Este artigo foi coescrito por Howard Fleischmann
. Howard Fleischmann é Especialista em Conserto de Automóveis e Pneus. É CEO da Community Tire Pros & Auto Repair, com 10 filiais espalhadas em cidades como Phoenix, Glendale, Yuma e Casa Grande, Arizona. Howard é especialista em trocar pneus e em manutenção de automóveis, especialmente veículos importados e caminhões. A dedicação de Howard à empresa fez com que ela conquistasse inúmeras premiações ao ongo dos anos, incluindo os prêmios Phoenix Magazine AZ State 48 “Best of the Best!” em 2021, o “Best of Phoenix” in Conserto de Automóveis em 2020, dentre outros. Howard costuma ser chamado de "O Cara que Entende de Carro" por programas de TV locais, como o Good Morning Arizona.
Há 10 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Está se perguntando se pode consertar o aro que ficou entortado ou amassado na roda de um carro sem precisar ir a uma oficina mecânica? A boa notícia é que há, com toda certeza, uma forma de restaurá-los por conta própria (com um pouquinho de “know-how”). Depois de reunir todas as ferramentas necessárias, será possível fazer esse conserto em cerca de 45 minutos. Leia abaixo um guia com um passo a passo para realizar a restauração do aro de uma roda!
O que você precisa saber
- Levante o carro e remova a roda cujo aro está entortado. Esvazie o pneu, já ele não estiver furado, e separe o pneu e o aro com um pé de cabra.
- Deixe o aro avariado no chão e aqueça o ponto deformado com um maçarico. Coloque um pedaço de madeira contra o amassado e use um martelo adequado para desempenar o material do aro.
- Encaixe o aro no pneu novamente e verifique se há vazamento de ar com sabão e água. Após confirmar que está tudo certo, encaixe novamente a roda no automóvel.
Passos
-
Será mais fácil realizar o conserto sabendo qual é o material com que você trabalhará. Rodas de aço são mais pesadas do que as de liga leve, com menos variação de design; elas podem ser consertadas, mas nunca ficarão “novinhas em folha”. As de liga leve são, como o nome indica, mais leves e cromadas, mas há maior risco de danificar a roda enquanto a conserta. Portanto, tenha muito cuidado e faça tudo com calma. [1] X Fonte de pesquisa
- Caso não saiba exatamente qual é o material da roda, pegue um imã e veja se ele gruda. Em caso afirmativo, ela é de aço (ou ferro), do contrário, é de liga leve.
- Talvez seja melhor levar o carro em uma oficina antes de fazer o conserto do aro de liga leve, para ter uma opinião especializada.
Publicidade
-
Ao afrouxar as porcas da roda, será mais fácil tirá-la, posteriormente. Pegue uma chave de roda e afrouxe todas as porcas dessa roda girando no sentido anti-horário. Lembre-se de que você não deve removê-las, nem permitir que fiquem muito soltas, apenas um pouco afrouxadas, por enquanto. [2] X Fonte de pesquisa
- As porcas afixam as rodas aos carros. Geralmente, há de quatro a seis porcas em cada uma, dependendo do tipo de automóvel.
-
O macaco do carro vai levantá-lo, permitindo que retire e conserte o aro que ficou achatado. Levante-o colocando o macaco hidráulico embaixo do veículo e levantando-o até que o pneu não tenha mais contato com o chão. O macaco precisa estar bem colocado embaixo do chassi do veículo ao erguê-lo para mantê-lo estável. [3] X Fonte de pesquisa
- Estacione o carro em uma superfície dura e completamente plana antes de erguê-lo, colocando tijolos ou blocos de concreto na frente de cada roda do lado oposto em que ele será levantado.
- Se o pneu estiver furado, não se esqueça de deixar espaço suficiente para quando ele estiver cheio, facilitando o encaixe.
- Muitos carros possuem pontos específicos para que o macaco seja encaixado em cada lado do chassi do veículo, atrás das rodas dianteiras e na frente das traseiras. Leia o manual dele para encontrar os locais corretos de acordo com a roda que será retirada.
Publicidade
-
Agora, desatarraxe completamente as porcas para poder retirar a roda do automóvel. Termine de desatarraxar cada porca usando a chave de roda até que saiam. Separe bem as porcas, como em uma tigelinha, para não as perder, já que você precisará recolocá-las depois. Com cuidado pegue com firmeza a parte de trás da roda e puxe na sua direção para retirá-la. [4] X Fonte de pesquisa
- Com o carro erguido, será bem mais simples remover a roda sem maior perigo. Por isso que as porcas devem ser desatarraxadas apenas depois de erguer o veículo com o macaco.
-
É muito complicado consertar o aro com o pneu cheio. Às vezes, o dano no aro vai furar o pneu antes de qualquer reparo, mas se por acaso ele ainda estiver cheio, esvazie-o retirando a tampa da válvula do pneu e conectando um medidor de pressão de pneu nela. Pressione a ponta de uma chave de fenda sobre o pino de metal no meio da válvula até que o pneu esvazie.
- Se o pneu não estiver furado, pode ser uma boa ideia levar o carro ao mecânico para saber como a roda está, no geral, antes de tentar fazer o conserto.
Publicidade
-
Com um pé de cabra, erga a borracha do pneu até que ele passe sobre a parte externa do aro. Como o pneu pode atrapalhar o conserto do aro, comece em um dos lados e empurre a borracha; logo depois, coloque o pé de cabra embaixo da parte emborracha e levante. Enquanto segura o pneu no lugar com o pé de cabra , use uma chave de fenda para erguer a parte emborracha em volta do pneu, até que seja possível puxar e tirar o aro. [5] X Fonte de pesquisa
- Antes de mexer no pneu, role a roda no chão para confirmar que sabe onde estão todas as avarias do aro; se ele mudar de direção ou der um pulinho em alguns pontos, há algum problema ali.
-
O calor deixará o metal mais maleável, permitindo que seja consertado com maior facilidade. Em primeiro lugar, coloque óculos de proteção e luvas de proteção . Use um maçarico de soldagem e aqueça o lado com o amassado, dando maior ênfase a uma parte entortada por cerca de dois minutos. É fundamental |saber como usar um maçarico antes de realizar esses passos. [6] X Fonte de pesquisa
- Se a avaria for profunda ou extensa, talvez seja necessário aquecê-la por mais de dois minutos.
- Confirme que o maçarico está desligado antes de colocá-lo no chão para consertar o aro.
Publicidade
-
A madeira vai desviar o martelo, impedindo que marque o aro. Use um pedaço de madeira, que deve ser colocado sobre o amassado, para que você martele a madeira, não o aro em si. Segure-a ali pelo tempo que for necessário para fazer com que o aro readquira seu formato normal com maior segurança. Tome cuidado para não acertar os seus dedos enquanto segura a madeira! [7] X Fonte de pesquisa
- A madeira deve ser curva, como a roda. Se não conseguir encontrar uma madeira assim, qualquer pedaço pequeno de madeira também deverá fornecer boa proteção.
-
Um martelo resistente pode fazer com que o metal do aro readquira seu formato original. Pegue um martelo antirretrocesso (também conhecido como antirrecuo, antirretorno ou de borracha) de pelo menos 1,5 kg e martele o local avariado, aplicando pressão média em cada pancada até que o aro volte ao lugar. Se o material não voltar ao formato normal completamente antes de esfriar, repita o processo, aqueça-o e martele-o até que volte. [8] X Fonte de pesquisa
- Se o aro continuar esmagado mesmo usando o bloco de madeira, você pode tentar martelar sem a proteção da madeira.
- Dar pancadas com muita força pode acabar rachando o aro, logo, ela deve ser constante e sem que você exagere na pressão, mesmo que demore um pouco mais tempo para que a parte deformada volte ao lugar.
Publicidade
-
Espere o aro esfriar antes de encaixar o pneu nele. Para fazer isso, aplique um lubrificante para peças de carros à vontade no aro e no pneu. Coloque o aro deitado no chão o pneu em cima, pressionando a parte superior do pneu na direção do aro, um lado por vez, e usando o pé de cabra para forçar a borracha do pneu e passar sobre o resto do aro. [9] X Fonte de pesquisa
- Depois de fazer o encaixe, encha o pneu com um compressor de ar. Confira se ambos os talões passaram pela parte externa do aro antes de conectar o compressor à válvula do pneu.
- O medidor de calibragem mais uma vez enquanto enche o pneu para que a pressão (PSI) seja a adequada.
-
Separar a roda e o aro pode levar ao vazamento de ar, possivelmente fazendo com que os pneus fiquem murchos. Borrife um pouco de água no espaço em que há o contato entre a roda e o aro e examine se há formação de bolhas. Caso você veja que elas se formaram, provavelmente há vazamento de ar, que está entrando nesse espaço entre a roda e o aro.
- Caso você constate a presença de vazamento, é melhor levar o carro a uma oficina mecânica para uma avaliação especializada.
Publicidade
-
Afixe cada porca no lugar antes de apertá-la. Posicione a roda novamente no carro, alinhe os buracos no aro com as porcas, e encaixe no veículo. Com a chave de roda, parafuse-as, começando com a inferior e depois com as que estão em lados opostos, e termine com a que está na parte superior, até que o aro esteja uniformemente afixado nas porcas. [10] X Fonte de pesquisa
- Aperte as porcas à esquerda e direita apenas depois de parafusá-las no lugar.
- Termine baixando o veículo até que ele esteja no chão e retire o macaco hidráulico. Aperte cada porca da roda mais uma vez e pronto, você já poderá sair por aí com seu carro novamente!
Materiais Necessários
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.lesschwab.com/article/whats-the-difference-between-aluminum-and-steel-wheels.html
- ↑ https://mechanicbase.com/tires/how-to-remove-a-stuck-wheel/
- ↑ https://youtu.be/YJpx2cy6kAg?t=72
- ↑ https://mechanicbase.com/tires/how-to-remove-a-stuck-wheel/
- ↑ https://youtu.be/veVlHq_sp-o?t=200
- ↑ https://www.rimrepaircenter.com/how-do-you-straighten-a-bent-alloy-wheel/
- ↑ https://www.carsdirect.com/aftermarket-parts/can-you-repair-bent-auto-rims
- ↑ https://www.carsdirect.com/aftermarket-parts/can-you-repair-bent-auto-rims
- ↑ https://youtu.be/veVlHq_sp-o?t=372
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!