Baixe em PDF
Baixe em PDF
As piscinas são uma ótima adição a um quintal grande, criando uma maneira de passar tempo com a família e fazer um exercício muito divertido. No entanto, não são o projeto de construção mais simples. O custo médio de uma piscina, ainda que você mesmo a construa, é de cerca de R$8.000,00. Lembre-se de que em muitos locais você não poderá fazê-la, pois precisará ser um construtor certificado e licenciado para que a instalação fique de acordo com os códigos de construção. Com tais pontos em mente, comece pelo Passo 1 para ver o que pode esperar do processo.
Passos
-
Planeje a piscina. Você deve começar planejando a piscina que quer construir. Ela será redonda? Quadrada? Qual a profundidade, e que cor você quer que ela tenha? Quanto mais complexo o projeto, maior o custo.
-
Obtenha uma licença. Contrate um construtor e procure obter uma licença da sua prefeitura. Talvez você precise se inscrever na associação de moradores do seu bairro, pois nem todas as regiões permitem piscinas. Seu construtor pode fazer as duas coisas por você se ele tiver experiência e oferecer um serviço qualificado.
- Lembre-se de que, em alguns locais, as piscinas pagam mais imposto, e você pode ter muitos problemas por não registrar a sua na prefeitura. A atitude pode ser vista como sonegação.
-
Escave a área. Alugue o equipamento de construção necessário, que envolve pelo menos uma retroescavadeira, e cave no local onde a piscina ficará. É importante obter a licença da prefeitura neste ponto, para não correr o risco de acertar uma linha de fornecimento de serviços que não conhecia.
-
Nivele o solo. Você deve nivelar a terra ao longo do local que se tornará o fundo da piscina o máximo possível. Assim, o processo de colocar o piso e construir as paredes ficará bem mais fácil. Há diversas maneiras de nivelar o solo, mas se você quiser um piso inclinado, deverá contratar alguém com experiência para fazê-lo.
-
Faça a estrutura das paredes. Com o buraco escavado e o solo nivelado, você estará pronto para começar a colocar as paredes. Comece estruturando-as com madeira e vergalhões de metal. Mantenha as paredes uniformes e niveladas umas com as outras.
-
Instale o encanamento. Chame um encanador licenciado para instalar os canos necessários para a piscina. Será necessário criar um sistema de suprimento e filtração que atenda aos códigos de construção da área. Somente um profissional com experiência em piscinas deve ser contratado, pois um inexperiente pode arruinar sua instalação.
-
Passe a eletricidade. Contrate um eletricista para fornecer energia a sua piscina, se ela for necessária para a iluminação ou o sistema de filtração. Este é outro momento em que é importante contratar um profissional, pois você pode imaginar as consequências de uma fiação ruim em contato com a água.
-
Despeje o piso. Com o encanamento e a eletricidade instalados, você pode começar a fazer as paredes e o piso. Arrume um caminhão betoneira para despejar o concreto, nivelando-o e alisando-o em seguida. Se for fazer uma piscina com variação de profundidade, preste atenção ao ângulo do piso.
-
Construa as paredes. Com o piso no lugar, você pode começar a fazer as paredes. Elas geralmente são de concreto despejado ou tijolos do mesmo material. Discuta os benefícios de cada opção com seu construtor. As paredes devem ser feitas com as partes superiores niveladas em uma altura razoável a partir do solo circundante.
-
Termine as paredes. As piscinas precisam de algum tipo de barreira contra umidade, para que a água não possa vazar. Há diversas opções, portanto fale com o construtor sobre o melhor para você. As escolhas mais comuns incluem:
- Um forro básico de plástico.
- Uma cobertura de ladrilhos de verdade.
- Uma camada de gesso.
- Uma cobertura plástica aplicada com spray.
-
Preencha a parte externa. A área externa atrás das paredes da piscina deve ser preenchida, e o material para tanto vai variar dependendo da sua região. O construtor poderá aconselhar as opções mais seguras e baratas.
-
Encha a piscina. Com a instalação completa, você só precisará enchê-la. Dependendo de como ela foi encanada, pode ser enchida com seu próprio suprimento de água ou você pode chamar uma fornecedora para a tarefa. Aproveite!Publicidade
Dicas
- Mantenha a piscina limpa.
- Remova todas as folhas e galhos que caírem nela diariamente.
- Se você morar em um país de clima frio, não se esqueça de tirar a água da piscina antes do inverno, a não ser que queira um ringue de patinação.
- Se você ou seus filhos não souberem nadar, contrate um professor de natação.
Publicidade
Avisos
- Não nade durante tempestades.
- Pesquise antes de instalar a piscina.
- Lembre-se de pesquisar os regulamentos estaduais para piscinas em residências, pois muitos locais têm exigências quanto às barreiras ao redor da instalação.
- Prepare-se para gastar muito dinheiro!
- Não corra ao redor da piscina.
Publicidade
Referências
- http://www.buypool.ca Fonte de contribuição - Como comprar uma piscina (em inglês)
- http://www.poolsafetycovers.ca Fonte de contribuição - Tudo sobre coberturas de segurança para piscinas (em inglês)
Publicidade