Baixe em PDF Baixe em PDF

A madeira que foi transformada a partir de troncos de madeira precisa ser preservada ou irá apodrecer e se deteriorar. Conservar a madeira prolongará sua vida útil, aumentará sua durabilidade e a protegerá contra pragas, como insetos, roedores ou fungos. Casas, móveis, decks e outras estruturas construídas com madeira de verdade exigirão tratamentos, a fim de manter a madeira saudável e protegida do apodrecimento. Preserve a madeira através da manutenção de rotina que irá mantê-la em boa forma pelo máximo de anos possível.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Proteger a madeira com óleo

Baixe em PDF
  1. À parte dos produtos industrializados, aplicar óleo na madeira é a forma mais comum de preservá-la. O óleo adequado penetrará nos poros da madeira, para mantê-la resistente e retardar a absorção de água, que pode causar apodrecimento. Algumas camadas de óleo podem proteger a madeira por anos, mas isso depende muito do de óleo e do ambiente, então verifique regularmente. Se um pouco de óleo for rapidamente absorvido, significa que a madeira secou.
    • Mesmo se você estiver planejando pintar a madeira, é preciso lustrar a superfície primeiro, principalmente se a madeira for velha e estiver em mau estado. [1]
    • A teca é uma madeira excepcionalmente durável que não precisa ser polida com óleo, embora, uma vez que tenha sido polida, pode exigir reaplicação regular.
  2. Prepare a madeira limpando toda a sujeira ou resíduos. Use uma toalha ou pano limpo e seco para limpá-la. Verifique e repare todas as imperfeições ou falhas na madeira.
  3. Existem muitos óleos disponíveis e produtos para preservação da madeira adequados para uso doméstico. Siga este conselho para escolher o melhor produto para a sua madeira:
    • O óleo de tungue dá uma boa proteção, se você puder aceitar o preço alto e as horas do tempo de secagem. [2] Um acabamento que contenha óleo de tungue oferece melhor proteção contra água que do óleo de tungue 100% puro, mas evite vernizes que criam uma camada superior em vez de penetrar na madeira, e fique atento a produtos vendidos como "óleo de tungue" que não têm qualquer relação com o produto real. [3]
    • Para tábuas de corte e outros acessórios de cozinha, use óleo atóxico mineral ou de coco, nozes, ou óleo de amêndoa. Evite os dois últimos se alergia a nozes for um problema. [4] Misture ½ colher de chá (2,5 ml) de cera de abelha derretida para cada xícara (240 ml) de óleo, para uma proteção reforçada. [5]
    • Há muitos produtos sintéticos no mercado, incluindo alguns muito bons que usam óleo de linhaça como base, mas que fornecem proteção adicional. [6] Finalizadores modernos à base de água são baratos e fáceis de aplicar, mas não são bons para a conservação a longo prazo.
    • O óleo de linhaça fervido é uma escolha comum, mas oferece pouca resistência a água e desbotamento ao longo do tempo. Sua principal vantagem é o preço. [7] (Óleo de linhaça cru é menos eficiente, embora seja menos prejudicial ao meio ambiente).
  4. Encontre um pano limpo e seco para aplicar o óleo, e jornal para apanhar respingos. Como muitos desses óleos são inflamáveis, mantenha um recipiente de metal por perto para armazenar esses materiais após a aplicação. Tenha acesso a água ou um extintor de incêndio para estar preparado no caso improvável de que alguns destes materiais inflamem espontaneamente.
    • Uma vez que o óleo está seco, a inflamabilidade é muito reduzida. Quando o trabalho estiver concluído, deixe os panos e o jornal secarem em uma única camada longe de construções e do calor.
  5. Produtos comerciais podem não exigir esta etapa; consulte a embalagem. Se for usar óleo de tungue ou óleo de linhaça, misture uma pequena quantidade de óleo com uma quantidade igual de aguarrás, óleo mineral, ou outro solvente. Misture em mais solvente se o óleo não penetrar na madeira.
    • Nunca use solvente para tábuas de corte ou outras madeiras que entram em contato com alimentos.
  6. Use o pano para esfregar o óleo na madeira, cobrindo toda a superfície. Para obter resultados mais consistentes, aplique o óleo em pequenas quantidades por vez, esfregando-o em toda a madeira pouco a pouco.
    • Aplicar mais óleo de uma vez é aceitável se você quiser economizar tempo. Quanto mais você esfregar de uma só vez, mais variação haverá na cor e brilho, mas isso provavelmente não arruinará a aparência da sua madeira.
    • Se estiver usando um produto vendido como conservante de madeira, consulte o rótulo para instruções mais precisas.
  7. Todo o excesso de óleo deve ser removido da superfície em poucos minutos, a menos que o rótulo do produto indique o contrário. O óleo que penetrou na madeira garantirá a proteção; excesso de óleo na superfície só acrescentará uma camada superficial desnecessária, que pode, com o tempo, se tornar pegajosa ou descolorida.
    • Se o óleo já tiver secado na superfície, molhe um pano com um pouco mais de óleo para limpá-lo novamente.
  8. Pelo menos duas ou três camadas de óleo são recomendadas para conservação a longo prazo. Siga sempre estes passos:
    • Aguarde até que a camada anterior esteja seca. Isto pode levar menos de uma hora para alguns produtos sintéticos, ou uma semana ou mais para o óleo de linhaça bruto.
    • Lixe levemente a superfície.
    • Faça mais uma mistura de óleo-solvente, se necessário. Use menos solvente para cada camada, fazendo uma mistura cada vez mais grossa.
    • Aplique uma próxima camada.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Usar proteção adicional e minimizar danos

Baixe em PDF
  1. Assim que a última camada de óleo estiver seca, a madeira deve ficar muito mais resistente à degradação e ao enfraquecimento. Porém, existem alguns perigos dos quais o óleo não protegem a madeira, que podem ser tratados com um revestimento adicional assim que a última camada de óleo estiver completamente seca. Todos os produtos seguintes são opcionais:
  2. Alguns destes produtos podem não ser seguros para uso perto de crianças.
    • Repelente de água irá proporcionar uma proteção adicional contra a água, o que pode ser útil se a madeira for ser exposta a umidade pesada.
    • Uma camada de tinta fornece proteção adicional, dependendo do tipo da tinta.
    • Para proteger contra arranhões, use poliuretano ou outro finalizador de madeira.
  3. Isso ajudará a madeira a durar mais tempo. Remova a neve dos móveis de madeira imediatamente. Cubra móveis de madeira com lonas impermeáveis e duráveis durante os períodos de calor ou frio extremo e tempo chuvoso.
  4. Varra decks de madeira regularmente, já que sujeira e fibras de plantas retêm fungos e umidade. Varrer é preferível a usar mangueira, uma vez que remove a areia abrasiva e não introduz umidade prejudicial. [8]
  5. Aplique qualquer stain escolhido sem remover o acabamento atual da madeira. Use uma tinta de grau exterior resistente na hora de aplicar um primer ou tinta para móveis.
    • Verifique todas as laterais de uma casa de madeira a cada ano em busca de sinais de desgaste. Lados expostos ao vento forte e chuva podem precisar de uma nova pintura mais cedo do que os outros lados.
  6. A ventilação ajuda a combater o acúmulo de umidade, então mantenha a madeira livre de folhas mortas e do acúmulo de terra. Se você tiver uma estrutura de madeira em seu jardim, considere construir uma treliça para as plantas próximas, para que elas possam crescer ao redor da estrutura sem causar problemas. [9]
    Publicidade

Dicas

  • Madeira pré-tratada está disponível para compra. Mesmo a madeira tratada exigirá as medidas adequadas para ter certeza de que ela seja preservada e protegida contra apodrecimento e deterioração. Mesmo a madeira tratada deve ser mantida acima do solo.
  • Especialistas frequentemente discutem sobre qual óleo é o melhor, ou até mesmo discordam sobre qualidades específicas, tais como resistência à água ou a vida útil. As recomendações aqui apresentadas são apoiadas por muitas fontes, mas uma pessoa habituada com essa atividade ainda pode discordar.
  • Se pequenos cristais claros aparecerem na madeira, isso significa que ela tem absorvido muito óleo. Estes cristais não irão prejudicá-la, mas são um desperdício de óleo.
  • Escolha madeiras duras na compra de produtos feitos de madeira. Embora toda madeira esteja sujeita ao apodrecimento, madeiras como cedro, teca ou sequóia vermelha são mais duráveis e exigem menos manutenção e cuidado. [10] Elas também tendem a ser mais caras do que outras madeiras.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pano limpo ou trapos
  • Jornal
  • Recipiente de metal
  • Óleo de tungue, óleo de linhaça, ou outro óleo conservante (ver artigo para recomendações)
  • Aguarrás, solvente de citrinos, ou outro solvente

Opcional:

  • Stain ou tinta de madeira
  • Conservante de madeira
  • Repelente de água
  • Revestimentos de móveis à prova d'água

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 48 065 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade