Baixe em PDF Baixe em PDF

Se precisar consertar seus óculos — reparar a ponte, trocar parafusos perdidos, remover marcas de arranhões das lentes ou algum outro problema —, leia este artigo para obter algumas dicas e instruções práticas.

Método 1
Método 1 de 5:

Consertando uma ponte quebrada com cola e papel

Baixe em PDF
  1. Você pode colar os óculos para reparar a ponte (a parte que fica sobre o nariz) caso precise de uma solução rápida e segura para o problema.
    • Limpe os óculos antes de fazer o conserto. Se já tiver tentado fazer um conserto antes, tire os resíduos de cola (e, caso tenha usado uma supercola, passe esmalte de unha com acetona, embora isso possa danificar a armação).
    • Junte os materiais necessários: cola instantânea, papel de embrulho brilhante (ou páginas espessas de uma revista, que tenham a mesma cor da armação) e uma tesoura afiada.
    • Corte o papel de embrulho em tiras bem finas, com a largura da armação.
    • Cole as tiras de papel na armação, uma de cada vez. Use um pedaço bem pequeno para reparar a ponte ou mais longo para imitar um band-aid.
    • Espere cada tira de papel secar antes de adicionar mais papel.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Consertando uma ponte quebrada com linha e agulha

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar dos seguintes itens: linha, agulha, broca, lixa, cola instantânea, vareta para mexer tinta, elásticos, papel encerado, cotonetes, álcool isopropílico ou removedor de esmalte, e estilete.
  2. Use a lixa para limpar e alisar a área quebrada antes de fazer o conserto. Passe um pouco de álcool isopropílico ou removedor na região para preparar a superfície.
  3. Corte um pedaço de uma vareta, que caiba dentro das hastes dos óculos; cubra as lentes com papel encerado para protegê-las de arranhões; depois, passe um elástico por uma das pontas da vareta para prendê-la. Faça a mesma coisa na outra ponta.
    • Lixe as duas metades do óculos com cuidado, vendo se os elásticos estão bem presos. Se o ponto onde a ponte se quebrou não estiver "limpo" (ou seja, liso), alinhe ambas as metades da melhor maneira possível, onde haja bastante contato.
  4. Passe a supercola no local quebrado, usando o suficiente para juntar ambas as partes, mas sem exagerar. Aperte o tubo aos poucos para não criar bolhas. Conforme avança, veja se o produto fica bem aplicado. Use a parte lateral de um cotonete para remover o excesso antes que a superfície seque e fique grudenta. Por fim, deixe os óculos de lado por pelo menos meia hora para que eles fiquem secos.
  5. Use uma broca pequena, que caiba na armação dos óculos, e passe o estilete no local para fazer orifícios piloto de cada lado. Ponha os óculos sobre um pano macio para avançar. As perfurações devem ser paralelas, para que você consiga passar a linha de um lado a outro.
  6. Use uma agulha fina e 1,5 m de linha (da mesma cor que a armação) para "costurar" ambos os lados quebrados, deixando a estrutura mais reforçada. Passe os acessórios pelas perfurações quantas vezes conseguir (sem colocar muita força, ou você pode estragar tudo de novo). Pare quando não conseguir avançar e preencha as perfurações com cola, deixando a linha bem molhada e removendo o excesso com um cotonete. Por fim, corte as pontas e deixe o adesivo secar por pelo menos uma hora.
  7. Se quiser deixar o remendo mais resistente, não corte as pontas da linha; depois que a cola secar, use o restante do acessório e passe-o pela ponte, indo de frente para atrás com força. Mesmo que a linha se embarace um pouco, é melhor do que deixar os óculos volumosos demais. Deixe uma ponta, que vai cortar depois. Molhe a proteção com cola e deixe secar por 15 minutos; em seguida, passe a linha do outro lado dos óculos, pela ponte, na direção contrária (de trás para frente). Aplique o adesivo e deixe o objeto assentar por alguns minutos antes de aparar as extremidades. Por fim, deixe os óculos de lado por 24 horas antes de usá-los.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Consertando uma ponte quebrada com calor e um alfinete

Baixe em PDF
  1. Encha uma vasilha com água e ligue uma chama no fogo alto. Este método só funciona com armações de plástico, já que você vai ter de aquecê-las.
  2. Quando a água estiver fervente, segure as pontas quebradas dos óculos sobre a vasilha, a ponto de o calor amolecê-las.
  3. Faça orifícios precisos, com o plástico ainda quente. [1]
    • Nunca ponha armações de plástico diretamente sobre o fogo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Trocando um parafuso perdido

Baixe em PDF
  1. Compre um kit que contenha os seguintes acessórios em uma drogaria ou ótica: parafusos, chave de fenda e lupa. Alguns kits mais modernos também incluem parafusos compridos e mais fáceis de instalar — basta inseri-los nas charneiras e "quebrá-los" no ponto correto.
    • Se não conseguir alinhar as charneiras dos óculos à armação, pode ser que o mecanismo interno do acessório esteja danificado. Nesse caso, use a ponta curvilínea de um clipe de papel para estimular a peça lateral. Depois, insira um segundo clipe de pé no "vão" criado no passo anterior. Alinhe as partes dianteira e lateral da armação e insira e aperte o parafuso. Quando terminar, tire o prendedor do vão e ponha a charneira de volta no lugar para terminar o conserto. [2]
  2. Se perder o parafuso que segura as partes dianteira e lateral da armação dos óculos, substitua-o temporariamente por um palito. Alinhe os orifícios e insira a peça até onde conseguir. Depois, quebre o excesso.
  3. Tire a capa de plástico da peça, alinhe o acessório com os orifícios e, depois, passe o arame por eles. Por fim, torça-o até deixar a armação estável e corte o excesso para não se arranhar. Caso prefira, passe um alfinete de roupa pelos orifícios para estabilizar a estrutura.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Tirando marcas de arranhões das lentes

Baixe em PDF
  1. Ele remove as camadas antirreflexo e antirrisco das lentes, mas deixa os acessórios originais intactos. Porém, use somente um produto químico para lentes de plástico , não vidro . Outras opções também podem reduzir as marcas, mas não por completo.
    • Tome cuidado para não limpar ou polir as lentes a ponto de mudar a espessura delas. Qualquer produto ou procedimento que altere a superfície também pode mudar a refração e a eficácia do acessório. [3]
  2. Os limpadores abrasivos, o bicarbonato de sódio e o creme dental também servem para remover marcas de arranhões, enquanto produtos com cera podem diminui-las. Tome cuidado, pois a cera pode diminuir a visibilidade e precisar ser reaplicada regularmente. Experimente também álcool isopropílico ou amônia diluída. Depois de cuidar das lentes com tais produtos, limpe-as com um pano macio (de preferência, feito para esse fim). [3]
  3. Trate as lentes dos óculos com cuidado, pois elas são delicadas.
    • Use um estojo resistente e acolchoado para proteger os óculos. Não guarde o acessório no bolso ou na bolsa, por exemplo.
    • Lave as lentes todos os dias com água e sabão. Depois, seque-as com um pano macio e limpo.
    • Evite produtos nocivos às lentes. Não as limpe com lenços de rosto, folhas de papel toalha ou sabonetes antibacterianos. Tenha cuidado com laquê de cabelo, perfumes ou removedores de esmalte — eles podem remover as camadas de proteção dos acessórios.
    Publicidade

Dicas

  • Tenha muito cuidado com as lentes e os dedos quando mexer com cola.
  • Se precisar de uma solução rápida para uma ponte quebrada, conserte-a com um pedaço de fita adesiva. Use algo que tenha a mesma cor da armação (ou seja radical e use algo de tom mais decorativo).
  • Se notar a formação de resíduos brancos na armação por causa da acetona, esfregue-a com uma loção à base de óleo.
Publicidade

Avisos

  • Não use os óculos até que a cola esteja bem seca.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 361 902 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade