PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um trebuchet (pronunciado trebuchê, ou num português mais tradicional, um trabuco) é um mecanismo medieval inglês de cerco semelhante à catapulta que consiste em um grande braço montado sobre um carro ou uma base. No modelo de trebuchet de contrapeso [1] , um contrapeso puxa o braço, lançando uma grande pedra ou outro projétil de seu ponto de repouso na funda localizada no lado oposto ao contrapeso, assim como Davi usando sua funda contra Golias. [2] Trebuchets podem ser grandes ou pequenos, mas todos eles, quando feitos corretamente, empregam o princípio da alavanca.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Planejando seu trebuchet

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso vai determinar qual o tamanho dele e quais materiais vai usar.
    • Se você planeja usar seu trebuchet em ambientes internos, é melhor fazer um de tamanho pequeno. Você pode fazer um trebuchet de madeira com uma base de cerca de 30 cm e um braço oscilante de cerca de 40 cm, ou até um modelo menor e mais leve feito com palitos de picolé.
    • Se você planeja usar seu trebuchet em ambientes externos, é melhor fazê-lo maior. Um trebuchet de quintal pode ser feito de madeira ou com canos de PVC, com uma base de 60 cm e um braço oscilante de 80 cm. Um trebuchet feito para ser apresentado em uma feira medieval pode ser bem maior que isso caso você tenha espaço suficiente para lançar os projéteis. Nesse último caso, porém, o ideal é projetá-lo de modo que possa ser desmontado para o transporte e montado novamente no local.
    • As instruções na seção "Construindo seu trebuchet" servem para construi-lo usando peças de madeira. Você pode adaptá-las para qualquer tipo de material que preferir usar.
  2. Isso fará diferença no material que usado para construi-lo, no tamanho e na durabilidade de sua funda e no peso necessário para o contrapeso.
    • Um trebuchet interno pode lançar uvas, bolinhas de papel ou bolas de espuma, enquanto que um trebuchet externo pode lançar bexigas d'água, bolas de tênis, bolas de golfe, bolas de argila, rolamentos, bolas de croquet, bolas de bilhar ou mesmo pedras (trebuchets medievais não lançavam apenas pedras, mas também pedaços de piche incandescente e carcaças de cavalos: era o estilo medieval de guerra química).
    • Independentemente do que você escolher para ser lançado, seu contrapeso deve ser de 100 a 133 vezes mais pesado que seu projétil. [3] Se quiser lançar itens de diversos pesos, você pode montar seu trebuchet com um balde ou um saco e ajustar o tamanho do contrapeso (se você usar um balde, seu peso faz parte do contrapeso geral).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Construindo seu trebuchet

PDF download Baixe em PDF
  1. Para um trebuchet interno, você pode usar tábuas de 2,5 cm por 15 cm. Para um trebuchet externo, use tábuas de 5 cm por 10 cm. Você precisará de 8 peças:
    • Duas peças longas para a base. Para um trebuchet pequeno, você pode fazê-las com 30 cm de comprimento; para um trebuchet maior, elas podem ser mais compridas.
    • Duas peças verticais. Essas devem ter cerca de 5/6 das peças da base ou ser do mesmo tamanho que elas, mas nunca maiores. Se você fez as peças longas da base com 30 cm, as peças verticais devem ter de 24 cm a 30 cm de comprimento.
    • Três peças transversais. Essas podem ter a metade do comprimento das peças verticais ou da peça longa da base. É bom o trebuchet ser de certo modo estreito para garantir que ele lance projéteis em linha reta.
    • Um braço oscilante ou viga. [4] Essa peça deve ser um terço maior que o comprimento das peças da base; se as peças da base tiverem 30 cm de comprimento, o braço oscilante deve ter 40 cm.
  2. O jeito mais simples de se fazer isso é com uma peça de compensado com pelo menos 6,25 cm de espessura. Ela deve ter metade do comprimento das peças verticais ou da peça longa da base. Faça uma linha de um canto do quadrado até o oposto e corte nessa linha, formando um par de triângulos retângulos. [5]
    • Se você preferir, é possível desenhar as escoras de apoio como triângulos isósceles de modo que suas inclinações fiquem dos dois lados das peças verticais quando montadas.
  3. Você precisará de uma barra de metal ou um cabo de madeira do mesmo comprimento de uma das peças transversais ou levemente maior. A barra deve ser forte o suficiente para suportar o peso do braço oscilante, o peso do que você pretende lançar e o contrapeso.
    • Um pedaço de vergalhão serve bem como um eixo muito forte, mas você também pode usar a haste de uma chave de fenda ou o eixo de uma caçamba de lixo. Para um trebuchet bem pequeno, você pode usar o eixo de um carrinho de brinquedo. Quando você decidir o que usar como eixo, meça seu diâmetro.
  4. Meça 1/4 da distância a partir de uma extremidade de uma das peças longas da base e marque-a. Coloque uma extremidade de uma das peças verticais sobre essa marca, cole-a no lugar e reforce a ligação com pregos ou parafusos. Repita o procedimento na segunda peça da base, usando a primeira como guia. [6]
  5. Deite uma das peças montadas e coloque uma escora sobre ela, nivelada com a parte inferior da peça da base e a borda de trás da peça vertical, com a inclinação na direção da extremidade mais longa da peça da base. Cole a escora no lugar e reforce-a com pregos ou parafusos.
    • Repita esse processo com a outra peça montada e a escora, mas dessa vez aponte a extremidade longa da base e a hipotenusa da escora para o lado oposto.
    • Para um trebuchet grande, você deve cortar pedaços de tábua para servir como escoras em vez de usar uma placa de compensado e cortar as bordas em ângulo ou usar duas peças de cada lado para formar uma escora retangular. [7]
  6. Quando montar a base, você deverá passar um eixo através desses furos para que o braço oscilante possa girar.
    • Marque os furos a cerca de 1/10 do comprimento a partir do topo. Você deve usar uma broca do mesmo diâmetro ou apenas levemente maior que o diâmetro do eixo.
  7. Você deve fazer o furo principal a 1/4 do comprimento a partir de uma das extremidades, com furos secundários dos dois lados dele (isso vai permitir que você ajuste o ponto de apoio do braço oscilante).
    • Ao fazer os furos no braço oscilante, use uma broca de diâmetro imediatamente maior que a do diâmetro do eixo ou até mesmo uma duas vezes maior. O braço oscilante deve girar livremente no eixo sem balançar.
    • Dê um espaço entre esse furo e os furos secundários de modo que eles não se quebrem e se juntem em um furo maior, o que permitiria que o braço oscilante escorregasse quando encaixado no eixo.
  8. É nesses parafusos de olho que você vai prender a funda e o contrapeso, respectivamente.
    • O parafuso de olho da funda fica na extremidade mais longe de onde você fez os furos. Ele deve ser aberto como um gancho para servir como pino de liberação, [8] fazendo com que uma extremidade da funda se solte e permita que o braço oscilante atire o projétil para frente. Para evitar que a funda se solte muito cedo, pregue um prego na extremidade, cobrindo parcialmente o pino de liberação.
    • Corte a cabeça do prego para evitar que a funda se prenda nela.
    • O parafuso de olho do contrapeso deve ser fechado, a menos que você planeje alterar o contrapeso com frequência. Ainda assim, é bom prender um mosquetão ou um anel de chaveiro no parafuso de olho do contrapeso.
  9. Prenda as três peças transversais nas peças longas da base usando cola, pregos ou parafusos, dependendo do tamanho do seu trebuchet. Duas das peças transversais devem ficar cada uma em uma das extremidades da estrutura, com a terceira peça à frente das peças verticais.
    • Para um trebuchet de mesa, você deve prender um pedaço de cartolina ou papelão na parte inferior da estrutura para proteger a superfície onde o trebuchet vai se apoiar quando for disparado. [9]
  10. Coloque-o entre as peças verticais com a extremidade longa do braço virada na direção da extremidade curta da estrutura e o prego sobre o gancho apontando para cima. Passe o eixo através do furo em uma das peças verticais, então através de um dos furos do braço oscilante e finalmente através do furo na outra peça vertical. [10]
    • O lado do braço oscilante que vai fazer o lançamento deve repousar no lado mais curto da estrutura do trebuchet, pois a força gerada quando ele se mover empurrará a estrutura para baixo. Se esse empurrão for dado no lado mais curto da estrutura, ele pode lançar o trebuchet para frente.
    • O prego deve estar apontado para cima para garantir que a funda vai abrir sem se soltar inteiramente do braço oscilante.
    • Se o eixo for maior do que a estrutura, você pode prender cavilhas ou tampas em suas extremidades para impedir que ele deslize para fora do furo quando você arremessar projéteis.
  11. Se seu trebuchet for feito de madeira, a tinta irá ajudar a preservá-lo, especialmente se você deseja mantê-lo em ambientes externos quando não estiver em uso. Você pode decorar as escoras de apoio com bandeiras históricas, o brasão de sua família ou o logo de seu jogo medieval favorito.
  12. Pegue um pedaço de tecido forte (ou saco de pano para um trebuchet bem grande) e dobre-o ao meio. Junte as pontas dos dois lados e penda-os com barbante, cabo ou corda, formando uma bolsa. Faça laços nas pontas soltas do barbante de modo que você possa prendê-lo no gancho na extremidade de lançamento do braço oscilante.
    • Se você preferir, pode amarrar o barbante da funda no trebuchet diretamente no gancho e amarrar a outra ponta a um gancho de arame fino para facilitar que ele deslize para fora do gancho quando um projétil for lançado. Você também pode amarrar as duas pontas do barbante em ganchos de arame para facilitar a montagem e a remoção da funda do parafuso de olho.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando seu trebuchet

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque a ponta de um dos barbantes sobre o gancho caso você não tenha preferido amarrá-lo.
  2. Assim que o fizer, coloque a outra parte do barbante sobre o gancho de lançamento.
  3. Você pode usar um único item pesado como contrapeso ou uma quantidade de itens menores contidos no saco ou no balde.
  4. Seu peso vai empurrar a extremidade mais curta do braço para baixo e a extremidade mais longa para cima. A aceleração súbita vai girar o projétil para trás na funda, fazendo com que uma das pontas dela deslize pelo gancho e propulsione o projétil para frente.
    • Se o trebuchet disparar o projétil cedo demais, ele pode ser lançado para cima ou até mesmo para trás. Se ele disparar tarde demais, o projétil vai bater no chão na frente do trebuchet. É possível controlar o ponto onde a funda se abre e o projétil é lançado entortando o prego que serve como pino de liberação: entorte-o mais caso o projétil voe muito alto e entorte-o menos se o projétil voar muito baixo. [11]
    • Se tiver problemas com o lançamento do projétil na hora certa, você pode ajustar o peso do contrapeso ou remontar o braço oscilante em um furo diferente.
    Publicidade

Dicas

  • Acrescentar rodas à base de seu trebuchet não vai apenas dar a ele mais mobilidade, mas também mais força de lançamento, pois o contrapeso vai puxar o mecanismo inteiro para frente quando cair, dando mais força ao braço oscilante. É dessa mesma maneira que um jogador de beisebol dá mais força a seu lançamento ao levantar e baixar uma perna enquanto se inclina para a frente para soltar a bola, lançando-a para a frente durante um arremesso.
  • Se achar muito complicado mexer com a funda do trebuchet, você pode substitui-la juntamente com seu gancho por um recipiente em forma de concha. Isso transforma seu trebuchet em uma manganela, também chamada de onagro em homenagem ao burro selvagem cujo coice lembrava aos criadores o recuo dessa catapulta. [12]
  • Se seu trebuchet for pequeno o suficiente, você pode lançar o projétil empurrando com força a extremidade mais curta do braço oscilante em vez de usar um contrapeso. Essa forma de trebuchet, um trebuchet de tração, [13] é similar ao modo como se atira a pelota no jai alai usando uma cesta curvada, a como se atira uma lança usando um atl-atl ou mesmo a como se lança uma isca para pesca.
  • Alguns trebuchets apresentam uma calha debaixo do braço oscilante para repousar a funda ao carregá-la com projéteis e para ajudar a guiar o projétil durante o lançamento. [14]
Publicidade

Avisos

  • Use apenas projéteis macios em um trebuchet interno. Com um trebuchet externo, certifique-se de que haja um amplo espaço em frente ao mecanismo de cerco. Além disso, fique sempre ao lado da máquina ao arremessar projéteis com ela.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pedaços de tábuas de madeira (podem ser substituídos por canos de PVC para um trebuchet maior);
  • Um quadrado de madeira compensada;
  • Barra de metal cilíndrica ou cabo de madeira;
  • Objeto pesado para servir de contrapeso;
  • Parafusos;
  • Pregos;
  • Parafusos de olho (2);
  • Arame (opcional);
  • Mosquetão (opcional);
  • Cavilhas (opcional);
  • Fita crepe ou isolante;
  • Barbante, cabo ou corda;
  • Pedaço de tecido ou saco de pano;
  • Lixa;
  • Serra;
  • Martelo;
  • Tinta.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 34 165 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade