Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quando a sua namorada está chateada, você pode fazer duas coisas para apoiá-la. A garota precisa sentir apoio emocional por meio do que você diz e também precisa se sentir segura por meio de gestos e toques. Se você tomar ambas as atitudes do jeito certo, ela deve ficar melhor em breve.
Passos
-
Pergunte-a o que aconteceu. Qualquer que seja a sua opinião, guarde-a para si. Deixe a sua namorada desabafar e entenda a história, apenas acenando com a cabeça e fazendo um comentário breve quando necessário. Se ela não quiser falar, não a pressione, pois algumas garotas não gostam de se abrir quando estão chateadas. Nesse caso, apenas diga a ela que você se importa e deixe-a chorar no seu ombro. [1] X Fonte de pesquisa
- "Como você está se sentindo?"
- "Tem alguma coisa incomodando você nesses últimos tempos?"
- "Você parece triste. O que houve?"
- "Se você quiser conversar com alguém, saiba que eu estou aqui."
-
Demonstre apoio, não desdém. Não importa se você concorda ou não com as questões da sua namorada. Lembre-a de que você está do lado dela e leve-a para um lugar com mais privacidade, dizendo que não tem problema se ela quiser chorar. Reafirme que você está lá para dar apoio.
- "Eu sei que você deve estar se sentindo muito mal por isso. Sinto muito."
- "Mal posso imaginar como você está se sentindo. Sei que não é fácil."
- "Sinto muito por você estar chateada. Por favor, me avise se eu puder fazer algo para animá-la."
-
Reconheça o problema e demonstre os seus sentimentos de modo breve. Demonstrar que você enxerga e entende os problemas do outro já pode fazer toda a diferença. Seja breve e simples.
- "Sinto muito que a sua mãe esteja doente."
- "Eu sei que você merecia muito aquela promoção. Que pena que não deu certo."
- "Ela é uma ótima amiga. Também fico chateado por ela ter que se mudar." [2] X Fonte de pesquisa
-
Evite dar conselhos. A maioria das pessoas fica chateada com algo quando não há uma solução fácil, portanto não tente oferecer uma. Muito provavelmente ela já deve ter pensado nisso antes e o seu conselho só vai servir para lembrá-la do quanto os problemas são "irremediáveis". Em vez de conselhos, diga:
- "Isso deve ser muito difícil para você."
- "Eu queria ter uma resposta ou uma solução. Saiba que eu estou do seu lado acima de qualquer coisa."
- "Qual você acha que é o próximo passo?"
- "Como você quer resolver essa questão?" [3] X Fonte de pesquisa
-
Tenha empatia e reconheça as emoções dela. Este Passo pode ser difícil, mas, desde que você deixe que ela assuma o papel principal, é possível ajudá-la a dominar os sentimentos. Peça para a sua namorada se abrir e falar como se sente em vez de falar da situação e das consequências com base na sua experiência pessoal. Ao dar nome aos sentimentos, ela pode conseguir controlá-los:
- "Eu sei que você queria muito aquele emprego. Eu também estaria decepcionado no seu lugar."
- "Você tem todo o direito de estar triste. Eu também ficaria."
- "Eu sei que você está triste e com raiva agora. Eu entendo, é uma droga." [4] X Fonte de pesquisa
-
Seja positivo. Essa atitude é muito importante: ao apoiá-la, lembre-a sempre de que as coisas vão melhorar. Ela querer conselhos seus, portanto não seja negativo. Traga a sua energia positiva para a conversa e a sua namorada deve começar a se sentir contagiada por ela aos poucos. [5] X Fonte de pesquisa
- "Coloque tudo para fora. Você sabe que esses sentimentos todos, mesmo sendo tão ruins, vão passar."
- "Vamos lembrar os bons momentos juntos. Você se lembra de quando..."
- "Eu sei que a situação está péssima agora, mas eu vou estar sempre com você até que as coisas melhorem."
-
Evite diminuir os problemas da sua namorada ou dizer que ela está errada. No fim das contas, lembre-se de que você não tem o papel de melhorar as coisas em um passe de mágica – você está lá para apoiá-la. Ao dizer que "não é nada de importante" ou que você "já passou pelo mesmo", ela pode achar que você não a leva a sério. Não diga as seguintes coisas:
- "Você era muito boa para aquele trabalho. Eles nem compensam a perda de tempo." É claro que, por estar chateada, ela vai achar que valeu a pena dedicar tempo a eles.
- "Eu sei exatamente como você se sente." Cada pessoa tem problemas específicos – você não sabe exatamente como ela se sente e ela vai perceber isso.
- "Você é forte e vai ficar bem." Algumas vezes, as pessoas precisam de um tempo para não serem fortes. Não faça ela sentir que não pode ser vulnerável a menos que pareça "fraca."
- "Sei o quanto isso é terrível. Eu já contei daquela vez quando..." Os problemas que você teve no passado não estão em questão, portanto não tente mudar de assunto.
Publicidade
-
Seja paciente enquanto ela domina os sentimentos, o que não significa agir com passividade. Em vez disso, você deve observar, esperar e saber quando agir. [6] X Fonte de pesquisa A sua namorada pode demorar um pouco para se abrir se ela estiver muito chateada. Só é possível saber quando agir por meio da comunicação, portanto pergunte-a sempre se ela está pronta para conversar.
- Só deixe a sua namorada sozinha se ela pedir. Mesmo que a garota pareça brava ou chateada, fique por perto até ela se acalmar.
-
Use o contato físico para consolá-la. O toque é mágico – ele libera o hormônio oxitocina, que aumenta os sentimentos de ligação, conexão, confiança e intimidade. [7] X Fonte de pesquisa Se vocês estiverem de mãos dadas, passe o polegar pelos dedos da sua namorada ou massageie a parte de trás da mão dela com movimentos circulares. Você também pode colocar uma mão no ombro dela ou na parte de baixo das costas para produzir o mesmo efeito.
- Ficar de mãos dadas é ótimo para aliviar o estresse. Esse gesto simples aumenta a sensação de confiança e segurança, além de diminuir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse). [8] X Fonte de pesquisa
-
Abrace-a. Seja firme e dê batidinhas delicadas nas costas dela se for preciso acalmá-la um pouco antes de vocês conversarem. Lembre-se de que você está dando um abraço para consolar a sua namorada, portanto ela deve se sentir segura e protegida.
- O abraço proporciona uma sensação de segurança. Nós somos programados para achar o toque reconfortante. [9] X Fonte de pesquisa
-
Não force a barra. Um toque delicado e um abraço já são o suficiente para reconfortar a sua namorada. Deixe ela beijar você somente se quiser.
-
Ande com ela. Leve-a a algum lugar diferente para surpreendê-la com um ato de bondade. Nesse momento, ela pode não querer ficar perto de outras pessoas. Sugira uma escapada rápida para distrair a sua namorada.
- Faça um piquenique só para vocês dois.
- Dê a ela de presente uma tarde de massagem em um spa.
- Saiam para ver uma comédia nova no cinema.
- Passeie com ela.
Publicidade
Dicas
- Não vá embora com raiva. Se a sua namorada não quiser falar, espere até ela querer.
- Quando ela estiver mais calma, encha a banheira para ela e compre chocolates ou um presente pequeno para demonstrar que você se importa com a situação.
- Se você não puder ajudar, sugira que ela fale com um amigo. Ofereça para levá-la e buscá-la na casa da pessoa quando ela estiver se sentindo melhor.
- Fale coisas românticas e beije a sua namorada.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado com o uso de humor para aliviar a situação. Ela pode gostar do seu esforço, mas é muito provável que as piadas deem muito errado.
- A maioria das garotas gosta quando os namorados tentam consolá-las, mas algumas preferem ficar sozinhas quando estão chateadas. Se a sua namorada falar que quer ficar sozinha, dê espaço a ela. Não vá muito longe, pois ela pode mudar de ideia depois e querer você por perto.
Publicidade
Referências
- ↑ http://psychcentral.com/lib/best-things-to-say-to-someone-whos-depressed/
- ↑ http://healthland.time.com/2011/01/04/mind-reading-the-art-of-comforting/
- ↑ http://www.oprah.com/relationships/How-to-Comfort-Someone-What-to-Say-in-Difficult-Situations
- ↑ http://www.prevention.com/sex/friendship/be-better-friend-these-tips-offering-comfort
- ↑ http://www.jongordon.com/positive-tip-stay-positive.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/emotional-freedom/201209/the-power-patience
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/unified-theory-happiness/201406/4-benefits-hugs-mind-and-body
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2014/03/10/the-surprising-psychological-value-of-human-touch/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/unified-theory-happiness/201406/4-benefits-hugs-mind-and-body
Publicidade