Baixe em PDF
Baixe em PDF
Apesar de serem bastante duráveis, discos compactos (CDs) podem ser arranhados ou danificados de vez em quando, principalmente quando são usados com muita frequência. Esses danos podem fazê-los pular uma faixa musical ou até corromper documentos importantes. Por sorte, é possível usar creme dental ou compostos abrasivos para reparar a situação.
Passos
-
Use um creme dental básico. Não precisa comprar nada colorido ou com sabor exótico, pois dá para usar produtos básicos para polir o CD. Qualquer tipo de creme possui minerais abrasivos suficientes para a tarefa!
- Cremes dentais básicos são mais baratos que as outras opções, o que é ideal para quem precisa polir vários CDs de uma vez. [1] X Fonte de pesquisa
-
Aplique creme dental na superfície do CD. Passe um pouco do produto no disco e espalhe-o de forma uniforme com o dedo.
-
Pula o CD. Espalhe o creme, começando no centro e fazendo movimentos radiais (de dentro para fora).
-
Limpe e seque o CD. Ponha o disco sob uma fonte de água morna corrente e enxague-o bem. Em seguida, use um pano macio e limpo para secá-lo; por fim, veja se há resíduos de creme dental ou umidade.
- Depois de limpar e secar o CD, use um pano macio para polir a superfície.
Publicidade
-
Decida que composto quer usar. Existem várias opções domésticas capazes de polir CDs, mas certas alternativas, como os produtos da 3M, estão entre as mais eficazes. Se quiser, você também pode usar compostos polidores automotivos de grão fino ou afins. [2] X Fonte de pesquisa
- Trabalhe sempre em áreas ventiladas para não inalar as fumaças tóxicas liberadas pelo produto. Além disso, sempre leia as instruções e os avisos de segurança do rótulo, já que muitos produtos (como álcool isopropílico) são inflamáveis e/ou podem causar irritação respiratória ou na pele ou nos olhos. [3] X Fonte de pesquisa
-
Passe o composto em um pano macio, limpo e sem fiapos. Use algo como uma camisa ou um lenço de limpar óculos, por exemplo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Pula o CD. Faça movimentos suaves e radiais (começando no centro e terminando nas extremidades) para espalhar o composto pelas partes danificadas. Repita o processo 10-12 vezes, tentando passar somente pelos arranhões visíveis.
- Quando for polir o disco, ponha-o sobre uma superfície não abrasiva, firme e reta. Os dados ficam armazenados nas camadas superiores do objeto (onde fica o adesivo), e elas podem ser perfuradas ou arranhadas com muita facilidade. Além disso, o CD pode rachar ou ficar delaminado se posto sobre uma superfície macia demais.
- Se passar o produto em movimentos circulares (em vez de radiais), você pode arranhar ainda mais a superfície que armazena os dados.
-
Tire o que restar do produto do disco. Enxague-o bem usando água morna e, em seguida, deixe-o secar. Remova todos os resíduos do composto e espere até que ele esteja totalmente seco antes de tentar usá-lo. Se quiser, você também pode acelerar o processo com um pano macio e limpo.
-
Teste o disco. Se o problema persistir, repita o processo por até 15 minutos (ou até que o arranhão tenha sido removido por completo). A superfície no entorno da marca vai começar a ficar brilhante, como se houvesse vários pequenos arranhões no local. Se ainda não notar a diferença após alguns minutos, pode ser que o estrago seja grande demais, ou que você esteja fazendo algo errado.
- Se o disco ainda não funcionar, leve-o a um profissional em lojas de jogos ou CDs para ver o que fazer.
Publicidade
-
Decida se usar cera é ou não viável. Às vezes, até polir um disco é suficiente para remover resíduos de plástico da sua superfície. Contudo, isso pode afetar a refração da lente, tornando os dados ilegíveis. Encerar os arranhões é muito útil, embora os defeitos fiquem visíveis aos olhos (mas não tornem a peça ilegível para o laser). [5] X Fonte de pesquisa
-
Encere os arranhões no disco. Passe uma camada fina de vaselina, protetor labial, cera automotiva líquida, graxa de sapato neutra ou cera de móveis na superfície do CD. Depois, deixe o produto assentar por alguns minutos — lembre-se de que sua intenção é que a cera preencha os arranhões e torne os dados legíveis novamente. [6] X Fonte de pesquisa
-
Remova o excesso de cera. Use um pano limpo, macio e sem fiapos e faça movimentos radiais (de dentro para fora). Além disso, siga as instruções do fabricante: algumas ceras precisam secar antes da limpeza, enquanto outras podem ser retiradas ainda molhadas.
-
Teste o disco mais uma vez. Se a cera ou vaselina surtir efeito, grave uma cópia do CD imediatamente. Este método é uma solução temporária, que torne os dados do disco legíveis a tempo para que o usuário crie uma cópia.Publicidade
Antes de proceder, entenda que os buracos nas camadas de um CD não são consertáveis, nem mesmo por profissionais. A melhor maneira de lidar com os buracos é pulá-los, de maneira que o resto dos dados possa ser acessado e salvo.
-
Segure o disco com o lado brilhante para cima, de maneira que possa enxergá-lo claramente.
-
Veja se há qualquer buraco visível no lado brilhante do CD.
-
Vire o CD e marque onde estão as partes com buracos usando uma caneta permanente.
-
Pegue duas pequenas tiras de fita adesiva e coloque-as sobre as partes marcadas.
- Observação: talvez o CD faça algum barulho enquanto estiver rodando, mas você conseguirá acessar pelo menos 70% dos dados contidos nele.
Publicidade
Dicas
- Segure qualquer CD pelos lados para não danificá-lo.
- Se o CD estiver muito arranhado ou rachado, a situação pode ser irreversível.
- Cuide dos CDs arranhados mais dispensáveis antes de dar atenção aos mais importantes da coleção.
- Use outros produtos especializados para remover arranhões de CDs. Passe-os com uma pressão moderada, indo do centro às extremidades, como descrito nos métodos acima. Ademais, use esses métodos para deixar as áreas afetadas brilhantes.
- Faça backups dos dados de todos os seus CDs antes que o pior aconteça.
- Se o CD estiver irreparável, use-o como um porta-copos ou consulte este artigo para obter mais ideias criativas!
- Dependendo da região onde mora, você pode devolver discos de Xbox arranhados à Microsoft para trocá-los por uma pequena taxa
- Você pode substituir o creme dental por manteiga de amendoim. Devido à sua viscosidade e oleosidade, esse produto é uma ótima opção para polir o CD. Só não se esqueça de comprar manteigas totalmente líquidas!
Publicidade
Avisos
- Espere até que os CDs estejam completamente secos e limpos (sem resíduos de qualquer produto) antes de usá-los de novo, ou pode danificar o player.
- Não passe solventes nas superfícies de CDs, já que eles alteram a composição química do substrato de policarbonato, deixando o produto opaco e ilegível!
- Todo método de conserto de CDs pode causar ainda mais danos. Tenha muito cuidado ao seguir os passos deste artigo.
- Não olhe para a camada refletora do CD se ele ficar contra uma luz forte. Basta usar uma lâmpada comum, de 60-100 Watts, para notar as entradas e os defeitos no disco. Não recorra ao sol!
Publicidade
Materiais Necessários
- Pano limpo, macio e sem fiapos (de preferência, de microfibra)
- Água (ou álcool isopropílico)
- Produto para polir metais, composto fino ou creme dental
- Cera automotiva líquida ou vaselina
- Luvas de algodão ou de plástico (facilitam o manuseio de CDs e não deixam marcas de impressões digitais)
Referência
- ↑ http://www.howtocleanstuff.net/how-to-fix-a-scratched-cd-or-dvd/
- ↑ http://www.apartmenttherapy.com/remove-screen-scratches-with-t-142675
- ↑ http://www.mcgee-flutes.com/scratches.html
- ↑ https://diyvideoeditor.com/clean-repair-dvds-cds-game-discs/
- ↑ http://removeandreplace.com/2013/11/20/easily-fix-scratched-dvd-cd-fix-scratched-disc/
- ↑ http://www.digitaltrends.com/home-theater/how-to-fix-a-scratched-disc-dvd-cd/
Publicidade