do que ele significa para você, e não tenha medo de elogiar os bons atributos dele. [5] X Fonte de pesquisa
- "Admiro o modo como você se dedica ao trabalho" ou "Amo o seu sorriso!" são alguns dos elogios que você poderia fazer.
- Caso ele esteja apreensivo com uma entrevista de emprego que se aproxima, conforte-o: "Você é um homem inteligente e mais do que preparado para o trabalho". "Se você não for o escolhido, pior para eles!"
-
Apoie-o em tempos difíceis. Em um casamento saudável, as partes incentivam-se mutuamente, resolvem problemas juntos e amparam-se nos tempos difíceis. O seu namorado naturalmente terá o desejo de passar a vida ao lado de alguém em quem ele sabe que pode confiar. [6] X Fonte de pesquisa
- E esse apoio não precisa manifestar-se por palavras: em vez de tentar conversar quando ele estiver de luto por uma pessoa querida ou numa situação similar, fique em silêncio ao lado dele e segure a sua mão — quando ele estiver preparado, se abrirá com você.
- Se ele tem andado nervoso com o trabalho, prepare uma refeição especial ou convide-o para um jantar relaxante.
-
Fique atenta a quaisquer sinais de alerta, que podem ser muito difíceis de reconhecer quando se está apaixonado. Se ele a agarra, a empurra ou grita durante brigas, nada garante que não fará pior no futuro. [7] X Fonte de pesquisa
- Ele tentar afastá-la dos seus familiares e amigos, humilhá-la ou menosprezá-la, colocar em você a culpa por atitudes dele ou insistir em controlar as suas finanças são outros comportamentos preocupantes.
Lembrete: se você acha que se envolveu com um homem abusivo, procure parentes, amigos ou um grupo de apoio e peça-lhes ajuda para terminar o relacionamento com segurança.
Publicidade
-
Persiga seus interesses e incentive-o a fazer o mesmo. Estar num relacionamento saudável é ter plena liberdade para cultivar amizades e interesses próprios, o que não apenas traz confiança e plenitude, como fortalece a relação ainda mais. O tempo separados, além disso, faz apertar a saudade e pode render assuntos para conversar quando vocês estiverem juntos. [8] X Fonte de pesquisa
- Enquanto o seu namorado assiste a uma partida de futebol com amigos numa tarde de domingo, aproveite para ir pedalar com a sua melhor amiga.
- E, é claro: não deixem de fruir juntos os seus interesses em comum! Só não se esqueça de que não há problema nenhum em fazer algumas coisas sozinha.
-
Pratique o autocuidado . Sempre que tiver a oportunidade, cuide de si mesma: isso a deixará mais feliz e relaxada, e o seu namorado adorará saber que está ao lado de uma mulher responsável pelo próprio bem-estar. Não faça isso apenas para laçar o rapaz, mas também para colher os benefícios de tomar conta de si mesma. [9] X Fonte de pesquisa
- O autocuidado pode ser uma prática, como relaxar na banheira enquanto faz uma hidratação profunda no cabelo, mas também qualquer atitude que melhore a vida emocional, espiritual ou mental: fazer ioga ou meditação, uma longa caminhada ao ar livre ou escrever um diário.
-
Diga a si mesma frases animadoras em épocas de pouca autoconfiança. Todo mundo depara-se com a insegurança a certa altura da vida. Prepare-se para isso escrevendo uma lista de tudo o que você tem de melhor. Quando se sentir insegura, olhe-se no espelho e diga essas qualidades em voz alta. [10] X Fonte de pesquisa
- Seu mantra pode ser: "Sou uma ótima amiga e faço tudo o que estiver ao meu alcance para elevar o espírito das pessoas ao meu redor. Eu mereço ser amada".
- Caso o motivo da sua insegurança seja ainda não ter recebido uma proposta de noivado, lembre-se das coisas boas que o seu companheiro já fez por você: "O Júlio dirigiu duas horas para me ver no dia em que reprovei no exame final de Economia. Mesmo que não estejamos noivos, sei que ele me ama".
-
Busque a independência financeira. Poder ajudar a família e ainda ter controle sobre a sua vida financeira vai aumentar a sua autoestima. Procure uma carreira compatível com a sua personalidade, talentos e interesses. Na vida profissional, dedique-se e seja respeitosa com os seus superiores, o que a ajudará a alçar voos cada vez mais altos. [11] X Fonte de pesquisa
- Questões financeiras, inclusive, podem ser a razão de ele ainda não ter pedido a sua mão. O fato de você ter uma fonte de renda talvez dissipe essas preocupações.
-
Exercite-se regularmente para se manter saudável e livre de estresse. 20~30 minutos diários de atividade física ajudam a aliviar o nervosismo. Faça uma corrida rápida todas as tardes para não ficar defasada em exercícios aeróbicos. Você também pode fazer ioga, natação, softbol, exercícios de ganho de força ou simplesmente exercitar-se por conta própria, em casa, com a ajuda de vídeos. [12] X Fonte de pesquisa
- Além de aliviar o estresse, exercícios melhoram a força e a forma física — o que pode ser uma contribuição e tanto para a autoestima.
- A preocupação com a forma, assim como o fato de você se sentir mais contente com o próprio corpo, vai deixá-la atraente aos olhos do seu namorado, e ele ficará mais propenso a fazer o pedido.
Dica: fazer atividades físicas juntos pode ser uma ótima maneira de estreitar os vínculos com o seu namorado!
Publicidade
-
Discutam o seu futuro juntos. Se você quer medir o interesse de um homem em casamento, fale dos seus planos para o futuro — por exemplo, onde gostaria de viver, se quer ou não ter filhos, que tipo de carreira pensa em seguir — e, como quem não quer nada, inclua-o neles para ver como ele reage.
- "Adoraria que nós dois fizéssemos uma viagem juntos pela Europa, um dia", diga-lhe, e é possível que a reação dele permita estimar se ele partilha desses sonhos.
- Ele dizer "Eu também adoraria!" indica uma similaridade entre os planos de vocês, ao passo que uma resposta pouco comprometedora — "É, talvez..." — pode se dever a um descompasso entre eles.
-
Conviva com gente bem casada. Ver que a felicidade após o casamento é possível pode ser o empurrãozinho que faltava para ele querer o mesmo para si. Se qualquer um de vocês tem amigos que gozam de um casamento feliz e robusto, tente sair com eles sempre que possível. [13] X Fonte de pesquisa
- Convide-os para programas de casais: um churrasco, idas ao cinema ou restaurantes, ou, quem sabe, uma viagem juntos.
- Ir a cerimônias de casamento com ele pode também pode ajudá-lo a considerar a ideia com mais carinho. [14] X Fonte de pesquisa
-
Para ser mais explícita, mostre a ele anéis de noivado de que você tenha gostado. Fale das alianças que você vir em revistas e catálogos, e o seu interesse em fazer a caminhada rumo ao altar ficará inegável. Comece a folhear as revistas quando ele estiver por perto e aja como se tivesse se deparado com as alianças ao acaso. [15] X Fonte de pesquisa
- Além de cumprir o seu objetivo principal (conscientizá-lo do seu desejo de se casar), isso explicita os seus gostos ao seu namorado, que talvez imagine que você iria querer uma aliança tradicional com um diamante enorme, quando, na verdade, prefere estilos modernos e gemas exóticas.
- Evite falar de alianças que estejam fora do orçamento: se ele pensar que o seu estilo de vida é caro demais para ele, talvez sequer considere comprar uma aliança de noivado.
- Caso você não faça questão de aliança, apenas fale a respeito do seu desejo de noivar.
Dica: fazer alusões a anéis de noivado não é nenhum crime, mas, se seu namorado ainda não se mostrou disposto a fazer a proposta, não o bombardeie com referências ao assunto para não pressioná-lo.
-
Peça-o em casamento se acha que é o que ele quer, mas não tem coragem de dizer. Não tenha medo de tomar as rédeas! Se você quer um compromisso mais sério, não espere uma proposta do seu namorado por mais tempo do que o necessário. Fica a seu critério ajoelhar-se para fazer o pedido ou usar uma abordagem não tão dramática — mas seja clara quanto às suas intenções. [16] X Fonte de pesquisa
- Faça um pedido especial e personalizado: leve-o ao lugar onde vocês se viram pela primeira vez, ou a um lugar com uma vista romântica. Fale de como ele é importante para você e pergunte se ele aceita ficar ao seu lado para sempre!
Publicidade
Avisos
- Não tente laçar o rapaz por meio de tramoias ou coerção. Um casamento conquistado assim jamais será feliz.
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/lifetime-connections/201408/7-ways-tell-if-youll-work-couple-long-term
- ↑ https://www.today.com/health/4-signs-man-s-ready-marriage-4-he-s-not-t78711
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/emotional-fitness/201411/honesty-can-make-or-break-relationship
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fixing-families/201806/after-argument-the-right-way-make
- ↑ https://www.bolde.com/how-to-make-actually-want-marry/
- ↑ https://www.bolde.com/how-to-make-actually-want-marry/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/in-flux/201407/10-relationship-red-flags
- ↑ https://www.thetalko.com/15-pyschological-tricks-to-make-him-propose/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/click-here-happiness/201812/self-care-12-ways-take-better-care-yourself
- ↑ https://www.developgoodhabits.com/positive-affirmations/
- ↑ https://www.cnbc.com/2019/05/30/heres-how-women-can-become-financially-independent.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/meet-catch-and-keep/201401/5-reasons-why-couples-who-sweat-together-stay-together
- ↑ https://www.thetalko.com/15-pyschological-tricks-to-make-him-propose/
- ↑ https://www.glamour.com/story/low-pressure-ways-to-tell-your
- ↑ https://www.instyle.com/weddings/how-drop-hints-your-dream-engagement-ring
- ↑ https://www.gq-magazine.co.uk/article/how-to-propose-to-a-man