Qualquer anomalia nos componentes integrados de um computador pode afetar o seu desempenho. As mais comuns são travamentos e a famosa "tela azul", que surge quando a máquina não liga. Por sorte, é bem possível resolver alguns desses pepinos sem precisar recorrer à assistência técnica. Você tem que começar determinando o que aconteceu para saber se consegue fazer tudo sozinho, mas não deixe de buscar ajuda profissional se houver um quadro mais complicado. No mais, tire todas as suas dúvidas com este artigo!
Passos
-
Faça o backup dos arquivos. Muitas vezes, o computador começa a travar ou fica lento quando tem problemas mais sérios. Antes de mais nada, você precisa fazer um backup de pastas e arquivos importantes enquanto ainda tem acesso a tudo. Use um HD externo ou um serviço de armazenamento em nuvem, como iCloud, Dropbox ou Google Drive.
-
Deixe o computador desligado por um tempo. Essa dica é simples, mas pode ser a melhor solução para quem passa o tempo todo no computador. Desligue a máquina e, em seguida, pressione o botão de energia por 30 segundos com ela fora da tomada. Veja se a luz LED da tela pisca e conecte o computador de novo nesse momento. Isso dá certo porque a CPU consegue reiniciar e esvaziar a memória quando a placa-mãe é desconectada.
-
Atualize os drivers . Muitos computadores travam por causa de problemas de hardware ou software. Preste atenção se ele começou a apresentar o quadro quando você conectou certos periféricos, como uma impressora. Nesse caso, talvez haja um conflito de drivers. Veja também se o problema surgiu após a instalação de um novo disco rígido; aqui, é possível que a CPU não tenha acesso a um fluxo de energia suficiente ou esquente demais. Faça o seguinte para atualizar os drivers:
- No Windows:
- Abra o Iniciar.
- Clique no ícone da engrenagem para abrir o menu Configurações .
- Clique em Atualização e Segurança .
- Clique em Verificar se há atualizações .
- No Mac:
- Clique no ícone da Apple.
- Clique em Atualização de Software/App Store .
- Acesse a aba Atualizações .
- Clique em Download ao lado dos softwares que têm atualizações disponíveis.
- No Windows:
-
Desinstale programas que possam estar causando o problema. Faça o seguinte se você notar que o computador está travando por causa de um programa específico recém-instalado:
- No Windows:
- Abra o Iniciar.
- Clique no ícone da engrenagem para abrir o menu Configurações .
- Clique em Aplicativos .
- Clique em um aplicativo ou programa que você queira desinstalar.
- Clique em Desinstalar .
- Reinicie o computador.
- No Mac:
- Abra o Finder.
- Abra a pasta Aplicativos .
- Clique em um programa que você queira desinstalar e arraste-o até a Lixeira no Dock.
- Clique com o botão direito no ícone da Lixeira e em Esvaziar Lixeira .
- Reinicie o Mac.
- No Windows:
-
Faça uma inspeção nos drivers do computador. Às vezes, o sistema baixa e instala drivers errados no momento da atualização e acaba contribuindo com o problema do travamento. Sendo assim, dê uma olhada no status deles no Gerenciador de Dispositivos e veja se há dispositivos marcados por um ponto de exclamação amarelo (o que indica que há um erro). Se necessário, desligue o computador, desconecte todos os periféricos USB e veja se a situação melhora. Se não melhorar, você pode fazer o downgrade da máquina a uma configuração anterior. Faça o seguinte:
- Clique com o botão direito no símbolo do Iniciar.
- Clique em Gerenciador de Dispositivos .
- Clique na setinha à esquerda de cada dispositivo para ver todos os drivers.
-
Veja como a CPU está usando a memória do computador. Programas que usam muito espaço na CPU ou memória podem deixar o computador lento ou travando. Isso acontece, por exemplo, quando há muitos softwares ou até guias de navegador abertos ao mesmo tempo. Acesse o Gerenciador de Tarefas do Windows ou Monitor de Atividade do Mac, dê uma olhada e feche tudo o que estiver usando espaço demais. Faça o seguinte:
- No Windows:
- Clique com o botão direito no símbolo do Iniciar.
- Clique em Gerenciador de Tarefas .
- Clique em um programa que esteja ocupando muito espaço na CPU ou muita memória.
- Clique em Finalizar tarefa .
- No Mac:
- Clique no ícone da lupa, no canto superior direito da tela.
- Digite "monitor de atividade" na barra de pesquisa e pressione Enter/Return .
- Acesse a aba CPU e veja como ela está sendo usada.
- Acesse a aba Memória e veja como ela está sendo usada.
- Clique em um programa que esteja usando muito espaço na CPU ou memória.
- Clique no "X" no canto superior esquerdo para fechar o programa à força.
- No Windows:
-
Determine se o computador está superaquecendo . Toque a torre da CPU do seu desktop ou a base do notebook e veja se a peça está muito quente, bem como se o sistema de refrigeração está funcionando normalmente. Você também pode baixar ferramentas que medem a temperatura exata da máquina, como o Core Temp . Se ela estiver superaquecendo de fato, abra-a e faça uma limpeza interna.
- Atenção: não abra o painel inferior do notebook se ele ainda estiver dentro da garantia, pois isso vai anular a proteção. Nesse caso, entre em contato com o fabricante ou ponto de venda e pergunte o que fazer.
- Faça essa limpeza com frequência, mesmo quando o computador não apresentar problemas.
-
Faça um diagnóstico no computador. O Windows e o macOS têm ferramentas internas de diagnóstico, mas você pode usar aplicativos externos para rodar certos testes: Memtest86 (teste de memória), CrystalDiskInfo (teste no disco rígido), HWinfo (teste de periféricos e outras unidades) etc. Faça o seguinte para chegar ao diagnóstico: [1] X Fonte de pesquisa
- No Windows:
- Abra o Iniciar.
- Digite "monitor de desempenho" e clique em Monitor de Desempenho .
- Dê um clique duplo em Relatórios .
- Dê um clique duplo em Sistema .
- Dê um clique duplo no nome do computador.
- No Mac:
[2]
X
Fonte de pesquisa
- Reinicie o Mac.
- Pressione D enquanto o computador religa.
- Escolha o idioma.
- Espere até o teste terminar.
- Leia os códigos de referência e as sugestões na tela.
- No Windows:
-
Instale e ative um antivírus e um anti-malware. Todo computador trava ou fica lento quando é infectado com um vírus ou outro tipo de malware. Por isso, instale um programa como McAfee, Morton, AVG Antivirus ou Malwarebytes e faça uma varredura na máquina de vez em quando.
-
Use a Restauração do Sistema. Talvez você consiga resolver o problema restaurando o computador a um estado anterior e removendo certos softwares (como aplicativos, drivers ou atualizações). Faça o seguinte:
- No Windows:
[3]
X
Fonte de pesquisa
- Abra o Iniciar.
- Digite "recuperação" e clique no aplicativo Recuperação .
- Clique em Abrir Restauração de Sistema .
- Clique em um ponto de restauração do computador e em Avançar .
- Clique em Concluir .
- Espere até o processo terminar sem interrupções .
- No Mac:
[4]
X
Fonte de pesquisa
- Veja se o disco do Time Machine está conectado.
- Reinicie o Mac e pressione Command + R quando ele religar.
- Escolha o idioma e clique no ícone da seta.
- Selecione Restaurar o computador usando um backup do Time Machine e clique em Continuar .
- Selecione o disco que tem o backup e clique em Continuar .
- Digite o seu nome de usuário e o código (se necessário).
- Selecione um ponto de restauração e clique em Continuar .
- Clique no disco do seu Macintosh e em Restaurar ou Continuar .
- No Windows:
[3]
X
Fonte de pesquisa
-
Reinstale o sistema operacional. Se nada mais der certo, você pode ter que reinstalar o sistema operacional e levar o computador de volta às configurações de fábrica. Tenha cuidado, pois isso apaga todos os dados da máquina e serve apenas em último caso. Faça o seguinte:
- No Windows:
- Abra o Iniciar.
- Clique no ícone da engrenagem para abrir o menu Configurações .
- Clique em Atualização e Segurança .
- Clique em Recuperação , no painel à esquerda.
- Clique em Começar agora , na seção Restaurar o PC .
- Clique em Manter meus arquivos ou Remover tudo .
- Clique em Avançar .
- Siga as instruções da tela e clique em Restaurar .
- No Mac:
- Veja se o disco do Time Machine está conectado.
- Reinicie o Mac e pressione Command + R quando ele religar.
- Escolha o idioma e clique no ícone da seta.
- Clique em Reinstalar o macOS (ou em Utilitário de Disco , caso você queira limpar o disco rígido. Depois, clique em Apagar ).
- Digite o seu nome de usuário e o código (se necessário).
- Clique em Continuar .
Publicidade - No Windows:
-
Preste atenção ao que acontece quando você tenta ligar o computador. O computador sequer liga? Emite algum barulho estranho? As luzes LED da tela piscam? Elas ligam quando você conecta o estabilizador ou a fonte à tomada? A tela fica azul ou exibe uma mensagem de erro? Se sim, que mensagem é?
-
Veja se o computador está ligado na tomada. Muitas vezes, o computador desktop não liga porque não recebe um fluxo de energia suficiente. Veja se todos os cabos estão devidamente conectados e se o botão do estabilizador está na posição certa.DICA DE ESPECIALISTATécnico de ComputaçãoLuigi Oppido é Proprietário e Operador da Pleasure Point Computers, em Santa Cruz, Califórnia. Possui mais de 25 anos de experiência em conserto de computadores, recuperação de dados, remoção de vírus e atualizações. Há mais de dois anos, apresenta o Computer Man Show!, transmitido pela KSQD para toda a região central da Califórnia.
Dê uma olhada na fonte do notebook. Pode ser que ele não esteja ligando por causa de um problema de conexão na fonte. Coloque-a em outra tomada ou tente trocar a peça e veja se a situação melhora. Se não melhorar, ache um diagrama do computador na internet e tente descobrir uma forma de passar a energia da tomada ao notebook.
-
Teste a tela ou o monitor. Veja se o monitor está devidamente conectado no caso de o computador fazer barulho, mas nada aparecer na tela. Faça um teste com outra peça ou um monitor externo (no caso de notebook). Você também pode abrir o painel inferior do notebook e ver se o cabo do monitor está conectado à placa-mãe.
- Atenção: não abra o painel inferior do notebook se ele ainda estiver dentro da garantia, pois isso vai anular a proteção. Nesse caso, entre em contato com o fabricante ou ponto de venda e pergunte o que fazer.
-
Teste a bateria do computador. Se o seu notebook tem bateria removível, tire-a e leve a à assistência técnica para um teste. O pessoal da assistência vai ver se ela ainda funciona e qual é a capacidade atual. Caso seu computador não tema essa peça, abra o painel inferior dele e tire a bateria interna.
-
Reinstale a memória RAM. Tente remover a memória RAM com cuidado e ligue o computador. Ele vai soltar um bipe se estiver funcionando corretamente. Nesse caso, desligue a máquina e reinstale a memória RAM aos poucos. Por fim, religue o computador.
-
Teste a placa de vídeo. Se a placa de vídeo do seu computador é removível, tire-a e troque por uma nova ou conecte o monitor à entrada de vídeo interna (se possível).
-
Pesquise a mensagem de erro no Google. Se a tela ficar azul ou você receber uma mensagem de erro quando ligar o computador, use o celular ou outro dispositivo e digite essa mensagem no Google junto do modelo da máquina. Com sorte, dá para descobrir o que causou e qual é a solução do problema.
-
Tente ligar o computador no Modo de Segurança. O problema provavelmente está em um software se você conseguir ligar o computador no Modo de Segurança. Para isso, pressione Shift enquanto liga a máquina (com Windows ou Mac). [5] X Fonte de pesquisa Você pode até pressionar Shift + F8 , a menos que o computador ligue muito rápido ou tenha uma unidade SSD. Faça o seguinte:
- Ligue o computador.
- Pressione o botão de energia por dez segundos quando a logo do Windows ou do fabricante aparecer na tela. Isso vai interromper a inicialização normal e forçar a máquina a desligar.
- Repita esse processo três vezes.
- Se necessário, clique no seu nome de usuário do Windows.
- Clique em Opções Avançadas .
- Clique em Resolução de Problemas .
- Clique em Opções Avançadas .
- Clique em Configurações de Inicialização .
- Clique em Reiniciar .
- Pressione 5 ou F5 para acessar o Modo de Segurança com Rede.
-
Faça o backup dos dados (se possível). Caso você consiga acessar somente o Modo de Segurança do computador, aproveite e faça o backup de todos os arquivos e dados importantes a um HD externo ou pen drive. Caso consiga acessar o Modo de Segurança com Rede, faça esse backup a um serviço de armazenamento em nuvem, como iCloud, Dropbox ou Google Drive.
-
Reinstale o sistema operacional. O problema provavelmente está em um software se você conseguir ligar o computador no Modo de Segurança. Nesse caso, talvez seja preciso reinstalar o sistema operacional. No Modo de Segurança, faça o seguinte:
- No Windows:
- Abra o Iniciar.
- Clique no ícone da engrenagem para abrir o menu Configurações .
- Clique em Atualização e Segurança .
- Clique em Recuperação , no painel à esquerda.
- Clique em Começar agora , na seção Restaurar o PC .
- Clique em Manter meus arquivos ou Remover tudo .
- Clique em Avançar .
- Siga as instruções da tela e clique em Restaurar .
- No Mac:
- Veja se o disco do Time Machine está conectado.
- Reinicie o Mac e pressione Command + R quando ele religar.
- Escolha o idioma e clique no ícone da seta.
- Clique em Reinstalar o macOS (ou em Utilitário de Disco , caso você queira limpar o disco rígido. Depois, clique em Apagar ).
- Digite o seu nome de usuário e o código (se necessário).
- Clique em Continuar .
- No Windows:
-
Troque de computador ou acione a assistência técnica. Leve o computador à assistência técnica ou compre outro se ele não ligou mesmo depois de você seguir todos os passos acima. Dependendo do caso e do tempo de uso da máquina, talvez valha mais a pena investir em algo novo. Por fim, caso ele ainda esteja dentro da garantia, entre em contato com o fabricante ou ponto de venda e pergunte o que fazer.Publicidade