PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A mensagem de erro 0x800ccc78 geralmente aparece junto às palavras “erro desconhecido”, dando a impressão de que o problema é impossível de ser diagnosticado e consertado. No entanto, como a grande parte dos problemas com softwares, a solução é bem mais fácil do que você pensa. Alterar algumas configurações deve ser o suficiente para fazer com que o Outlook volte a funcionar normalmente, livrando-se do erro 0x800ccc78.

Método 1
Método 1 de 3:

Configurando o servidor SMTP

PDF download Baixe em PDF
  1. Se ele já estiver aberto e a mensagem de erro aparecer, feche-o e reabra o programa antes de continuar.
  2. O botão de ferramentas deve estar na barra superior do programa, e “Configurações da Conta” será encontrado no menu suspenso que aparecerá.
    • Saiba que, em algumas versões do Outlook, é preciso entrar em “Arquivo”, “Informações” e depois em “Configurações de Conta". [1]
  3. Após clicar nessa opção, uma pequena caixa com várias guias deverá aparecer; escolha “E-mail” para que a sua conta seja exibida.
  4. Escolha “Mais Opções” no canto direito inferior, para que mais alternativas sejam abertas em uma janela menor, com mais guias. Clique em “Caixa de Saída” para chegar ao conjunto final de preferências.
  5. Existem apenas duas opções que realmente importam, e que precisam ser marcadas para que o Outlook funcione corretamente:
    • A primeira é “Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação";
    • E a segunda é “Usar as mesmas configurações no servidor de entrada", que pode ser selecionada ao clicar no balãozinho. [2]
  6. Não selecione a opção “Testar Configurações da Conta”, já que não funcionará e poderá até fazer com que seja necessário alterar outras preferências novamente. Clique em “Finalizar” para fechar a outra caixa de configurações e depois em “Fechar” para sair das Configurações da Conta.
    • Dependendo da versão do Outlook que você tem, as preferências podem ter nomes diferentes, mas o importante é não clicar em “Cancelar”. Ao sair das configurações, escolha apenas “OK”, “Finalizar” ou “Concluir”.
  7. Reinicie o programa e tente mandá-lo novamente para ver se dá certo.
    • Se não funcionar, não se desespere e continue lendo o artigo para testar as soluções abaixo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Reiniciando a porta de saída

PDF download Baixe em PDF
  1. Volte para “Configurações da Conta”, dentro do menu “ferramentas” (às vezes, o nome desse menu pode ser “Configurações da Conta de E-mail”). Esse método funciona especificamente para as vezes que o erro 0x800ccc78 acontece ao tentar enviar um e-mail. [3]
  2. Se quiser, tente escolher “Alterar Conta de E-mail”, em algumas versões; basicamente, será preciso reconfigurar manualmente algumas preferências de saída dos e-mails, refazendo as opções de servidores relacionadas ao endereço de e-mail conectado ao Outlook.
  3. Caso tenha apenas uma conta de e-mail conectada ao Outlook, clique nela para entrar em um menu mais detalhado, onde será possível ajustar as portas. A opção “Meu servidor de saída requer autenticação” (que deve ter sido marcada no método anterior) ainda precisa estar selecionada.
  4. No entanto, tenha muito cuidado ao realizar alterações nessa página; ela tem várias informações cruciais instaladas, mas você deve alterar apenas o número da porta.
  5. Quando apenas essa preferência for alterada, o problema deve ser solucionado; clique em “OK” e em “Concluir” para sair de todos os menus (nunca escolha “Cancelar” ou aperte o “X”). Veja se as alterações surtiram efeito; do contrário, tente o último método a seguir. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Consertando um arquivo PST danificado

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Antes de experimentar essa solução, tente resolver o problema com os métodos acima. O arquivo PST (Personal Storage Tables), quando fica muito grande, pode acabar corrompido, causando erros que podem ser consertados. Não é muito difícil, mas o ideal é tentar solucionar o problema através de um dos dois métodos anteriores, que são mais simples e menos invasivos. Dito isso, usar um programa para reparar arquivos PST não é muito complexo, além de não causar complicações, na maioria dos casos. O melhor é que a Microsoft possui a ferramenta Reparo da Caixa de Entrada, que conserta PSTs e acompanha o Outlook.
  2. Usuários do Windows podem ter o programa "Scanpst.exe", que realizará essa tarefa. Para quem usa Mac, essa opção pode não estar disponível; nesse caso, pesquise na internet e baixe o programa "Outlook PST Repair".
    • O site do Baixaki possui programas que consertam os arquivos PST.
    • Às vezes, o “Scanpst” está escondido; encontre-o colando o seguinte caminho na barra de pesquisa do Windows Explorer (sem aspas): “Arquivos de Programas\Microsoft Office\”, e clique na pasta “Office”, onde estará o executável “Scanpst”. Se nada for encontrado, adicione “(x86)” (sem aspas) após “Arquivos de Programas”. [5]
  3. Volte para “Configurações da Conta” (através do menu “Ferramentas” ou “Arquivo” e “Informações”) e clique na guia “Arquivos de Dados”. Uma lista de todos os e-mails será exibida; selecione o endereço com problemas e escolha “Abrir Localização do Arquivo” para que uma janela do Windows Explorer com o arquivo PST seja mostrada. [6] \
    • Lembre-se dessa localização, já que você precisará dela posteriormente.
  4. Clique em “Pesquisar” ou “Procurar PST”, selecionando o .PST do Outlook. Em certos aplicativos, basta clicar e arrastá-lo sobre o arquivo antigo.
  5. O primeiro passo é o escaneamento dos arquivos PST; muito provavelmente, o programa pedirá para que você confirme se deseja repará-lo. Clique em “Reparar” para que o arquivo antigo seja consertado, evitando problemas futuros.
    • Automaticamente, um backup do arquivo PST será criado; não se preocupe em perder dados antigos. [7]
  6. Após reparar o antigo, basta arrastar o novo e deixá-lo próximo ao antigo, que deve ser colocado em uma pasta separada e guardada, caso algo não funcione. Se estiver com dificuldade em sincronizar o novo arquivo, volte para o menu “Arquivos de Dados”, em “Configurações de Conta”. Lá, procure pelo botão “Adicionar Arquivo”, à esquerda, e clique para utilizar o novo PST.
    • Deixe a pasta que possui os PSTs abertas enquanto utiliza o Outlook. Isso permite que você os encontre com mais facilidade, se for necessário no futuro. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Geralmente, esse erro ocorre quando o computador possui um vírus ou o Outlook não foi encerrado corretamente.
Publicidade

Avisos

  • Se possível, faça um backup dos e-mails antes de ajustar as configurações.
  • Não baixe nenhum programa (até mesmo o PST Repair) de sites que não confiar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 319 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade