PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Conforme cresce a popularidade das tatuagens, também cresce a necessidade de removê-las. Uma tatuagem de qualidade pode ser motivo de orgulho, mas uma mal feita ou que invoque memórias desagradáveis pode se tornar um companheiro indesejado constante. Pelo fato das tatuagens serem permanentes, não é fácil removê-las, mas com tempo, habilidade e dinheiro suficientes, é possível fazê-lo. Se não tiver como investir em uma remoção permanente de tatuagens, felizmente há alguns métodos alternativos menos caros. Continue lendo para aprender como remover e cobrir tatuagens.

Método 1
Método 1 de 2:

Disfarçando a tatuagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Se possível, use vestimentas que disfarcem a tatuagem – camisas de manga comprida, casacos, calças, etc.
    • Se não estiver pronto para o método mais permanente (e caro) de fazer uma outra tatuagem por cima ou removê-la com laser, essa é uma medida temporária relativamente fácil de se tomar.
    • É possível encontrar peças especificamente feitas para cobrir tatuagens com a cor da sua pele pela internet, com diversos tamanhos diferentes: braço inteiro, parte superior ou inferior, punho e tornozelo.
  2. Encontre uma base que combine com o tom da sua pele perto da tatuagem.
    • Certos produtos de maquiagem são até mesmo especificamente feitos para cobrir tatuagens, e podem ser encontrados pela internet ou em diversas lojas de produtos de beleza.
    • Apesar de também não ser o ideal para longo prazo, cobrir a tatuagem com maquiagem pode ajudar a curto prazo.
  3. Geralmente é preciso cobrir a tatuagem antiga com uma nova, maior.
    • Encontre um tatuador ou uma loja que se especialize nessas coberturas, e que possa lhe mostrar um portfólio de trabalhos de qualidade. Se a tatuagem não foi bem feita da última vez, é melhor garantir que dessa vez ela fique boa.
    • Você precisará de um desenho maior do que a tatuagem original – às vezes, significativamente maior.
    • Trabalhe em conjunto com o tatuador para criar um desenho que combine com o antigo. Com frequência, é difícil cobrir totalmente a tatuagem antiga com a nova, então é bom criar um desenho que possa integrar e camuflar o antigo.
    • A maioria das tatuagens de cobertura serão feitas em cores, para cobrir melhor a antiga. As tribais tendem a ser uma exceção. [1]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Burak Moreno

    Tatuador
    Burak Moreno é um Tatuador com mais de 10 anos de experiência. Burak atua em Nova Iorque e é tatuador da Fleur Noire Tattoo Parlour, no Brooklyn. Nascido e criado em Istambul, Turquia, já atuou como tatuador na Europa. Trabalha com diversos estilos, mas é especialista em linhas destacadas e cores fortes. Você pode encontrar muitos de seus trabalhos no Instagram @burakmoreno.
    Burak Moreno
    Tatuador

    O nosso especialista concorda: se tiver uma tatuagem apagada ou pequena, pode fazer uma tatuagem por cima para substituí-la. No entanto ,se a tatuagem for muito escura, serão necessárias duas ou três sessões de laser antes de poder cobrir a região com um novo desenho.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Remoção a laser

PDF download Baixe em PDF
  1. Geralmente esse é um processo caro e demorado, e não há garantia de que ele funcione. [2]
    • Dependendo da localização, tipo de tinta e profundidade da tatuagem, pode não ser possível removê-la completamente.
  2. Ela não funciona para todos, portanto, certifique-se de que você é um bom candidato antes de se inscrever. Marque uma consulta antes de começar.
    • Se a sua tatuagem tiver sido previamente tratada com outros procedimentos de remoção que resultaram em cicatrizes, a remoção a laser pode só agravar o problema. [3]
    • Se, no entanto, a tatuagem tiver sido tratada antes e deixado poucas cicatrizes, ela pode responder bem ao tratamento com laser. [4]
  3. Garanta que a pessoa que realizará o procedimento tenha um registro de trabalhos consistente, com efeitos colaterais mínimos. [5]
    • Peça ao seu médico ou dermatologista para lhe indicar um especialista em remoção de tatuagens cujo trabalho seja confiável.
  4. Certifique-se de pesquisar exatamente o que um tratamento a laser faz antes de iniciar o procedimento.
    • Esses tratamentos usam laser pulsante com Q-switch para quebrar as partículas de tinta, de modo que elas sejam absorvidas pelo sistema imunológico do corpo. Quando as partículas são quebradas, elas vão para os linfonodos e permanecem lá.
    • Geralmente são necessários 5-10 sessões durante várias semanas para remover uma tatuagem. Os custos variam, mas em média ficarão por volta de R$ 650,00 por sessão. A maioria dos planos de saúde não cobrirá esse custo, a não ser que o tratamento seja medicamente necessário. [6]
  5. Conheça não só a tecnologia, mas o que o procedimento em si fará, para que não haja quaisquer surpresas desagradáveis depois que você tiver iniciado o tratamento.
    • Em geral, uma sessão de remoção de tatuagem a laser ocorrerá da seguinte forma: [7]
    • Você receberá uma cobertura para os olhos e o médico pode administrar uma anestesia local ou injeções de analgésicos antes de começar.
    • O médico utilizará um dispositivo e o segurará contra sua pele para direcionar o laser. Cada pulso do laser deve causar uma sensação similar a um elástico batendo contra sua pele banhado em óleo quente.
    • Após o laser ter sido aplicado em toda a área, provavelmente o médico aplicará gelo ou uma compressa fria antes de cobrir a área com um curativo.
    • O médico poderá lhe dar um creme tópico para aplicar à área periodicamente.
  6. Apesar da remoção com laser geralmente ser um procedimento seguro, há certos riscos de efeitos colaterais, incluindo [8]
    • Infecção: se não for tratado adequadamente, o local da tatuagem pode desenvolver uma infecção.
    • Cicatriz: há uma pequena chance do tratamento lhe causar uma cicatriz permanente.
    • Hipo ou hiperpigmentação: há o risco da pele da área tratada ficar mais clara ou mais escura do que a pele ao redor.
    Publicidade

Dicas

  • Se for fazer uma tatuagem, procure um lugar que utilize tinta Freedom2, que foi desenvolvida por um dermatologista de Harvard e usa pigmentos vegetais presos em polímero plástico, mais facilmente quebrados e removíveis por tratamentos a laser. [9]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 28 138 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade