Baixe em PDF
Baixe em PDF
A tela do seu smartphone ficou preta, mas ele ainda está ligado? A “Tela preta da morte” é um dos problemas mais frustrantes que podem ocorrer, já que a tela fica preta e o aparelho não responde. Antes de gastar muito dinheiro com um conserto, experimente as dicas deste guia simples para tentar fazer com que o celular volte a funcionar. Você também saberá os motivos que fizeram com que isso aconteça.
O que você precisa saber
- A tela preta pode aparecer devido a algum erro em um aplicativo, problemas de bateria ou a um defeito mecânico da tela.
- Em dispositivos Android, pressione e segure os botões “Ligar e Desligar” e “Abaixar Volume” por sete a dez segundos para forçar a reinicialização.
- No iPhone, pressione e solte o botão “Aumentar Volume”, pressione e solte o “Abaixar Volume” e segure o botão lateral para forçar a reinicialização.
Passos
-
A “Tela preta da morte” ocorre quando a tela do celular fica preta, mas o aparelho continua ligado. Ela pode ficar totalmente preta ou com a iluminação traseira ativada, mas nenhum comando que você tentar dar vai funcionar, seja na tela touch ou com os botões de Volume ou o “Ligar e Desligar”.
- No Android, é possível que o LED de notificações pisque e os sons continuem normais, indicando que o celular ainda está ligado.
- O iPhone poderá ficar quente quando a tela permanece preta por muito tempo.
- Às vezes, o dispositivo apresentará alguns “sintomas” antes de ficar com a tela apagada. Reiniciar sozinho, travar ou ficar muito lento e demorar para responder são alguns deles.
-
Causas:
- Problema na bateria ou no carregamento.
- Sistema operacional desatualizado.
- Aplicativos com defeitos ou bugs.
- Malware e vírus. Esse ponto é ainda mais grave se você fez o root do Android, o jailbreak do iPhone ou instalou arquivos APK.
- Problemas físicos no aparelho
Publicidade
-
Force a reinicialização do seu dispositivo. Se a tela do aparelho estiver preta e não responder ao seu toque, assim como os botões ao serem pressionados, siga os passos abaixo para forçar a reinicialização do celular:
- Android
: pressione e segure o botão “Ligar e Desligar” por sete a dez segundos ou até o aparelho desligar. Se isso não der certo, pressione-o junto com o botão “Abaixar Volume” por cerca de dez segundos. [1]
X
Fonte de pesquisa
- Se você puder remover a bateria do seu Android, tente retirá-la por alguns segundos.
- iPhone:
- iPhone 8 e versões mais recentes (inclusive o iPhone SE de 2ª e 3ª gerações : aperte e solte o botão “Diminuir Volume” e aperte o botão lateral, mas mantenha-o pressionado, soltando-o apenas quando o log da Apple for mostrado. [2] X Fonte de pesquisa
- iPhone 7 e 7 Plus : pressione e segure o botão lateral com o “Abaixar Volume”. Solte os botões quando o logo da Apple for exibido.
- iPhone 6S, iPhone SE 1ª geração e versões anteriores : aperte e segure o botão “Home” junto ao botão lateral (ou na parte superior). Solte assim que o logo da Apple surgir.
- Android
: pressione e segure o botão “Ligar e Desligar” por sete a dez segundos ou até o aparelho desligar. Se isso não der certo, pressione-o junto com o botão “Abaixar Volume” por cerca de dez segundos. [1]
X
Fonte de pesquisa
-
Conecte o iPhone a um carregador por pelo menos 30 minutos. Se a tela continuar preta e não for possível forçar a reinicialização, coloque o dispositivo para carregar e aguarde de 30 minutos a uma hora antes de tentar outra vez.
- Se isso não der certo, deixe a carga acabar completamente e recarregue-o
-
Tente apertar as laterais do dispositivo. Se existir algum problema de conexão entre a parte interna e a tela, talvez seja possível fazer a reconexão apertando levemente as laterais do dispositivo, bem como a parte de cima e a inferior.
- Se isso resolver o problema, a tela pode ter desconectado ou sofrido um curto, evitando que fosse energizada. Recomenda-se levá-la para o conserto.
-
Retire e recoloque a bateria, o cartão SIM ou o cartão SD (no Android). Grande parte dos Androids mais recentes têm baterias integradas no aparelho e não podem ser removidas. Se não for o caso do seu, desconecte-a. Ademais, retire o cartão SIM e o SD (se houver). Reinsira-os e tente ligar o celular.
-
Limpe a porta de carregamento e recarregue o seu aparelho. O defeito na hora de carregar é uma das principais causas da tela preta; se o dispositivo não estiver carregando adequadamente, tente limpar a porta de carregamento com uma escova limpa e seca, de cerdas macias (uma escova de dentes nova pode servir). Coloque o carregador e aguarde.
-
Confirme que os botões não estão travados. Enquanto limpa a porta de carregamento, veja se os botões “Ligar e Desligar” ou os de abaixar e aumentar volume não estão obstruídos. Faça uma limpeza com um pano de microfibra ou um cotonete ao notar que há problemas.
- Se os botões estiverem “grudando”, limpe-os com um lencinho com álcool isopropílico ou um pano de microfibra umedecido com álcool isopropílico 70%. Lembre-se de desligar o dispositivo e só ativá-lo quando ele estiver totalmente seco.
-
Inicialize o dispositivo no Modo de segurança (Android). Se um app estiver fazendo com que tela fique preta, fazer o boot no Modo de segurança permitirá que apenas os recursos essenciais para o funcionamento sejam habilitados. Programas de terceiros não afetam o dispositivo nesse modo: [3] X Fonte de pesquisa
- Se o celular estiver ligado : aperte e segure os botões “Ligar e Desligar” e “Aumentar Volume”. Toque em “Reiniciar” ou “Desligar”.
- Se o celular estiver desligado : aperte o botão “Ligar e Desligar”. Quando a animação surgir na tela, pressione e segure o botão “Abaixar Volume” até que a animação pare.
- No Modo de segurança, você poderá atualizar seus aplicativos através da Loja Play Store e o sistema operacional do Android.
- Você também pode desinstalar aplicativos recentes que você instalou desde que o problema começou. Caso tenha algum programa que você adicionou através de um APK, desinstale-o também.
-
Limpe a partição do cache (Android). Para fazer isso em um dispositivo Android, inicie o dispositivo no Modo de recuperação; o processo exato dependerá do modelo do aparelho. Use os botões Aumentar e Diminuir Volume para navegar pelo menu, selecione a opção para limpar a partição de cache e aperte o botão “Ligar e Desligar“.
- Na maioria dos casos, é possível acessar o Modo de recuperação desligando o celular e segurando os botões “Ligar e Desligar” e “Abaixar Volume” durante a inicialização do sistema. Dependendo do dispositivo, pode ser “Aumentar Volume” junto com o “Abaixar Volume” e o “Ligar e Desligar”, e em outros, apertar um dos botões do Volume junto com o “Home” e “Ligar e Desligar”.
-
Atualize os aplicativos e o sistema operacional (iPhone). Quando a tela estiver novamente funcionando, veja se há atualizações de aplicativos e do SO na App Store. Atualize sua versão do iOS no aplicativo “Ajustes”.
-
Restaure o dispositivo para as configurações para as configurações de fábrica. Todos os dados no disco rígido serão excluídos e retornados ao estado de fábrica. Se possível, faça o backup de tudo no smartphone antes de fazer a redefinição. Veja como isso pode ser realizado no Android e iPhone:
- Android : abra o menu “Configurações”, toque em “Sistema” ou “Gerenciamento”. Selecione “Redefinir” e “Redefinir todos os Dados (restauração de fábrica)” e toque em “Redefinir dispositivo”.
- iPhone : acesse o app “Ajustes” e entre em “Geral > Transferir ou redefinir iPhone > Apagar todo o conteúdo e preferências”. Siga as instruções fornecidas. [4] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
Publicidade