Baixe em PDF Baixe em PDF

Se o seu monitor de LCD tem um ponto na tela que está "preso" (ele está sempre brilhando ou escuro), talvez possa consertá-lo você mesmo. Veja como fazê-lo.

Método 1
Método 1 de 5:

Determine o problema

Baixe em PDF
  1. Um pixel preso em geral apresenta alguma cor. Um pixel morto é puramente branco (em painéis TN) ou puramente pretos. Tente determinar se o pixel está apenas preso ou se está completamente morto.
  2. Se for um pixel morto, o melhor a se fazer é utilizar a garantia do produto e enviar de volta para o fabricante.
    • Se a garantia do monitor acabou, você pode tentar um dos seguintes métodos. Mas atenção, eles são destinados a resolver problemas relativos a pixeis mortos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Consertando por pressão

Baixe em PDF
  1. É muito importante que esteja exibindo uma imagem preta e não apenas o monitor ligado sem sinal, pois precisa que luz de fundo do LCD esteja iluminando o painel traseiro.
  2. Uma caneta marcadora com a tampa, um lápis completamente sem ponta, uma caneta stylus de plástico ou a ponta sem pelos de um pincel de maquiagem pode servir para isso.
  3. Não bata com força no começo, apenas o bastante para ver um breve brilho branco sob o ponto de contato. Se não viu o brilho branco, então não bateu com força o suficiente, passe a utilizar um pouquinho mais de força agora.
  4. Aumente a pressão das batidas gradualmente durante cinco até dez batidas até que o pixel se ajuste.
  5. Se as batidas não trouxerem qualquer resultado, pegue uma toalha de papel ou pano úmido (não molhado). Dobre o tecido para que não o rasgue por acidente e segure-o sobre o pixel preso, então pressione-o levemente e de modo consistente com o mesmo objeto que usou para as batidas.
    • Tente pressionar apenas o pixel preso, evitando a área ao redor.
  6. Exiba uma imagem branca (como um documento de texto novo ou digitando about:blank no seu navegador e mudando para tela cheia com F11) para verificar se não causou acidentalmente mais dano do que consertou. Se consertou o pixel preso, toda sua tela deve estar branca.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando aquecimento

Baixe em PDF
  1. Se possível, aqueça água no fogão ou microondas até que as bolhas de ar no fundo do recipiente comecem a se formar. Coloque o pano em um escorredor e despeje a água quente sobre ele.
  2. Você não vai querer queimar os dedos durante os próximos Passos.
  3. Coloque o saco plástico contra a tela de tal modo que a área que você usa não contenha dobras nela. Faça de tudo para que focalizar o calor apenas sobre o pixel preso.
  4. Mova o saco ao redor do pixel como se o massageasse. O calor gerado vai fazer com que o cristal líquido flua mais facilmente nas área que não estão completamente preenchidas.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Utilizando hardware

Baixe em PDF
  1. Tais dispositivos produzem sinais de vídeos específicos que eliminam pixels presos e melhorando a qualidade, a cor e o contraste das imagens. Produtos do tipo também funcionam em televisões de LCD, LED, plasma ou de tubo.
  2. Depois, ligue o monitor.
  3. Você também verá melhoras na cor e no contraste da imagem.
    Publicidade

Dicas

  • Se essas instruções não funcionarem, tente trocar o monitor com o fabricante. Se o monitor estiver coberto pela garantia para troca, entre em contato com o fabricante para programar a troca.
Publicidade

Avisos

Publicidade

Referências

  1. JScreenFix – Um applet em Java para navegadores que liga e desliga os pixeis de modo aleatório até 60 vezes por segundo para consertar pixeis presos.
  2. DPT 2.20 – Um programa para Windows que ajuda a localizar e identificar pixeis mortos ou presos. Também possui um exercitador de pixeis embutido que pode fazer com que pixeis preguiçosos voltem a funcionar.
  3. UDPixel 2.1 – Um programa gratuito para Windows que ajuda a localizar e consertar pixeis presos.
  4. PixelRepairer - Um programa gratuito para Windows com suporte para telas múltiplas para localizar e consertar pixeis presos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 124 418 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade