Baixe em PDF
Baixe em PDF
Aspiradores de pó são uma daquelas coisas em que você pode não pensar muito até que ela pare de funcionar. Felizmente, eles são máquinas bem simples e frequentemente muito fáceis de consertar. Primeiro, verifique os itens básicos, então você pode começar a se aprofundar.
Passos
-
1Examine o aspirador e determine o que está errado. Ele não está ligando? Não está permanecendo ligado? A aspiração está fraca ou desigual? Ele está deixando fiapos ou outros detritos para trás? Está desarmando um disjuntor? Produzindo um ruído ou odor enquanto funciona?
-
Verifique se seu aparelho está conectado e ligado, e se a tomada tem energia fluindo por ela. Se você não tiver um testador de circuitos, tente plugar uma lâmpada ou rádio que você saiba que funciona. Sim, é óbvio, mas sem eletricidade, seu aspirador não vai fazer nada.
-
Verifique a existência de algum recurso de controle de superaquecimento. Alguns aspiradores têm um dispositivo que para a máquina se ela superaquecer. Se o seu parar, desligue-o, verifique o manual de instruções e espere um tempo (talvez 20 ou 30 minutos). Em seguida, procure por obstruções ou outros problemas e, cuidadosamente, ligue-o novamente.
- Perceba que, algumas vezes, esses aparelhos têm um pequeno fusível em linha térmica quase escondido entre o interruptor e a bobina do motor. Ele não é facilmente percebido e tem uma fita o cobrindo. Um tipo comum é um SEFuse SF109e, disponível on-line por cerca de R$ 5 cada.
-
Certifique-se de ter feito todas as manutenções . Se a máquina funciona, mas está fraca (sucção enfraquecida), ou estiver deixando detritos para trás, ou se você sente cheiro de poeira ou um tipo de odor de queimado. Em seguida, verifique novamente o aspirador. Se ele funcionar satisfatoriamente, não é necessário continuar além deste nível.
- Substitua o saco e limpe todos os filtros.
- Certifique-se de que as saídas de ar estejam limpos. Remova eventuais obstruções na mangueira usando um cabo de vassoura ou um fio de arame dobrado. Tenha cuidado para não piorar ainda mais o entupimento ou perfurar a mangueira com o arame.
- Substitua a(s) correia(s). Certifique-se de que as correias estejam engrenando o rolo de escova, o eixo de transmissão e quaisquer outras partes móveis, tais como rolos de alimentação da unidade. Uma correia escorregando pode produzir um odor distinto de borracha e/ou plástico quente.
- Limpe o rolo de escova e verifique se ele está girando livremente. Lubrifique os rolamentos. Substitua-os ou todo o rolo de escova, se necessário. Eles podem ser feitos de madeira, especialmente nos modelos mais antigos, ou de plástico nos modelos mais modernos.
-
5Certifique-se de que o rolo de escova esteja realmente girando da forma como deveria. Uma forma é ligar o aspirador de pó e olhar cuidadosamente debaixo dele. Nunca toque no rolo de escova enquanto ele estiver girando, e afaste roupas frouxas, cabelo, etc.
- Alguns aspiradores têm uma engrenagem ou interruptor que desliga o rolo de escova quando a alça é levantada ou quando um interruptor é configurado para pisos duros. Certifique-se de que o botão esteja definido para carpetes e que a engrenagem seja acionada quando a alça estiver para baixo.
-
6Siga o caminho elétrico, especialmente se aspirador não der nenhum sinal ao ser ligado. Use um multímetro para verificar a continuidade. Você está em busca de circuitos abertos. Limpe os contatos e substitua qualquer segmento deste caminho que não tenha continuidade. Certifique-se de usar o fusível correto. Reajuste o(s) disjuntor(es).
- Do plug até pouco antes do interruptor.
- Vire o interruptor quando ele estiver fechado (não posição ligado).
- Vire quaisquer fusíveis ou disjuntores embutidos no aspirador.
- A partir do interruptor até o motor.
- Volte ao longo do outro fio do motor até a tomada. Lembre-se de que a eletricidade deve viajar em um circuito completo.
- Cruze quaisquer conexões elétricas feitas na mangueira.
- A conexão entre o cabo e o resto da unidade se existir um enrolador de mola. Uma vez que ele se move, este pode ser um ponto de falha.
-
7Procure as razões do porquê todos os fusíveis que você trocou ou disjuntores que acionou pararem de funcionar. Existe um curto-circuito em algum lugar? O motor está parando de funcionar? Corrija quaisquer problemas que encontrar.
-
8Inspecione o motor para uma operação adequada. Pode não ser econômico substituir todo ele (é possível que custe tanto quanto um aspirador de pó novo), mas talvez você consiga fazer a manutenção de certas peças dele.
-
9Verifique as escovas. Se estiverem desgastadas, substitua elas.
- Abra o compartimento das escovas.
- Remova e substitua as escovas, certificando-se de reconectar os fios elétricos da forma que os encontrou e de fechar novamente o compartimento das escovas.
-
10Substitua os rolamentos ou faça uma lubrificação nova. Há rolagens para o motor e a ventoinha (frequentemente conectado). Também pode haver rolamentos para o eixo de transmissão e quaisquer rodas motrizes. Procure em qualquer lugar onde algo esteja girando (ou deveria estar).
- Antes de desmontar o motor ou remover a ventoinha, veja se há alguma folga no eixo. Se houver, é um bom indício de que os rolamentos estão danificados.
-
11Inspecione a ventoinha em busca de pás entortadas ou quebradas. Troque-a se achar alguma nessas condições. A ventoinha geralmente está presa diretamente ao motor. Qualquer irregularidade poderia causar um desequilíbrio, o que poderia, por sua vez, danificar o motor ou rolamentos.
- Este é um lugar onde você pode encontrar uma rosca esquerda, dependendo do projeto do aspirador de pó.
-
Substitua quaisquer rodas quebradas. Substituí-las não é muito difícil, mas se estiverem quebradas, com certeza podem atrapalhar. Aqui estão as rodas em dois aspiradores diferentes. Você pode ter que remover as tampas ou coberturas para acessar os pontos de fixação delas.
- Esta roda tem um E-clip prendendo-a. Remova-o com um alicate. Substitua a roda, em seguida, coloque o clipe.
- Aperte essas guias juntas até que a roda saia para substituí-la. A nova peça deve se encaixar bem.
-
13Repare quaisquer vazamentos. Se algo perfurou a mangueira, remova com um alicate e cubra a abertura com fita isolante. Selante de silicone é outra boa opção.Publicidade
Dicas
- Escute seu aspirador em busca de qualquer ruído que seja fora do comum, e tente descobrir o que está causando isso. Franklynn Peterson aconselha: "Aqui está um guia para usar na localização de ruídos. Pás da ventoinha entortadas devem causar uma vibração considerável, bem como ruído. Rolamentos desgastados geralmente fazem barulho e tem picos de som misturados com o barulho geral. Mancais deslizantes, quando ficam desgastados, produzem um som constante de raspagem. Rolamentos de esferas também podem produzir um gemido agudo.
- Vá a lojas de materiais de escritório, de limpeza ou de aspiradores de pó. Eles vendem uma barra magnética que passa pela borda inferior frontal do aspirador para pegar objetos de metal, como clipes e grampos de papel, antes que eles entrem no aparelho. Se for instalar isto, ocasionalmente remova esses detritos.
- Se o som do seu aspirador mudar de repente (ficar muito mais alto ou desenvolver um chocalho, por exemplo), desligue-o imediatamente e descubra o que está errado. Continuar usando o aparelho com algum problema pode causar rapidamente danos ainda piores.
- Manutenção regular pode evitar danos maiores.
- Na primeira vez em que você abrir seu aspirador, veja toda a parte de dentro para entender como ele funciona. As configurações desses aparelhos podem variar, mas aqui está o básico:
- Em seu núcleo está um motor, que aciona uma ventoinha centrífuga. Este ventilador expulsa o ar com um exaustor, criando um vácuo parcial dentro da máquina. Esta sucção carrega a poeira e sujeira para fora de seu tapete e para dentro do saco ou de outro recipiente.
- O motor geralmente aciona uma escova de rolo, também conhecida como escova rotativa ou agitador. Ela é uma escova cilíndrica, que gira em contato com o tapete para desprender a poeira.
- A fiação elétrica transporta a energia através de um interruptor, passando por um fusível e até o motor.
- Os motores são caros, então pense cuidadosamente se deseja substituir um que esteja com problemas. Eles podem custar tanto quanto um aspirador de pó.
- Remova a poeira e detritos de qualquer lugar que encontrá-los. Um bolo de cabelos ou o pó acumulado pode causar diretamente um problema ou ocasionar desde outras coisas até um superaquecimento. Escove, puxe ou limpe tudo, e não tente empurrar ainda mais para dentro.
- Evite aspirar objetos sólidos, como pedras e moedas. Em muitos aparelhos, o ar cheio de sujeira passa diretamente pela ventoinha em seu caminho até o saco. Esses objetos viram projéteis que poderiam danificá-la.
Publicidade
Avisos
- Desligue seu aspirador de pó antes de realizar qualquer manutenção, especialmente antes de manusear o rolo da escova ou de tocar as peças e fios internos. Um aparelho que ligue inesperadamente enquanto você estiver trabalhando nele pode te ferir.
- Tenha cuidado ao desmontar um enrolador de cabo com mola. Ela pode sair voando. Libere tanta tensão quanto possível e aponte-a para longe de seu rosto ao abrir.
- Tome cuidado ao trabalhar com eletricidade. Se você não entende o que está fazendo dentro de um dispositivo elétrico, leve o aparelho a uma loja de reparos profissionais.
Publicidade
Referências
- How to Fix Damn Near Everything (Como Corrigir Praticamente Tudo) , Franklynn Peterson, 1977.
- Home Appliance Repair Manual (Manual de Conserto de Eletrodomésticos) , Popular Mechanics (Allen Bragdon, et. al.), 1981.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 159 853 vezes.
Publicidade