Baixe em PDF Baixe em PDF

As portas semiocas são muito utilizadas no interior de casas e apartamentos. Essas portas relativamente frágeis podem ser danificadas com facilidade. Se você, ou alguém que mora com você, abrir um buraco em uma porta semioca, você poderá consertá-la com materiais disponíveis em lojas de ferramentas e materiais de construção. Você preencherá a maior parte do buraco com uma espuma expansiva e, em seguida, terminará de fechá-lo com massa corrida; para concluir, basta lixar e pintar a porta. Todo o processo deve levar de cerca de duas horas, além do tempo de secagem da massa plástica e da massa corrida.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Cortando e preenchendo o buraco

Baixe em PDF
  1. O buraco na sua porta provavelmente tem pedaços soltos de madeira nas bordas. Utilize um estilete para cortar esse material até que o buraco esteja limpo e com as bordas lisas. [1]
  2. Preencha o buraco com 3 ou 4 folhas de papel toalha; elas devem estar bem firmes e não podem deslizar por dentro da porta. Você precisará de papel tolha para dar suporte à espuma expansiva que será adicionada ao buraco. Sem o papel toalha, a espuma escorrerá por dentro da porta. [2]
    • Papel-toalha é leve o suficiente para suportar o seu próprio peso por meio do contato com as paredes internas da porta.
  3. Esse material vem em uma embalagem aerossol com um longo aplicador de plástico. Aplique uma grande quantidade dentro do buraco para que a espuma se expanda e preencha o espaço vazio por dentro da porta. Deixe a espuma secar. [3] This will take several hours, so it’s best to let it dry overnight.
    • Você pode comprar espuma expansiva em qualquer loja de ferramentas ou de materiais de construção. Se a loja tiver muitas opções, opte por uma espuma de baixa expansão. Esse tipo de espuma fará menos sujeira depois de secar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Aplicando a massa plástica

Baixe em PDF
  1. Depois de seca, a espuma terá expandido significativamente, o que pode gerar um excesso de material sobre a porta. Com um estilete, corte o excesso de espuma até que ela esteja ligeiramente inferior à superfície da porta. [4]
    • A espuma expansiva precisa estar completamente seca antes de você cortá-la. Se o centro da espuma ainda estiver úmido, aguarde algumas horas até que ela esteja completamente seca.
  2. Coloque um pouco de massa plástica em uma tigela ou bandeja de plástico. Em seguida, jogue metade dessa quantidade de catalisador endurecedor. Esse material deve endurecer e cobrir rapidamente a parte de fora do buraco na porta. Os dois materiais têm uma consistência espessa e viscosa; utilize um palito de picolé para mexê-los até que as duas substâncias estejam completamente misturadas. [5]
    • Comece com uma colher de chá (5 ml) de massa plástica e metade dessa quantidade de catalisador. Adicione um pouco mais à mistura se for necessário.
    • Tanto a massa plástica (tal como Bondo, da 3M) como o catalisador endurecedor podem ser encontrados em grandes lojas de materiais de construção e decoração. Se você não os encontrar, procure esses materiais em lojas de equipamentos e acessórios automotivos.
  3. Pegue um pouco da mistura com o seu palito de picolé e espalhe-a sobre a espuma seca que está preenchendo o buraco da sua porta. Esse material ficará seco e rígido rapidamente, portanto você deve trabalhar depressa. [6]
    • Após cerca de 5 minutos, com a mistura começando a engrossar, utilize uma espátula para raspá-la sobre a porta. Isso deixará a superfície uniforme e removerá o excesso de material.
    • Espere a mistura secar por completo para continuar o processo.
  4. Lixe a mistura seca até que a superfície esteja completamente lisa e alinhada com a porta. Além disso, utilize a lixa para retirar qualquer excesso de espuma expansiva ou de mistura de massa plástica que possa ter ficado em torno das bordas do buraco. [7]
    • Lixas de diversas numerações podem ser encontradas em lojas de utilidades domésticas ou de materiais de construção.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aplicando massa corrida e pintando o buraco

Baixe em PDF
  1. Utilize uma espátula para aplicar uma camada de massa corrida sobre o buraco. Dê pinceladas longas e suaves para que a massa fique uniforme e bem espalhada. [8] Deixe a massa corrida secar após aplicá-la; isso deve levar cerca de uma hora.
    • Você pode encontrar massa corrida em qualquer loja de materiais de construção.
  2. Esfregue a lixa sobre a massa corrida seca até que a superfície esteja completamente lisa. [9] Você também pode utilizar uma lixa Nº 100 para essa tarefa. No entanto, utilize um pedaço de lixa diferente do que você utilizou na mistura de massa plástica.
  3. A massa corrida já está seca e lixada, portanto falta apenas um passo para você finalizar o reparo do buraco. Utilize um pincel grande para aplicar uma camada de tinta sobre o buraco remendado. Dê pinceladas longas e suaves para que a camada de tinta fique o mais uniforme possível. Agora basta esperar a tinta secar por completo — o que deve levar cerca de uma hora — e seu trabalho estará concluído. [10]
    • A tinta deve ser da mesma cor da porta. Para escolher a cor certa, vá até uma loja de tinta, traga algumas amostras para casa e compare-as com a porta para encontrar a cor correspondente.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Estilete;
  • Espuma expansiva;
  • Massa plástica;
  • Catalisador endurecedor para misturar com a massa plástica;
  • Palito de picolé;
  • Espátula;
  • Lixa Nº 100;
  • Massa corrida;
  • Tina da mesma cor da sua porta;
  • Pincel.

Avisos

  • Tome cuidado ao utilizar o estilete, pois a lâmina pode escorregar e cortar a sua mão. Não deixe que crianças brinquem com o estilete.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 156 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade