Baixe em PDF
Baixe em PDF
Pelo simples fato de ser capaz de danificar qualquer aparelho eletrônico que encontrar pela frente, o gerador de pulso eletromagnético acabou se tornando um dos equipamentos favoritos dos escritores de filmes de ficção científica e ação. Mas tome cuidado, pois os perigos que ele traz são bem reais; portanto, não deixe as crianças brincarem sozinhas com ele.
Passos
-
Entenda o pulso eletromagnético (PEM). O tipo de gerador que você construirá a partir deste artigo funcionará apenas para desativar pequenos aparelhos eletrônicos. Por isso, não espere derrubar sentinelas com ele, como no filme Matrix.
-
Junte os materiais. A placa e o capacitor virão de uma câmera descartável. Enquanto que os outros materiais necessários são:
- Ferro de solda
- Fio revestido de enamel
- Interruptor para ligar e desligar
- Fita adesiva
- Chave de fenda
- Alicate
- Fio de estanho para solda
- Descascador de fios
- Lixa
- Qualquer objeto cilíndrico com cerca de cinco centímetros de diâmetro. [1] X Fonte de pesquisa
-
Trabalhe com segurança. Sempre que há alta voltagem envolvida, existe o risco de ser eletrocutado. Redobre a atenção quando for remover o capacitor. Recomenda-se o uso de um voltímetro e de uma caixa suporte para pilhas. [2] X Fonte de pesquisa
- O voltímetro não é estritamente necessário, mas ele serve para medir a voltagem e será útil para ajudar a ler a quantidade de volts armazenada no capacitor. A caixa suporte ajuda a conectar as pilhas e mantê-las fixas no gerador – é o mesmo compartimento visto em brinquedos e aparelhos eletrônicos à pilha.
Publicidade
-
Encontre uma câmera descartável. Que seja a mais simples possível, com apenas um visor e um botão para tirar a foto. Antes de abri-la, confira se o filme foi completamente usado.
-
Abra a carcaça. Use a ponta da chave de fenda. Preste atenção para não encostar no circuito ou em qualquer parte metálica interna.
-
Use luvas de borracha. Se você encostar no capacitor do flash sem elas, mesmo que por acidente, levará um choque de 300 volts.
-
Encontre o capacitor. Geralmente, ele é preto e possui dois fios saindo de sua base. [3] X Fonte de pesquisa
-
Descarregue-o. Para evitar ser eletrocutado, use uma chave de fenda que possua um cabo com isolamento de borracha. Passe a ponta da chave em uma das soldas próximas ao flash até ouvir um ruído súbito seguido de faíscas.
- Não é necessário repetir o procedimento após ver as faíscas. Contudo, enquanto remove a placa, continue encostando a chave sobre as outras soldas próximas ao flash para verificar se ainda há alguma carga remanescente no circuito.
- Não pressione a chave com força sobre as soldas. [4] X Fonte de pesquisa
-
Retire a placa e o capacitor. Antes, porém, marque os lados positivos e negativos na caixa de pilhas. O que será mais fácil se ainda houver uma pilha na máquina.
- Tire as pilhas antes de seguir em frente. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Corte um pedaço entre oito e trinta centímetros de um fio de cobre e descasque-o. Ele servirá para ligar o capacitor ao interruptor.
-
Solde-o a um dos terminais do capacitor. Para isso, derreta um pedaço de estanho sobre o terminal escolhido. Depois, esquente o fio sobre o estanho até que os dois se fundam. A secagem deve ser praticamente instantânea. Para evitar um serviço de má qualidade, sempre utilize boas ferramentas e materiais de qualidade. [6] X Fonte de pesquisa
-
Fixe a outra ponta no lado “desligado” do interruptor. Alguns modelos são de aparafusar, nesses não será necessário usar a solda.
-
Faça uma bobina. Enrole um pedaço de fita adesiva no objeto cilíndrico escolhido. Contudo, faça com que a parte colante da fita fique para cima. Sobre ela, enrole o fio revestido de enamel. Dê entre sete e quinze voltas sem que o fio jamais passe por cima de si mesmo. Faça o trabalho com muito cuidado para que cada volta fique precisamente alinhada e encostada à anterior – não deixe buracos entre elas.
- Encape a bobina com fita adesiva.
- E retire-a do molde cilíndrico.
- Corte um pouco das pontas do fio para criar os terminais da bobina – não corte muito, para que os terminais não fiquem pequenos demais. [7] X Fonte de pesquisa
-
Lixe o revestimento de esmalte das pontas dos terminais da bobina. Fazê-lo criará uma conexão mais forte entre os componentes do gerador.
-
Solde um dos terminais da bobina ao terminal vazio do capacitor.
- Faça com o mesmo capricho da soldagem anterior!
-
Solde o outro terminal da bobina ao lado “ligado” do interruptor. [8] X Fonte de pesquisa
-
Faça um aparelho eletrônico desligar com o pulso eletromagnético. Coloque-o dentro da bobina. Verifique se a bateria do gerador está carregada e ligue-o.Publicidade
Dicas
- Quer personalizar ainda mais o gerador? Remova a lâmpada do flash e o botão da câmera, guarde-os ou descarte-os. Se preferir, corte a parte da placa que não está sendo usada.
Publicidade
Avisos
- Não ligue perto de equipamentos médicos, computadores ou marca-passos.
- Pode danificar sistemas e etiquetas rádio identificadoras (RFID).
- Destruir propriedade alheia é ilegal, independentemente do método empregado.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.instructables.com/id/EMP-generator/?ALLSTEPS
- ↑ http://www.instructables.com/id/EMP-generator/?ALLSTEPS
- ↑ http://www.instructables.com/id/EMP-generator/?ALLSTEPS
- ↑ http://www.instructables.com/id/EMP-generator/?ALLSTEPS
- ↑ https://www.quora.com/How-do-I-make-a-small-EMP-bomb-for-a-college-project
- ↑ https://www.quora.com/How-do-I-make-a-small-EMP-bomb-for-a-college-project
- ↑ https://www.quora.com/How-do-I-make-a-small-EMP-bomb-for-a-college-project
- ↑ https://www.quora.com/How-do-I-make-a-small-EMP-bomb-for-a-college-project
- Vídeos fornecidos por Cameron Cobb
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 33 917 vezes.
Publicidade