PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um chuveiro vazando pode ser caro e irritante. Se esse for o caso do seu, vários são os possíveis motivos, mas não necessariamente é preciso chamar um encanador; a solução pode ser mais simples do que você pensa. Antes de pagar caro por algo que pode exigir um conserto simples, aprenda a consertar um chuveiro vazando com essas dicas úteis.

Método 1
Método 1 de 4:

Desentupindo o chuveiro

PDF download Baixe em PDF
  1. O vazamento pode ser causado por orifícios entupidos, resultado do calcário e de outros depósitos minerais que se acumulam nos buracos com o tempo. Caso não tenha certeza do que pode estar causando o problema, comece por aqui. Esse é um conserto simples e barato que não exige desmontar todo o chuveiro. Desligue o fornecimento de água antes de começar.
    • Para desligar a água, você pode usar dois métodos: localizar e fechar o registro do banheiro ou cortar o suprimento vindo da rua.
    • Provavelmente será mais fácil desligar o fornecimento que vai direto para o banheiro em vez de interromper o suprimento para toda a casa.
    • O registro do banheiro costuma ficar em algum lugar perto do chuveiro ou no porão.
  2. Como você precisará deixar de molho e esfregar as partes com acúmulo de minerais, será preciso retirá-las do resto da instalação.
    • Desatarraxe apenas o espalhador (a parte furada), se puder. Caso contrário, remova todo o chuveiro da instalação. O método para tanto depende da marca e do modelo do chuveiro.
    • Em uma desmontagem típica, procure por parafusos ao redor do espalhador ou do chuveiro em si. Depois de soltá-los, gire a peça para o sentido anti-horário ou puxe-a para removê-la.
  3. Compre ou obtenha um recipiente grande o bastante para conter a peça. Caso tenha mais de um banheiro que você ou sua família possam usar, é possível utilizar a pia, se ela tiver o tamanho adequado.
    • Encha o recipiente ou a pia de vinagre. A quantidade usada deverá ser o bastante para cobrir completamente o espalhador ou o chuveiro.
    • Configure um temporizador para oito horas ou calcule esse tempo a partir do momento em que colocar a peça no vinagre. Durante o molho, o líquido trabalhará para dissolver o acúmulo e os depósitos.
  4. Depois de oito horas, o calcário e outros depósitos minerais terão dissolvido. Agora, você terá de removê-los. Primeiro, encontre um palito de dentes ou um prego pequeno o bastante para encaixar nos buracos do chuveiro. Enfie a ferramenta em cada buraco para remover a sujeira. Em seguida, esfregue a peça com uma escova plástica rígida.
  5. Para saber se esse processo consertou o vazamento, prenda a peça removida de volta na instalação, religue o fornecimento de água e veja se o registro está desligado. Caso não perceba mais nenhum vazamento, o problema foi resolvido. Se o chuveiro ainda estiver vazando, considere outro motivo para o vazamento.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Substituindo uma arruela de borracha gasta

PDF download Baixe em PDF
  1. O problema também pode ser causado por uma arruela gasta. Com o tempo, essa peça começa a rachar e a água escapa por essas rachaduras, resultando em um vazamento. Substituir essa arruela resolverá o problema. Desligue o suprimento de água para o banheiro, cujo registro pode ser encontrado perto do chuveiro ou no porão, se você tiver um.
    • Se o seu chuveiro for de compressão, ele terá dois registros para controlar separadamente a água quente e a fria. Será necessário sentir a água vazando do chuveiro para saber se o vazamento vem da água quente ou da fria. [1] Assim, você saberá em qual delas trabalhar.
  2. Você pode substituir a do chuveiro ou a do registro. O tipo de registro que você tem ajudará a decidir qual peça precisa ser trocada. Se ele for monocomando ou duplo, provavelmente você precisará substituir a arruela dentro dele. Caso o registro seja comum, é provável que a arruela de dentro do chuveiro precise ser trocada.
  3. Para trocar essa peça, comece desmontando o chuveiro. Ainda que as diversas marcas sejam um pouco diferentes, deverá haver uma porca presa ao cano. Ela é como uma porca comum de metal, mas se estende em comprimento e tem um pescoço com cerca de uma vez e meia o seu diâmetro. [2]
    • Usando uma chave-inglesa, solte a porca para separar o chuveiro do cano. Depois de removê-lo, olhe abaixo da junta esférica do chuveiro para encontrar a arruela.
    • A junta esférica é uma estrutura de metal que se prende diretamente ao chuveiro e permite que ele se mova. Procure por uma peça metálica que lembre uma porca grande com uma bola de metal no final. Se puder girá-la como faria com o chuveiro, você encontrou a junta.
    • Ao localizar a arruela, retire-a e troque-a por uma nova de tamanho e estilo parecidos. Para garantir que ela dê certo, escolha uma quase idêntica à antiga.
  4. Desmonte o registro apropriado desatarraxando-o. A temperatura da água que vaza lhe dirá se você deve trabalhar com o registro de água fria ou com o de água quente.
    • Dependendo do estilo do registro, o parafuso para removê-lo pode estar visível ou escondido embaixo de uma tampa. Se o seu registro for de um modelo mais antigo, procure por um parafuso exposto na frente ou na lateral dele. Caso ele seja mais novo, use um canivete para levantar a tampa e expor o parafuso.
    • Depois de remover o parafuso, puxe o pegador do registro com força para removê-lo. Você pode precisar de uma ferramenta especial para isso, se não conseguir puxar à mão. Depois de retirar o pegador, remova o acabamento que cobre a base do registro. Em seguida, use um soquete longo para desparafusar a base. Ela é mantida no lugar por uma porca sextavada, por isso você precisará da ferramenta. A porca sextavada é simplesmente uma porca com seis lados.
    • Agora, você pode substituir a arruela. Se tiver comprado um kit, você também pode trocar a arruela no final da base e os selos.
  5. Caso tenha trocado a arruela do chuveiro, conecte-o novamente ao cano e religue o fornecimento de água para ver se o vazamento acabou ou não.
    • Se tiver trocado a arruela do registro, comece a montá-lo de novo pela base. Use um pouco de graxa de encanador nas roscas e as prenda de volta na base. Recoloque o pegador, mas não o prenda com o parafuso até ter certeza de que o chuveiro não está mais vazando. Para testar, religue o fornecimento de água.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Limpando ou substituindo uma válvula para desviador com defeito

PDF download Baixe em PDF
  1. A válvula para desviador permite que a água passe da banheira para o chuveiro ou deste para a ducha manual. Com o tempo, ela pode enfraquecer e ficar entupida com sedimentos. Uma válvula desse tipo com defeito vazará até quando a água deve passar pelo registro da banheira ou do chuveiro. Você pode consertá-la limpando-a ou trocando-a. Comece desligando o fornecimento de água por meio do registro do banheiro ou do registro principal da casa.
  2. Localize o parafuso do pegador, que ou já estará exposto ou estará escondido embaixo de uma tampa. Você pode retirar essa tampa usando um canivete.
  3. Para tanto, você precisará separá-la da porca sextavada.
  4. Depois de soltá-la, você pode limpá-la usando uma escova de arame pequena e vinagre de vinho branco. Após remover todo o sedimento acumulado, veja se a válvula está desgastada. Caso contrário, deixe a peça secar. Substitua a válvula se vir rachaduras nela.
  5. Reverta os passos anteriores para montar novamente o registro ou a torneira. Antes de aparafusar o pegador de novo, ligue o fornecimento de água para ver se o problema foi resolvido.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Substituindo uma válvula de cartucho com defeito

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma válvula de cartucho com defeito pode ser o motivo do vazamento. Se as soluções menos invasivas não tiverem funcionado, talvez seja necessário trocar essa válvula. [3] Antes de começar, corte o suprimento de água para o chuveiro da forma que foi descrita nos passos anteriores.
  2. Localize e solte o parafuso do pegador, que pode estar exposto ou embaixo de uma tampa. Depois de retirar o parafuso, você pode puxar o pegador.
    • Pode ser difícil retirar o pegador se ele estiver bem firme. Nesse caso, experimente aquecer a peça com um secador de cabelo, se tiver um. Caso não haja um secador por perto, ou se ele não estiver resolvendo, vá até uma loja de ferramentas local e compre uma especializada para esse trabalho.
    • Depois de remover o pegador, retire o tubo de parada, solte o clipe retentor do cartucho usando uma chave de fenda ou uma sovela pequena e remova a arruela. Você então poderá ver a base do cartucho.
  3. O método usado será diferente dependendo do fabricante. Pode haver até uma tampa de remoção do cartucho com o novo que você comprou. Em uma remoção típica, você primeiro solta a porca sextavada que cobre a base, depois desatarraxa a base do cartucho e por fim a remove com um alicate.
    • Se o alicate não estiver funcionando, você precisará usar uma ferramenta específica para puxar o cartucho. Encaixe a ferramenta sobre a base e gire para soltar. Depois, use um alicate para remover a peça.
    • Insira o cartucho novo no lugar e o rosqueie. O novo cartucho deverá ser idêntico ao primeiro.
  4. Reverta os passos usados para desmontar o registro. Depois que tudo estiver no lugar, mas antes de aparafusar o pegador, religue o fornecimento de água para ver se o chuveiro não está mais vazando.
    Publicidade

Dicas

  • Antes de começar a desmontar as coisas, forre o chão do banheiro e cubra o ralo para proteger a área de danos e evitar que você perca peças ou materiais necessários.
  • Ao comprar peças para substituir o chuveiro ou o registro, compre o que serve para a sua marca de registro.
  • Desligue o fornecimento de água para evitar uma bagunça desnecessária.
Publicidade

Avisos

  • Não aperte demais o pegador do registro, ou você pode danificar a válvula.
  • Tome cuidado ao remover o chuveiro para evitar arranhá-lo ou danificá-lo.
Publicidade

Materiais Necessários

Para desentupir os buracos do chuveiro

  • Chave de fenda
  • Recipiente grande o bastante para conter o chuveiro ou o espalhador dele
  • Vinagre de vinho branco
  • Escova plástica rígida
  • Temporizador (opcional)
  • Prego pequeno ou palitos de dente

Para substituir uma arruela de borracha gasta

  • Chave de fenda
  • Chave-inglesa
  • Canivete
  • Arruelas de borracha iguais à que foi retirada
  • Kit de arruelas para registro
  • Graxa de encanador

Para substituir uma válvula para desviador com defeito

  • Chave de fenda
  • Chave-inglesa
  • Canivete
  • Escova de arame pequena
  • Vinagre de vinho branco
  • Válvula para desviador igual à anterior

Para substituir uma válvula de cartucho

  • Chave de fenda
  • Chave-inglesa
  • Canivete
  • Alicate
  • Ferramenta para remover o cartucho
  • Cartucho idêntico ao anterior
  • Secador de cabelo (opcional)
  • Ferramenta para remover o pegador de registro (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 97 062 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade