Baixe em PDF Baixe em PDF

Pegou pesado demais com o saleiro? Não se preocupe! Encare o problema como uma maneira de aumentar seus conhecimentos culinários. Afinal, entender como o sal interage com os outros sabores vai ajudá-lo a salvar a refeição.

Método 1
Método 1 de 2:

Consertando um prato muito salgado

Baixe em PDF
  1. Caso esteja fazendo uma sopa, uma canja ou qualquer outra receita similar, a opção mais fácil para consertar a adição exagerada de sal é acrescentar ainda mais líquido. Primeiro, pegue um pouco do líquido salgado e jogue fora. Em seguida, adicione água, caldo (sem sal) ou leite, dependendo do prato. [1]
  2. Esse procedimento é um desafio, mas pode valer muito a pena. Os sabores ácido e doce são escolhas muito bacanas para complementar ou disfarçar a salmoura. [2]
    • Os ingredientes ácidos funcionam muito bem em quase todas as receitas. Experimente suco cítrico, vinagre, vinho, tomate ou alimentos em conserva. [3]
    • Além do açúcar puro, é possível também acrescentar mel ou leite condensando. A dica é combinar um item doce com um ácido. Experimente, por exemplo, adicionar 1 colher de chá (5 g) de açúcar e a mesma quantidade de vinagre de maçã. Vá repetindo o processo até que o prato fique com o gosto desejado.
  3. Caso tenha ingredientes e tempo, essa dica é ótima! Por exemplo, coloque mais carne e legumes no ensopado ou manteiga sem sal no molho. Isso certamente vai reduzir a proporção de sal em comparação aos outros itens do prato. No caso de uma massa, este Passo descreve a única maneira de salvá-la.
    • Se preferir sabores mais neutros, moa um pouco de couve-flor até virar uma farinha e, depois, misture no líquido.
  4. Pode ser arroz, macarrão ou batatas. Essa dica funciona para quase todos os pratos! O carboidrato por si só não anula o sal, mas é uma maneira muito fácil de aumentar o tamanho da receita.
    • Não acredite no mito de colocar uma batata dentro do caldo para absorver o sal e depois jogá-la fora. O legume vai absorver tanto o líquido quanto o sal. Ou seja, a porcentagem de sal continuará a mesma. [4]
  5. No entanto, apenas se estiverem parcialmente cozidos em água. Caso tenham sido preparados no vapor, assados ou refogados, o sabor e a textura ficarão horríveis. Contudo, se você perceber o erro a tempo, pode até dar certo.
  6. Esse fator afeta o sabor de maneiras muito complexas, mas é certo que um prato frio se torna mais salgado do que um quente. [5] Se não for possível aquecer a receita, experimente servi-la com uma bebida quente, tal como café ou chá.
    • No entanto, esteja ciente de que o efeito deste Passo é quase imperceptível. O segredo é combiná-lo com outras soluções.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Prevenindo o problema

Baixe em PDF
  1. O sal de mesa tem grãos muito pequenos e, por isso mesmo, acaba saindo muito facilmente do saleiro. Já os cristais de sal kosher são muito mais simples de se controlar. No entanto, você precisará de um volume muito maior do ingrediente, pois o sal kosher não é tão compactado. [6]
    • Se estiver fazendo algum tipo de massa, utilize o sal de mesa comum para que os cristais se dissolvam. [7]
  2. A dica é polvilhar o tempero a uns 25 cm de distância da comida. Com isso, ele vai se distribuir de maneira mais uniforme. Além do mais, a falta de torrões de sal será muito apreciada. [8]
  3. Corrija o sal sempre que acrescentar um ingrediente que não seja salgado, por exemplo. Outra dica é provar com frequência para ter ideia de como o sabor está ficando. É muito mais fácil corrigir o sal no meio da preparação do que apenas cinco minutos antes de servir!
  4. Sopas, canjas e molhos vão reduzir durante o preparo e, consequentemente, o gosto de sal ficará muito mais evidente depois do prato ter fervido por meia hora. Por isso, a princípio, salgue aos poucos e, no fim do cozimento, acrescente mais um pouco de sal a gosto.
    Publicidade

Dicas

  • Adicionar ervas e condimentos pode ajudar um pouco, embora a adição de ácido ou açúcar seja mais eficaz. No entanto, cuidado para não acrescentar temperos que contenham ainda mais sal!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 168 661 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade